Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Honda Civic Vti Hatch (EK4) vs Citroen Saxo Cup

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Honda Civic Vti Hatch (EK4) vs Citroen Saxo Cup

    Boa noite.
    Com este tópico gostaria de lançar o debate, se possível sem fanatismos, onde todos os que queiram possam dar a sua opinião e se conseguirem fundamentar o que dizem melhor ainda.

    Como o título diz, gostaria de ouvir o que têm a dizer sobre estes dois carros. Se pudessem escolher um, qual gostariam de possuir? São carros passíveis de uma utilização diária? Os valores pedidos hoje em dia por eles estão ajustados? Estarão inflacionados por mitos e verdades? Que experiências têm/tiveram com estas duas máquinas?

    Como ponto de partida lanço dois temas que são tabu para o início do debate:

    1 - O Saxo Cup é uma máquina devoradora de curvas, já o Civic Vti (EK4) não se dá bem com estas.

    2 - As baixas do Saxo Cup são demolidoras quando comparadas com as do Civic Vti.
    Editado pela última vez por TheStig; 25 November 2014, 00:32.

    #2
    Começo já por dizer que em relação ao segundo tema, estive a analisar as curvas de potência/binário de ambos, e achei interessante o facto de o Civic Vti ter sempre um valor de binário superior, ainda que ligeiramente, para a mesma rotação.
    No entanto fala-se que, em estrada, as baixas do Saxo Cup são melhores e que em aceleração acompanha o Civic Vti, só começando a perder já a altas velocidades.

    Comentário


      #3
      Já percebemos que não gostas do Civic... Sei que já houve um tópico destes.
      Sim, são carros passíveis de uma utilização diária, não são Ferraris (mesmo estes já são quase todos passíveis disso).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
        Já percebemos que não gostas do Civic... Sei que já houve um tópico destes.
        Sim, são carros passíveis de uma utilização diária, não são Ferraris (mesmo estes já são quase todos passíveis disso).
        Não consegui perceber se era ironia ou não, mas posso dizer que gosto muito de Hondas, ainda mais nas versões mais apuradas.

        Comentário


          #5
          Se ate o meu carro serve perfeitamente para utilizações diárias, esses também servem.
          Cheguei a andar num Cup, e aquilo até é engraçado, só não me sentia muito seguro lá dentro, talvez também por o meu amigo, dono do carro ser um bocado atrofiado

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por squeezR Ver Post
            Se ate o meu carro serve perfeitamente para utilizações diárias, esses também servem.
            Cheguei a andar num Cup, e aquilo até é engraçado, só não me sentia muito seguro lá dentro, talvez também por o meu amigo, dono do carro ser um bocado atrofiado
            Atrofiado em que sentido? Ahhaha

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TheStig Ver Post
              Atrofiado em que sentido? Ahhaha
              Não ter a noção do perigo, e conduzir como um louco

              Comentário


                #8
                Eu acho os valores pedidos pelos VTI´s demasiado altos.. Pedirem 5mil € por um carro em que a única coisa boa é o motor e isto em modelos de 1992 vai lá vai

                Comentário


                  #9
                  Se amas a tua vida não compres o saxo, é demasiado demolidor e perigoso, é um maquinão, mas a segurança não chega para tanta potência.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                    Se amas a tua vida não compres o saxo, é demasiado demolidor e perigoso, é um maquinão, mas a segurança não chega para tanta potência.
                    Apesar de não ter falado em comprar, acho que dizer que o Saxo é demasiado perigoso, acaba por ser relativo. Se calhar é demasiado perigoso em comparação com os parâmetros e exigências atuais. Mas se formos a comparar com os anos 80 e princípios de 90 secalhar acaba por não ser tão perigoso como algumas viaturas dessa época..

