Boas,
Por uma questão de melhoria do comportamento e segurança do meu carro actual, decidi experimentar uma medida de pneus maior. Passou de 185/65 R15 para 215/45 R17. As jantes 17 que estou a experimentar agora são jantes originais e opcionais para o modelo (Opel Corsa D) e os pneus já vinham com as jantes (Falken Ziex ZE912 com menos de 50% de desgaste). O problema é que ao colocar os pneus/jantes senti tudo menos um carro mais estável. Se por um lado o carro adorna muito menos devido ao perfil menor, a aderência dos pneus e a estabilidade do carro não transmite confiança. Desde travagens em que parece que há algum movimento na traseira, como tendência para desviar para um lado em aceleração, e como também algum movimento da traseira quando se troca de faixa (nas separações brancas entre cada faixa), são sinais de que o carro não está equilibrado e algo está errado. Supostamente os pneus foram alinhados e só ainda experimentei os pneus este fim-de-semana, em que o piso esteve quase sempre molhado. Notei também que o volante vibra por volta dos 120 km/h.
Tendo em conta os sintomas, diria que o mais provável sejam os pneus que estão em mau estado, possivelmente "ovalizados" por terem estado em outro carro (curiosamente também um Corsa D) e acredito que tenham estado parados durante pelo menos um ano. Também poderá ser alguma jante empenada.
Posto isto, gostava de vos perguntar se já passaram por algo parecido e se conhecem alguma casa especializada na zona do Porto que me possa ajudar a despistar este problema. Como a medida não está homologada, queria ter a certeza que o problema reside nos pneus antes de homologar a medida e comprar uns pneus decentes.
Obrigado
Por uma questão de melhoria do comportamento e segurança do meu carro actual, decidi experimentar uma medida de pneus maior. Passou de 185/65 R15 para 215/45 R17. As jantes 17 que estou a experimentar agora são jantes originais e opcionais para o modelo (Opel Corsa D) e os pneus já vinham com as jantes (Falken Ziex ZE912 com menos de 50% de desgaste). O problema é que ao colocar os pneus/jantes senti tudo menos um carro mais estável. Se por um lado o carro adorna muito menos devido ao perfil menor, a aderência dos pneus e a estabilidade do carro não transmite confiança. Desde travagens em que parece que há algum movimento na traseira, como tendência para desviar para um lado em aceleração, e como também algum movimento da traseira quando se troca de faixa (nas separações brancas entre cada faixa), são sinais de que o carro não está equilibrado e algo está errado. Supostamente os pneus foram alinhados e só ainda experimentei os pneus este fim-de-semana, em que o piso esteve quase sempre molhado. Notei também que o volante vibra por volta dos 120 km/h.
Tendo em conta os sintomas, diria que o mais provável sejam os pneus que estão em mau estado, possivelmente "ovalizados" por terem estado em outro carro (curiosamente também um Corsa D) e acredito que tenham estado parados durante pelo menos um ano. Também poderá ser alguma jante empenada.
Posto isto, gostava de vos perguntar se já passaram por algo parecido e se conhecem alguma casa especializada na zona do Porto que me possa ajudar a despistar este problema. Como a medida não está homologada, queria ter a certeza que o problema reside nos pneus antes de homologar a medida e comprar uns pneus decentes.
Obrigado
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