Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL porque não se massificou?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    GPL porque não se massificou?

    A pergunta é simples, porque é que o GPL não se tornou o combustivel mais usado?

    A minha opinião é a seguinte:

    -Rede insuficiente de postos com GPL (há muitas, mas quem vai numa viagem ou prepara de antecendia o percurso ou asrrisca-se a ficar sem GPL e o percurso pode não ser favoravel)
    -Obrigatoriedade de colar um autocolante horrivel na traseira do veiculo (entretanto os novos já não precisam)
    -Proibição de estacionar em recintos cobertos (entretanto os novos já não precisam)
    -Ocupação de parte do carro com os equipamentos necessários
    -Preços instaveis, diferentes em vários postos e com tendencia (nos últimos tempos) a manterem-se altos comparativamente Às descidas dos restantes combustiveis
    -Para que o gasto em GPL compense relativamente aos outros combustiveis o motor não pode ser muito potente, na maior parte das vezes o custo é semelhante aos motores diesel.

    A pergunta pode ser feita de outra forma, porque não compras tu um carro a GPL?

    #2
    Faltou-te aí uma opção:
    - Ando muito desatualizado no que ao GPL diz respeito.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
      Faltou-te aí uma opção:
      - Ando muito desatualizado no que ao GPL diz respeito.
      Podes sempre actualizar a informação, aliás, é mesma para isso que serve este forum, experimenta, vais ver que custa menos que atacar outros users com comentários pseudo-humoristicos.

      Comentário


        #4
        Eu tanto não compro um carro a GPL como não compro um a gasóleo já que sou um apaixonado por automóveis e isso para mim significa uma coisa;

        Comentário


          #5
          Acho que não era isso que o Automovel queria dizer, estava a referir-se ás pessoas não usarem GPL por não conhecerem bem o produto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
            Acho que não era isso que o Automovel queria dizer, estava a referir-se ás pessoas não usarem GPL por não conhecerem bem o produto.
            Se foi isso que ele quiz dizer, que não me parece, pode vir reformular o que disse, o tópico é livre e é para discussão. Pode ainda servir para informar quem não conhece o combustivel e tirararem duvidas.

            Comentário


              #7
              Em Portugal acho que a não massificação do mesmo é mesmo por pura ignorância, pois mesmo com os famosos percursos urbanos e os carros a Diesel a darem os problemas inerentes com FAP, as pessoas gostam de ir na onda e compram novamente diesel.
              Perduram os mitos que o carro a GPL pode rebentar, estraga o motor, etc
              Eu comprei um Bi-fuel de fabrica, faço muito percurso urbano, não tenho autocolante foleiro, estaciono em parques subterrâneos, e atualmente com o GPL a 0.52€/l, encho o deposito por cerca de 15€ dá para mais de 400 KM...e o burro sou eu?

              Comentário


                #8
                Eu nao tenho carro a gpl, mas acho que existe em Portugal um estigma contra o uso deste combustivel!
                Tenho o meu carro a gasolina e para o tipo de carro que tenho e para o que ando nao existe melhor do que otto 98!
                Agora o que reparo e que quem compra carros a diesel e dizem e para poupar, eu digo, se realmetne querem poupar metam um carro a gpl, e depois as reaccoes sao sempre que nao presta, etc etc etc, conclusao, a publicidade disel em Portugal foi eficiente

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                  Em Portugal acho que a não massificação do mesmo é mesmo por pura ignorância, pois mesmo com os famosos percursos urbanos e os carros a Diesel a darem os problemas inerentes com FAP, as pessoas gostam de ir na onda e compram novamente diesel.
                  Perduram os mitos que o carro a GPL pode rebentar, estraga o motor, etc
                  Eu comprei um Bi-fuel de fabrica, faço muito percurso urbano, não tenho autocolante foleiro, estaciono em parques subterrâneos, e atualmente com o GPL a 0.52€/l, encho o deposito por cerca de 15€ dá para mais de 400 KM...e o burro sou eu?
                  Eu ainda não consegui encontrar dados sobre o consumo de GPL na Europa e no mundo, mas será mesmo apenas ignorancia dos Portugueses em especifico? Nos outros paises é o combustivel mais usado?

