Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eléctrico - Sim ou não

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eléctrico - Sim ou não

    Boas!

    Para alguém que não faz nunca mais do que 100km por dia, mas usa o carro todos os dias para trajectos urbanos curtos, etc... Será que hoje já compensa um eléctrico?

    O renault zoe é um citadino bem simpático, tem essa autonomia real, e ninguém vai andar a competir com ele. Custa cerca de 22mil€ + aluguer de baterias. Mais o preço de instalação de uma box para carregar em casa (1000). Por outro lado o custo de manutenção é muito menor, gasta 5 vezes menos, não paga IUC...

    O que acham?

    #2
    Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
    Boas!

    Para alguém que não faz nunca mais do que 100km por dia, mas usa o carro todos os dias para trajectos urbanos curtos, etc... Será que hoje já compensa um eléctrico?

    O renault zoe é um citadino bem simpático, tem essa autonomia real, e ninguém vai andar a competir com ele. Custa cerca de 22mil€ + aluguer de baterias. Mais o preço de instalação de uma box para carregar em casa (1000). Por outro lado o custo de manutenção é muito menor, gasta 5 vezes menos, não paga IUC...

    O que acham?
    O problema do Zoe a esse preço é que inclui o aluguer da bateria (mais +/-100€/mes)

    Sem o aluguer, acho que já têm essa opção, é mais caro uns 10 000€ !

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
      O problema do Zoe a esse preço é que inclui o aluguer da bateria (mais +/-100€/mes)

      Sem o aluguer, acho que já têm essa opção, é mais caro uns 10 000€ !
      Mas o aluguer não é assim tão mau, porque se a bateria for perdendo autonomia, segundo percebi dá para trocar... É uma espécie de "garantia" à bateria. Não?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
        Mas o aluguer não é assim tão mau, porque se a bateria for perdendo autonomia, segundo percebi dá para trocar... É uma espécie de "garantia" à bateria. Não?
        Sim.
        Mas quantos mais km's mais pagas!

        É mais uma despesa.

        Digamos k duram 10 anos. Daqui a 10 anos em principio tb ja são mais baratas e com mais autonomia.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
          Boas!

          Para alguém que não faz nunca mais do que 100km por dia, mas usa o carro todos os dias para trajectos urbanos curtos, etc... Será que hoje já compensa um eléctrico?

          O renault zoe é um citadino bem simpático, tem essa autonomia real, e ninguém vai andar a competir com ele. Custa cerca de 22mil€ + aluguer de baterias. Mais o preço de instalação de uma box para carregar em casa (1000). Por outro lado o custo de manutenção é muito menor, gasta 5 vezes menos, não paga IUC...

          O que acham?
          Por esse preço e essas condições, acho que apenas se pode ter como critério racional para se fazer essa compra as preocupações ambientais, porque de resto, economicamente falando, os elétricos ainda estão muito aquem do que um dia poderão ser.

          Comentário


            #6
            E eu a pensar que só havia BOX da tvcabo e meo...

            Comentário


              #7
              Portanto, pagar 100€ por baterias + o custo do carregamento é melhor que colocar combustivel?...Não vejo onde

              Comentário


                #8
                O único caso que conheço "relativamente" de perto é um Leaf.

                O carro tem já uns 3 anos e da última vez que o vi já tinha passado os 60.000 km! Foi comprado novo e anda todos os dias mais em ambiente citadino ou pequenas viagens sendo que costuma ficar a carregar durante a noite numa normal tomada, pelo que me disseram!

                Adorei a condução e acho os custos, tirando a aquisição, muito interessantes! A mim enchia-me as medidas um Zoe como citadino "puro e duro"

                PS - na AH desta semana diz que para 2016 o Leaf terá uma autonomia de 400 km! Se pudesse aí eu já perdia a cabeça!

                Comentário


                  #9
                  Acho que são contas complexas de fazer e cada um deverá fazer as suas.

                  Deverás estimar quantos km fazes por mês e avaliar o custo total de cada opção.

                  Se estiveres indeciso entre esse eléctrico e um convencional carro de motor térmico, deves avaliar o custo mensal incluindo o preço do veículo e comparar.

                  Depois disto podes partir para a avaliação subjectiva. Ou seja, podes achar que apesar de um ser mais caro... prefiras o outro por diversas razões, nomeadamente ecológicas, factor práctico, gosto pessoal, etc. Aqui tudo é válido.

                  Convém é comparar veículos... comparáveis.

                  Comentário


                    #10
                    O aluguer não são 100€...Começa nos 76€ para 10000km anuais e vai subindo e até passa dos 100€, mas tudo depende dos km contratados.

                    Mas a melhor opção mesmo é importares um eléctrico (o Zoe já se arranja na casa dos 11000€ em França) e legalizá-lo cá (o processo ficará na casa dos 600€, incluindo os custos de transporte para Portugal).

                    Se não quiseres pagar aluguer, podes sempre importar um Leaf, mas este já custa mais 5000€ a 6000€ com a agravante de as baterias não estarem no melhor estado (embora se possa analisar o seu estado usando o Leaf Spy). Só que 5000€ já dá para uns anitos no aluguer das baterias do Zoe.

