Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"andar com o carro a morrer" ??????

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "andar com o carro a morrer" ??????

    Afinal quando é que um carro anda em esforço e precisa de uma redução de caixa?
    Já me disseram que ás vezes ando com o carro em esforço a uma rotação demasiado baixa e que não dá saúde nenhuma ao motor.
    Concordo que prejudica o motor mas não acho que seja o meu caso nunca o esforço a baixo das 2000 rpm ( num a gasolina), por outro lado vejo casos em andam com um carro mesmo sendo a gasoleo a 1000 rpm por exemplo em 5ª.
    Eu acho que um motor não "vai a morrer" se sem reduzir e com um pequeno toque de acelerador ele responde facilmente.
    Esta "teoria" tá correta?

    #2
    1000 rpm em 5ª? Não acho que isso faça nada bem além do mais que senão acelara-res em quinta a essas rpm's o carro "queixa-se" e acabas por ser obrigado a reduzir mudança e acelerar...


    P.S. Não percebo nada de carros lol,isso depende dos carros tb, mas normalmente a gasoleo, eles queixam-se logo, isto digo eu o meu carro Fiat GrandPunt Multijet 1.3 Gasol , é assim, já testei...

    Eu também ando mts vezes em 4ª a rotações ligeiramente abaixo das 2000 poupa-se combustível só cum um cheirinho acelarador, isto faz mal malta?
    Editado pela última vez por Silent123; 02 December 2014, 20:46.

    Comentário


      #3
      Eu ando em 6ª abaixo das 2000 (~1500) num carro a gasolina.
      Sem problemas nenhuns.
      Só depende do carro. Ou melhor, do motor.

      Comentário


        #4
        sim depende muito do motor. eu em 6ª a 1500 só a descer.
        Mas a subir de 3ª para cima nunca deixo o motor baixar das 2000.

        Comentário


          #5
          Pois é isso, eu tb em 3 a subir se descer abaixo das 2000 já nouto diferença, se baixar para menos 1500 2ª=)
          Mas acho que isto influencia mt também ser gasoleo ou gasolina, porque eu tenho um carro gasolina também e que ando em 5ª a 65/70Kmh sem problemas, o carro é tão antigo que nem tem visor RPM's :D

          Se eu fizer isso no carro gasoleo esquece-se ele não me deixa, 5ª a menos de 70 queixa-se logo.
          Cumps

          Comentário


            #6
            Nos turbo-diesel, não faz sentido usar regimes abaixo da zona do turbo (normalmente o mínimo são 1750 rpms), pois o motor é mais eficiente a partir desse regime.

            Comentário


              #7
              Bravo SP: Tens que adequar a relação de caixa à velocidade e inclinação do terreno e carga de acelerador.

              Num carro a gasolina subir a menos de 2000 nunca me parece de fazer.

              Comentário


                #8
                O meu não têm conta rotações, mas notas perfeitamente se o motor está em esforço ou não e se precisa de uma redução ou não, através das reações do carro ao carregares no acelerador

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Nos turbo-diesel, não faz sentido usar regimes abaixo da zona do turbo (normalmente o mínimo são 1750 rpms), pois o motor é mais eficiente a partir desse regime.
                  Pois, e isto tb é muito verdade =)

                  Comentário


                    #10
                    Ando muitas vezes num diesel a 1000rpm, sem stress e sem avarias (laliás se bem usado poupa o motor); depende do motor/caixa/condução/estrada.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                      Bravo SP: Tens que adequar a relação de caixa à velocidade e inclinação do terreno e carga de acelerador.

                      Num carro a gasolina subir a menos de 2000 nunca me parece de fazer.
                      Originalmente Colocado por afc Ver Post
                      O meu não têm conta rotações, mas notas perfeitamente se o motor está em esforço ou não e se precisa de uma redução ou não, através das reações do carro ao carregares no acelerador


                      Nem mais , tudo pode variar , e de acordo com a inclinaçao do terreno !

                      Podes ir em 4ª as 2000 rpm em plano que vais apenas com o pé mais "levantado" do acelerador e ele vai consumir menos , e ele responde .

                      Como é impensavel fazer o mesmo exercicio numa subida !

                      O que é o termo em esforço ? É quando vais a uma rotaçao demasiado baixa para um determinado tipo de "terreno " , e verificas logo isso se carregares no acelerador e ele nao responder ! Neste caso ao carregares no acelerador ele nao responde e "mama " gota !

                      O ideal é ires numa rotaçao mais alta em que ele se sinta á vontade e que á minima calcadela ele responda com prontidao , isto chama-se "motor folgado"


                      As rotaçoes estao lá para serem usadas , e muitas vezes nao é andarem as 1500 rpm que vao ser poupados quando por vezes é o contrario que acontece .

                      Comentário


                        #12
                        Eu ando sempre á menor rotação possível, ou seja a rotação sem que a carrinha comece a engasgar/falhar.
                        Quando acontece esse caso de acelerar e ela não querer responder, geralmente é quando vou em recta e aparece uma subida, deixo ir a rola na recta numa mudança alta mas a baixas rpm's, na subida deixo ir até precisar de acelerar, ou dependendo do transito que tiver á frente e precisar de travar ou acelerar para não ir a estorvar ou outra situação.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                          Eu ando sempre á menor rotação possível, ou seja a rotação sem que a carrinha comece a engasgar/falhar.
                          Quando acontece esse caso de acelerar e ela não querer responder, geralmente é quando vou em recta e aparece uma subida, deixo ir a rola na recta numa mudança alta mas a baixas rpm's, na subida deixo ir até precisar de acelerar, ou dependendo do transito que tiver á frente e precisar de travar ou acelerar para não ir a estorvar ou outra situação.

