Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dar guia de marcha ao Clio II

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dar guia de marcha ao Clio II

    Caríssimos,


    O meu Clio II leva com 16 anos de existência, 185.000km (poucos, eu sei), mas está a pedir-me oficina dispendiosa e a pintura está uma lástima, já para não falar de uns problemazitos aqui e ali. Mas o maior problema é que, por necessidade da vida, passou a ser a minha Maria a andar com este carro, e queixa-se muito (com razão) que é muito difícil de manobrar (direcção muito pesada, SEM assistência e raio de viragem mauzinho).

    Assim, e porque não vou andar a meter direcção assistida e outros remendos num carro que já de outros remendos precisa, ando de olho no mercado para ver o que se oferece por aí.

    Queria gastar pouco, é claro, aí uns 6000€, esticando até aos 8000€ se for um bom negócio e se se justificar.

    Ando à cata de um hatch de segmento B ou C (não me deitaria de fora uma SW).

    Os quilómetros percorridos anualmente não são muitos (estimo 5000 km) pelo que os consumos e o tipo de combustível não é demasiado importante.

    É MUITÍSSIMO MAIS IMPORTANTE a fiabilidade genérica do modelo, a manutenção barata, a segurança e, claro, o estado geral.

    Como é óbvio, direcção assistida é imprescindível, e o Ar Condicionado é factor preferencial.


    Resumindo:

    - Segmento B ou C;
    - Carroçaria hatch (eventualmente SW);
    - Poucos kms anuais (5000km);
    - Orçamento 6000 a 8000€;
    - Fiabilidade (sem problemas crónicos graves);
    - Manutenção barata (corrente em vez de correia de motor é preferencial);
    - Direcção Assistida (DA) obrigatória;
    - Bom espaço interior (crianças...);
    - Segurança (para a época em que foi construído);
    - A/C preferencial;
    - EDIT: 4 lugares ou mais;
    - EDIT: 5 portas
    Editado pela última vez por ClioII; 09 December 2014, 18:01.

    #2
    As minhas ideias, para já:


    Honda Jazz:



    Corolla E120:




    Comentários a estes modelos?

    Comentário


      #3
      O meu sogro tem um e12 1.4 vvt-i de 2005. Comprado em 2007 com 50k km... Segue com ~130k km e até agora não levou um único componente fora da manutenção programada. A reportar apenas um desgaste excessivo no "cromado" da manete da caixa.

      Aconselho-te a procurar de 2005 em diante.

      Quanto ao Jazz, nunca andei... A sua fiabilidade é afamada, mas aquelas linhas não são para o meu gosto.

      Comentário


        #4
        Um carro que gostei muito de conduzir (andei com um de aluguer) é o Peugeot 307 (era um mero 1.4 a gasolina, embora bem equipado). Carro muito suave no manuseio e de um comportamento na estrada muito bom. Mas os relatórios de fiabilidade eléctrica eram mauzitos. Alguém sabe se (e quando) foram resolvidos?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
          Aconselho-te a procurar de 2005 em diante.
          O que aconteceu antes de 2005?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            O que aconteceu antes de 2005?
            Até 2005 existiam defeitos de concepção dos motores vvt-i, ao nível dos pistons e das camisas, que levavam a um consumo de óleo bastante excessivo... A Toyota reparou milhares de motores ao abrigo da garantia.

            O problema ficou resolvido apenas em 2005. Anterior a isso, sem o motor reparado, é um tiro no escuro.

            O problema estava no material das camisas e nos poucos furos na lateral do piston, assim o óleo não saía da camisa e acaba por ser consumido.

            Comentário


              #7
              Ando numa indefinição semelhante à tua.

              Terás de considerar o suspeito do costume:



              Um civic destes será sempre um bom carro para substituir um ClioII. Se conseguires lidar com o seu aspecto claro.

              Depois tens a primeira geração dos Mazda 3... pessoalmente considero um carro com personalidade.

              Os Toyotas já te explicaram acima.

              Os 307 assim como os MeganesII... deixam-me sempre de pé atrás. Fazem parte de uma época complicada para os franceses. Gosto bastante do comportamento deles e do conforto, aspecto, mas...

              De qualquer forma sobre o 307 dizem que os do restyling (2005?) já vêm com muitos problemas corrigidos. Eu fugia do 1.4 de 8v, nem é por ser um caracol, é porque esse motor gasta bastante. É antiquado e está tudo dito.

              Se encontrares um VAG (Leon2 por exemplo) opta pelo 1.6 8v, parece ser o mais consensual.

              Vou ficar atento a este tópico (também é um clio2 que tenho de substituir )

              Comentário


                #8
                Com tão poucos kms vais apontar para gasolina certamente?!

