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Mudança de Clio 1.2 16V para Clio 1.5dci

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    Mudança de Clio 1.2 16V para Clio 1.5dci

    Ora boa tarde a todos os membros deste fórum, este será o primeiro de muitos posts neste tão completo fórum onde se encontra sempre um pouco de tudo, e como tal resolvi vir aqui pedir umas opiniões sobre a minha possivél mudança de automovél, eu de momento tenho um clio 1.2 16v 75cv A/C Expression 01/09, estou a pensar vendê-lo a um particular ou efectuar uma troca do mesmo por um veiculo a diesel, o preço da gasolina não perdoa e para quem conduz muito é insuportavél, por mês é uma renda só para a gasolina , posto isto tive a hipotese de ver um saxo 1.5d que ainda não sei que versão é, só sei que é de 2000, depois de ter falado por alto com o proprietario do carro ( neste caso um stand de uma pessoa conhecida ) houve a possibilidade ( que me cabe agora decidir ) de trocar o meu Clio pelo Saxo e ainda receber algum dinheiro em troca, o Saxo está com perto de 80000Km todo de origem e só teve um dono. Agora perunto eu, que diferenças vou eu notar na condução, no desempenho do motor, a nivel de potência, de aceleração etc, tudo em comparação com o Clio claro.

    Agredeço a todos os que me puderem dar as suas opiniões e experiências.

    MElhores Cumprimentos
    Rogério Costa

    #2
    Antes de mais, bem vindo ao fórum!
    Esse 1.5 D é um motor muito fiável, embora não seja um foguete.
    É também conhecido por gastar pouco.

    Comentário


      #3
      Pela experiencia de ja ter tido um Saxo 1.5d de 99 comercial... o carro apesar de a primeira vista ter um ar fragil, ate q é bastante solido, os interiores podem ter aqueles plasticos duros etc...mas são resistentes...podes andar a fazer todo o terreno com aquilo q dps é so aspirar e passar um pano q parece novo.... a nivel de condução, é mto porreiro de conduzir, apesar das limitações do motor em termos de performances...ja q o forte deste motor é os consumos baixos...(agora podes sp dps abrir lhe um pouco o debito da bomba etc...dizem q fica outro...mas os consumos sobem te é claro um bocadito)
      De resto 5estrelas...e embaladinho anda bastante bem ehehehe

      Cumps

      Comentário


        #4
        Bem as diferenças vao ser algumas ...
        o Saxo é um motor de fazer KM sem a vivacidade dum 1.2 16V
        É lento a acelerar, como qualquer 1.5 d atmosférico penso que tem 58 CV contra os teus 75 bem fortes da Renault .
        E nivel de comportamento tambem vao ser muitas as diferenças , provavlmente vais passar dumas jantes 15 com pneus 185 ... prai para umas 13 ou 14 com 165 ...175 .
        Em Perfomance ... vais passar dum belos ... 190 KMh (??) para uns modestos 160 com 15 seg para lá chegar já para nao falar dos Extras que o teu carro tem em relação ao saxo .

        Quantos KM fazes semanalmente ??

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

          Bem as diferenças vao ser algumas ...
          o Saxo é um motor de fazer KM sem a vivacidade dum 1.2 16V
          É lento a acelerar, como qualquer 1.5 d atmosférico penso que tem 58 CV contra os teus 75 bem fortes da Renault .
          E nivel de comportamento tambem vao ser muitas as diferenças , provavlmente vais passar dumas jantes 15 com pneus 185 ... prai para umas 13 ou 14 com 165 ...175 .
          Em Perfomance ... vais passar dum belos ... 190 KMh (??) para uns modestos 160 com 15 seg para lá chegar já para nao falar dos Extras que o teu carro tem em relação ao saxo .

