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Mitos da manutenção automóvel

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    Mitos da manutenção automóvel

    Concordam com este site brasileiro?
    Mitos: os cuidados com o carro que não se justificam | Best Cars
    Editado pela última vez por MadRacer; 27 November 2014, 19:56.

    #2
    Para não termos que abrir o link de propósito:

    Heranças do passado ou frutos de má informação, alguns
    procedimentos ainda são feitos sem necessidade pelos motoristas



    Comer manga e beber leite faz mal? Tomar água morna com limão em jejum faz emagrecer? Assistir à televisão de perto prejudica os olhos?

    Hoje sabemos que a resposta para essas perguntas é negativa, mas muita gente acreditou ou ainda acredita nesses e em outros mitos. Com os automóveis não é diferente: por desconhecimento ou má orientação, inúmeros motoristas são levados a fazer ou deixar de fazer alguma coisa ao dirigir ou na manutenção de seus carros, sem que haja razão efetiva para agirem assim. É o caso das 10 lendas que comento abaixo.

    • Manter a embreagem pressionada causa seu desgaste. Isso só valia muito tempo atrás, quando se usavam embreagens com platô de seis ou nove molas helicoidais. Nos platôs atuais, com mola diafragmática (“chapéu chinês”), a carga da mola é mínima quando o pedal está todo apertado, o que evita seu “cansaço”. Quanto ao desgaste do disco de embreagem, esqueça: ele só ocorre enquanto há deslizamento, ou seja, o pedal não está nem solto nem apertado até o fim.




    Aquecer o motor antes de sair era preciso pelo
    funcionamento irregular dos carros a álcool a frio
    e as grandes folgas dos componentes do motor



    • Colocar o câmbio automático em ponto-morto (N) nas paradas de trânsito traz problemas. Não traz: a caixa está dimensionada para essa mudança frequente e para funcionar em ponto-morto sempre que desejado — há até câmbios que passam sozinhos, internamente, a neutro e voltam a engatar a marcha quando se liberam os freios, o que traz economia de combustível.

    • É preciso aquecer o motor antes de sair. Outra herança que não mais se justifica. No passado havia essa necessidade pelo funcionamento irregular dos carros a álcool a frio (sobretudo no inverno) e pelas maiores folgas dos componentes móveis do motor, que precisavam da temperatura normal para ser compensadas. Há décadas, ligar e sair em ritmo normal é o procedimento correto, o que também reduz emissões poluentes e consumo de combustível. Espere alguns minutos apenas para usar o motor a pleno — é por isso que em alguns esportivos a faixa vermelha do conta-giros começa antes durante a fase de aquecimento.

    • Carro flexível não deve rodar sempre com o mesmo combustível. Mito: nada impede que se use só gasolina ou álcool da concessionaria ao ferro-velho, pois motores e sistemas de alimentação estão preparados para isso. Da mesma forma, pode-se trocar de combustível sempre que desejado sem riscos. A central eletrônica adapta-se logo à nova condição.

    • Rodar com o tanque na reserva faz aspirar sujeira. Não procede, pois a aspiração do combustível é feita no fundo do reservatório. Assim, se fosse o caso, a sujeira seria levada ao filtro com qualquer quantidade de líquido. Também não há risco de superaquecer a bomba elétrica de combustível, que trabalha submersa, pois ela é refrigerada pela passagem do líquido durante seu funcionamento.

    • Ao trocar os amortecedores, substitua também as molas. Não existe essa relação. Os amortecedores desgastam-se pela rodagem, durante a qual o fluido em seu interior é forçado a passar por válvulas para controlar os movimentos da suspensão, e podem ser danificados em impactos. Cabe a substituição quando sua capacidade de “frear” as oscilações estiver comprometida. Já as molas sustentam o peso do carro e devem ser trocadas quando sua altura estiver abaixo do normal, o que tende a acontecer após muitos anos, sem vínculo ao desgaste dos amortecedores.




