Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Garantia automovel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Garantia automovel

    No passado mes de Junho comprei uma carrinha Renault Megane de 2007 num stand, à cerca de um mes apareceu me no painel de intrumentos uma mensagem " verificar air bag" e a luz do air bag ligada, contactei o proprietário do Satnd que me encaminhou para um eletricista auto afim de verificar qual era o problema, verificou se que foi a fita do air bag que partiu. O proprietario do satnd informou me que a garantia não cobre este tipo de avaria porque segundo ele a fita do air bag é considerado material de desgaste, o que eu acho estranho . Gostava de saber se me sabe indicar se a garantia cobre este tipo de avaria ou se estou a ser enganado .

    #2
    Originalmente Colocado por kimc Ver Post
    No passado mes de Junho comprei uma carrinha Renault Megane de 2007 num stand, à cerca de um mes apareceu me no painel de intrumentos uma mensagem " verificar air bag" e a luz do air bag ligada, contactei o proprietário do Satnd que me encaminhou para um eletricista auto afim de verificar qual era o problema, verificou se que foi a fita do air bag que partiu. O proprietario do satnd informou me que a garantia não cobre este tipo de avaria porque segundo ele a fita do air bag é considerado material de desgaste, o que eu acho estranho . Gostava de saber se me sabe indicar se a garantia cobre este tipo de avaria ou se estou a ser enganado .
    Mesmo que fosse uma peça de desgaste, penso que o carro deveria ser entregue em condições (a menos que tivesse sido combinado de outra forma na compra), ou seja, não é suposto have material de desgaste que esteja já totalmente desgastado.

    Em primeiro lugar, podes partilhar o nome do stand, para já à partida o riscar da minha lista?

    Por outro lado, isso não é a meu ver uma peça de desgaste, só se considerarmos todas as peças do carro como peças de desgaste.

    Normalmente a garantia de usado é motor e caixa, mas mesmo assim de acordo com experiencias passadas é suposto corrigirem se quiserem ficar com bom nome.

    Comentário


      #3
      Lê as condições gerais da garantia, se não vier claramente incluído nas exclusões o stand terá que assumir...

      Comentário


        #4
        Por curiosidade, qual é o valor da reparação?

        Comentário


          #5
          Não tenho papeis de garantia , mas pelo que já li não são necessários, basta ter prova de compra da viatura para que a garantia exista, o que gostava de saber é se a fita do air bag é ou não considerado material de desgaste.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Por curiosidade, qual é o valor da reparação?
            O valor acho que será mais ou menos 170€ mais mão de obra. posso saber o porque da pergunta

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
              Mesmo que fosse uma peça de desgaste, penso que o carro deveria ser entregue em condições (a menos que tivesse sido combinado de outra forma na compra), ou seja, não é suposto have material de desgaste que esteja já totalmente desgastado.

              Em primeiro lugar, podes partilhar o nome do stand, para já à partida o riscar da minha lista?

              Por outro lado, isso não é a meu ver uma peça de desgaste, só se considerarmos todas as peças do carro como peças de desgaste.

              Normalmente a garantia de usado é motor e caixa, mas mesmo assim de acordo com experiencias passadas é suposto corrigirem se quiserem ficar com bom nome.
              É assim por acordo, podendo ser só "de boca" ou alguns escritos e muitos nem sabem o que assinaram, ou porque a malta acha que é assim mesmo só motor e caixa.
              Se é vendido de um stand com tudo legal é garantia de 1 ano total, está na lei.

              Comentário


                #8
                Se eles acham que uma fita de airbag é desgaste então devias ter perguntado ao stand qual é a peça num carro que não sofre desgaste. Seria certamente uma reposta interessante.

                Além de uma fita de airbag não ser nem sequer desgaste rápido, acho que era de bom tom trocarem. Cheira-me a piratas........toma cuidado.

                Cumprimentos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                  Além de uma fita de airbag não ser nem sequer desgaste rápido,
                  ... nem de desgaste lento.

                  A fita partiu, porque o volante foi desmontado e depois não a colocaram convenientemente (a espiral deve ter ficado muito apertada).

                  Porque desmontaram o volante?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por kimc Ver Post
                    Não tenho papeis de garantia , mas pelo que já li não são necessários, basta ter prova de compra da viatura para que a garantia exista, o que gostava de saber é se a fita do air bag é ou não considerado material de desgaste.
                    Caríssimo, como não tens que ter os papeis da garantia ?!?!?!? tens garantias dos mais variados géneros, algumas assumem umas coisas e outras não, como te digo, tens que ler as condições gerais da garantia que tens e ver se é garantia ou exclusão....

