Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema no FAP (Filtro Anti-Partículas)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema no FAP (Filtro Anti-Partículas)

    Tenho uma Fiat Croma 1.9 Multijet 150 CV de 2006 com 123.000 KM. Há cerca de 3 semanas apareceu no quadro de bordo a luz avisadora com a mensagem: Filtro Anti-Poluíçāo Entupido, acontece o carro faz percursos de 100% cidade e hoje foi à Auto-Estrada fazer 80 KM sempre entre as 2000 a 3000 Rpm e sempre entre os 120 KM/H e 190 KM/H. Acontece que a Luz avisadora do FAP não apagou.

    Gostaria de saber opiniões sobre como resolver o problema.

    Obrigado.
    Editado pela última vez por VMPM; 21 December 2014, 16:22.

    #2
    O problema poderá ser alguma regeneração interrompida.
    Não é depois da luz acender que ir á AE puxar vai resolver.
    Infelizmente o FAP e a cidade mais percursos curtos são um grande problema.

    Comentário


      #3
      Podes ter chegado ao ponto de não retorno em que, apenas indo à oficina, fazendo uma regeneração forçada, é que a coisa vai lá.
      Isso e, apagar o código do erro na centralina.

      Infelizmente carros com FAP são uma chatice e não trazem nenhum benefício fiscal para o condutor. E eu que o diga, que conduzo diariamente um Diesel com FAP embora faça mais AE/misto que cidade.

      Comentário


        #4
        Depois de a luz acendida, não vale a pena ir à AE tentar limpar. Já chegou ao ponto de não retorno e a partir daqui só há três opções dependendo do nivel de entupimento.

        1- Regeneração forçada na oficina
        2- Remoção do FAP e limpeza
        3- Substituição por um FAP novo

        Comentário


          #5
          Olá,

          Mas ai à coisa de 2 meses apareceu a Luz, fui à AE fiz mais ou menos 20 KM e a Luz apagou, o próprio manual do Carro diz que quando aquela Luz acende é porque ele está a regenerar, mas já estar a regenerar à 3 semanas é muito. E como é a regeneração forçada numa oficina?

          Comentário


            #6
            Já agora se apagar o erro da Centralina a Regeneração será interrompida e o FAP vai estar só a acumular mais, não é?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
              Olá,

              Mas ai à coisa de 2 meses apareceu a Luz, fui à AE fiz mais ou menos 20 KM e a Luz apagou, o próprio manual do Carro diz que quando aquela Luz acende é porque ele está a regenerar, mas já estar a regenerar à 3 semanas é muito. E como é a regeneração forçada numa oficina?
              É ligado à máquina de diangóstico e activa-se a função de regeneração.

              Comentário


                #8
                Obrigado, vou ver se assim resulta.

                Comentário


                  #9
                  Só por curiosidade, se tens coração não perguntes muito em que consiste a regeneração forçada feita via OBD. É um "sofrimento" para o motor. Já acompanhei várias. Lembro-me de por exemplo num focus 1.6 tdci o motor ter estado a cerca de 3500 rpms (mais até!) em ponto morto mais de 40 minutos. É a máquina de diagnostico que faz tudo...Apenas é preciso tempo e ouvido protegido :D

                  Ah atenção a pormenores tais como, basta uma vela incandescente não estar funcional para não ser possível fazer regenerações..

                  Que corra td bem!

                  Comentário


                    #10
                    Ao contrário do que muitos já disseram, na 159 tive o aviso ligado inclusive entrou em safe mode, e voltou a apagar.
                    O safe mode só desapareceu à segunda vez que desliguei o carro. Pedi a um conhecido para ligar o carro ao software e deu que de facto o erro era da FAp. Antes de o levar À marca, fiz uns kms valentes com ela, e não foi a andar muito depressa, uns 70 kms e quando cheguei ao fim o aviso permanecia. Quando voltei a pegar no carro já não tinha aviso e no software já não assinalava o problema.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                      Olá,

                      Mas ai à coisa de 2 meses apareceu a Luz, fui à AE fiz mais ou menos 20 KM e a Luz apagou, o próprio manual do Carro diz que quando aquela Luz acende é porque ele está a regenerar, mas já estar a regenerar à 3 semanas é muito. E como é a regeneração forçada numa oficina?
                      A regeneração não dura dias, muito menos é feita com o carro desligado.
                      Normalmente a regeneração é feita apenas quando certas condições são atingidas: temperatura ideal, nível de partículas no ponto, etc.