    A aspiração do combustível é feita no
    fundo do tanque e, se fosse o caso, a sujeira
    seria levada ao filtro com qualquer nível



    • Pancadas secas na suspensão indicam amortecedores ruins. Em geral não são eles os culpados, mas algum elemento de borracha, como as buchas dos braços de controle (“bandejas”) ou as que ficam no topo dos amortecedores. Estes podem estar ainda perfeitos em sua função — mesmo que já não estivessem, nada adiantaria trocá-los e manter as buchas danificadas.

    • Não use as pastilhas de freio além da metade de sua espessura original. É claro que protelar a troca representa o risco de o material de atrito acabar, o que danifica o disco. Tomando esse cuidado, porém, as pastilhas podem ser usadas até cerca de 2 mm de espessura sem afetar a capacidade de frenagem. Uma pastilha usada freia tão bem quanto uma nova.

    • Na troca das pastilhas, mude também os discos. Pura conversa para vender discos sem necessidade. O que se deve fazer é analisar os discos à procura de riscos profundos ou empenamentos, que podem justificar sua retífica (“passe”). Trocar, só se a retífica for inviável por deixar a espessura do disco abaixo do limite. Discos com riscos superficiais podem ser mantidos com segurança.

    • Pneus mais largos são sempre mais seguros. Em termos: há um ganho em aderência pela maior área de contato com o solo, mas a largura adicional tende a ser prejudicial em piso molhado, por aumentar a tendência a aquaplanar. Portanto, recomenda-se moderação para ganhar em efetiva segurança e não apenas no visual esportivo.

    Comentário


      #3
      Por acaso até concordo. A dos pneus até já testei! quanto mais largos, mais os filhos da mãe patinam em pisos molhados.

      Comentário


        #4
        A dos detritos no combustivel vai criar conflitos por aqui

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
          A dos detritos no combustivel vai criar conflitos por aqui
          Uiiii... Então se houver uma pequena insinuação com combustiveis low cost à mistura, nunca mais ninguém segura este tópico!

          Comentário


            #6
            quanto a andar na reserva, de facto nao acredito na questao dos detritos, mesmo que os tivesse existe um filtro de combustivel antes de xegar ao motor..aquilo que sempre me disseram é que andar na reserva pode criar problemas á bomba de combustivel pois com o balançar do carro eventualmente pode trabalhar a seco, isto é, aspirar ar, e devido a condensaçao no deposito, o combustivel presente no deposito quando anda na reserva ter uma percentagem maior de agua

            Comentário


              #7
              Ora cá vamos... se o deposito tem detritos estes serao os mesmo quer esteja cheio o na reserva, mas na reserva a concentraçao de detritos por litro é maior ora entao acaba por puxar combustivel com mais lixo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por betel Ver Post
                Uiiii... Então se houver uma pequena insinuação com combustiveis low cost à mistura, nunca mais ninguém segura este tópico!
                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                A dos detritos no combustivel vai criar conflitos por aqui
                Os low cost não levam aditivos. Os outros é que levam. Lembram se?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                  Ora cá vamos... se o deposito tem detritos estes serao os mesmo quer esteja cheio o na reserva, mas na reserva a concentraçao de detritos por litro é maior ora entao acaba por puxar combustivel com mais lixo...
                  essa nunca tinha ouvido. É mais uma para juntar ao manual.

                  Comentário


                    #10
                    Boring...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Slowpoke Ver Post
                      quanto a andar na reserva, de facto nao acredito na questao dos detritos, mesmo que os tivesse existe um filtro de combustivel antes de xegar ao motor..aquilo que sempre me disseram é que andar na reserva pode criar problemas á bomba de combustivel pois com o balançar do carro eventualmente pode trabalhar a seco, isto é, aspirar ar, e devido a condensaçao no deposito, o combustivel presente no deposito quando anda na reserva ter uma percentagem maior de agua
                      E o que é que acontece quando o filtro satura?