          Quantos KM fazes semanalmente ??
          O que?!?! lol 0 - 160 em 15s? Deve tar todo kitado esse saxo 1.5d ;)

          Comentário


            #6
            Eheh agradeço desde já a rápida resposta ao meu post só que o que eu pretendo saber é as diferenças em relação ao veiculo que tenho agora, o Clio, pois já tive a oportunidade de ler o D. de Bordo de dois membros em relação ao Saxo 1.5d e fiquei muito elucidado em relação ao veiculo só não sei que diferenças vou encontrar perante o meu Clio, tirando o facto de poupar uns €€ no combustivel [:X]

            Só agora vi os posts dos users Fresh Fruit e GT-JTD, em relação ao meu clio não acho que o carro seja assim tão eficaz a nivél de aceleração, uma das coisas que me queixo é o facto de ele não desenvolver rapidamente, em relação aos kilometros que faço mensalmente sao cerca de 1300-1500 kilometros mais ou menos.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por GT-JTD

              citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

              Bem as diferenças vao ser algumas ...
              o Saxo é um motor de fazer KM sem a vivacidade dum 1.2 16V
              É lento a acelerar, como qualquer 1.5 d atmosférico penso que tem 58 CV contra os teus 75 bem fortes da Renault .
              E nivel de comportamento tambem vao ser muitas as diferenças , provavlmente vais passar dumas jantes 15 com pneus 185 ... prai para umas 13 ou 14 com 165 ...175 .
              Em Perfomance ... vais passar dum belos ... 190 KMh (??) para uns modestos 160 com 15 seg para lá chegar já para nao falar dos Extras que o teu carro tem em relação ao saxo .

              Quantos KM fazes semanalmente ??
              O que?!?! lol 0 - 160 em 15s? Deve tar todo kitado esse saxo 1.5d ;)
              LOL tens razao .. eu queria dizer 15s aos 100 ... e Velocidade MAxima de 160

              Comentário


                #8
                Basicamente, diria que é bastante mais lento e também um pouco mais barulhento!

                De resto, conforto equivalente ao Clio, mas talvez pior equipado.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por rCrew

                  Eheh agradeço desde já a rápida resposta ao meu post só que o que eu pretendo saber é as diferenças em relação ao veiculo que tenho agora, o Clio, pois já tive a oportunidade de ler o D. de Bordo de dois membros em relação ao Saxo 1.5d e fiquei muito elucidado em relação ao veiculo só não sei que diferenças vou encontrar perante o meu Clio, tirando o facto de poupar uns €€ no combustivel [:X]

                  Só agora vi os posts dos users Fresh Fruit e GT-JTD, em relação ao meu clio não acho que o carro seja assim tão eficaz a nivél de aceleração, uma das coisas que me queixo é o facto de ele não desenvolver rapidamente, em relação aos kilometros que faço mensalmente sao cerca de 1300-1500 kilometros mais ou menos.
                  Acho q nesse aspecto o melhor q fazes é comparar o q ja conheces do teu carro actual, a experiencia q tens dele... com as opiniões q aqui ja foram dadas sobre o saxo...e o melhor q fazias era fazeres um Test Drive a esse tal Saxo 1.5d ...aí n ha melhor para fazeres o paralelo entre os 2 carros ;)

                  Comentário


                    #10
                    Boas GT-JTD estou completamente de acordo contigo mas enquanto a opurtunidade de conduzir o dito Saxo não chega queria ir tirando umas duvidas e saber umas opiniões porque a curiosidade é muita lol. =)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

                      Bem as diferenças vao ser algumas ...
                      o Saxo é um motor de fazer KM sem a vivacidade dum 1.2 16V
                      É lento a acelerar, como qualquer 1.5 d atmosférico penso que tem 58 CV contra os teus 75 bem fortes da Renault .
                      E nivel de comportamento tambem vao ser muitas as diferenças , provavlmente vais passar dumas jantes 15 com pneus 185 ... prai para umas 13 ou 14 com 165 ...175 .
                      Em Perfomance ... vais passar dum belos ... 190 KMh (??) para uns modestos 160 com 15 seg para lá chegar já para nao falar dos Extras que o teu carro tem em relação ao saxo .
                      um saxo...15 seg dos 0 aos 160km/h??? ganda aviao...:D
                      Quantos KM fazes semanalmente ??

                      Comentário


                        #12
                        Tive um 1.5D (Xsara) e o motor, não sendo rápido, até tem alguma força e, abaixo das 2000 RPM não é pastelão, e a partir das 4000 RPM até tem a sua graça...

                        Os consumos são excelentes....e também é fiável...o meu, aos 100 mil Km , não tinha dado quaisquer problemas de maior...
                        Só é pena que seja muito ruidoso....