                  Quanto ao consumo, vai de encontro ao que disse, o carro tem um motor pequeno certo? Em carros 2.0 com centenas de cv esses 15€ dariam para quantos km?

                  Aliás o GPL é optimo para um 2º carro, desportivo, se um dia tiver será uma forte probabilidade colocar GPL.
                  Editado pela última vez por danger; 14 January 2015, 10:33.

                  Comentário


                    #10
                    Eu se comprasse atualmente uma viatura para cidade, seria um Bi-fuel de fabrica, para ter todas as garantias do fabricante.

                    Mas o GPL não resolve nada em relação aos motores térmicos, se os politicos ignorantes que temos, se lembrarem de taxar na mesma percentagem o GPL como fazem com a Gasolina, o preço dispara para perto de 1 Euro e depois compensa?

                    Comentário


                      #11
                      Só não adquiro viatura a Gpl, por causa das marcas terem ainda pouca oferta.
                      Pelas informações que tenho, as marcas:
                      - não conseguem dar assistência correta ao sistema
                      - não permitem dar assistência correta ao sistema, por terceiros
                      - e esfolam na pouca assistência que dão

                      posto isto, a minha opção futuramente será adquirir a gasolina e converter.
                      tenho carro a gpl, terceiro para ser mais exacto, e já ando a Gpl há muito anos, pelo menos há 15...

                      jbarbosa

                      Comentário


                        #12
                        A oferta pode ser culpa dos Importadores, por exemplo o Grupo Fiat em Itália tem muitos modelos com Gasolina e GPL de fabrica.

                        Comentário


                          #13
                          Eu acho que o GPL continua a ser um nicho. Aqui na Holanda vejo uns quantos, mas depois procuro por usados e sao mesmo muito poucos. Quem os tem, faz realmente muitos km's. A grande maioria está acima dos 200mil km, com muitos acima dos 400 mil kms.

                          O maior problema do GPL é não haver postos de combustivel em quantidade. Se todos os postos fossem obrigados a ter pelo menos 1 mangueira pra GPL, o panorama mudava.


                          E uma coisa bem engraçada.... aqui na Holanda, supostamente o país com o segundo combustivel mais caro da Europa (atras da Noruega), o gasoleo vai a 1.2x, gasolina em torno dos 1.50....e o GPL a 0.74...que é bem perto da maioria dos preços de GPL em Portugal.
                          Editado pela última vez por krendam; 14 January 2015, 10:40.

                          Comentário


                            #14
                            Itália, Holanda, França e Polonia são lideres ao que GPL diz respeito, noutros países a taxa de utilização é semelhante á de Portugal, e noutros ainda é proibido o uso em veículos automóveis.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                              Eu se comprasse atualmente uma viatura para cidade, seria um Bi-fuel de fabrica, para ter todas as garantias do fabricante.

                              Mas o GPL não resolve nada em relação aos motores térmicos, se os politicos ignorantes que temos, se lembrarem de taxar na mesma percentagem o GPL como fazem com a Gasolina, o preço dispara para perto de 1 Euro e depois compensa?
                              O GPL atualmente já é taxado como a Gasolina e o Gasóleo (penso que até mais), o seu preço baixo provem mesmo do custo muito mais reduzido na sua produção em relação aos outros combustíveis.

                              Comentário


                                #16
                                eu nao tenho um gpl, porque nao posso deduzir na contabilidade...., infelizmente, aliás, ando á procura de um monovolume e a gasolina simplesmente não os há...., lá terei de ir para o gasoleo aoutra vez, mas se houvesse a gasolina, compraria e colocava a gpl, aliás ainda foi para cima da mesa a subaru legacy bi-fuel, mas a c4grand picasso ganhou

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                  O GPL atualmente já é taxado como a Gasolina e o Gasóleo (penso que até mais), o seu preço baixo provem mesmo do custo muito mais reduzido na sua produção em relação aos outros combustíveis.
                                  Olha que não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MrVuszi Ver Post
                                    eu nao tenho um gpl, porque nao posso deduzir na contabilidade...., infelizmente, aliás, ando á procura de um monovolume e a gasolina simplesmente não os há...., lá terei de ir para o gasoleo aoutra vez, mas se houvesse a gasolina, compraria e colocava a gpl, aliás ainda foi para cima da mesa a subaru legacy bi-fuel, mas a c4grand picasso ganhou

                                    Monovolume, assim de repente tens a Opel Zafira a gasolina deve haver mais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                      Aliás o GPL é optimo para um 2º carro, desportivo, se um dia tiver será uma forte probabilidade colocar GPL.
                                      o pior que podes fazer!

