Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Imposto Automóvel 2007

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Imposto Automóvel 2007

    Li na A.H. que poderemos ter um novo Imposto Automóvel em Julho de 2007.

    Existe uma comissão encarregue de elaborar uma nova proposta de I.A. para 2007, este estudo deverá em principio ser um bom indicio para a reforma do actual sistema, no entanto os nossos "queridos" governantes não pretendem perder recitas, logo, existirá o Imposto de Matricula pago no acto da compra da viatura e um imposto de circulação... se os carros ficam mais baratos novos, como será este imposto de circulação?

    Segundo parece, a componente ambiental ganhará maior destaque neste renovado I.A., fica por saber se a cilindrada coninuará com o destaque que tem actualmente.

    O Imposto de circulação poderá fazer cair o famoso "selo", uma vez que não faz sentido termos dois impostos para circular, ou talvez não!!!

    E como será para as viaturas que já liquidaram o seu I.A.? Será que vamos também ter de pagar este novo Imposto de circulação.

    São muitas perguntas sem respostas, mas o que conta, é que pelo menos existe uma intenção de reformar este Imposto, injusto, anacrónico, obsleto e porque não ilegal, basta pensar que pagamos I.V.A. sobre ele e que Portugal já foi pressionado pela U.E. diversas vezes quanto a este sistema de tributação Automóvel.

    Será desta???

    Abraços

    #2
    A reforma vai resultar apenas numa coisa: vamos pagar mais!

    Comentário


      #3
      Sim, até porque supostamente o carro irá pagar imposto de circulação até ao dia de ir para a sucata!!!

      Comentário


        #4
        achas que eles vão abandonar algo que tanto dinheiro lhes dá? claro que não!

        Comentário


          #5
          Nunca ninguém (governos) teve coragem de tocar no IA, porque tiveram sempre receio de perder receitas. Com a febre do Diesel e com os motores Diesel de baixa cilindrada mais económicos o Estado perde em IA e perde (não fosse o preço absurdo dos combustíveis) em ISP e agora o receio da perca de receitas não se pões pois é o que está a acontecer indirectamente.
          Apesar de uma das condições para o novo IA ser a manutenção de receitas, julgo que elas vão mesmo aumentar ou seja as pessoas vão pagar mais caro. Sinceramente não espero muito do novo IA, as ao menos que seja mais justo e se deixe de colocar um A6 2.0 a pagar tanto como qualquer outro carro com motor de igual cilindrada.
          O IA actual é um absurdo e reflecte a inoperância dos nossos governos. E o Estado até podia estar a ganhar mais dinheiro que agora vai para as instituições de crédito, pois se o referido imposto fosse às prestações o Estado poderia ficar com parte dos juros que aquelas cobram a quem não paga tudo de uma vez....

          Comentário


            #6
            Eu acho que existe aqui uma grande dúvida:

            Será que só vamos pagar mais? ou vamos pagar muuuiiiito mais?:D


            Como sempre as coisas nunca vão ficar decididas, ficam sempre com meias medidas até porque dá sempre jeito aos governos de vêz em quando por mais uma farpazita aqui ou ali[8)]

            Comentário


              #7
              Se mexerem será para melhor...

















              ...para o Governo claro, os automobilistas são a galinha dos ovos de ouro do governo.

              Comentário


                #8
                A grande ideia dos nossos "desGovernantes" é sem dúvida não perder receitas... se em vez de receberem o Imposto de uma vez, poderem receber durante X anos, sem dúvida que deve ser mais rentavel, até porque não sei se existirá limite de idade para os carros que vão pagar!!!

                E será que os que actualmente circulam também não vão ser "premiados" com mais este Imposto???

                O único beneficio que poderá existir é pagarmos menos de Imposto na compra do carro, logo, poderemos comprar algo melhor, espero eu, até porque depende do Imposto de Circulação que os carros possam vir a ter.

                A titulo de exemplo:

                Se comprar um 2.0 pago (exemplo) 7.000,00€ de I.A.
                Em 2007 posso pagar 3.000,00€ de I.A.

                Até aqui tudo bonito, agora será que não vou pagar tipo 1.000,00€ Anuais???? É que passado X anos a pagar esse imposto, ainda que sujeito a tabelas de desvalorização, o meu bolso vai ficar mais rapado.

                A vantagem poderá ser mesmo e como o Alex falava, pagar em prestações, afinal já não pagamos quase tudo assim?

                Abraços

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por bugs

                  A grande ideia dos nossos "desGovernantes" é sem dúvida não perder receitas... se em vez de receberem o Imposto de uma vez, poderem receber durante X anos, sem dúvida que deve ser mais rentavel, até porque não sei se existirá limite de idade para os carros que vão pagar!!!