                      Se a luz está constantemente acesa, o mais certo é, como disse acima, ter de ser feita uma regeneração forçada, numa oficina pois o nível de partículas está acima do normal e o FAP não consegue regenerar dentro das condições normais.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                        O problema poderá ser alguma regeneração interrompida.
                        Não é depois da luz acender que ir á AE puxar vai resolver.
                        Infelizmente o FAP e a cidade mais percursos curtos são um grande problema.

                        Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
                        Depois de a luz acendida, não vale a pena ir à AE tentar limpar. Já chegou ao ponto de não retorno e a partir daqui só há três opções dependendo do nivel de entupimento.
                        Depende. Há casos que sim, e como já foi dito, o próprio manual pede para se rolar em mudanças altas (penso que 3ª ou 4ª) a determinadas rpms (normalmente 2000-3000) até a luz apagar.

                        Em relação ao caso e pelo exposto, é procurar ajuda profissional.

                        Comentário


                          #13
                          Agradeço as vossas sugestões, eu nem sei bem o que fazer, como o User PeterlSEL disse a Regeneração forçada faz mal ao motor e eu acredito-me que sim é uma opção que acaba de ser excluída.

                          User ESPRIT- A carrinha em Safe Mode nunca entrou, e fiz os 80 KM hoje de manhã e à tarde fui andar com ela e continua igual.

                          User CHB- Eu sei que com o carro desligado ela não regenera, mas se a Luz não apaga como fazia eu? Não acha estranho que se tudo estivesse normal ela apagaria com 80 KM de estrada, não? A Regeneração forçada pelo o que o User PeterlSEL disse faz o motor estar em "sofrimento" o que sinceramente não me deixa seguro em avançar com está opção.

                          User Ecoflex- o Manual diz que quando esta luz acende é porque o FAP está a regenerar, e quando acender a Luz de Motor é que é para ir o mais depressa possível para uma Rede FIAT.

                          Sabem me dizer se a hipótese de retirar o FAP e limpá-lo é segura?

                          Já agora o carro foi comprado à 7 meses e tem 1 ano de Garantia, não sabem se o Stand tem alguma responsabilidade nisto?

                          Obrigado a todos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VMPM Ver Post

                            User Ecoflex- o Manual diz que quando esta luz acende é porque o FAP está a regenerar, e quando acender a Luz de Motor é que é para ir o mais depressa possível para uma Rede FIAT.
                            Claro que está a regenerar, ou melhor, a tentar regenerar. Pelo que percebi foi esta a luz que te acendeu. No manual não diz para andares acima de X velocidade e X rpms? (é o habitual em carros com FAP).

                            Quanto à regeneração forçada, é o que é, mas pode ser o suficiente para desobstruir o FAP e resolver o problema até à próxima saturação deste tipo. O grande problema é o trajecto que faz...

                            Outra coisa, já viste como está o nível do óleo e quando foi a última muda do mesmo?

                            Comentário


                              #15
                              É sina desta geração ... FAP's ... credo.

                              Isso normalmente resolve-se com velocidade estabilizada , não com velocidades altas.... 120 a 190 não

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                É sina desta geração ... FAP's ... credo.

                                Isso normalmente resolve-se com velocidade estabilizada , não com velocidades altas.... 120 a 190 não
                                Também é o que tenho ouvido.

                                Comentário


                                  #17
                                  User Ecoflex- O óleo e o Filtro do óleo foi trocado à 5.000 KM e mais ou menos à 4 meses, o Manual não diz nem x de Velocidade nem X de Rotações, só diz para desligar o Carro quando a Luz apagar. Acha mesmo que com a regeneração forçada isto passa?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois vocês devem ter razão, mas acima das 2000 Rpm é necessário não é?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quando a minha 9-3X tinha FAP , tambem me acendia a luz as vezes , o que eu fazia era deixar o carro ao relanti até a temperatura chegar aos 90º , depois seguia para A28 Cruise control nos 110 , ao final de 10 / 15m normalmente apagava.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Então não se deve de ir para a AE com o Carro frio? É que está carrinha demora muito, mas mesmo muito a chegar aos 90 C, no meu antigo carro bastava fazer 4 a 5 KM e ele atingia os 90 C, está carrinha ainda hoje fiz 80 KM de AE e nem aos 70 C chegou, será estranho?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Podes ir a vontade com o carro frio , tens é de esperar que ele aqueça ... Eu para nao estar a fazer KM's ... aquecia o carro parado na garagem

                                          Mas se fizeste 80Km e não chegou a temperatura ideal , provavelmente tens o termostato avariado.

