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Segurança Renault já não é o que era?

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    Segurança Renault já não é o que era?

    A Renault que à 10 anos a trás era a rainha dos teste EuroNCAP, onde praticamente toda a gama da época era a melhor do segmento ou estava no lote dos 3 mais seguros, agora vê-se remetida para as ultima posições?!
    Foi o que aconteceu no mais recente teste da EuroNCAP (fonte AUTOFOCO) o Megane 1.5dci foi o pior do teste com 4 estrelas, relembrando o mesmo artigo que o mesmo carro já tinha sido testado no ano passado e só tinha tido 3 estrelas.
    Confesso que fiquei surpreendido não sabia que a Renault andava nas ruas da amargura no campo da segurança. Se calhar até tinham algum fundamento os rumores que a Renault comprava os teste quando começou o EuroNCAP.

    Para quem pretendia tirar à Volvo a reputação de melhor marca em segurança passiva ficou muito mal vista.
    Editado pela última vez por DragonH; 21 December 2014, 09:43.

    #2
    Os Renault continuam seguros e teoricamente com 5 estrelas. O método de avaliação do Euroncap é que mudou, e atenta a certos pormenores.

    Por exemplo, no caso do Megane III, as 3* devem-se a isto:

    A seatbelt reminder system is standard for the front and rear seats. The system for the front seats met Euro NCAP's requirements. However, the system for the rear seats uses text to inform the driver of the status of the rear seatbelts and, as this information was not available in all languages, the system failed Euro NCAP's assessment. Renault intend to address this issue very soon. With a compliant system, the Mégane Hatch would have been rated as four stars overall.
    @ Renault Mégane Hatch | Euro NCAP - For safer cars crash test safety rating

    Ou seja, perde 1 estrela por ter um aviso em texto!

    Comentário


      #3
      Pois... é por estas palhaçadas e outras que não se pode dar credibilidade ao sistema de 5 estrelas, pois é extremamente enganador.

      As pessoas devem focar-se apenas e só nas percentagens relativas aos testes de embate propriamente ditas e deixar as outras tretas de lado. Senão estamos a misturar alhos com bugalhos e já se sabe no que isso dá.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Pois... é por estas palhaçadas e outras que não se pode dar credibilidade ao sistema de 5 estrelas, pois é extremamente enganador.
        Deviam ponderar seriamente sobre os criterios porque o simples facto de ter 4 estrelas pode influenciar muitos possiveis compradores, que nao sabem a razao (estupida) das 4 *.

        Comentário


          #5
          Safety ratings

          aqui sao mais rigorosos do que a euroncap

          bmw e mercedes não sao tão seguro como se pensa. volvo sim!

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            #6
            Apartir de um momento em que se pode construir um carro seguro sem torrar rios e rios de dinheiro em testes e investigação, acho que as 5 estrelas pouco mais são do que fogo de vista.

            Isso e poder juntar luzinhas e avisos multi-língua para as obter...

            Comentário


              #7
              Uma coisa é certa, se a Renault se dá ao luxo de perder 1 estrela por uma porcaria tão simples, é porque andam a dormir em serviço.

              Comentário


                #8
                Nunca liguei muito à diferença entre 4 ou 5 estrelas desde que vi que um simples airbag de cabeça poderia fazer essa diferença ou um piu-piu de cinto não colocado... quando muitas vezes, nos mercados principais, mas a mim só me interessa o meu! Portugal, esses carros até vinham com todos os piu-pius e airbags...

                Portanto, cá pra mim... não vai ser por aí que compro ou deixo de comprar um Megane que até é um excelente carro! Valorizo muito mais os 5 anos de garantia...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  Uma coisa é certa, se a Renault se dá ao luxo de perder 1 estrela por uma porcaria tão simples, é porque andam a dormir em serviço.
                  Deves pensar que só com luzinhas é que chegas lá...

                  Comentário


                    #10
                    O sistema de classificação da EuroNcap nasceu logo torto.

                    Basta dizer que as classificações são relativas e não absolutas: 5 estrelas num segmento B não equivalem a 5 estrelas num C, os testes não são iguais.

                    Aliás eles avisam disso.

                    Quem já trabalhou em laboratório e em "normalizações" sabe até que ponto isto é completamente idiota, para além de falacioso.

                    Agora para além de as classificações não serem iguais em termos de segmentos... deixaram de o ser em termos de anos. 5 estrelas de 2002 devem ser 3 hoje...

                    Porque não mudam de uma vez de método de classificação?

                    Comentário


                      #11
                      porque os 100% de ontem ja não são os 100% de hoje!!os testes como tudo são para ser levados num determinado contexto o que quase nunca acontec

                      Comentário


                        #12
                        Se algum governo português (os outros, para mim, não interessam!) tivesse bolas dentro das calças, deveria tomar em consideração a algo elevada média de idade de viaturas em circulação e sua normal insegurança (passiva e activa).