                  E será que os que actualmente circulam também não vão ser "premiados" com mais este Imposto???

                  O único beneficio que poderá existir é pagarmos menos de Imposto na compra do carro, logo, poderemos comprar algo melhor, espero eu, até porque depende do Imposto de Circulação que os carros possam vir a ter.

                  A titulo de exemplo:

                  Se comprar um 2.0 pago (exemplo) 7.000,00#8364; de I.A.
                  Em 2007 posso pagar 3.000,00#8364; de I.A.

                  Até aqui tudo bonito, agora será que não vou pagar tipo 1.000,00#8364; Anuais???? É que passado X anos a pagar esse imposto, ainda que sujeito a tabelas de desvalorização, o meu bolso vai ficar mais rapado.

                  A vantagem poderá ser mesmo e como o Alex falava, pagar em prestações, afinal já não pagamos quase tudo assim?

                  Abraços
                  Realmente...
                  [xx(]

                  Comentário


                    #10
                    Penso que é uma forma errada de trabalhar o IA. Cada vez mais se utiliza o recurso ao financiamento automóvel, que por sua vez já obriga ao proprietário um pagamento mensal durante X anos, sendo que o IA custa, mas acaba por se diluir nos pagamentos. Se muita gente já se queixa de pagar anualmente 30/40/50 etc € pelo IMV, imagine-se então com uma conta de 1.000,00€.
                    Não tem cabimento, os carros já em circulação pagarem tb, visto que já têm o imposto pago no acto da compra.
                    O IA tb não pode acabar de um dia para o outro, visto que há muita gente que vai perder dinheiro e quem sabe falir. Falo dos vendedores de carros usados, que tendo um carro por ex. com 1 ou 2 anos à venda, automáticamente estariam a vender esse carro mais caro que o novo sem IA.
                    Apesar de já todos sabermos que é um roubo o pagamento do IA, nenhum governo tem a coragem de mexer neste imposto, visto não terem soluções para manterem a fonte de receita sem atrairem ainda mais as atenções.

                    Comentário


                      #11
                      Lembrem-se da promessa do idi**@ que rege as nossas finanças. Há uns meses ele disse que "ía aumentar o incentivo ao abate de viaturas usadas"! Poderá ser através do aumento do imposto de circulação há medida que os anos vão passando. P. ex: com 1 ano paga 1000Eur, com 5 anos paga 1500Eur de imposto de circulação. Ora cá está uma boa forma de aumentar as vendas de carros novos....

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por mpribas

                        Lembrem-se da promessa do idi**@ que rege as nossas finanças. Há uns meses ele disse que "ía aumentar o incentivo ao abate de viaturas usadas"! Poderá ser através do aumento do imposto de circulação há medida que os anos vão passando. P. ex: com 1 ano paga 1000Eur, com 5 anos paga 1500Eur de imposto de circulação. Ora cá está uma boa forma de aumentar as vendas de carros novos....
                        Isso só tinha um caminho. Os stands deixavam de aceitar usados e deixava de haver stands de viaturas usadas

                        Comentário


                          #13
                          Mais uma vez vou-vos falar da minha situação actual.

                          - Vivo num país onde o meu carro custou 23.000€, pagou 500€ de IA e paga 480€ de IC.

                          Se fosse em Portugal o mesmo carro teria custado 35.000€ (IA inc.) e pagaria cerca de 31.71€ de IMV.

                          É um 2.0 diesel.

                          - O meu segundo carro custou 12.340€, pagou 60€ de IA e paga 148€ de IC.

                          Se fosse em Portugal teria custado 19.000€ (IA inc) e pagaria 49.26€ de IC.

                          É um 1.4 a gasolina.

                          Façam as contas para ver o que é que compensa mais.

                          Desde já não acredito numa baixa significativa do PVP mas sim somente numa subida significativa do IMV.

                          Comentário


                            #14
                            Zizo, não precisam ai de mais de um trabalhador???? :D

                            Eu quero acreditar que o novo I.A. nos irá facilitar um pouco a vida na compra de um carro novo, eu quero acreditar, se assim será não sei!!!

                            Sem dúvida que o IMV vai disparar, isso é certo, agora vamos ver para que valores e como fica o Imposto de Matricula... e aquela treta ambiental e se a cilindrada vai continuar a ser castigada.

                            Em último caso vou para o Luxemburgo ou para a Suiça, vontade não me falta...

                            Comentário


                              #15
                              ja somos 2 bugs... ja estive mais longe de sair de ca...