                E depois, como é, mudas o nickname?!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                  Com tão poucos kms vais apontar para gasolina certamente?!

                  E depois, como é, mudas o nickname?!
                  Mantém-se o nickname. A idade é um posto!


                  O mais natural será escolher um carro a gasolina, embora isso às vezes seja complicado num segmento C (a oferta a gasolina é praticamente nula e os preços muitas vezes equiparam-se). O que me seduz mais no carro a gasolina é a simplicidade (sem turbos, nem intercoolers, nem rampas de injecção de alta pressão, nem mil cangalhadas) e, especialmente, não ter EGRs nem FAPs. FAP está fora de questão num carro que vai andar tão pouco!

                  Comentário


                    #10
                    (repetido)

                    Comentário


                      #11
                      Fácil:

                      Por 3.000 € arranjas um destes de 2003:



                      +



                      Instalação por cerca de 1.500 €.


                      E ainda te sobram euros no bolso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Mantém-se o nickname. A idade é um posto!


                        O mais natural será escolher um carro a gasolina, embora isso às vezes seja complicado num segmento C (a oferta a gasolina é praticamente nula e os preços muitas vezes equiparam-se). O que me seduz mais no carro a gasolina é a simplicidade (sem turbos, nem intercoolers, nem rampas de injecção de alta pressão, nem mil cangalhadas) e, especialmente, não ter EGRs nem FAPs. FAP está fora de questão num carro que vai andar tão pouco!
                        Sim, para 5 a 10mil kms ano, gasolina é suficiente. Claro que podes dizer que optas pelo gasóleo porque recuperas o valor adicional gasto na revenda (se não durar muitos anos nas tuas mãos claro) e entretanto gastas um combustível mais barato.

                        Eu ia ver os Focus, têm bom historial de fiabilidade, usados têm um valor interessante.

                        Exemplos:

                        Ford Focus , € 7.990, Trofa - Standvirtual

                        http://www.standvirtual.com/carros/a...ocus/P8117425/

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Fácil:

                          Por 3.000 € arranjas um destes de 2003:


                          Instalação por cerca de 1.500 €.


                          E ainda te sobram euros no bolso.
                          GPL não se justifica, nem nada que se pareça, para tão poucos quilómetros por ano.

                          Esses motores não têm correia?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                            Sim, para 5 a 10mil kms ano, gasolina é suficiente. Claro que podes dizer que optas pelo gasóleo porque recuperas o valor adicional gasto na revenda (se não durar muitos anos nas tuas mãos claro) e entretanto gastas um combustível mais barato.

                            Eu ia ver os Focus, têm bom historial de fiabilidade, usados têm um valor interessante.

                            Exemplos:

                            Ford Focus , € 7.990, Trofa - Standvirtual

                            Ford Focus 1.4 16V Trend, € 8.000 - Standvirtual
                            Correia ou corrente?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              GPL não se justifica, nem nada que se pareça, para tão poucos quilómetros por ano.

                              Esses motores não têm correia?
                              Desde quando a poupança se mede em quilómetros ?

                              Comentário


                                #16
                                Perante esses requisitos, eu apontava para um segmento C ou D japonês a gasolina.

                                Sim, não ponhas de parte um segmento D, pois o preço é quase o mesmo, mas o espaço e a qualidade são muito superiores.

                                Sugestão: Mazda 6 Mazda6 MZR 1.8 Exclusive, € 6.870, Belas - Standvirtual (é apenas um exemplo)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Desde quando a poupança se mede em quilómetros ?
                                  A poupança mede-se na redução custos iniciais + custos de utilização + custos de manutenção. Qual seria o interesse de um custo inicial de 1500€ num kit GPL caso isso não tivesse uma redução equivalente noutros custos?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Perante esses requisitos, eu apontava para um segmento C ou D japonês a gasolina.

                                    Sim, não ponhas de parte um segmento D, pois o preço é quase o mesmo, mas o espaço e a qualidade são muito superiores.

                                    Sugestão: Mazda 6 Mazda6 MZR 1.8 Exclusive, € 6.870, Belas - Standvirtual (é apenas um exemplo)
                                    Não deixo de ter em conta, é certo. Para tão poucos kms anuais já deves mais ou menos calcular que vai fazer muita cidade. Provavelmente não o habitat preferencial de um segmento D. E a minha mulher (principal utilizadora do carro) gosta de carros pequenos exactamente pela facilidade de uso em cidade e manobrabilidade.

                                    Diga-se que em princípio prefiro negócio com stand (quero que façam retoma do Clio e que dêem a garantia).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Perante esses requisitos, eu apontava para um segmento C ou D japonês a gasolina.