                      (esta pergunta não tem nada a ver com a questão das impurezas, serve para tudo).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        E o que é que acontece quando o filtro satura?

                        (esta pergunta não tem nada a ver com a questão das impurezas, serve para tudo).
                        Se satura fica entupido, logo o combustível não flui para o motor da mesma forma, daí os filtros terem obviamente o seu tempo de vida.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                          Se satura fica entupido, logo o combustível não flui para o motor da mesma forma, daí os filtros terem obviamente o seu tempo de vida.
                          Onde queria chegar, é que há alguns filtros que depois de saturados, abrem para não obstruir o sistema, levando a que se deixe de filtrar. Neste caso, a questão dos detritos, não deixa de ser premente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                            Ora cá vamos... se o deposito tem detritos estes serao os mesmo quer esteja cheio o na reserva, mas na reserva a concentraçao de detritos por litro é maior ora entao acaba por puxar combustivel com mais lixo...
                            Se não me levas a mal a brincadeira, diria que segundo esse princípio as sanitas não funcionavam, porque o autoclismo faz com que haja uma maior concentração de água, logo a "sujidade" ficava em cima enquanto a água descia!

                            Num modo mais a sério, as impurezas no combustível não ficam eternamente "a boiar" entre dezenas de litros de gasolina ou gasóleo.

                            O filtro de combustível está lá por um motivo, e se saturar entope.

                            Num dos meus carros (Civic de 96 com 17x.000 km), anda lá o filtro de gasolina com que saiu de fábrica (há 18 anos), e anda muitas vezes na reserva.

                            Num diesel não faço isto pelo receio dos injectores mais sensíveis, mas vão (bem) à reserva sempre antes de voltarem a ser atestados (a boa autonomia é para usar). Um deles (1.6 HDI) está com 193.000 km sem qualquer stress mecânico.

                            Comentário


                              #15
                              Isso tambem tem haver com os sitios onde metes combustiveis, alguns trazem mesmo lixo.
                              Tambem é posivel ganhar lixo doutras formas por ex. tive um corsa A em que o tubo de respiro rompeu e começou a entrar lixo para o deposito.
                              Mas eu continuo na minha, se o deposito tiver muito lixo mais rapido entopes o filtro se andares sempre na reserva.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                Isso tambem tem haver com os sitios onde metes combustiveis, alguns trazem mesmo lixo.
                                Um intervalo de tempo de 18 anos e andando a maior parte deles nas mãos da minha mulher (que provavelmente desconhece qualquer um destes conceitos, incluindo o "complexo" filtro de combustível) deixa adivinhar que é abastecido onde calha e for mais barato e/ou conveniente.

                                Ainda assim são 18 anos de "pequenos" abastecimentos, ou seja, raramente o carro anda a mais de meio depósito. O filtro de combustível é o que saiu de fábrica.

                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                Tambem é posivel ganhar lixo doutras formas por ex. tive um corsa A em que o tubo de respiro rompeu e começou a entrar lixo para o deposito.
                                Mas aí acabaste de descrever uma avaria (o tubo rompeu-se). Com avarias tudo pode acontecer, incluindo perderes o combustível todo (se for outro tubo a romper-se).

                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                Mas eu continuo na minha, se o deposito tiver muito lixo mais rapido entopes o filtro se andares sempre na reserva.
                                Não discordo da tua ideia em termos genéricos, e confesso que em carros com mecânicas mais sensíveis não me sentiria confortável a andar constantemente perto da reserva.

                                Mas algumas destas coisas acabam por ter uma importância real reduzida.
                                Existem muitas ideias que são quase mitos hoje porque sempre foram (e ainda são) desculpas fáceis e comuns para explicar outros problemas.