                        É uma boa opção, mas concerteza que é muito mais lento que o 1.2 16v , mas também consome menos e é mais fiavel.. digo eu...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                          Tive um 1.5D (Xsara) e o motor, não sendo rápido, até tem alguma força e, abaixo das 2000 RPM não é pastelão, e a partir das 4000 RPM até tem a sua graça...

                          Os consumos são excelentes....e também é fiável...o meu, aos 100 mil Km , não tinha dado quaisquer problemas de maior...
                          Só é pena que seja muito ruidoso....

                          É uma boa opção, mas concerteza que é muito mais lento que o 1.2 16v , mas também consome menos e é mais fiavel.. digo eu...
                          ... e dizes bem;)

                          Comentário


                            #14
                            Fogo estou desgraçado então, eu já acho oo meu Clio lento
                            O Saxo foi opção porque eu pretendo fazer troca por troca ou seja dar o meu Clio e receber um veiculo a diesel de 1998 a 2000, e claro a nivél de equipamento um pouco inferior ao meu Clio, mas não sei porquê até agora a unica proposta que recebi foi de uma opel vectra caravan 2.0 dti de 1997 com 247000 Kms lol e recusei.
                            Acho que já ninguem gosta dos clios :P

                            Comentário


                              #15
                              Se um saxo 1.5 d fizer 15 segundos dos 0-100 de origem então eu compro já um!!

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                Se um saxo 1.5 d fizer 15 segundos dos 0-100 de origem então eu compro já um!!
                                Pelo menos é o que a citroen anucia ...

                                Perfs
                                Vitesse maxi 158 km/h
                                0 à 100 km/h 15.7 s

                                Agora se estao a mentir ou nao ... é lá com eles .

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

                                  citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                  Se um saxo 1.5 d fizer 15 segundos dos 0-100 de origem então eu compro já um!!
                                  Pelo menos é o que a citroen anucia ...

                                  Perfs
                                  Vitesse maxi 158 km/h
                                  0 à 100 km/h 15.7 s

                                  Agora se estao a mentir ou nao ... é lá com eles .

                                  Bem...já não digo nada!!;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                    Se um saxo 1.5 d fizer 15 segundos dos 0-100 de origem então eu compro já um!!
                                    Com caixa "normal" fá-los... Com caixa de relações longas faz à volta de 18"...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bem fazes á volta dos 45 km por dia ... Eu na minha opiniao nem trocava o carro .
                                      Visto que ainda por cima de queixas das performances desse teu Clio ... Que é um carro que faz á volta dos 12 ou 13 s aos 100 . Vais passar para um que faz 15 ou 16 ( talves 18) ... ou seja vais andar sempre de pé a fundo ...
                                      O teu clio gasta 7 . O saxo a fundo nao vai gastar mto menos . Só vais poupar mesmo no preço do combustivel . ( para alem de ficares com um carro mais antigo e sem tantos extra)

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

                                        Bem fazes á volta dos 45 km por dia ... Eu na minha opiniao nem trocava o carro .
                                        Visto que ainda por cima de queixas das performances desse teu Clio ... Que é um carro que faz á volta dos 12 ou 13 s aos 100 . Vais passar para um que faz 15 ou 16 ( talves 18) ... ou seja vais andar sempre de pé a fundo ...
                                        O teu clio gasta 7 . O saxo a fundo nao vai gastar mto menos . Só vais poupar mesmo no preço do combustivel . ( para alem de ficares com um carro mais antigo e sem tantos extra)
                                        O saxo em ritmo normal gasta 4.5 ...a pastelar 4l ...em ritmo puxado 5.5...e o gasoleo ta mais barato q a gasolina...;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                                          Basicamente, diria que é bastante mais lento e também um pouco mais barulhento!
                                          É substancialmente mais lento... Mas o 1.5 D é carro para quem procura esencialmente economia.

                                          O binário do Saxo é de 95 Nm, contra uns bonzitos 110 Nm do motor do Clio. Ou seja, não se espere grandes fulgores do motor deste carro. Atenção que o Saxo morre bastante em subidas, sobretudo carregado. Com AC o carro até se desenvencilha bem, mas nota-se que é necessário puxar um pouco mais por ele, como num a gasolina.