                    Comentário


                      #11
                      Ponto prévio. Não sou mecânico, nem tenho aspirações a isso, embora goste de mecânica automóvel.

                      Nesse geração a quebra da fita do airbag do condutor era um defeito relativamente frequente. Antes de partir era costume ouvir um ligeiro "silvar" ao girar o volante.

                      É uma peça que é suposto durar a vida útil do automóvel. Eu não aceitava considerar isso como peça de desgaste e falava com um advogado, ainda que de forma informal, para começar. Depois iria falar novamente com o stand que vendeu o carro...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                        ... nem de desgaste lento.

                        A fita partiu, porque o volante foi desmontado e depois não a colocaram convenientemente (a espiral deve ter ficado muito apertada).

                        Porque desmontaram o volante?
                        Boa tarde não faço a mínima ideia se desmontaram o volante , mas o certo é que tenho a carrinha a 6 meses e o sr dono do stand diz que a garantia não cobre este tipo de componentes . Se continuar com este problema alguém me sabe como posso resolve lo ? que formas legais tenho de obrigar o sr a reparar a avaria

                        Comentário


                          #13
                          Isso não é peça de desgaste nem aqui nem em lado nenhum! Agora se não acordaste garantia alguma com o stand e tens só a garantia definida por lei, penso que só abrange motor e caixa, mas posso estar errado.

                          De qualquer das formas é ridículo não te trocarem isso passado um mês, se não quiserem pagar diz que o fb e os fóruns automóvel são umas excelentes formas de má publicidade, que neste caso existe e muito! Pode ser que quando faltarem os clientes acordem para a realidade do país.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                            Ponto prévio. Não sou mecânico, nem tenho aspirações a isso, embora goste de mecânica automóvel.

                            Nesse geração a quebra da fita do airbag do condutor era um defeito relativamente frequente. Antes de partir era costume ouvir um ligeiro "silvar" ao girar o volante.

                            É uma peça que é suposto durar a vida útil do automóvel. Eu não aceitava considerar isso como peça de desgaste e falava com um advogado, ainda que de forma informal, para começar. Depois iria falar novamente com o stand que vendeu o carro...
                            ok obgd , será que a marca não assume este tipo de defeito?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por kimc Ver Post
                              mas o certo é que tenho a carrinha a 6 meses
                              Então o meu post perdeu a validade!

                              Respondi-te com base no que aconteceu a um amigo meu: desmontou o volante para reparar uma manete + retirou a caixa da espiral do airbag + colocou a caixa da espiral toda desenrolada + virou o volante e partiu a espiral = espiral nova = uma pipa de massa.

                              O vendedor deveria assumir a despesa da reparação, mas, caso não o faça, vais gastar mais dinheiro na "justiça" que numa eventual reparação às tuas custas.

                              Boa sorte

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ViraMilho Ver Post
                                Isso não é peça de desgaste nem aqui nem em lado nenhum! Agora se não acordaste garantia alguma com o stand e tens só a garantia definida por lei, penso que só abrange motor e caixa, mas posso estar errado.

                                De qualquer das formas é ridículo não te trocarem isso passado um mês, se não quiserem pagar diz que o fb e os fóruns automóvel são umas excelentes formas de má publicidade, que neste caso existe e muito! Pode ser que quando faltarem os clientes acordem para a realidade do país.
                                "Decreto-Lei nº. 67/2003, de 8 de Abril, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Decreto-Lei nº 84/2008, de 21 de Maio.Assim sendo, e de acordo com o supra referido, a garantia cobre todas as não conformidades que se verifiquem no veículo, à excepção daquelas que fossem do conhecimento do comprador à data da compra; resultem de má utilização por parte do condutor ou sejam peças de desgaste, sendo nulas as cláusulas que excluam ou limitem estes direitos." Esta foi a resposta que recebi agora do Centro de Arbitragem do Sector Automóvel

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por kimc Ver Post
                                  "Decreto-Lei nº. 67/2003, de 8 de Abril, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Decreto-Lei nº 84/2008, de 21 de Maio.Assim sendo, e de acordo com o supra referido, a garantia cobre todas as não conformidades que se verifiquem no veículo, à excepção daquelas que fossem do conhecimento do comprador à data da compra; resultem de má utilização por parte do condutor ou sejam peças de desgaste, sendo nulas as cláusulas que excluam ou limitem estes direitos." Esta foi a resposta que recebi agora do Centro de Arbitragem do Sector Automóvel
                                  Então bola pra frente e aperta com eles! Nem que leves lá um mecânico conceituado da zona pra lhe chamar mentiroso com os dentes todos assim que ele abrir a boca pra dizer que é "Peça de desgaste"