                                      Comentário


                                        #20
                                        A opel só a mais antiga.... e a scenic também, só as mais antigas, porque a partir de 04, 05 o diesel tomou conta do mercado. infelizmente! tenho quase a certeza que certos modelos nem vieram para cá sem ser a gasoleo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por templario Ver Post
                                          o pior que podes fazer!
                                          Então porque?
                                          Neste exemplo, o carro perdeu apenas 10 de 252 cavalos, nao me parece nada de outro mundo.
                                          Me Gusta: Porsche Boxter S Ecologic Runs on LPG - Gas 2

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os factores para o pouco uso do gpl são:
                                            - poucas marcas apostarem no gpl de origem (lobbys a trabalharem bem, como sempre)
                                            - ignorância das pessoas
                                            - conversões difíceis em motores actuais de injecção directa
                                            - ocupação de parte do carro com os equipamentos necessários

                                            Para mim, estes factores já não são desculpa:
                                            -Rede insuficiente de postos com GPL: no meu raio de acção há postos suficientes (o meu raio de acção ainda é relativamente vasto), e além do mais, o carro sempre pode andar a gasolina em caso de crise.
                                            -Obrigatoriedade de colar um autocolante horrivel na traseira do veiculo (entretanto os novos já não precisam): Já disseste tudo aqui
                                            -Proibição de estacionar em recintos cobertos (entretanto os novos já não precisam) : Aqui também já está respondido por ti
                                            -Preços instaveis, diferentes em vários postos e com tendencia (nos últimos tempos) a manterem-se altos comparativamente Às descidas dos restantes combustiveis : O GPL tem sido sempre mais barato que a gasolina mais barata, na bomba onde costumo ir está a 0.59€, a diferença ainda é abismal e não negligenciável.
                                            -Para que o gasto em GPL compense relativamente aos outros combustiveis o motor não pode ser muito potente, na maior parte das vezes o custo é semelhante aos motores diesel. : Acho que este é um não problema. Adaptas o carro a GPL que podes manter, se não podes manter um de 400cv e consumos de 20/25, adapta um de 200 com consumos de 10/12L

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MrVuszi Ver Post
                                              A opel só a mais antiga.... e a scenic também, só as mais antigas, porque a partir de 04, 05 o diesel tomou conta do mercado. infelizmente! tenho quase a certeza que certos modelos nem vieram para cá sem ser a gasoleo
                                              A Zafira está a sair agora com a versão 1.4T a gasolina/GPL

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                -Rede insuficiente de postos com GPL

                                                -Ocupação de parte do carro com os equipamentos necessários
                                                Destaco estas 2 e acrescento o não conhecimento (ou ideia errada) do que é um carro a GPL.

                                                Se a 1ª razão para muitos não é problema, para outros já o é, por causa da localização de postos.

                                                Respondendo à tua pergunta, é uma hipótese que colocarei numa compra futura. GPL e híbrido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Como é que se pode massificar se quase não existe oferta de carros a GPL para venda??

                                                  A larga maioria das pessoas que quer um carro vai a um stand, não a um fórum, ver o que existe de oferta.

                                                  FAPs, GPL, Bi-massas, válvulas, isso são tudo abstracções.

                                                  Importante: número de portas, cor, espaço, consumo, etc.

                                                  Se a pergunta for "porque não existe oferta de carros novos a GPL?", a resposta é demasiado complexa, relaciona-se com a aposta energética decidida em meados dos 90 pela UE, quando a aposta foi... diesel, diesel, diesel. Entraram milhões de apoios para a investigação no Diesel.

