Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diesel, Porque se massificou?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diesel, Porque se massificou?

    Porque se massificou em Portugal e um pouco por toda a Europa os veículos moivido a diesel?

    Na minha opinião, ao contrário do que muitos dizem, que é moda, não me parece nada disso, aliás nos anos 90 quando se comessou a massificar, a moda era gasolina e no entanto, o parque automóvel transformou-se desde então.
    Eu penso que foram (e continuam a ser) os seguintes aspectos:

    - Maior poder de compra dos Portugueses
    - Maior oferta de veiculos a Diesel
    - Carros mais potentes a preços de acessiveis
    - Aumento do preço dos combustiveis
    - Menor diferença preço entre os veiculos a diesel e Gasolina equivalentes
    - Decorrente desta última e provavelmente o maior argumento, retorno rápido do investimento e consequente economia.

    #2
    - Preço dos combustíveis (diferença)
    - Questões empresariais (frotas, etc). Basta ver onde estão registados a maior parte dos carros de gama média-alta (quase todos Diesel) que circulam por aqui.
    - Suposta durabilidade, empurrada pela fiabilidade impressionante dos motores Mercedes do fim dos anos 80, princípio de 90
    - Status
    - O facto de o investimento no carro ainda ser um investimento pesado e, normalmente, por bastantes anos, o que vai fazendo com que compense mesmo ter um Diesel, para parte da população.
    - Etc.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
      - Preço dos combustíveis (diferença)
      - Questões empresariais (frotas, etc). Basta ver onde estão registados a maior parte dos carros de gama média-alta (quase todos Diesel) que circulam por aqui.
      - Suposta durabilidade, empurrada pela fiabilidade impressionante dos motores Mercedes do fim dos anos 80, princípio de 90
      - Status
      - O facto de o investimento no carro ainda ser um investimento pesado e, normalmente, por bastantes anos, o que vai fazendo com que compense mesmo ter um Diesel, para parte da população.
      - Etc.
      Não concordo com o status, acho que não tem que ver com o combustivel, antes com a marca e modelo do carro, até porque há carros que nem sequer modelos a diesel dispõe e estão carregados de status e não é preciso ser super-desportivos. Para além disso, há muitos carros que apenas conhecedores compreendem as siglas dos mesmos.

      Comentário


        #4
        Penso que o IUC também se enquadra aqui.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
          Penso que o IUC também se enquadra aqui.
          Como assim?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por danger Ver Post
            Como assim?
            Não sei como era "antigamente" mas o IUC (falando para carros entre 95 e 07) para carros a gasóleo com cilindrada entre 2000 e 3000 é de cerca de 55€, o mesmo pagas por um a gasolina com cilindrada entre 1300 e 1750 ou seja, isto vai ao encontro com o que disseste, "Carros mais potentes a preços de acessíveis" e daí em diante. É a minha maneira de ver, até posso estar bastante enganado.

            Comentário


              #7
              3 Audi 1.9 Tdi, PD 130, pagam o mesmo IUC de um 2.0 a gasolina que tenho lá por casa... . Parece incrível mas é verdade!!! Bem vindos a Portugal.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                Não sei como era "antigamente" mas o IUC (falando para carros entre 95 e 07) para carros a gasóleo com cilindrada entre 2000 e 3000 é de cerca de 55€, o mesmo pagas por um a gasolina com cilindrada entre 1300 e 1750 ou seja, isto vai ao encontro com o que disseste, "Carros mais potentes a preços de acessíveis" e daí em diante. É a minha maneira de ver, até posso estar bastante enganado.
                Sim, pode ter tido alguma influencia para algumas pessoas, mas nesse tempo os IUC não eram preocupação como agora, muito menos para quem comprava um carro a gasolina com mais de 2.0cc.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por danger Ver Post
                  Não concordo com o status, acho que não tem que ver com o combustivel, antes com a marca e modelo do carro, até porque há carros que nem sequer modelos a diesel dispõe e estão carregados de status e não é preciso ser super-desportivos. Para além disso, há muitos carros que apenas conhecedores compreendem as siglas dos mesmos.
                  Também status, concordo. Por exemplo da década de 90 dava mais status ter um Golf TDI do que um 1.6. Nos modelos que mais se vendem sim, o diesel dá status.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por danger Ver Post
                    Não concordo com o status, acho que não tem que ver com o combustivel, antes com a marca e modelo do carro, até porque há carros que nem sequer modelos a diesel dispõe e estão carregados de status e não é preciso ser super-desportivos. Para além disso, há muitos carros que apenas conhecedores compreendem as siglas dos mesmos.
                    Até pode haver muita gente que não percebe as siglas mas o status diesel é inegável, na minha opinião.
                    O carro a gasóleo era olhado como 'carro de rico' ao contrário das versões a gasolina, que eram carro de quem queria um topo de gama mas não chegava aos Diesel.