                    Comentário


                      #11
                      Se comparar mos o Saxo, com por exemplo um Fiat UNO turbo I.e, o saxo irá ser mais seguro.
                      Mas se compararmos por exemplo o Saxo, com um Cooper S, o saxo já irá perder pontos.
                      Eu também acho que não é um carro seguro, mas claro, existem piores

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JonnyBoy Ver Post
                        Eu acho os valores pedidos pelos VTI´s demasiado altos.. Pedirem 5mil € por um carro em que a única coisa boa é o motor e isto em modelos de 1992 vai lá vai
                        Esses valores por vezes são pedidos pelas pessoas que os mantiveram originais. Essas pessoas porventura acham que por os terem mantido originais, tenham mais valor. Também devido à procura que estes carro têm, acaba até por não ser mentira nenhuma, no entanto, os valores pedidos já é discutível..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por squeezR Ver Post
                          Se comparar mos o Saxo, com por exemplo um Fiat UNO turbo I.e, o saxo irá ser mais seguro.
                          Mas se compararmos por exemplo o Saxo, com um Cooper S, o saxo já irá perder pontos.
                          Eu também acho que não é um carro seguro, mas claro, existem piores
                          Por acaso também lembrei-me logo do Fiat Uno Turbo i.e. e do Polo G40.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TheStig Ver Post
                            Por acaso também lembrei-me logo do Fiat Uno Turbo i.e. e do Polo G40.
                            Dois caixões com rodas

                            Comentário


                              #15
                              Em termos de curvas, nao subestimar o Civic, de origem nao é tao divertido e apurado como o Saxo, mas com uns toques, fica um kart. Nao esquecer da suspensao independentem do Civic, posição muito boa dos pedais, boa direcção. Problema é uma afinação de suspensao um pouco mais para o confortavel que dinâmica, mas la esta... nada que nao se resolva, torna o carro um cepo para utilizar, mas um kart em curvas, ao nivel do Saxo.

                              O Civic é mais carro, e isso sente-se numa qualquer AE, que basta uma rajada de vento mais forte, para desatinar o Saxo.

                              O motor do Civic, é mais avançado tecnologicamente, tem uma sonoridade envolvente e viciante. O 1.6 do Saxo, torna o carro veloz... porque ele pesa menos de 900kg salvo erro.

                              No final do dia, o Civic é o carro mais potente, pratico, diria fiavel, agradável de conviver, e se nao se abusar com modificações, confortável. O Saxo, ira ser um carro que transmitira mais prazer numa qualquer estrada de serra, tera sempre aquela veia de pequeno kart, que precisa de zero de modificações para colocar um sorriso na cara de qualquer pessoa.

                              Para quem esta a pensar comprar, os dois têm um problemas em comum:

                              Arranjar um em estado original (e cuidado diga-se de passagem). Como encontrar uma agulha num palheiro.

                              Ja o Civic tem outro problema: sobrevalorizado, como disse o Jonnyboy, pedirem 4-5-6.000km por um carro mesmo que seja de 98 a gasolina, segmento C muitas vezes ja com uma boa quilometragem em cima.... puxadote.

                              Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                              Se amas a tua vida não compres o saxo, é demasiado demolidor e perigoso, é um maquinão, mas a segurança não chega para tanta potência.
                              Em termos de segurança, nao sei qual o pior, se o Civic, se o Saxo. Mas isso é daqueles itens que esta bem no fundo da lista de prioridades para quem compra estes carros. No topo, esta, sem qualquer margem para duvida, a condução.
                              Editado pela última vez por Drifter; 25 November 2014, 02:46.

                              Comentário


                                #16
                                Honda Civic Vti Hatch (EK4) vs Citroen Saxo Cup

                                Comparar segurança em carros destes e para as velocidades que se pretendem atingir, bem, é mesmo brincar.

                                Do que fui lendo aqui e não sei se percebi bem mas o 1.6 que equipa o Saxo é muito fiável. O meu foi vendido com cerca de 150kkm 0 problemas e temos na família um 206 cc com essa motorização que tem 13 anos e também com 0 problemas.