                                      Sim, não ponhas de parte um segmento D, pois o preço é quase o mesmo, mas o espaço e a qualidade são muito superiores.

                                      Sugestão: Mazda 6 Mazda6 MZR 1.8 Exclusive, € 6.870, Belas - Standvirtual (é apenas um exemplo)
                                      Concordo na generalidade com esta opinião.

                                      Alerto apenas para o IUC que é muito elevado quando a cilindrada é de +1750.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        E a minha mulher (principal utilizadora do carro) gosta de carros pequenos exactamente pela facilidade de uso em cidade e manobrabilidade.
                                        Então, o Honda Jazz é mesmo o ideal...

                                        Comentário


                                          #21
                                          ClioII, olhando para tudo, eu daria preferência a algum deste trio, todos 1.4, e sem nenhuma ordem em especial:

                                          - Honda Civic
                                          - Toyota Corolla
                                          - Mazda 3

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já agora duas sugestões:

                                            http://www.standvirtual.com/carros/a...guna/P8095965/ (sim, é seg. D)
                                            http://www.standvirtual.com/carros/a...Clim/P8131917/

                                            O Modus parece-me bom negócio.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              ClioII, olhando para tudo, eu daria preferência a algum deste trio, todos 1.4, e sem nenhuma ordem em especial:

                                              - Honda Civic
                                              - Toyota Corolla
                                              - Mazda 3
                                              Tu que és o homem das Astra H, o que me sabes dizer do/da Astra com motor 1.4? Fiável? Correia ou corrente? Tem um conforto digno de um cavalinho de pau, mas é um carro que me parece bastante sólido.

                                              1.3 CTDI dispenso, já enchi o saco com as de aluguer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ja que nao queres investir num kit GPL, que tal comprares um carro já com GPL? Vi um Ibiza de 2005 no SV, 1.4 de 100 cvs, nao sei se seria do teu agrado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  ClioII, olhando para tudo, eu daria preferência a algum deste trio, todos 1.4, e sem nenhuma ordem em especial:

                                                  - Honda Civic
                                                  - Toyota Corolla
                                                  - Mazda 3

                                                  No stand preferido do meu sogro (já lá fechou vários negócios) tem um Mazda 3 de 2066 a um preço que não seria descabido, só que é um MZ-CD 1.6 (PSA HDI 1.6). Quem me sabe dizer se o Mazda 3 de 2006 tem FAP ou não?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VolkswagenPedro Ver Post
                                                    Ja que nao queres investir num kit GPL, que tal comprares um carro já com GPL? Vi um Ibiza de 2005 no SV, 1.4 de 100 cvs, nao sei se seria do teu agrado.
                                                    Se esse 1.4 for o mesmo dos Golf IV... não obrigado!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      Se esse 1.4 for o mesmo dos Golf IV... não obrigado!
                                                      É o de 100 cvs, nao sei se é o mesmo do golf (que tinha 75 cvs), os experts que digam algo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Tu que és o homem das Astra H, o que me sabes dizer do/da Astra com motor 1.4? Fiável? Correia ou corrente? Tem um conforto digno de um cavalinho de pau, mas é um carro que me parece bastante sólido.

                                                        1.3 CTDI dispenso, já enchi o saco com as de aluguer.
                                                        Tenho ideia que é de corrente e fiável, na maioria dos casos. Como carro já o conheces, e eu até nem o acho desconfortável, mas também é uma questão de termo de comparação. Eu sempre andei em carros assim para o durinhos. A minha é cosmo, pelo que os bancos são bons, já outras versões não é bem assim.

                                                        Mas preferia um da lista que te indiquei, ao invés do Astra.

                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        No stand preferido do meu sogro (já lá fechou vários negócios) tem um Mazda 3 de 2066 a um preço que não seria descabido, só que é um MZ-CD 1.6 (PSA HDI 1.6). Quem me sabe dizer se o Mazda 3 de 2006 tem FAP ou não?
                                                        Tenho ideia que tem FAP.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Fiável e de manutenção barata:

                                                          Toyota Prius no Standvirtual - O Nº1 em Carros Usados


                                                          No entanto terás de subir um bocado a fasquia ao que pretendes gastar

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ja te sugeriram acima, eu reforço: não deixes de experimentar o Modus. É daqueles carros em que o global é mais que a soma das partes. Há quem deteste mas pode muito bem adequar-se às vossas necessidades.

                                                            Os mazdas 3 receberam o FAP em 2006. Se o carro for do início do ano (Jan, Fev) pode ter sido fabricado no ano anterior e não ter. Mas deve ter FAP (Foi o que eu li noutro forum )

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X