                    Comentário


                      #11
                      A meu ver a fiabilidade aliada à economia do mesmo e consequentemente o menor consumo, e já agora acho que o status continua a vigorar.

                      Eu sinto-o na pele, "esse carro que tens é muito fixe, é qual o 2.0 Tdi de 150 ou 184?"
                      "- Não, é um 1.4 TSI de 125."
                      "- AH é pena, se fosse um desses tinhas aí um grande canhão, assim é fraquinho!"

                      Comentário


                        #12
                        E no stand quando um gajo diz que quer a versão a gasolina os gajos quase nos expulsão do stand.

                        Ainda recentemente tive de comprar um carro pequenito cá para casa, queria a gasolina e aquilo foi uma aventura.

                        Os gajos da VW (Golf) só me queriam vender o 1.2TSI, quase me chamaram burro por querer o 1.4TSI e foram tão obstinados que perderam a venda. Os da Mercedes (A) só havia gasolina muito acima dos 40.000€. Na Audi (A3) e na BMW (S1) conseguiram pôr o 1.6TDI e 116ed com preços muito inferiores aos 1.4 e 1.6 respetivos.

                        Em resumo, ou comprava um gasolinas de muito baixa cilindrada ou então até me batiam (pelo preço claro) ou faziam-me sentir completamente idiota por querer a opção gasolina (porque esta só apresentava muitas e óbvias desvantagens). Enfim, foi um pesadelo.
                        Editado pela última vez por Jbranco; 15 January 2015, 12:00.

                        Comentário


                          #13
                          Alguma coisa tinham que fazer para "desaparecer" com as sobras da produçao de gasolina

                          Comentário


                            #14
                            Tenho tido a minha quota de vendedores a chamarem-me burro pelas minhas opções de compra. Não só em automóveis...

                            Não sei se serei burro (acredito que seja) mas o facto é que todos eles perderam a venda.

                            Não percebo o que ganham eles com isso... (lá está, deve ser das orelhas)

                            Comentário


                              #15
                              É isso que mais me impressiona, serem tão obstinados ao ponto de perderem a venda. Não compreendo...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                Não concordo com o status, acho que não tem que ver com o combustivel, antes com a marca e modelo do carro, até porque há carros que nem sequer modelos a diesel dispõe e estão carregados de status e não é preciso ser super-desportivos. Para além disso, há muitos carros que apenas conhecedores compreendem as siglas dos mesmos.
                                Nem pensar. Um 320i é visto como carro de pobre ao lado de um 320D e 318D

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                  E no stand quando um gajo diz que quer a versão a gasolina os gajos quase nos expulsão do stand.

                                  Ainda recentemente tive de comprar um carro pequenito cá para casa, queria a gasolina e aquilo foi uma aventura.

                                  Os gajos da VW (Golf) só me queriam vender o 1.2TSI, quase me chamaram burro por querer o 1.4TSI e foram tão obstinados que perderam a venda. Os da Mercedes (A) só havia gasolina muito acima dos 40.000€. Na Audi (A3) e na BMW (S1) conseguiram pôr o 1.6TDI e 116ed com preços muito inferiores aos 1.4 e 1.6 respetivos.

                                  Em resumo, ou comprava um gasolinas de muito baixa cilindrada ou então até me batiam (pelo preço claro) ou faziam-me sentir completamente idiota por querer a opção gasolina (porque esta só apresentava muitas e óbvias desvantagens). Enfim, foi um pesadelo.
                                  O que é que acabaste por comprar, se não é indiscrição?