                                  Comentário


                                    #18
                                    obgd , se não for abem vai a mal vou recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por kimc Ver Post
                                      O valor acho que será mais ou menos 170€ mais mão de obra. posso saber o porque da pergunta
                                      Eu expliquei: curiosidade, especialmente porque é um problema que parece ser recorrente nos Meganes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por kimc Ver Post
                                        Não tenho papeis de garantia , mas pelo que já li não são necessários, basta ter prova de compra da viatura para que a garantia exista, o que gostava de saber é se a fita do air bag é ou não considerado material de desgaste.
                                        O documento de compra e venda estava em nome do stand?
                                        É que se estava em nome do anterior dono, estás tramado, o stand vai apenas dizer que auxiliou uma venda entre particulares...

                                        Tens factura do stand?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Eu expliquei: curiosidade, especialmente porque é um problema que parece ser recorrente nos Meganes.
                                          Tu explicaste?! Ninguém viu explicação nenhuma...

                                          Adiante!

                                          Ao autor do tópico, a fita do air bag não pode ser considerada uma peça de desgaste.
                                          Portanto se tens garantia, esse valor tem que te ser ressarcido.
                                          Há muita gente a desvalorizar essa reparação, achando que ela é barata e como tal não deveria ser contemplada pela garantia.
                                          Pessoas que fazem perguntas e não dão explicações...

                                          Comentário


                                            #22
                                            boas, antes de advogados, que tal uma solução gratuita? ja tentou o portal do consumidor? Portal do Consumidor, é tipo DECO, só que do governo, gratuito, disponiveis e interessados em resolver os problemas mas tente, são prestaveis, e têm inclusive mediadores gratuitos para situações de valores monetarios baixos como é o caso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Fita do airbag peça de desgaste?

                                              Ainda bem que estupidez não é deficiência (até ver).

                                              É apertar com o dono do stand, ele está a querer fazer-te passar por parvo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Joni89 Ver Post
                                                boas, antes de advogados, que tal uma solução gratuita? ja tentou o portal do consumidor? Portal do Consumidor, é tipo DECO, só que do governo, gratuito, disponiveis e interessados em resolver os problemas mas tente, são prestaveis, e têm inclusive mediadores gratuitos para situações de valores monetarios baixos como é o caso.
                                                Muito obrigado vou contactar a ver se resolvo o problema
                                                .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                  Tu explicaste?! Ninguém viu explicação nenhuma...

                                                  Adiante!

                                                  Ao autor do tópico, a fita do air bag não pode ser considerada uma peça de desgaste.
                                                  Portanto se tens garantia, esse valor tem que te ser ressarcido.
                                                  Há muita gente a desvalorizar essa reparação, achando que ela é barata e como tal não deveria ser contemplada pela garantia.
                                                  Pessoas que fazem perguntas e não dão explicações...
                                                  Obg, pelo que andei a perguntar vários stands dizem que este problema não é abrangido pela garantia , mas acho que é jogada entre eles , um deve ter feito esta jogada e saiu se bem os outros seguiram a jogada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    O documento de compra e venda estava em nome do stand?
                                                    É que se estava em nome do anterior dono, estás tramado, o stand vai apenas dizer que auxiliou uma venda entre particulares...

                                                    Tens factura do stand?
                                                    Tenho documento de transferência monetária e documento de compra

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por kimc Ver Post
                                                      No passado mes de Junho comprei uma carrinha Renault Megane de 2007 num stand, à cerca de um mes apareceu me no painel de intrumentos uma mensagem " verificar air bag" e a luz do air bag ligada, contactei o proprietário do Satnd que me encaminhou para um eletricista auto afim de verificar qual era o problema, verificou se que foi a fita do air bag que partiu. O proprietario do satnd informou me que a garantia não cobre este tipo de avaria porque segundo ele a fita do air bag é considerado material de desgaste, o que eu acho estranho . Gostava de saber se me sabe indicar se a garantia cobre este tipo de avaria ou se estou a ser enganado .
                                                      teoricamente diria que não é peça de desgaste e que o stand se está a fazer de esquisito. insiste e aperta com eles.

                                                      partilho a opinião com os restantes que aqui puseram feedback de que fita de airbag não devia ser peça de desgaste, e considerando idade da carrinha (2007) acho que estás mais do que garantido.