                                O problema destes carros é o uso abusado que lhe dão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não tenho conhecimento nenhum sobre o Honda, mas posso falar sobre a ligeira impressão que tenho do Saxo... é um carro com um motor fiável, dá prazer em conduzi-lo, contudo não podes ter o "pé pesado", senão no dia a dia será um carro com consumos altos, sobretudo se estiverem alterados a nível de motor (como a maioria está). É preciso ter também atenção que caso o Saxo seja como o seu "irmão" 106 gti, é um carro com especial atenção em andar na chuva, por serem leves, e em qualquer situação mal calculada pode correr "menos bem". Passo a frisar novamente que muitos desses carros estiveram ou estão a alterados a nível de motor, e são carros com o qual costumam fazer "corridas", logo falta de uso é o que não lhes falta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TheStig Ver Post
                                    Boa noite.
                                    Com este tópico gostaria de lançar o debate, se possível sem fanatismos, onde todos os que queiram possam dar a sua opinião e se conseguirem fundamentar o que dizem melhor ainda.

                                    Como o título diz, gostaria de ouvir o que têm a dizer sobre estes dois carros. Se pudessem escolher um, qual gostariam de possuir? São carros passíveis de uma utilização diária? Os valores pedidos hoje em dia por eles estão ajustados? Estarão inflacionados por mitos e verdades? Que experiências têm/tiveram com estas duas máquinas?

                                    Como ponto de partida lanço dois temas que são tabu para o início do debate:

                                    1 - O Saxo Cup é uma máquina devoradora de curvas, já o Civic Vti (EK4) não se dá bem com estas.

                                    2 - As baixas do Saxo Cup são demolidoras quando comparadas com as do Civic Vti.

                                    Atenção que, apesar de não tão equilibrado como o saxo, o ek é extremamente competente a curvar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Civic
                                      Saxo
                                      G40
                                      Uno Turbo IE
                                      106 GTI

                                      Vou já buscá-lo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu tenho um 106 GTi que já não sai à rua há um ano.
                                        Tal como o saxo cup gasta pouco par o que anda é perfeitamente capaz de servir de carro de dia a dia, em cidade a sério gastava 8 a 8,5. Devido à sua sobremotorização e caixa curta é muito simpático de usar em cidade e poucom em AE.
                                        É confortável. A manutenção é fácil. A construção é pobre assim como os materiais.

                                        Comparando com o Civik obviamente é menos carro. Mas os materiais não são muito inferiores além de ser menos agradável em cidade. É mais complicado encontrar um japonês decente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obviamente que ambos os carros são perfeitamente utilizáveis no dia a dia, o EK4 anda mais em linha recta que um Saxo, apesar de ser um segmento acima, o Civic como a maioria dos japoneses é fraquinho de interiores, quase a mesma coisa que o Saxo.
                                          No que toca a comportamento dinâmico o Saxo é de uma familia que era a referência da altura para o segmento, o Civic desta geração não era uma nódoa como muitos possam julgar, mas era de facto inferior ao Saxo.
                                          A motorização do Civic na minha opinião é superior à do Saxo.
                                          A comprar um carro destes compraria o mais barato, neste caso o mais certo é ser o Saxo uma vez que os VTI são um pouco sobrevalorizados no mercado de usados.
                                          Temos que ter em conta que pela idade dos modelos e tipo de utilização dos mesmos, deve ser dificil encontrar um exemplar que não seja preciso gastar depois dinheiro a colocá-lo em condições, por isso ia para o mais barato e em melhores condições.
                                          Quando digo em condições não é para o que estiver menos alterado, porque isto por vezes até nem é mau , pelo contrário!
                                          Mas refiro-me ao que toca a integridade do chassi, suspensão, triângulos, carroçaria, pintura, e estado do motor e caixa!

                                          No que toca a segurança é ridiculo falar-se em tal na maioria dos carros desta geração comparando aos atuais, mas se se tiver azar de bater forte, ambos são mais seguros que uma mota, ainda têm chapa para amolgar
                                          Editado pela última vez por Italiaspeed; 25 November 2014, 13:57.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Em termos de curvas, nao subestimar o Civic, de origem nao é tao divertido e apurado como o Saxo, mas com uns toques, fica um kart. Nao esquecer da suspensao independentem do Civic, posição muito boa dos pedais, boa direcção. Problema é uma afinação de suspensao um pouco mais para o confortavel que dinâmica, mas la esta... nada que nao se resolva, torna o carro um cepo para utilizar, mas um kart em curvas, ao nivel do Saxo.

                                            O Civic é mais carro, e isso sente-se numa qualquer AE, que basta uma rajada de vento mais forte, para desatinar o Saxo.