                                  Comentário


                                    #18
                                    No meu tempo foi devido a longevidade e economia dos motores Diesel.
                                    Havia nesses tempos a idolatria "Isuzu POWER" , "TDi POWER" , "Mercedes 1 milhão" entre outros
                                    Mais recentemente a BMW também ajudou nessa festa entre outros...e já vamos no bi e tri-turbo!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Porque muitos portugueses não sabem fazer contas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                        Mais recentemente a BMW também ajudou nessa festa entre outros..
                                        Ajudou a sério? Só se foi nas fábricas de produção de correntes

                                        Agora a sério como disse o JBranco eu também vivenciei essa experiencia de querer um gasosas e ser-me impigido o diesel, descrevi a situação no tópico dos 308 por foi na Peugeot que me aconteceu a peripécia. Na Vw aconteceu de forma subtil, basicamente o Golf só tinha descontos no diesel os gasolinas não têm desconto

                                        Comentário


                                          #21
                                          As pessoas são como cordeiros, vão atrás do rebanho. Aquele que não for atrás do rebanho é parvo, idiota e etc.
                                          Diesel é que é bom e mais nada. Os vendedores só querem vender a diesel.

                                          Quando tive para comprar o meu a gasolina visitei vários stands e nem falam a gasolina, não tinham interesse, aumentavam os preços e davam variadas desculpas.

                                          Conclusão, comprei a particular um a gasolina com 2 anos e 25k Km, simples e eficaz.

                                          O diesel massificou-se devido ao seu historial de ser poupado e fazer mais quilómetros que a gasolina. Hoje em dia a mecânica já está muito aperfeiçoada mas a electrónica ainda tem muito para evoluir (os níveis de fiabilidade falam por si).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pelo autor do tópico e o seu endeusamento ao diesel prevejo um tópico engraçado.

                                            Vou deixar a minha opinião que vai quase na dos restantes.
                                            -O preço do Diesel claro, quase metade(na altura da massificação, já era isso acho, se estou errado que me corrijam)
                                            -O Status, sim o status, se na altura ter um 2.0i era bom, passou a ser o 2.0d, seja BMW, VAG ou Mercedes(neste caso era 2.2, mas ninguém quase repara) e pode-se mostrar o belo Premium ao vizinho, mesmo que naquela altura a diferença de preços desse para muito Km, num carro a gasolina.
                                            -A importação, neste caso vem no seguimento das marcas anteriores, a facilidade e moda de importação, a juntar-se aos impostos nos Diesel, ora comprar um Diesel segmento D ou E ao preço de um C, mais o status destas marcas foi o expoente máximo do mercado, ainda que 80% dos casos os carros vinham com o dobro dos Km, alguns cheios de problemas, mas tuga que é tuga, depois de fazer asneira ainda fica pior que antes e por isso, o meu carro novo é que é bom, quantas vezes ouvi, o meu carro nunca deu problemas, excepto o "normal", um turbo, uma embraiagem etc etc
                                            -A tributação para as empresas, que recentemente foi alterada mas ainda mal, uma coisa é comerciais e camiões com diferentes tributações nos impostos do veiculo e no combustível, outra é carros das chefias...
                                            -Uma das principais por cá, um "mito"(para mim é mito, porque depende é dos cuidados) que um motor movido a Diesel dura mais que um motor a gasolina, esse "mito" veio porque havia/há comerciais Diesel, esses fazem claro muito mais Km que um outro de lazer, mas mesmo assim ninguém se lembrou disso e começou a fase da "Diesel mania".

                                            Mais logo digo mais algumas, quando me lembrar e tiver tempo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                              Pelo autor do tópico e o seu endeusamento ao diesel prevejo um tópico engraçado.

                                              Vou deixar a minha opinião que vai quase na dos restantes.
                                              -O preço do Diesel claro, quase metade(na altura da massificação, já era isso acho, se estou errado que me corrijam)
                                              -O Status, sim o status, se na altura ter um 2.0i era bom, passou a ser o 2.0d, seja BMW, VAG ou Mercedes(neste caso era 2.2, mas ninguém quase repara) e pode-se mostrar o belo Premium ao vizinho, mesmo que naquela altura a diferença de preços desse para muito Km, num carro a gasolina.
                                              -A importação, neste caso vem no seguimento das marcas anteriores, a facilidade e moda de importação, a juntar-se aos impostos nos Diesel, ora comprar um Diesel segmento D ou E ao preço de um C, mais o status destas marcas foi o expoente máximo do mercado, ainda que 80% dos casos os carros vinham com o dobro dos Km, alguns cheios de problemas, mas tuga que é tuga, depois de fazer asneira ainda fica pior que antes e por isso, o meu carro novo é que é bom, quantas vezes ouvi, o meu carro nunca deu problemas, excepto o "normal", um turbo, uma embraiagem etc etc
                                              -A tributação para as empresas, que recentemente foi alterada mas ainda mal, uma coisa é comerciais e camiões com diferentes tributações nos impostos do veiculo e no combustível, outra é carros das chefias...
                                              -Uma das principais por cá, um "mito"(para mim é mito, porque depende é dos cuidados) que um motor movido a Diesel dura mais que um motor a gasolina, esse "mito" veio porque havia/há comerciais Diesel, esses fazem claro muito mais Km que um outro de lazer, mas mesmo assim ninguém se lembrou disso e começou a fase da "Diesel mania".