                              Comentário


                                #16
                                vamos todos e formamos uma comunidade autohoje num bairrito qualquer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma discussão relacionada:
                                  http://forum.autohoje.com/topic.asp?...SearchTerms=ia

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pareçe que afinal este ano já se quer mexer... será???

                                    Governo quer mexer de novo no Imposto Automóvel

                                    O Governo quer reformar o Imposto Automóvel (IA) até ao final deste ano e, a julgar por uma notícia adiantada pela edição do último sábado do "Expresso", o Minstério das Finanças estará já a estudar uma proposta de alteração, que deverá estar concluída em breve.

                                    Alegadamente, e fazendo fé naquela notícia, o Governo quer reformar o Imposto Automóvel até ao final deste ano por forma a poder dar resposta às reivindicações do sector. Recorde-se que é opinião generalizada entre as marcas automóveis que operam no mercado nacional que o IA tem uma influência altamente perniciosa no mercado, pelo menos da forma como o imposto está estabelecido.

                                    O facto do IVA no momento da compra do automóvel incidir sobre o preço do veículo já acrescido do IA, vem permitir um estranho caso de supla tributação que os analistas do sector, naturalmente, têm vindo a condenar e a apontar como um dos factores responsáveis para que o mercado esteja em quebra.

                                    Para já, o jornal "Expresso" adianta que o Governo liderado por José Sócrates está a trabalhar para conseguir apresentar uma proposta de alteração do IA brevemente, com o objectivo desta poder ter uma aprovação no final do ano, já que terá de passar pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Amaral Tomás, pelo Conselho de Ministros e pela Assembleia da República.

                                    Ao mesmo tempo, as associações do sector automóvel aguardam uma reunião com Amaral Tomás e estão expectantes para saberem do resultado final desse mesmo encontro. Aliás, será bom recordar que aquelas associações têm-se mantido contra a forma de cálculo do IA, que varia consoante a cilindrada dos veículos, mas também contra o facto do IVA incidir sobre o IA, o que faz com que haja uma dupla tributação. Perante este cenário, as associações garantem que são estes factores juntos que têm vindo a penalizar as vendas de carros novos.

                                    Recorde-se, em jeito de conclusão, que o Imposto Automóvel mereceu recentemente uma alteração, com entrada em vigor no início do passado mês de Julho, altura em que para o cálculo do IA passou a ter-se em conta o nível de emissões de gases dos veículos para a atmosfera. Todavia, rapidamente os construtores automóveis e os importadores chegaram à conclusão que a mudança foi mínima, e em muitos casos para pior, pelo que não pararam de reivindicar alterações mais profundas.


                                    In: Lusomotores (www.lusomotores.com)

                                    Comentário


                                      #19
                                      O imposto a pagar será sempre superior aos valores do Zizo porque o valor do imposto total é bastante alto cá.

                                      Agora podemos deduzir que se grande parte do IA se transferir para um IC transfere-se tambem o IVA.

                                      E por exemplo num 2.0 se pagarmos apenas 30% a cabeça em vez dos actuais 100% falamos de uma redução de cerca de (0.7 * 8000) + IVA ou seja 6.776 euros.

                                      PS: Assumi que o IA de um 2000 são 8000 euros

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se realmente falarmos em cerca de 6,500€ (a titulo do teu exemplo) a menos num carro com 2.0, poderemos afirmar que um Leon FR TDI deverá baixar dos actuais 33.000€ para uns mais atractivos 26.500€... ora, isto é actualmente o preço de um Megane 1.5 DCI (105cv)...

                                        Parece-me bem!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          A questão é que, por vários motivos, não se pode baixar a carga fiscal bruscamente.

                                          Se se aplicar uma fórmula como a que estão a discutir, de um imposto no momento de compra mais baixo e depois um imposto de circulação mais alto, o que acontece é k vamos acabar por pagar aproximadamente o mesmo, mas às prestações!

                                          Imagino que teria de haver um limite de anos a partir do qual se deixaria de pagar imposto, ou então esse valor ia diminuindo como no actual IMV (selo).

                                          O erro k não se pode cometer é k o bugs disse neste ultimo post. Não se pode pensar: ah e tal, os carros vão ficar mais baratos, deixa comprar um melhor! Porque depois, com o imposto de circulação, é como se se pagasse o mesmo preço...

                                          O Zizo e outros k estão no estrangeiro é k podiam esclarecer a fórmula destes impostos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho um bocado incrivel o que vejo aqui.

                                            Os carros vao ficar iguais SE mantiveres o carro muito tempo.

                                            Para as empresas e para o renting isto vai ser uma maravilha. Renting até 4 anos maximo nao se esqueçam.