                    As minhas contas apontam para que o Zoe tenha um custo por km inferior ao meu Prius, precisava de contratar a modalidade de 17500km/ano ( e estou a incluir as despesas que tenho tido com revisões e IUC).

                    No entanto tenho mesmo ideia de importar um, mas para substituir o Altea.

                    Comentário


                      #11
                      Mas segundo percebi o custo do aluguer tem a ver também com a duração do contrato de aluguer, não é?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SignoreCello Ver Post
                        Mas segundo percebi o custo do aluguer tem a ver também com a duração do contrato de aluguer, não é?
                        Tem mais a ver com os km anuais, que o a duração.. Podes estender a duração do contrato, mas na renault isso não te baixa o preço do aluguer. Na nissan acho que mexe no preço...

                        Comentário


                          #13
                          100€ dá para fazer 1800 km num qualquer diesel do tamanho deste carro. Ou seja mais de 20000km anuais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por danger Ver Post
                            100€ dá para fazer 1800 km num qualquer diesel do tamanho deste carro. Ou seja mais de 20000km anuais.
                            Suponho que estás a incluir no preço os custos de manutenção e o IUC do diesel, mais os potencias problemas de FAP se este fizer maioritariamente cidade?

                            Também estás à espera que o preço do gasóleo seja sempre constante, não?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                              Suponho que estás a incluir no preço os custos de manutenção e o IUC do diesel, mais os potencias problemas de FAP se este fizer maioritariamente cidade?

                              Também estás à espera que o preço do gasóleo seja sempre constante, não?
                              A sério, estou farto de ouvir falar em FAP's.
                              O FAP avaria a cada saida da garagem, custa 5000€ fora mão de obra e põe o carro a gastar mais 5 L/100.

                              Eu gostaria que um carro electrico fosse mais económico que um convencional, seria o primeiro a comprar um, eu que sou a pessoa mais a favor do transporte aoi mais baixo custo. Mas o lobbys não permitem que assim o seja, que querem, atirar areia para os olhos das pessoas?

                              Comentário


                                #16
                                not again...
                                diesel, fap, carrinhos a pilhas, N47, TDI ...não se cansam sempre com a mesma conversa ... vou buscar umas cervejas para a malta e já venho... alguém que traga os tremoços.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                  Suponho que estás a incluir no preço os custos de manutenção e o IUC do diesel, mais os potencias problemas de FAP se este fizer maioritariamente cidade?

                                  Também estás à espera que o preço do gasóleo seja sempre constante, não?
                                  Eu acho que em termos praticos, aluguer de baterias não compensa, pois estamos a assumir um custo mensal.

                                  75 euros é o que muita gente gasta em gasoleo, eu por exemplo gasto por volta disso por mês em disel ou gasolina, faço uma média de 15000 (um pouco mais).

                                  Depois ha a questão de ter que saber à partida quantos km vou fazer, se por alguma razão não usar pago de qualquer forma, por exemplo, o meu D4D está temporariamente com uso reduzido, o o deposito (60€) já vai em 2 meses.

                                  Por outro lado por exemplo no meu caso, nunca sei quantos km vou fazer num mês (Em condiçoes normais) tanto posso ter que fazer 1000, 2000, 3000 etc o que se reflete nos KM anuais bastante. Mas o defeito tambem é em parte meu, porque eu não gosto de ter custos fixos do genero renda/emprestimo/etc que não seja para uma habitação.

                                  Já o Leaf é outra historia mas tem um custo de aquisição bastante elevado, podendo de qualquer forma fazer sentido para quem usa e abusa da condução em cidade.

                                  Uma coisa é certa tambem que disse que 1000 euros dá para fazer 1800km tambem estica a corda fortemente. Se é possivel num segmento B nem é o que está em causa, mas convem ser realista.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                                    E eu a pensar que só havia BOX da tvcabo e meo...
                                    Não sei porque razão chamam BOX, a um recargador...............................enfim estamos em Portugal, e por cá é muito bonito meter uns "inglesismos" no meio do portugues.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu também faço poucos km por ano e por isso comprei um carro a gasolina e não a gasóleo. A gasoleo o preço do mesmo modelo era mais 10.000€ ou até mais.
                                      Mas nunca optaria por um electrico. Para já não gasto tanto assim de combustivel, e quando chega o verão e me apetece viajar posso fazê-lo. Se tivesse um electrico, a ter de parar de 100 em 100 km e estar horas à espera que a bateria carregasse.... santa paciência.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Enquanto o custo de aquisição de um veículo eléctrico for muito alto como é, geralmente não compensa em relação aos que têm motor de combustão. O futuro são os carros eléctricos, mas esse futuro ainda está para vir, porque em termos financeiros ainda não vale a pena. Para um carro pequenino como o Renault Zoe por 22000€, é caro. Mesmo sem considerar outros custos, se se optar por um Fiat Panda diesel (por exemplo), 22000€ dá para comprar esse carro, muito gasóleo, iuc e revisões. Para além disso, é um carro um pouco maior, com bastante autonomia e em qualquer posto de abastecimento tem diesel. Tudo o resto são "batatinhas" que não fazem compensar um eléctrico.