                                                  Existem países em que o diesel é proibido....existem capitais onde o GPL é obrigatório nos taxis... há de tudo. É preciso é abrir a janela.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                    Então porque?
                                                    Neste exemplo, o carro perdeu apenas 10 de 252 cavalos, nao me parece nada de outro mundo.
                                                    Me Gusta: Porsche Boxter S Ecologic Runs on LPG - Gas 2
                                                    um dos problemas em Portugal, é que se meter um desportivo a gpl teras que fazer as contas ao equipamento e caso queiras vender das duas uma
                                                    ou vendes com o sisitema montado, e perdes dinheiro
                                                    ou retiras o equipamento e ficas com um equipamento gpl enconstado a um canto
                                                    nos desportivos é algo complicado, por um lado poupas, mas por outro lado perdes dinheiro, se o carro for para manter durante muitos anos, podera vir a compensar, depois tambem teras que analisar qual o motor, por exemplo, em certos carros japoneses o gpl danifica alguns componentes!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho que tudo se resume a pouca ou nenhuma oferta que havia até há bem pouco tempo... As pessoas nao queriam depender de terceiros ...

                                                      Actualmente com várias marcas a oferecer de origem o GPL penso que dentro de alguns anos podemos ter um parque GPL maior.


                                                      No entanto assim que isso acontecer o governo vai tratar de equilibrar as contas. Até agora o GPL tem passado despercebido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                        Como é que se pode massificar se quase não existe oferta de carros a GPL para venda??

                                                        A larga maioria das pessoas que quer um carro vai a um stand, não a um fórum, ver o que existe de oferta.

                                                        FAPs, GPL, Bi-massas, válvulas, isso são tudo abstracções.

                                                        Importante: número de portas, cor, espaço, consumo, etc.

                                                        Se a pergunta for "porque não existe oferta de carros novos a GPL?", a resposta é demasiado complexa, relaciona-se com a aposta energética decidida em meados dos 90 pela UE, quando a aposta foi... diesel, diesel, diesel. Entraram milhões de apoios para a investigação no Diesel.

                                                        Existem países em que o diesel é proibido....existem capitais onde o GPL é obrigatório nos taxis... há de tudo. É preciso é abrir a janela.
                                                        Acho que é de conhecimento geral que se pode instalar um Kit GPL num carro. Posto isto, as pessoas não confiam numa instalação que não seja feita pela marca e por isso não instalam GPL nos carros?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                          Acho que é de conhecimento geral que se pode instalar um Kit GPL num carro. Posto isto, as pessoas não confiam numa instalação que não seja feita pela marca e por isso não instalam GPL nos carros?

                                                          Não concordo. A maioria das pessoas que eu conheço não faz ideia do que isso é. Digo isto porque tenho um carro a GPL e cada vez que alguém "novo" lá entra levo sempre com as mesmas perguntas... a mais comum é pensar que o carro só anda a GPL e quando acabar a bilha tenho de chamar a carrinha de distribuição do gás....

                                                          Isto é real. Muita gente pensa que se anda com uma bilha que se troca. E muita gente nunca ouviu falar do GPL... porque nunca o viu na bomba.

                                                          Depois a oferta de carros a gasolina (para transformação) é escassa. Eu quando quiser trocar de carro ficarei muito limitado nas escolhas e pondero o diesel por isso. O nosso parque automóvel (usados, leia-se) é baseado no diesel. Certos segmentos quase nem se importam carros a gasolina.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                            Não concordo. A maioria das pessoas que eu conheço não faz ideia do que isso é. Digo isto porque tenho um carro a GPL e cada vez que alguém "novo" lá entra levo sempre com as mesmas perguntas... a mais comum é pensar que o carro só anda a GPL e quando acabar a bilha tenho de chamar a carrinha de distribuição do gás....

                                                            Isto é real. Muita gente pensa que se anda com uma bilha que se troca. E muita gente nunca ouviu falar do GPL... porque nunca o viu na bomba.

                                                            Depois a oferta de carros a gasolina (para transformação) é escassa. Eu quando quiser trocar de carro ficarei muito limitado nas escolhas e pondero o diesel por isso. O nosso parque automóvel (usados, leia-se) é baseado no diesel. Certos segmentos quase nem se importam carros a gasolina.
                                                            Onde é que tu vives????

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X