Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Pequeno problema" no Fiat Stilo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Pequeno problema" no Fiat Stilo

    Boas,

    Estou com um "pequeno problema" no meu Stilo e talvez me possam ajudar

    É o seguinte, tenho o kit de sensores de estacionamento (originais) que reparei a algum tempo (tinha 1 avariado) mas agora aparentemente deixaram de funcionar, mas não aparece qualquer indicação de erro no painel (como antes) nem liga o buzzer quando meto a marcha atrás.
    Com estes "sintomas" parece-me que foi só o buzzer dos sensores que avariou porque até no menu quando regulo o som do buzzer não se ouve nada, mas não sei onde está colocado para o tentar reparar/substituir...

    Alguém sabe como posso aceder ao buzzer?

    Não tenho manual do carro e como não estou a conseguir encontrar a resposta não queria fazer asneiras

    #2
    Originalmente Colocado por ruirodrigues10 Ver Post
    Boas,

    Estou com um "pequeno problema" no meu Stilo e talvez me possam ajudar

    É o seguinte, tenho o kit de sensores de estacionamento (originais) que reparei a algum tempo (tinha 1 avariado) mas agora aparentemente deixaram de funcionar, mas não aparece qualquer indicação de erro no painel (como antes) nem liga o buzzer quando meto a marcha atrás.
    Com estes "sintomas" parece-me que foi só o buzzer dos sensores que avariou porque até no menu quando regulo o som do buzzer não se ouve nada, mas não sei onde está colocado para o tentar reparar/substituir...

    Alguém sabe como posso aceder ao buzzer?

    Não tenho manual do carro e como não estou a conseguir encontrar a resposta não queria fazer asneiras
    Salvo erro, o buzzer dos sensores está na bagageira, dentro da "portinha" do lado direito. Ao abrires a mala, do lado direito tens uma "portinha" da alcatia que dá acesso ao amortecedor direito. É aí que deverá estar a caixa dos sensores. Julgo que o som dos sensores vem daí.

    Se for o buzzer que apita quando tens alguma avaria/ligas o pisca, ou seja, o que dá o som quando mexes nos menus de configuração do carro, deverá estar algures atrás do quadrante. Ou é aí ou é ligeiramente mais abaixo por trás da porta dos fusiveis, mais ou menos.

    Procura por fiat forum no google e tens lá uma secção dedicada ao Stilo. Pode ser que encontres algo parecido ao teu problema.

    Vai aqui para veres o manual: http://aftersales.fiat.com/elum/home.aspx

    Comentário


      #3
      Obrigado pela resposta NelioSilva!

      O buzzer deverá ser mesmo o da mala, pois o outro continua a funcionar (apita por causa do erro do airbag do passageiro às vezes). Por acaso acho que já tinha visto essa "portinha" do lado direito da mala e realmente tem lá umas fichas cor de laranja mas acho que não tinha nenhuma caixa que pudesse ser do sistema de estacionamento, mas vou ver melhor...

      Já agora, outro "pequeno problema": ao manter premido o botão para abrir do comando do carro abre os vidros e a skywindow como previsto, mas ao manter premido o botão de fechar apenas fecha os vidros e não fecha a skywindow. Para resolver isto deve ser preciso alguma (re)programação na fiat ou haverá alguma solução "caseira"?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ruirodrigues10 Ver Post
        Obrigado pela resposta NelioSilva!

        O buzzer deverá ser mesmo o da mala, pois o outro continua a funcionar (apita por causa do erro do airbag do passageiro às vezes). Por acaso acho que já tinha visto essa "portinha" do lado direito da mala e realmente tem lá umas fichas cor de laranja mas acho que não tinha nenhuma caixa que pudesse ser do sistema de estacionamento, mas vou ver melhor...

        Já agora, outro "pequeno problema": ao manter premido o botão para abrir do comando do carro abre os vidros e a skywindow como previsto, mas ao manter premido o botão de fechar apenas fecha os vidros e não fecha a skywindow. Para resolver isto deve ser preciso alguma (re)programação na fiat ou haverá alguma solução "caseira"?
        Isso já não sei, que o meu não tem skywindow mas vê no manual, no link que te dei, a ver o que lá diz.

        Provavelmente algum bug eléctrico.
        Editado pela última vez por NelioSilva; 07 December 2014, 23:43.

        Comentário


          #5
          Pois, pelo que diz no manual deveria fechar também o skywindow. Sendo um bug eléctrico, só na marca poderá ser resolvido, certo?

          Comentário


            #6
            O meu ex-Stilo tinha o buzzer no pilar B, no fundo. Portanto, no pilar onde está o cinto de segurança do lado do condutor.

            O buzzer não é mais do que uma coluna. Se tiveres uma coluna pequena, tipo daquelas das Tv's, experimenta.

            No meu tive que abri-lo para refazer as soldas.

            Quanto ao Skywindow, não te consigo ajudar, o meu não tinha, mas quando premia os botões de abrir e fechar, os vidros faziam-no respectivamente. Não sei se o tecto também abre quando accionada esta função. Mas faria sentido.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ruirodrigues10 Ver Post
              Pois, pelo que diz no manual deveria fechar também o skywindow. Sendo um bug eléctrico, só na marca poderá ser resolvido, certo?
              Sim, também deve fechar o tecto. Tenta um electricista auto na tua zona. Pode ser mau contacto, pode ser bateria fraca, pode ser outra coisa

              Comentário


                #8
                the skywindow doesnt close?

