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AJUDA - O que verificar na compra de um carro - URGENTE

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    AJUDA - O que verificar na compra de um carro - URGENTE

    Bom dia!

    Peco desculpa pela minha ignorância pois carros não é de todo o meu forte!
    Hoje vou ver um carro pessoalmente, já li diversos comentários sobre este carro tanto bons como maus, no entanto dentro do que posso oferecer e do que procuro é o carro mais indicado.

    Encontrei este negócio:
    Renault Mégane 1.5 dci dian break Setembro/05 - à venda - Ligeiros Passageiros, Porto - CustoJusto.pt

    Consegui que baixassem o preço para 4100 euros, agora estou com a pulga atrás da orelha pois quando a esmola é boa...

    A questão que coloco é, o que devo fazer para verificar problemas superficiais a nível de motor e outros? Preciso de alguma dicas de valor!

    Agradeço desde já!
    Cump.

    #2
    Por fora: verifica riscos, falhas entre paineis exageradas, cavas das rodas, vê se tem pontos de ferrugem por baixo, dá um olho nos foles de transmissão (fácil de perceber se estão bons ou não) levanta com o macaco roda a roda, agarras em cada uma das rodas e tenta perceber se tem folgas, se possível vê com o auxilio de um garrafão de água se os faróis ganham humidade, abre todas as portas e verifica se tanto as borrachas das mesmas como dos vidros não estão ressequidas e/ou partidas (mais uma vez um garrafão de água ajudar-te-a a perceber se vedam bem ou não.

    No interior verifica todos, mas mesmo todos, os botões, uns são mais difíceis de perceber se funcionam ou não (ex: resistências do vidro traseiro), usa todos os ajustes dos bancos da frente.

    No motor, antes de o ligares, retira a tampa de do vaso expansão e vê o estado da mesma, depois dá uma olhada no aspecto do anti-congelante (percebes se tem anti-congelante ou água através do cheiro) se tiver uma mistura viscosa ou dás um boa tarde, não obrigado, ou então baixas o preço bastante (algo como 700€). Vê também o nível de óleo e a sua cor. Põe tu o motor a trabalhar para percebes se pega à primeira, se tem ruídos ou vibrações estranhas, deixa um pouco a trabalhar e aperta os tubos todos por onde circula o anti-congelante, se tiverem duros o problema é o mesmo do anti-congelante com aspecto de maionese (junta da cabeça queimada). enquanto isso a ventoinha deve ter disparado.

    Com o mesmo a trabalhar e sem andar vira o volante de um lado para o outro para perceberes se tem ruídos (o dono não vai gostar mas pronto é a vida).

    O resto é fazeres na mesma o test-drive, pores uma quinta às 2000rpm e acelerares a fundo, se ganhar velocidade a embraiagem está boa, se o motor subir rotação sem ganho de velocidade, é mais uma forma de negociares. Faz bom uso da caixa e todo o regime do motor.

    Comentário


      #3
      Grande ajuda amigo!
      No entanto, como disse, o meu conhecimento é fraco e há certas coisas que não vou saber identificar.
      Se eu tirar uma foto nítida ao motor e outras partes e partilhar aqui acha que ajuda?
      muito obrigado mesmo!

      Comentário


        #4
        fotos ajudam sim.

        O vaso de expansão é o que está do lado esquerdo desta foto. Se ainda tiver os plásticos por cima, retira-os para veres. Os foles basta olhares para debaixo do carro ao pé dos braços da suspensão.

        Outra coisa: estes modelos têm a tendencia a descolar a peça onde está a terceira luz de stop, vê se está solta e pergunta se alguma vez teve esse problema, é fácil de resolver, uma cola de fita forte faz o serviço. Vê se todos os cintos estão em bom estado e trancam quando os puxas com mais força.

        Das fotos que vi esse carro não tem qualquer protecção na pintura, talvez seja uma boa ideia proteja-la com uma boa cera, depois do detalhe. É caro mas vale mais que a pena.
        Ficheiros anexados

        Comentário


          #5
          O User fabiojalmeida já te disse quase tudo.