                                                      porém, não é neste caso, mas não me parece que seja sempre linear que nunca seja considerado peça de desgaste uma vez que vários automóveis têm previsto verificação de componentes de airbag aos 10 anos de vida do carro e eventual substituição se necessário. se carro tivesse mais de 10 anos, podia ser esse o caso, neste caso não se aplica.

                                                      por fim resta dizer que na geração mégane II o problema da fita está mais que identificado, mas nunca foi considerado defeito crónico pela marca. eu tive uma carrinha mégane II de 2005 e nas oficinas renault onde andei disseram-me que há dois tipos clientes deste carro: os que já trocaram a fita de airbag e os que ainda não trocaram (mas vão ter de trocar).. lol.

                                                      minha não chegou a trocar, mas já fazia o ruído ao virar volante e disseram-me cerca de 200 euros (com IVA) na marca. bate certo com o que aqui é dito. vendia-a antes disso. não por essa manutenção, mas pelos consumos. era 1.4 16v e tinha média de 9,5 litros/100 km (muita AE).
                                                      Editado pela última vez por dtv; 03 December 2014, 23:20.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                                        Mesmo que fosse uma peça de desgaste, penso que o carro deveria ser entregue em condições (a menos que tivesse sido combinado de outra forma na compra), ou seja, não é suposto have material de desgaste que esteja já totalmente desgastado.

                                                        Em primeiro lugar, podes partilhar o nome do stand, para já à partida o riscar da minha lista?

                                                        Por outro lado, isso não é a meu ver uma peça de desgaste, só se considerarmos todas as peças do carro como peças de desgaste.

                                                        Normalmente a garantia de usado é motor e caixa, mas mesmo assim de acordo com experiencias passadas é suposto corrigirem se quiserem ficar com bom nome.
                                                        Até pode ser normalmente mas só para quem desconhece a lei. garantia de usado é sempre 2 anos (ou 1 ano por mútuo acordo) e cobre todos os órgãos e peças excepto peças de desgaste. menos de 1 ano de cobertura nunca é possível ter. (excepto venda entre particulares, claro). nos stands, independentemente do que está escrito ou assinado. a garantia é válida por força da lei (mesmo sem papéis de garantia) e quaisquer cláusulas a limitar a garantia, são automaticamente nulas.

                                                        a prova de compra a fazer para accionar garantia não considera o nome do proprietário anterior. isto é, se for em nome do stand, está resolvido. se não for, mas for possível provar que a compra foi no stand (ou pelo pagamento - cheque ou transferência) ou por contrato compra e venda assinado, não é necessário que o carro tenha estado em nome do stand para ser considerado uma venda profissional e como tal, sujeita à lei da garantia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A garantia de veiculo usado é de 24 meses salvo acordo escrito entre ambas das partes em que assim esta pode ser reduzida para 12 meses.

                                                          O que acontece muito é que os stands compra garantias prestadas por terceiros, em que estes tem nas suas cláusulas apenas a cobertura de motor e caixa de velocidades. No entanto caso exista uma anomalia noutro componente não abrangido por esta garantia é a entidade vendedora a responsável pela reposição/reparação da não conformidade.

                                                          Atenção que os planos de manutenção tem de ser cumpridos e as peças de desgaste também não estão cobertas.

                                                          Se quiseres ser mauzinho pergunta lá ao senhor qual o carro que ele tem e quanta fitas dessas já trocou já que são de desgaste...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por kimc Ver Post
                                                            Tenho documento de transferência monetária e documento de compra
                                                            perfeito. e se não tens mútuo acordo assinado por ambos de redução de garantia de 2 anos para 1 ano, tenho a dizer-te que tens 2 anos de garantia.

                                                            a aplicação do mútuo acordo, não é escrever no anúncio do carro na internet "garantia de 12 meses por mútuo acordo".

                                                            uma vez que o direito básico da garantia de bens móveis como o automóvel são 2 anos, lei protege a parte mais fraca (comprador) e atribui-lhe esse direito à garantia de 2 anos sem necessidade de qualquer papel de garantia para "validar" esse direito. porém, se houver vontade de reduzir esse período de garantia previsto na lei de 2 para 1 ano, tal é possível, desde que (aqui sim) haja documento assinado entre ambos de redução para o período mínimo de 1 ano, por mútuo acordo. portanto, sem mútuo acordo e com prova de que compra foi ao stand (prova do pagamento ou contrato compra e venda), a garantia é sempre de 2 anos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X