                                          Quanto ao ruído... O Saxo até nem está mal insonorizado para a idade do projecto e tendo em conta que tem um motor pródigo em ruído e vibração. A maior diferença irá sobretudo para os níveis de ruídos de rolamento e aerodinâmicos (acima de 130 km/h).

                                          Vantagem do Saxo, faz à vontade consumos na casa dos 5 em condução despreocupada, face aos 7 do motor do Clio (e ao preço a que os combustíveis estão...)


                                          citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                                          De resto, conforto equivalente ao Clio, mas talvez pior equipado.
                                          Se o conforto fôr o de suspensão, o Saxo é mais mole, aí é idêntico. Mas se formos para estabilidade, vibrações, espaço e comodidade, aí o Clio ganha naturalmente, sem margens para dúvidas.

                                          Quanto ao equipamento, a maior diferença prende-se sobretudo com os equipamentos de segurança activa e passiva.

                                          O Saxo oferece de série apenas 1 airbag para o condutor (passageiro opcional, lateriais indisponíveis) e eventualmente os pré-tensores. Face a isto o Clio oferece de série 4 airbags, 4 pré-tensores, ABS, AFU, fixações ISOFIX, para além da segurança passiva muitíssimo melhor que a do Saxo.


                                          A condução do Saxo é mais ligeira que a do Clio, transmite um pouco mais de insegurança (nada que a habituação não ultrapasse) e não é tão serena como a do Clio. Adorna também mais. Por outro lado, o Saxo é dado a ser mais gozão, sendo mais ágil e divertido de se conduzir (porém o motor não permite milagres).

                                          Cá em casa há 2 Saxo 1.5 D, um Exclusive de 2000 (com uns bancos fantásticos, mas que graças a eles a posição de condução fica ligeiramente mais alta) e um Image de 2001.

                                          O de 2000 tem 125.000 km e o de 2001 70.000 km. Entre eles há diferenças assinaláveis.

                                          Problemas: o de 2000 recentemente deixou de abrir e fechar a porta de trás do lado direito, a "pistola" do fecho centralizado pifou, de resto não há mais nada a assinalar.

                                          Agora fico à espera das tuas perguntas, pergunta o que quiseres.

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                            citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

                                            Bem fazes á volta dos 45 km por dia ... Eu na minha opiniao nem trocava o carro .
                                            Visto que ainda por cima de queixas das performances desse teu Clio ... Que é um carro que faz á volta dos 12 ou 13 s aos 100 . Vais passar para um que faz 15 ou 16 ( talves 18) ... ou seja vais andar sempre de pé a fundo ...
                                            O teu clio gasta 7 . O saxo a fundo nao vai gastar mto menos . Só vais poupar mesmo no preço do combustivel . ( para alem de ficares com um carro mais antigo e sem tantos extra)
                                            O saxo em ritmo normal gasta 4.5 ...a pastelar 4l ...em ritmo puxado 5.5...e o gasoleo ta mais barato q a gasolina...;)
                                            Deve gastar isso mas como o motor não foi feito para andar depressa vai haver um grande desgaste do motor, logo o dinheiro que poupas em combustível podes vir a gastar em reparações... este motor é muito fiável quando se anda a ritmos normais;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                              citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                              O saxo em ritmo normal gasta 4.5 ...a pastelar 4l ...em ritmo puxado 5.5...e o gasoleo ta mais barato q a gasolina...;)
                                              Deve gastar isso mas como o motor não foi feito para andar depressa vai haver um grande desgaste do motor, logo o dinheiro que poupas em combustível podes vir a gastar em reparações... este motor é muito fiável quando se anda a ritmos normais;)
                                              Jovem, o motor do 1.5 D atinge a potência máxima às 5.000 rpm e acredita que são perfeitamente utilizáveis (quantos diesel modernos se podem gabar disto [?])... E este motor faz 300.000 kms na boa, desde que seja bem mantido.