                Comentário


                  #9
                  Para o problema dos sensores de estacionamento, verifica se ao engrenar a MA as luzes acendem. Há algum tempo os meus sensores também deixaram de funcionar, e só passado algum tempo me apercebi que era o interruptor da MA.

                  Comentário


                    #10
                    Olá,

                    Quando metes a Marcha-Atràs não quer dizer que o sensor faça o Buzzer, apenas apita quando já está próximo do obstáculo. Vê se não tens nenhum sensor para dentro do pára-choque basta um não estar na sua devida posição para eles já não trabalharem devidamente. Quando à "portinhola" poderá ser e poderá não ser ai a caixa, porque eu tenho uma Fiat Croma (quase mesmo género do Stilo) que tem sensores e não é ai. Na "portinhola" de alcatifa só estão os amortecedores.

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado pelas sugestões.

                      A luz de marcha atrás acende e os sensores parecem estar bem posicionados mas nem ao incostar a mão nos sensores eles "apitam", por isso pensei que fosse o buzzer avariado mas vou tentar um reset (desligar a bateria uns 10 minutos) a ver se resolve, senão vou ter de passar num electricista.

                      Comentário


                        #12
                        Já verifiquei novamente as "portinhas" (tampas de velcro) na mala e a caixa dos sensores de estacionamento não está em nenhuma delas, assim como não está no fundo do pilar do lado do condutor. Não estou mesmo a ver onde estará...

                        Já li algures que a caixa do sistema de estacionamento esta em baixo do farol traseiro esquerdo mas não queria desmontar sem ter a certeza. Alguém tem alguma sugestão?

                        Comentário


                          #13
                          Se fosse a ti verificava pela parte de dentro da mala onde se tem acesso ao farolim para a substituição de uma lâmpada, ou então no meu antigo consegui resolver metendo a mão por detrás do pára-choques mas nesse caso era por o Sensor estar mal posicionado o que pelos vistos não é o teu caso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ruirodrigues10 Ver Post
                            Já verifiquei novamente as "portinhas" (tampas de velcro) na mala e a caixa dos sensores de estacionamento não está em nenhuma delas, assim como não está no fundo do pilar do lado do condutor. Não estou mesmo a ver onde estará...

                            Já li algures que a caixa do sistema de estacionamento esta em baixo do farol traseiro esquerdo mas não queria desmontar sem ter a certeza. Alguém tem alguma sugestão?
                            Quase de certeza que tem de estar na portinhola do lado direito. Pelo menos no meu é lá que tenho o fio (solto) que serve para os sensores.
                            A não ser que a FIAT meta a caixa noutro sitio e ali seja o "final" da ligação...

                            "Enfia" a cabeça para dentro da portinhola para conseguires ver se a caixa está para o lado do banco traseiro ou por baixo/encostada ao farol traseiro direito

                            E se quiseres tirar os faróis traseiros, é só tirar a ficha do farol, desapertar 3 parafusos e puxar o farol do lado de fora.

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado pelas sugestões! Vou ver melhor...

                              Comentário


                                #16
                                Bem, vou desenterrar o tópico porque só agora tive tempo para voltar a tentar resolver o problema.

                                Finalmente encontrei a ECU do sistema de estacionamento, realmente estava do lado direito, mesmo no fundo atrás do farol. Acedi pela portinhola e meti a mão até sentir alguma coisa Os cabos estavam um pouco curtos mas lá consegui puxar o suficiente para tirar a ECU.

                                Depois de abrir a caixa da ECU, foi este o estado em que encontrei a placa:
                                placa_1.jpg / placa_2.jpg

                                Fiz uma limpeza e voltei a colocar, mas cheguei à conclusão que o problema não é da placa pois sem a placa dá erro no CB do sistema de estac. e com a ECU ligada não dá esse erro, mas não ouço qualquer sinal sonoro do sistema.

                                Assim, acredito que o problema estará mesmo no buzzer (mesmo quando tirei a ECU e dava erro no CB não ligou o buzzer com a MA, como acontecia quando tinha um sensor avariado), mas ainda não o consegui encontrar nem na mala nem dentro. Alguém me pode confirmar se fica mesmo no pilar central do lado esquerdo (provavelmente atrás de algum painel de plástico, pois não está visível)? Não queria estar a desmontar os plásticos desnecessáriamente...
                                Editado pela última vez por ruirodrigues10; 19 February 2015, 19:58.

                                Comentário


                                  #17
                                  Alguém?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Gostaria de te ajudar, a caixa era mais ou menos fácil de se achar, agora o Buzzer não faço ideia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ok, como já varias pessoas viram o tópico e ninguém respondeu é porque ninguém deve saber mesmo... Vou tentar passar na Fiat, apesar de ficar um pouco longe para ver se resolvo isto finalmente

                                      Btw, acho que não cheguei a referir mas o problema do tecto resolvi na altura com o reset (desligar e ligar novamente a bateria).

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X