                                              Mais logo digo mais algumas, quando me lembrar e tiver tempo.
                                              E depois eu é que endeuso...

                                              Comentário


                                                #24
                                                TDI! Este é o grande culpado a partir do início dos anos 90'!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Manias.
                                                  Sempre ouvi dizer que a mania é pior que a doença.
                                                  E há tanta gentinha manienta que até mete dó.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Militaogtc Ver Post
                                                    A meu ver a fiabilidade aliada à economia do mesmo e consequentemente o menor consumo, e já agora acho que o status continua a vigorar.

                                                    Eu sinto-o na pele, "esse carro que tens é muito fixe, é qual o 2.0 Tdi de 150 ou 184?"
                                                    "- Não, é um 1.4 TSI de 125."
                                                    "- AH é pena, se fosse um desses tinhas aí um grande canhão, assim é fraquinho!"
                                                    Ando a ver carros para comprar. Mas apenas quero os a gasolina e a reação é igual: "Então qual é o motor" e eu " é o X a gasolina" eles "Ih a gasolina..."

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Há um conjunto significativo de factores fiscais que contribuem para essa propagação dos diesel e não apenas "porque é uma moda" não foi apenas isso.

                                                      Como já foi referido quando os diesel começaram a conquistar mais espaço gozavam de uma invejável fama de fiabilidade e não só devido à robustez exemplar dos 190D da praça. As restantes marcas também disponibilizavam motores bastante bons neste aspecto.

                                                      A maior falha dos diesel era a falta de potência, conduzir um diesel face a um congénere gasolinas era um mundo de diferença, algo que mudou com aparecimento dos "TDI".
                                                      Tirando os motores japoneses as opções a gasolina europeias não era particularmente primorosas, quer na performance ou nos consumos abrindo espaço aos turbo-diesel para brilhar.
                                                      Um Golf 1.6 ou 1.8 facilmente gastava entre 8 a 10 litros de gasolina. A opção diesel fazia os mesmos kms com quase metade do combustível (ou mesmo metade!) sem que isso fizesse do carro mais lento, até pelo contrário, a potencia disponível mais cedo vai ao encontro do que o cliente comum procura num carro.
                                                      Sobre a questão do status não é que um turbodiesel tivesse o que fosse de status apenas era objecto de desejo por uma boa parte das pessoas que queria um transporte económico mas desenvolto. Agora status sempre teve e provavelmente sempre terá mas são motores a gasolina de boa cilindrada e geralmente com mais de 4 cilindros.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Porque é mais barato abastecer, independentemente se o valor da viatura custa mais 4k ou 20k € a mais, o que interessa é que é mais barato abastecer.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acima de tudo, os benefícios fiscais que sao dados ao Diesel, principalmente no que toca aos combustíveis.

                                                          A outra razão foi o melhoramento dos Diesel, que deixaram de ser aquelas betoneiras caras que não andavam nada, com a adopção dos Turbos ficaram mais agradáveis e com melhor rendimento.

                                                          Ora, isto hoje em dia levou ao só se equacionar o gasto na bomba e esquecer manutenção, km por ano, veículos mais caros na altura da compra.

                                                          As pessoas compram o que acham que é mais económico no que automóveis diz respeito, e com todos os benefícios o Diesel tem, desde um avaliação de CO2 errada, vantagens nos combustíveis e descontos maiores, lógico que vai vender mais. Fazer o mesmo em carros a gasolina, e teríamos o inverso, simples.

                                                          Porque é que há uma massificação de gasolina nos USA? Combustível mais baratos, carros mais agradáveis, mais facilidade na altura da compra.

                                                          Hoje em dia Diesel é para fazer km para se conseguir retorno do investimento, para não de ter problemas mecânicos. Em termos de desvalorização, irá depende do carro, a C5 cá de casa, Diesel com uma versão procurada, desvalorizou quase 6.000€ em 2 anos, portanto... Também é um tema relativo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            dasse... outra vez a mesma história

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X