                        Considerando os custos directos e muitos mais indirectos em termos de mortos mas sobretudo feridos e incapacitados para sempre no que concerne a uma vida plenamente normal, deveriam ter em consideração a classificação EuroNcap ou eventualmente outra que achem mais adequada (que não conheço...). Por exemplo, poderiam fazer algo como um benefício fiscal (da forma que melhor entendessem!), em termos de ISV ou adicionalmente em crédito sobre IRS, IRC ou quaisquer outros impostos a que qualquer cidadão pagante está sujeito (IMI, etc. etc.).

                        Por exemplo!

                        Um veículo de 5 estrelas Ncap teria um desconto de 20% sobre o PVP, estaria isento de ISV e IVA.

                        4 estrelas teria direito a apenas 10% sobre o PVP, pagaria metade do ISV e IVA.

                        3 estrelas nem descontava nem pagava mais.

                        2 estrelas pagava mais 20% sobre o PVP

                        1 estrela pagava mais 40% sobre o PVP

                        0 estrelas não era concedida autorização de legalização em Portugal




                        Mas isso era num país que realmente se preocupasse com os pessoas... Ora isso é onde mesmo?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                          Se algum governo português (os outros, para mim, não interessam!) tivesse bolas dentro das calças, deveria tomar em consideração a algo elevada média de idade de viaturas em circulação e sua normal insegurança (passiva e activa).

                          Considerando os custos directos e muitos mais indirectos em termos de mortos mas sobretudo feridos e incapacitados para sempre no que concerne a uma vida plenamente normal, deveriam ter em consideração a classificação EuroNcap ou eventualmente outra que achem mais adequada (que não conheço...). Por exemplo, poderiam fazer algo como um benefício fiscal (da forma que melhor entendessem!), em termos de ISV ou adicionalmente em crédito sobre IRS, IRC ou quaisquer outros impostos a que qualquer cidadão pagante está sujeito (IMI, etc. etc.).

                          Por exemplo!

                          Um veículo de 5 estrelas Ncap teria um desconto de 20% sobre o PVP, estaria isento de ISV e IVA.

                          4 estrelas teria direito a apenas 10% sobre o PVP, pagaria metade do ISV e IVA.

                          3 estrelas nem descontava nem pagava mais.

                          2 estrelas pagava mais 20% sobre o PVP

                          1 estrela pagava mais 40% sobre o PVP

                          0 estrelas não era concedida autorização de legalização em Portugal




                          Mas isso era num país que realmente se preocupasse com os pessoas... Ora isso é onde mesmo?
                          O governo não quer saber disso para nada, quanto mais impostos melhor o resto é conversa.
                          Editado pela última vez por DragonH; 20 December 2014, 23:08.

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                            #14
                            Tanto drama por não haver avisadores de cintos atrás?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                              Tanto drama por não haver avisadores de cintos atrás?
                              Os resultados do Megane de 2008 e o de 2014 praticamente não diferem em termos de ferimentos.

                              Só não se sabe por que não foram feitos testes se o Megane de 2008 obteria, no teste do poste e da protecao traseira os mesmos resultados que os obtidos em 2014

                              Megane 2008



                              Megane 2014

                              Editado pela última vez por GTTDI; 21 December 2014, 08:53.

                              Comentário


                                #16
                                Não penso que a Renault tenha descurado a segurança. Os teste Euroncap tornaram-se de tal forma exigentes que, acredito eu, seja mais dificil a carros generalistas atingir a nota máxima. Por outro lado, e como já foi falado anteriormente, a polémica em torno do último teste do Mégane não faz sentido porque é um modelo antigo.
                                Acredito também que, em termos tecnológicos, a Renault hoje já não procure estar na vanguarda como há dez anos por questões de fiabilidade e preço.

                                Resumindo, não vejo nenhum drama ou razão para preocupação com os últimos resultados.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                  Não penso que a Renault tenha descurado a segurança. Os teste Euroncap tornaram-se de tal forma exigentes que, acredito eu, seja mais dificil a carros generalistas atingir a nota máxima. Por outro lado, e como já foi falado anteriormente, a polémica em torno do último teste do Mégane não faz sentido porque é um modelo antigo.
                                  Acredito também que, em termos tecnológicos, a Renault hoje já não procure estar na vanguarda como há dez anos por questões de fiabilidade e preço.

                                  Resumindo, não vejo nenhum drama ou razão para preocupação com os últimos resultados.
                                  O resultado do Megane não foi mau. Não se esquecam que o ultimo Megane testado foi lançado à 6 anos (+/-).

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