                                Continua bem presente a velha história do injector avariado que a oficina tenta explicar por tentativas:

                                - Pergunta se o cliente utiliza combustível low-cost (se sim, identificámos o problema, em caso contrário passa para a próxima);

                                - Pergunta se o cliente abastece ou abasteceu em bombas mais antigas (se sim..., se não...);

                                - Pergunta se o cliente costuma andar muito na reserva (se sim.., se não...);

                                Em alguma destas haverá de acertar e encontrar o problema.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Num dos meus carros (Civic de 96 com 17x.000 km), anda lá o filtro de gasolina com que saiu de fábrica (há 18 anos), e anda muitas vezes na reserva.
                                  Mas isso aguenta assim porque é um Civic

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Onde queria chegar, é que há alguns filtros que depois de saturados, abrem para não obstruir o sistema, levando a que se deixe de filtrar. Neste caso, a questão dos detritos, não deixa de ser premente.
                                    Há filtros que abrem depois de saturados?
                                    Onde viste isso?
                                    Não foi nos automóveis que viste tal coisa aposto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                      Mas isso aguenta assim porque é um Civic
                                      lol

                                      Então o problema não seria o lixo nos depósitos de combustível e sim no que está debaixo de alguns capôts!

                                      (Estou a brincar, claro)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                        Há filtros que abrem depois de saturados?
                                        Onde viste isso?
                                        Não foi nos automóveis que viste tal coisa aposto.
                                        Isso acho que só acontece com os filtros de óleo, que tem um bypass.

                                        Válvula de Segurança: abrese
                                        automaticamente, permitindo a
                                        passagem livre do óleo para o motor,
                                        mesmo sem filtrá-lo. Isso ocorre
                                        sempre que, por negligência, o filtro
                                        estiver saturado por falta de troca. A
                                        válvula assegura a continuidade da
                                        lubrificação do motor, mesmo com
                                        o óleo contaminado. Porém, esta é
                                        uma condição que deve ser evitada,
                                        pois trará prejuízos aos componentes
                                        internos do motor. A válvula by-pass
                                        fica localizada no filtro ou no bloco do
                                        motor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                          Há filtros que abrem depois de saturados?
                                          Onde viste isso?
                                          Não foi nos automóveis que viste tal coisa aposto.
                                          Há umas semanas estive com um engenheiro mecânico, que já trabalhou na Ford, e estava a explicar-me algumas coisas sobre várias matérias, entre elas os filtros de combustível dos 1.6 Psa. E uma das coisas que me disse foi exactamente o que descrevi. Não tenho porque duvidar, como podes imaginar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também me parece lógico que se tivermos 1l de combustível no depósito, a concentração de impurezas aspiradas vai ser maior. Quanto à eficácia do filtro, não sei se acaba por passar alguma coisa ou não. Mas no mínimo, vai entupir o filtro mais rapidamente. Depois também tem a ver com a quantidade de impureza que se acumula. Um carro que ande sempre na reserva ou pouco mais também não vai conseguir acumular muita.

                                            Agora, outra questão que não é falada: a contaminação por bactérias.

                                            As bactérias surgem e disseminam-se com a presença de humidade nos tanques. Podem vir até dos tanques de abastecimento. Se andarmos regularmente com o depósito cheio, é mais dificil ficar com o depósito contaminado.

                                            Qual é o mal de ter bactérias no tanque?
                                            A sua acção corrói as paredes do depósito, o que contamina o combustível e entope mais o filtro. Para além disso, os ácidos produzidos pelas bactérias podem alterar a qualidade do combustivel e respectiva combustão.

                                            Não é mal pensado fazer uma limpeza ao depósito aos 10 - 15 anos de vida.

                                            Pronto, agora se notarem uma baixa de performance no vosso carro e o mecânico vos disser "Isso é bactérias! Meta umas gotas de detergente anti-bacteriano para a loiça e dê umas gazadas que isso passa." não acreditem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acho que a soda cáustica fará bem às bactérias! Sou um adepto da soda granulada!

                                              Aquilo limpa tudo! Mesmo!