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                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                                citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                                O saxo em ritmo normal gasta 4.5 ...a pastelar 4l ...em ritmo puxado 5.5...e o gasoleo ta mais barato q a gasolina...;)
                                                Deve gastar isso mas como o motor não foi feito para andar depressa vai haver um grande desgaste do motor, logo o dinheiro que poupas em combustível podes vir a gastar em reparações... este motor é muito fiável quando se anda a ritmos normais;)
                                                Jovem, o motor do 1.5 D atinge a potência máxima às 5.000 rpm e acredita que são perfeitamente utilizáveis (quantos diesel modernos se podem gabar disto [?])... E este motor faz 300.000 kms na boa, desde que seja bem mantido.
                                                x2...


                                                É apenas um dos melhores motores PSA (gama de baixa CC ) [:I][:I]

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                  citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                  citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                                  citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                                  O saxo em ritmo normal gasta 4.5 ...a pastelar 4l ...em ritmo puxado 5.5...e o gasoleo ta mais barato q a gasolina...;)
                                                  Deve gastar isso mas como o motor não foi feito para andar depressa vai haver um grande desgaste do motor, logo o dinheiro que poupas em combustível podes vir a gastar em reparações... este motor é muito fiável quando se anda a ritmos normais;)
                                                  Jovem, o motor do 1.5 D atinge a potência máxima às 5.000 rpm e acredita que são perfeitamente utilizáveis (quantos diesel modernos se podem gabar disto [?])... E este motor faz 300.000 kms na boa, desde que seja bem mantido.
                                                  x2...


                                                  É apenas um dos melhores motores PSA (gama de baixa CC ) [:I][:I]
                                                  Por acaso não sabia qual o regime de potência máxima deste motor...sendo assim retiro o que disse;)

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                                                    #26
                                                    Pois é com tudo isto secalhar a minha unica hipotese é mesmo esperar para conduzir o Saxo e interpretar o resultado depois... se não gostar só me resta esperar que apareça alguem interessado no meu clio

                                                    http://img69.imageshack.us/my.php?image=dsc00264zn5.jpg

                                                    http://img48.imageshack.us/my.php?image=dsc00267oz7.jpg


                                                    Ta todo porco eu sei :P

                                                    (sry pelo pequeno offtopic)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por rCrew

                                                      Pois é com tudo isto secalhar a minha unica hipotese é mesmo esperar para conduzir o Saxo e interpretar o resultado depois... se não gostar só me resta esperar que apareça alguem interessado no meu clio

                                                      http://img69.imageshack.us/my.php?image=dsc00264zn5.jpg

                                                      http://img48.imageshack.us/my.php?image=dsc00267oz7.jpg


                                                      Ta todo porco eu sei :P

                                                      (sry pelo pequeno offtopic)
                                                      o carro parece tão jeitosinho...eu tinha pena de me desfazer dele
                                                      Essas jantes ficam-lhe bem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por carrega-lhe

                                                        citação:Originalmente colocada por rCrew

                                                        Pois é com tudo isto secalhar a minha unica hipotese é mesmo esperar para conduzir o Saxo e interpretar o resultado depois... se não gostar só me resta esperar que apareça alguem interessado no meu clio

                                                        http://img69.imageshack.us/my.php?image=dsc00264zn5.jpg

                                                        http://img48.imageshack.us/my.php?image=dsc00267oz7.jpg


                                                        Ta todo porco eu sei :P

                                                        (sry pelo pequeno offtopic)
                                                        o carro parece tão jeitosinho...eu tinha pena de me desfazer dele
                                                        Essas jantes ficam-lhe bem

                                                        Eheh Obrigado pelo elogio
                                                        Não é pelo facto do carro ser meu nem querer vende-lo, mas o carro realmente está fixe, o unico promenor é um toque que dei a frente e apanhou o "bico" do capô de resto está muito fixe, mas voltando ao assunto dos Km eu num ano e 2 meses que tenho o carro fiz 20000Kms se nos formos a fazer as contas ao equivalente mas a diesel, nota-se bem, e em resposta ao Fresh Fruit isto é um investimento a longo prazo, não estou a pensar trocar de veiculo só pelo que faço de kilometros por semana pois eu calculei so de casa para o trabalho, e acabo sempre por fazer mais quando saio a algum lado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Compraste-o novo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Com o Saxo farás mais quilómetros, vais ver.

                                                            Eu comprei o de 2001 este ano (Janeiro) com menos de 55.000 km e já passou os 70.000 km...

                                                            Comentário

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