                          Nesse segundo exemplo se calhar vai te fazer consumos superiores . Podes deixar ir na subida mas depois chega o ponto em que nao tem força para aguentar a subida e ai tens de meter uma abaixo e com uma rpm relanxante para ires ali a carregar minimamente no acelerador e ele estar folgado e pronto para uma aceleradela se necessario

                          Comentário


                            #14
                            Depende bastante do carro/motor.

                            No Audi A3 2.0 TDi 140cv aguenta muito bem regimes de 1250 rpm sem morrer e em subidas. Basta pressionar um pouco o acelarador (mesmo nas relações de caixa mais altas) e ele deselvolve muito bem.

                            O 20d 150cv é diferente. Nas mesmas situações sente-se bem melhor as 1500/1750 rpm.

                            Num Astra GTC 1.3 CDTi 90cv o taquimetro tem de estar nas 2000rpm e mesmo assim...

                            Comentário


                              #15
                              Depende muito dos motores. No meu caso:

                              Alfa 166 2.4 JTD 136cvs: força q.b. e ausencia de vibrações logo desde o ralenti. (Ok, mais um pouco cerca das 1000rpm). Consigo andar na boa neste regime, sem sentir vibrações nem falta de força.
                              Alfa 159 1.9 JTDM 150cvs: Abaixo das 1500rpm é para esquecer. Muita vibração, comparativamente ao 166. Também menos força que o 166 nesta faixa de rotações. Teoricamente está reprogramada, para 180cvs. Na prática, não sei, nunca medi.

                              Comentário


                                #16
                                Muito se fala de usar rotações de binário máximo, mas o certo é que eu uso rotações baixas, desde que não esforce em demasia e consigo consumos baixos.

                                Se for a direito, sem pressas, apenas para rolar atrás do trânsito é bem possivel uma 5ª a 60 kms/h num hdi 1.6 por exemplo, ou até sair na mesma mudança, às 1.000 num 1.6 a gasolina.

                                Claro que se for para despachar reduz-se. Por isso mesmo, depende, não há aqui uma regra.


                                Cump.

                                Comentário


                                  #17
                                  Num fiesta andasse em subidas e afins entre as 2500 3000 rpm , e até é mais economico que andar abaixo das 2000 rpm !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Depende do carro/motor e também... da caixa e das suas relações.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      Depende do carro/motor e também... da caixa e das suas relações.
                                      ...e do facto de quereres aumentar (ou não) a velocidade.

                                      Podes rolar às 1.000rpm sem dificuldades, mas, caso necessites de acelerar, é possível que o motor comece a "bater".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim, esse bater já não é muito saudável. E é muito ineficiente na medida em que estamos a meter combustível (pé no fundo) a mais e não se irá traduzir em "andamento".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bravosp Ver Post
                                          Afinal quando é que um carro anda em esforço e precisa de uma redução de caixa?
                                          Já me disseram que ás vezes ando com o carro em esforço a uma rotação demasiado baixa e que não dá saúde nenhuma ao motor.
                                          Concordo que prejudica o motor mas não acho que seja o meu caso nunca o esforço a baixo das 2000 rpm ( num a gasolina), por outro lado vejo casos em andam com um carro mesmo sendo a gasoleo a 1000 rpm por exemplo em 5ª.
                                          Eu acho que um motor não "vai a morrer" se sem reduzir e com um pequeno toque de acelerador ele responde facilmente.
                                          Esta "teoria" tá correta?
                                          De facto não é nada saudável andar com o carro em esforço: mudanças altas e rotações baixas.

                                          É fácil de notar quando vai em esforço, pois o motor estremece e nota-se falta de força, pedindo mudanças abaixo. É preferível gastar um pouco mais de combustível do que esforçar o motor (como muitos fazem para o poupar). Depois, o arranjo fica muito mais caro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                            Nesse segundo exemplo se calhar vai te fazer consumos superiores . Podes deixar ir na subida mas depois chega o ponto em que nao tem força para aguentar a subida e ai tens de meter uma abaixo e com uma rpm relanxante para ires ali a carregar minimamente no acelerador e ele estar folgado e pronto para uma aceleradela se necessario
                                            Depende, eu disse que a parte de acelerar e não querer responder é a certa altura não quer dizer que o faça ou que faça sempre, por vezes por distracção lá acontece, mas isso são coisas que acontecem a todos...
                                            Geralmente reduzo para 4ª(aplicando ao percurso que faço mais vezes) já sei mais ou menos quando, até lá vai a "deslizar" em 5ª...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu no Bravo T-Jet nas subidas só reduzo abaixo da 4ª se precisar de abrandar caso contrário o motor vai sempre a cima das 2000 RPM que é praticamente o binário maximo.
                                              Mas já vi pessoal a fazer subidas em 4ª ou 5ª a pouco mais de 1000 RPM e o carro vibrava por todo o lado isso é que para mim é prejudicial, ainda pra mais em motores com turbo de geometria fixa que aquela rotação o turbo ta quase parado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                é muito relativo. no meu carro é ao contrario, tenho um jimny 1.5ddis (dci), o turbo so dispara as 2000rpm. em situaçoes em que nao preciso de força, nem velocidade, so a rolar em plano a pastelar ou mesmo em estradas de mato com as redutoras ligadas posso andar abaixo das 2000 e nao gasto quase nada. no entanto, em situaçoes em que preciso de força ou velocidade, conduçao normal, autoestrada, ja reparei que quanto mais altas as rotaçoes menos gasto. entre as 3500 e as 4000 em autoestrada gasto 6.5 aos 100, mas se andar sempre nas 2000 e poucas vai pos 7,5. e se nessa faixa de rotaçao ainda tiver de andar a fazer recuperaçoes ou a compensar as subidas ainda gasta mais

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X