                                              Um dia ainda hei-de experimentar isso num motor a gasolina. Porque os diesel não aguentam essas brincadeiras...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não vejo a razão desta discussão quando se consegue resumir a coisa em meia dúzia de palavras: troquem o filtro de combustível a cada revisão.

                                                Não é difícil, são coisa baratas que previnem despesas avultadas, para mim é daquelas coisas que só não troca porque não quer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pois.. mas nem todos custam 5€... Há filtros a começar nos 40€ com PVP a 80€. Vão adiando..adiando... :D

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    E o que é que acontece quando o filtro satura?

                                                    (esta pergunta não tem nada a ver com a questão das impurezas, serve para tudo).
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Onde queria chegar, é que há alguns filtros que depois de saturados, abrem para não obstruir o sistema, levando a que se deixe de filtrar. Neste caso, a questão dos detritos, não deixa de ser premente.
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Há umas semanas estive com um engenheiro mecânico, que já trabalhou na Ford, e estava a explicar-me algumas coisas sobre várias matérias, entre elas os filtros de combustível dos 1.6 Psa. E uma das coisas que me disse foi exactamente o que descrevi. Não tenho porque duvidar, como podes imaginar.
                                                    Tu um dia não sabes o que acontece aos filtros, no dia seguinte afinal até sabes, e mais um dia e até já tens um amigo que atesta tudo!

                                                    Adiante! Em alguns filtros de óleo existe realmente um by-pass ao filtro quando este fica colmatado.

                                                    No filtro de combustível, em particular do diesel, nunca ouvi falar de tal.

                                                    Agora há um facto que me causa bastante perplexidade. Ao contrário do que se pensa habitualmente, considera-se um filtro de combustível de gasóleo, como um mero filtro. Isso é errado. O "filtro" de gasóleo tem uma outra função, talvez até a mais importante, que é separar a água do gasóleo. A água é um grande inimigo dos sistemas de injeção.

                                                    Ou seja, ao fazeres by-pass ao "filtro" de gasóleo, vais estar a admitir uma percentagem de água para o sistema de injeção. Acho isso extremamente nefasto para o motor para que possa ser possível.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      De todos os mitos, acima descritos, o único que pratico , é deixar aquecer um pouco o carro , o tempo suficiente de colocar o cinto , sintonizar a radio, e mais alguns segundos sentado, depois começo em marcha lenta só alguns minutos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Então e aquela dos carros com turbo terem de ficar um minuto a trabalhar antes de desligar?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                          Tu um dia não sabes o que acontece aos filtros, no dia seguinte afinal até sabes, e mais um dia e até já tens um amigo que atesta tudo!
                                                          Olha que belo artista me saíste tu...já percebi que tenho um fã. Já te disse noutro tópico que deves ter um problema de leitura, além da óbvia veia implicativa. Esta é ridícula demais, até porque o fórum (felizmente) guarda registos das DATAS e HORAS a que se escrevem posts.

                                                          Ora bem, no dia 27 de Novembro cerca das 11 horas, faço uma pergunta didáctica (iria dar a informação que o engenheiro mecânico ex-Ford me deu no seguimento).

                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          E o que é que acontece quando o filtro satura?

                                                          (esta pergunta não tem nada a ver com a questão das impurezas, serve para tudo).
                                                          O Mad responde-me.

                                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                          Se satura fica entupido, logo o combustível não flui para o motor da mesma forma, daí os filtros terem obviamente o seu tempo de vida.
                                                          E eu faço de didacta, NO MESMO DIA, cerca de 3 horas depois.

                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Onde queria chegar, é que há alguns filtros que depois de saturados, abrem para não obstruir o sistema, levando a que se deixe de filtrar. Neste caso, a questão dos detritos, não deixa de ser premente.
                                                          O Mad volta a responder, no dia seguinte.