                                            O motor do Civic, é mais avançado tecnologicamente, tem uma sonoridade envolvente e viciante. O 1.6 do Saxo, torna o carro veloz... porque ele pesa menos de 900kg salvo erro.

                                            No final do dia, o Civic é o carro mais potente, pratico, diria fiavel, agradável de conviver, e se nao se abusar com modificações, confortável. O Saxo, ira ser um carro que transmitira mais prazer numa qualquer estrada de serra, tera sempre aquela veia de pequeno kart, que precisa de zero de modificações para colocar um sorriso na cara de qualquer pessoa.

                                            Para quem esta a pensar comprar, os dois têm um problemas em comum:

                                            Arranjar um em estado original (e cuidado diga-se de passagem). Como encontrar uma agulha num palheiro.

                                            Ja o Civic tem outro problema: sobrevalorizado, como disse o Jonnyboy, pedirem 4-5-6.000km por um carro mesmo que seja de 98 a gasolina, segmento C muitas vezes ja com uma boa quilometragem em cima.... puxadote.



                                            Em termos de segurança, nao sei qual o pior, se o Civic, se o Saxo. Mas isso é daqueles itens que esta bem no fundo da lista de prioridades para quem compra estes carros. No topo, esta, sem qualquer margem para duvida, a condução.
                                            Muito bom post. Bem fundamentado. Deu para perceber que o Civic em curva não é tão mau como por vezes o "pintam". Geralmente os fanatismos levam a que se criem mitos que depois são difíceis de se dissociar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho que já disseram tudo , o saxo parece uma caixinha potente , o civic é muito mais carro e nota se muito bem numa AE a boas velocidades !

                                              O conforto é melhor tambem no civic !


                                              Agora resta tentar encontrar um em bom estado , e isso é uma agulha num palheiro !

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MazaNN Ver Post
                                                Não tenho conhecimento nenhum sobre o Honda, mas posso falar sobre a ligeira impressão que tenho do Saxo... é um carro com um motor fiável, dá prazer em conduzi-lo, contudo não podes ter o "pé pesado", senão no dia a dia será um carro com consumos altos, sobretudo se estiverem alterados a nível de motor (como a maioria está). É preciso ter também atenção que caso o Saxo seja como o seu "irmão" 106 gti, é um carro com especial atenção em andar na chuva, por serem leves, e em qualquer situação mal calculada pode correr "menos bem". Passo a frisar novamente que muitos desses carros estiveram ou estão a alterados a nível de motor, e são carros com o qual costumam fazer "corridas", logo falta de uso é o que não lhes falta.
                                                Foi referido um ponto muito importante, o piso molhado. Se bem me recordo o ABS foi sempre opcional no Saxo Cup. Nao percebo se pelo purismo ou por questões relacionadas com o preço final do carro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                  Atenção que, apesar de não tão equilibrado como o saxo, o ek é extremamente competente a curvar.
                                                  Pois, o que se vai ouvindo sobre os Honda em geral, que não curvam e isto e aquilo, geralmente é devido aos fanatismos. Isto sem querer retirar mérito às afinações de chassis/suspensões do Saxo Cup, mas custa a crer que um carro com veia desportiva como o Vti curve assim tão mal.
                                                  Editado pela última vez por TheStig; 25 November 2014, 15:25.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                    Civic
                                                    Saxo
                                                    G40
                                                    Uno Turbo IE
                                                    106 GTI

                                                    Vou já buscá-lo

                                                    É com muita pena que cada vez mais essa imagem esteja associada a grandes máquinas que fizeram as delícias nos anos 80/90..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      Eu tenho um 106 GTi que já não sai à rua há um ano.
                                                      Tal como o saxo cup gasta pouco par o que anda é perfeitamente capaz de servir de carro de dia a dia, em cidade a sério gastava 8 a 8,5. Devido à sua sobremotorização e caixa curta é muito simpático de usar em cidade e poucom em AE.
                                                      É confortável. A manutenção é fácil. A construção é pobre assim como os materiais.