                                        Quando o Renault Zoe custar novo por exemplo 10000€ a história passa a ser ao contrário, ou seja, compensa comprar carro eléctrico.
                                        Editado pela última vez por blindness2005; 11 December 2014, 17:41.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu neste momento compraria um eletrico apenas com a logica de substituir o "2º carro" que neste momento é um disel.

                                          Se tudo correr bem como espero, e não necessitar de trocar nenhum dos carros nos proximos 8 anos, o meu objectivo será trocar o disel por um eletrico, até porque daqui até lá as coisas devem estar bastante mais evoluidas em todos os sentidos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os eléctricos (ainda) estão para os combustão assim como os plasmas estavam para os crts á 20 anos...eram para quem podia e valorizava outras coisas...Os potenciais compradores estavam-se marimbando se compensava ou não...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ora vamos aqui esclarecer umas coisas:

                                              - Os eléctricos são caros? Sim, são..especialmente por cá...Com o desconto de 4500€ (do incentivo ao abate) o preço já fica mais acessível, mas mesmo assim caro. Solução: importar, tal como eu referi...arranja-se a um bom preço.

                                              - Usar o eléctrico para viagens longas? Sim, é possível e os carregamentos não demoram o dia todo, tal como foi por aí dito. Um carregamento rápido demora 30 minutos. É possível, mas não é algo que seja "aconselhável". Um eléctrico deve ser visto como um segundo carro, a usar no dia a dia para o trabalho, compras, etc...

                                              - Aluguer ou comprar as baterias? Tal como eu referi, é possível comprar o Zoe por cerca de 11000€ (importar) vs. 17000€ para o Leaf (importado também). Ora isto ainda dá para muitos alugueres e somado ao facto de que as baterias do Leaf não são refrigeradas e começam a ter problemas por causa dos carregamentos rápidos e dias com calor (perca de capacidade), o aluguer é uma garantia que não se fica com as baterias na mão

                                              - Custo de utilização do Zoe (com aluguer) vs. carro CI: Acho que há muita gente que precisa de fazer contas e começar a tomar notas dos gastos que tem e depois apanhar algumas surpresas. A partir de x km por ano o Zoe compensa. E nada ultrapassa o prazer de conduzir um veículo eléctrico .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Com os incentivos certos e nas condicoes certas pode valer muito a pena.

                                                Aqui devido a isso já muita gente se converteu, nao só como segundo carro como até para carro unico (no caso dos Teslas), penso que os electricos ja representam mais de 10% das vendas de carros novos.

                                                Falta é saber se as vendas vao continuar tao altas quando os incentivos acabarem daqui a pouco tempo...

                                                Foto que tirei ha uns tempos em Oslo para referencia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                  Não sei porque razão chamam BOX, a um recargador...............................enfim estamos em Portugal, e por cá é muito bonito meter uns "inglesismos" no meio do portugues.
                                                  O português ou usa estrangeirismos ou nomes enormes, transformados em siglas. Neste caso seria "caixa de fornecimento de energia para carregamento de baterias de veiculos eléctricos / CFECBVE".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu era comprador de um carro eléctrico, mesmo que ficasse um pouco mais caro, assim houvesse mais modelos interessantes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Gostava que me explicassem o porquê de vocês considerarem que um elétrico só funciona como segundo carro.

                                                      Quantos de vocês fazem mais de 100 km's para ir para o trabalho de manhã?

                                                      Então nessas condições um elétrico não dá para ir todos os dias para o trabalho? Claro que dá! Então se dá e se o vamos usar 5 dias por semana e só ao fim de semana se utiliza um motor térmico para fazer uma viagem maior (e nem todos os fins de semana se fazem viagens maiores que 200km's...) então afinal o segundo carro é o térmico e não o elétrico.

                                                      Isto é apenas e só um preconceito, na realidade a grande maioria da população portuguesa fica bem servida com um elétrico porque são raras as pessoas que fazem muitos km's por dia no seu carro pessoal.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Concordo contigo... na verdade deveria-se dizer como carro principal e o de CI é que que passaria a ser carro secundário.

                                                        No meu caso, nem seria um, nem outro. Tanto eu, como a mulher precisamos de carros diferentes, por trabalharmos em locais diferentes, de modo que nenhum seria o carro principal..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O ideial é ter um electrico para o dia a dia e um a gasolina para as viagens esporádicas!

                                                          Essa de importar é muito interessante.

                                                          No caso do zoe por 11000€ é com ou sem baterias ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Enquanto a oferta dos eléctricos estiver tão limitada talvez fosse de considerar um Prius.

                                                            De qualquer dá uma vista de olhos neste VW, o e-Up!

                                                            Família up! < up! < Gama < Volkswagen Portugal

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X