          Exterior: Estado dos Pneus; Puxadores das Portas se não têm folga ou estão partidos;...

          Interior: Travão de Mão, vê se ele trava bem +/- no 2º ou 3º Dente é porque está bom; vê se todas as funções do AC estão a funcionar bem, Ar quente, Ar frio, Desembaciadores, e enquanto o AC está a trabalhar abre o Capot e vê se o Líquido do Radiador não está a ir embora; vê se os 4 Vidros Elétricos estão a correr bem; se o Conta-Rotações não oscila; vê se os esguinchos estão a funcionar;...

          Motor: Vê se não há indícios de Óleo no motor; o resto o User anterior já te explicou.

          Test-Drive: Trava o carro a Fundo, para veres se trava bem e se o ABS funciona; tenta apanhar uma subida para fazeres o Ponto de Embraiagem; vê se ouves ruídos parasitas com o carro em andamento; tenta olhar pelo Retrovisor para veres se o carro deita fumo;...

          Comentário


            #6
            Assim pela Foto não dá para ver muito sobre o motor.

            Será que o esse motor não tem resguardo? Não tenho a certeza mas pergunta.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por fabiojalmeida Ver Post
              Por fora: verifica riscos, falhas entre paineis exageradas, cavas das rodas, vê se tem pontos de ferrugem por baixo, dá um olho nos foles de transmissão (fácil de perceber se estão bons ou não) levanta com o macaco roda a roda, agarras em cada uma das rodas e tenta perceber se tem folgas, se possível vê com o auxilio de um garrafão de água se os faróis ganham humidade, abre todas as portas e verifica se tanto as borrachas das mesmas como dos vidros não estão ressequidas e/ou partidas (mais uma vez um garrafão de água ajudar-te-a a perceber se vedam bem ou não.

              No interior verifica todos, mas mesmo todos, os botões, uns são mais difíceis de perceber se funcionam ou não (ex: resistências do vidro traseiro), usa todos os ajustes dos bancos da frente.

              No motor, antes de o ligares, retira a tampa de do vaso expansão e vê o estado da mesma, depois dá uma olhada no aspecto do anti-congelante (percebes se tem anti-congelante ou água através do cheiro) se tiver uma mistura viscosa ou dás um boa tarde, não obrigado, ou então baixas o preço bastante (algo como 700€). Vê também o nível de óleo e a sua cor. Põe tu o motor a trabalhar para percebes se pega à primeira, se tem ruídos ou vibrações estranhas, deixa um pouco a trabalhar e aperta os tubos todos por onde circula o anti-congelante, se tiverem duros o problema é o mesmo do anti-congelante com aspecto de maionese (junta da cabeça queimada). enquanto isso a ventoinha deve ter disparado.

              Com o mesmo a trabalhar e sem andar vira o volante de um lado para o outro para perceberes se tem ruídos (o dono não vai gostar mas pronto é a vida).

              O resto é fazeres na mesma o test-drive, pores uma quinta às 2000rpm e acelerares a fundo, se ganhar velocidade a embraiagem está boa, se o motor subir rotação sem ganho de velocidade, é mais uma forma de negociares. Faz bom uso da caixa e todo o regime do motor.
              Boas Fábio Almeida, fui ver o carro e gostei bastante... Consegui verificar tudo e as borrachas estavam ressequidas. Isto no entanto não é nada de grave certo?
              um dos faróis estavam húmidos também.
              que problemas estas duas situações podem causar?

              Comentário


                #8
                Quais são as borrachas ressequidas?

                Faróis com humidade podem provocar curto circuitos (lampadas a queimarem), má iluminação.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por fabiojalmeida Ver Post
                  Quais são as borrachas ressequidas?

                  Faróis com humidade podem provocar curto circuitos (lampadas a queimarem), má iluminação.
                  E dá chumbo na Inspeção.

                  Comentário

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