                                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                          Há filtros que abrem depois de saturados?
                                                          Onde viste isso?
                                                          Não foi nos automóveis que viste tal coisa aposto.
                                                          E eu, que estive quase 3 dias sem vir ao fórum HOJE, expliquei porque disse o que disse. E como podes ver a sublinhado e a bold...

                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Há umas semanas estive com um engenheiro mecânico, que já trabalhou na Ford, e estava a explicar-me algumas coisas sobre várias matérias, entre elas os filtros de combustível dos 1.6 Psa. E uma das coisas que me disse foi exactamente o que descrevi. Não tenho porque duvidar, como podes imaginar.
                                                          Já agora, onde está escrito que é um amigo? E que atesta tudo?

                                                          Se usas óculos, convém trocar as lentes, se não usas, se calhar devias fazer uma consulta. Mas confesso que acredito que o teu problema esteja dentro da tua cabeça e não nos olhos. Arre, que deves ser um tipo amoroso.
                                                          Editado pela última vez por Ecoflex; 30 November 2014, 21:00.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Olha que belo artista me saíste tu...já percebi que tenho um fã. Já te disse noutro tópico que deves ter um problema de leitura, além da óbvia veia implicativa. Esta é ridícula demais, até porque o fórum (felizmente) guarda registos das DATAS e HORAS a que se escrevem posts.

                                                            Ora bem, no dia 27 de Novembro cerca das 11 horas, faço uma pergunta didáctica (iria dar a informação que o engenheiro mecânico ex-Ford me deu no seguimento).



                                                            O Mad responde-me.



                                                            E eu faço de didacta, NO MESMO DIA, cerca de 3 horas depois.



                                                            O Mad volta a responder, no dia seguinte.



                                                            E eu, que estive quase 3 dias sem vir ao fórum HOJE, expliquei porque disse o que disse. E como podes ver a sublinhado e a bold...



                                                            Já agora, onde está escrito que é um amigo? E que atesta tudo?

                                                            Se usas óculos, convém trocar as lentes, se não usas, se calhar devias fazer uma consulta. Mas confesso que acredito que o teu problema esteja dentro da tua cabeça e não nos olhos. Arre, que deves ser um tipo amoroso.
                                                            Tu és mesmo muito engraçado. E acusas e insultas e acreditas em ti mesmo!

                                                            Então tu fazes uma pergunta (inocente, com o intuito didático, conforme dizes...) ah e tal "mas o que é que acontece ao filtro quando satura?" e já tinhas a resposta preparada que te foi dada umas semanas antes? E ainda te consideras didata? Fazes-me lembrar uma certa personagem que foi presa recentemente...

                                                            Sabes as respostas e vens fazer perguntas? Isso não é didática, isso é falta de respeito!

                                                            A sequência dos teus posts, da linha do teu pensamento é... Didático, por assim dizer.

                                                            Primeiro perguntas, como quem não quer a coisa e como quem não sabe nada (mas afinal já tinhas falado sobre isto com outra pessoa que te elucidou indubitavelmente...).

                                                            Depois de te responderem (de uma forma contrária aquela que tu consideras correta) dizes que afinal até conheces uns filtros que funcionam de uma forma que não vai bem ao encontro daquilo que o outro user refere.

                                                            Finalmente, para dares a estocada final, já contextualizas a tua resposta na espaço do tempo "há umas semanas", a pessoa (um Engenheiro , claro não podia ser um chega rebos qualquer... ), defines a marca onde ele trabalhou e por acaso falaram mesmo de filtros de combustível. Ainda consubstancias o que ele te disse, com o exatamente e com isso, afirmas, que não tens porque duvidar.

                                                            SU-BLI-ME!

                                                            Entretanto vai lá perguntar ao Sr. Engº Mecânico (sim não podia ser Civil, como é óbvio) se os filtros de combustível fazem by-pass quando ficam colmatados. Ou espera, afinal pode ser que saibas a resposta e que estejamos a assistir a um processo didático...

                                                            Comentário

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