                                          Penso que esse motor seja identico ao do meu Saab , embora o meu tenha mais potencia e seja biturbo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                            User Ecoflex- O óleo e o Filtro do óleo foi trocado à 5.000 KM e mais ou menos à 4 meses, o Manual não diz nem x de Velocidade nem X de Rotações, só diz para desligar o Carro quando a Luz apagar. Acha mesmo que com a regeneração forçada isto passa?
                                            Repara, eu não acho nada, não sou mecânico. O que é protocolo habitual nestes casos é limpar o FAP, e numa oficina costumam fazer essa limpeza com certos produtos e depois a regeneração forçada ou só e apenas a regeneração forçada.

                                            Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                            Pois vocês devem ter razão, mas acima das 2000 Rpm é necessário não é?
                                            Diria que sim, e de preferência estabilizada.

                                            Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                            Então não se deve de ir para a AE com o Carro frio? É que está carrinha demora muito, mas mesmo muito a chegar aos 90 C, no meu antigo carro bastava fazer 4 a 5 KM e ele atingia os 90 C, está carrinha ainda hoje fiz 80 KM de AE e nem aos 70 C chegou, será estranho?
                                            Não sei se essa situação de não aquecer não estará a baralhar o sistema, porque habitualmente a regeneração só se dá com o carro quente. E digo situação, porque tens aí algum problema, ou no termostato, ou no sensor da temperatura, ou noutro lado qualquer. Normal é que não é. Deves ver isso tudo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                              Podes ir a vontade com o carro frio , tens é de esperar que ele aqueça ... Eu para nao estar a fazer KM's ... aquecia o carro parado na garagem

                                              Mas se fizeste 80Km e não chegou a temperatura ideal , provavelmente tens o termostato avariado.
                                              Mas tens noção que parado demora muito mais tempo a aquecer, certo? E não vejo necessidade de o fazer para forçar uma regeneração, uma vez que a 110 com o carro frio não estás a criar desgaste nenhuma ao carro, a não ser que seja um papa-reformas

                                              Comentário


                                                #24
                                                A questão é que parado não paga portagem ou neste caso SCUT eheh . Matosinhos é "cercada" por estradas a pagar
                                                Editado pela última vez por SPV; 21 December 2014, 20:49.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                  Podes ir a vontade com o carro frio , tens é de esperar que ele aqueça ... Eu para nao estar a fazer KM's ... aquecia o carro parado na garagem

                                                  Mas se fizeste 80Km e não chegou a temperatura ideal , provavelmente tens o termostato avariado.

                                                  Penso que esse motor seja identico ao do meu Saab , embora o meu tenha mais potencia e seja biturbo
                                                  Sim, os motores são idênticos. Provavelmente terei o termóstrato ou Sensor da Temperatura avariados, mas sim é preferível aquecê-lo e depois ir.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                    A questão é que parado não paga portagem ou neste caso SCUT eheh . Matosinhos é "cercada" por estradas a pagar
                                                    E eu a pensar que era por causa dos leasings e dos limites de kms.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Repara, eu não acho nada, não sou mecânico. O que é protocolo habitual nestes casos é limpar o FAP, e numa oficina costumam fazer essa limpeza com certos produtos e depois a regeneração forçada ou só e apenas a regeneração forçada.



                                                      Diria que sim, e de preferência estabilizada.



                                                      Não sei se essa situação de não aquecer não estará a baralhar o sistema, porque habitualmente a regeneração só se dá com o carro quente. E digo situação, porque tens aí algum problema, ou no termostato, ou no sensor da temperatura, ou noutro lado qualquer. Normal é que não é. Deves ver isso tudo.
                                                      Ecoflex, eu sei que não é mecânico, só perguntei pois o Sr. tem conhecimentos, pelo o tópico que já li seu do Relato da Limpeza do FAP com o Liqui Molly.

                                                      O não aquecer já me começa a preocupar, mas um mecânico que trabalha na FIAT já me disse que é normal, já nem sei.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Mas tens noção que parado demora muito mais tempo a aquecer, certo? E não vejo necessidade de o fazer para forçar uma regeneração, uma vez que a 110 com o carro frio não estás a criar desgaste nenhuma ao carro, a não ser que seja um papa-reformas
                                                        Pápá-Reformas não, mas também se o deixar ao Relantin com Luzes ligadas, Rádio tudo aquecerá mais depressa não? É que o percurso de AE é curto sem se ter de pagar Portagens o que não dá jeito nenhum.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tens noção que, ter o termostato/sensor da temperatura avariado pode ser a causa pela qual o teu carro não está a regenerar?
                                                          Isto porque, se o motor não atinge a temperatura ideal, o FAP também não funciona...

                                                          Eu talvez começasse por ai e depois partia para o FAP.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                            A questão é que parado não paga portagem ou neste caso SCUT eheh . Matosinhos é "cercada" por estradas a pagar
                                                            Verdade, as portagens são caras, e para este caso que não é um passeio nem nada é dinheiro ao lixo, mas pronto...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X