                                            E para trocar de carro tambem vai ser muito bom. Começam por 1 corsa e mudam para 1 C4 e nao ficam com o prejuizo de primeiro comprador.

                                            Agora para quem fica com carros 15 anos......

                                            Comentário


                                              #23
                                              isso é muito bonito, mas o que acontece a quem compra um carro 1 mes antes de uma suposta alteração da taxação do referido imposto? fica a pagar de 2 lados? isso dá muito que falar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Superfast

                                                Eu acho um bocado incrivel o que vejo aqui.

                                                Os carros vao ficar iguais SE mantiveres o carro muito tempo.

                                                Para as empresas e para o renting isto vai ser uma maravilha. Renting até 4 anos maximo nao se esqueçam.

                                                E para trocar de carro tambem vai ser muito bom. Começam por 1 corsa e mudam para 1 C4 e nao ficam com o prejuizo de primeiro comprador.

                                                Agora para quem fica com carros 15 anos......
                                                Pois, isto é complicado e estamos apenas a especular.

                                                Mas acho k faz sentido um sistema como o do IMV, em k o valor vai diminuindo com os anos do carro.
                                                Por outro lado, já k se trataria de um imposto de circulação, faria todo o sentido haver escalões de acordo com o impacto ambiental dessa mesma circulação, seja por consumos, emissões, peso, ruído, etc.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por amorimarc

                                                  isso é muito bonito, mas o que acontece a quem compra um carro 1 mes antes de uma suposta alteração da taxação do referido imposto? fica a pagar de 2 lados? isso dá muito que falar.
                                                  terá de ser feita uma divisão entre quem compra antes e quem compra depois da alteração.. claro que isto é só especulação...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tanta especulação... eu vi a notícia na SIC e consta deste tópico
                                                    citação:Originalmente colocada por joaosa

                                                    Uma discussão relacionada:
                                                    http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=86666&SearchTerms=ia
                                                    Creio que na SIC falavam em 60% componente ambiental até 2010. Quanto ao resto (ou seja, IC e cálculo sobre a cilindrada), nada...

                                                    Esqueçam as alterações profundas... a "desculpa" agora é o ambiente [8]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso é só em 2007 e como sempre.... vamos pagar mais.

                                                      Agora outra questão... o preço do petroleo está em quanto valor por barril?? Alguém sabe?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                                                        A questão é que, por vários motivos, não se pode baixar a carga fiscal bruscamente.

                                                        Se se aplicar uma fórmula como a que estão a discutir, de um imposto no momento de compra mais baixo e depois um imposto de circulação mais alto, o que acontece é k vamos acabar por pagar aproximadamente o mesmo, mas às prestações!

                                                        Imagino que teria de haver um limite de anos a partir do qual se deixaria de pagar imposto, ou então esse valor ia diminuindo como no actual IMV (selo).

                                                        O erro k não se pode cometer é k o bugs disse neste ultimo post. Não se pode pensar: ah e tal, os carros vão ficar mais baratos, deixa comprar um melhor! Porque depois, com o imposto de circulação, é como se se pagasse o mesmo preço...

                                                        O Zizo e outros k estão no estrangeiro é k podiam esclarecer a fórmula destes impostos...
                                                        Mas a verdade é que realmente podes comprar um carro melhor, apenas se tem de perceber se o encargo Anual de Imposto de Circulação é suportável...

                                                        Eu prefiro poder comprar um carro melhor pagando menos imposto à cabeça e pagar anualmente um X, mesmo que no final eu pague tanto de I.A. ou mesmo mais, acabo por suportar o valor de maneira faseada...

                                                        Para mim pagar 7.000€ ou 8.000€ de Imposto de uma vez, ou em 10 anos é muito diferente.

                                                        Claro que tudo o que eu possa dizer é especulativo, pois a informação existente é muito difusa.

                                                        Penso que o correcto seria o Imposto de Circulação ser tabelado de modo a que se pagasse cada vez menos dependendo da idade do veiculo, mas isso...

                                                        Olha amorimarc, eu também já me questionei, acho que o governo não irá abrir mão de receber os Eurinhos todos que possa!!! [xx(]

                                                        Abraços

                                                        Comentário


                                                          #29

                                                          Pelo que já apurei o IA de 2007,será basicamente isto:na compra do automóvel pagas 1/3 do imposto e o restante na vida útil do veiculo que são os próximos 8 oito anos( 2/3 ).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas se vendermos o carro antes dessa idade, o comprador fica com o resto de I.A. para pagar?!?!?!

                                                            Esperemos que sim, senão para vender o carro temos de nos chegar à frente com o resto do guito!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X