                                                      Comparando com o Civik obviamente é menos carro. Mas os materiais não são muito inferiores além de ser menos agradável em cidade. É mais complicado encontrar um japonês decente.
                                                      Tinha ideia que um dos pontos fortes do Civic em relação ao Saxo, era mesmo os materiais e a qualidade da montagem.

                                                      Já agora, se não for indiscrição, porquê que o 106 esta parado à tanto tempo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Italiaspeed Ver Post
                                                        Obviamente que ambos os carros são perfeitamente utilizáveis no dia a dia, o EK4 anda mais em linha recta que um Saxo, apesar de ser um segmento acima, o Civic como a maioria dos japoneses é fraquinho de interiores, quase a mesma coisa que o Saxo.
                                                        No que toca a comportamento dinâmico o Saxo é de uma familia que era a referência da altura para o segmento, o Civic desta geração não era uma nódoa como muitos possam julgar, mas era de facto inferior ao Saxo.
                                                        A motorização do Civic na minha opinião é superior à do Saxo.
                                                        A comprar um carro destes compraria o mais barato, neste caso o mais certo é ser o Saxo uma vez que os VTI são um pouco sobrevalorizados no mercado de usados.
                                                        Temos que ter em conta que pela idade dos modelos e tipo de utilização dos mesmos, deve ser dificil encontrar um exemplar que não seja preciso gastar depois dinheiro a colocá-lo em condições, por isso ia para o mais barato e em melhores condições.
                                                        Quando digo em condições não é para o que estiver menos alterado, porque isto por vezes até nem é mau , pelo contrário!
                                                        Mas refiro-me ao que toca a integridade do chassi, suspensão, triângulos, carroçaria, pintura, e estado do motor e caixa!

                                                        No que toca a segurança é ridiculo falar-se em tal na maioria dos carros desta geração comparando aos atuais, mas se se tiver azar de bater forte, ambos são mais seguros que uma mota, ainda têm chapa para amolgar
                                                        Não concordo a 100% que os interiores de um e outro, estejam ao mesmo nível. Isto falando em qualidade.

                                                        De facto a questão de a integridade dos componentes mecânicos é um factor muito importante e que muitas vezes as pessoas ao irem comprar um carro não se lembram. Olham e se a "cara estiver lavada", que é como quem diz, a pintura em bom estado, sem riscos ou moças, está novo.. Depois vêm os dissabores..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O Cup recuperava muito bem a velocidade, era apenas questão de estar com a mudança certa e não ter amor à gasolina. Mas, incrivelmente, em regimes médios consumia menos que um simples Fiesta 1.25.

                                                          Nunca atingi o corte em velocidade máxima, mas cheguei a andar nos 195 de ponteiro e ligeiramente e subir. Com piso seco dava confiança, com molhado era outra história.
                                                          O meu, que sempre esteve de origem, e era MK1, sem ABS, senti algumas vezes a falta deste sistema.
                                                          O forte do carro eram as curva apertadas, com bastante gás à saída e a traseira a descolar. Uma delícia, mas era necessária atenção porque apesar do carro ser bastante informativo, perto do "ponto de fuga" as coisas passavam-se muito rapidamente.

                                                          Os interiores do Saxo MK1 eram mesmo muito fraquinhos... Apenas os bancos eram bons...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TheStig Ver Post
                                                            Pois, o que se vai ouvindo sobre os Honda em geral, que não curvam e isto e aquilo, geralmente é devido aos fanatismos. Isto sem querer retirar mérito às afinações de chassis/suspensões do Saxo Cup, mas custa a crer que um carro com veia desportiva como o Vti curve assim tão mal.
                                                            Para não falar que o 106 gti /saxo cup são as versões mais radicais dos modelos em questão. O vti ek é um modelo banal com uma motorização mais potente. Se compararmos o ek9 (type r), se bem que não sendo do mesmo segmento, o civic não deve oferecer qualquer hipótese.

                                                            A nível de interiores os ek são substancialmente melhores, em qualquer aspeto.

                                                            Não esquecer que o ek em 96 ou 97 oferecia extras como sistema de navegação, televisão, ac automático, entre outros...





                                                            Editado pela última vez por LuisPedro; 25 November 2014, 17:00.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X