Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Burla Stand - ajuda legal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Burla Stand - ajuda legal

    Boas noites,

    Para resumir, um stand vendeu-me um carro, em que fomos a um notário\advogado para fazer a troca de nome, passado uns tempos descobri que o veiculo vinha com uma penhora e o stand apesar de ter conhecimento antes de me vender o carro, está-se a *****. Mas relativamente a isto, vai ser resolvido de outra forma.

    O que queria vir aqui pedir se pfv me ajudavam, é, se alguém tem, ou sabe como escrever uma carta a dizer que o veículo é uma necessidade critica para a minha deslocação para o trabalho, no sentido que vivo em Loures e trabalho em Porto Salvo, com isenção de horário, sendo que não tenho transportes muitas das vezes. Preciso desta carta para a empresa passar uma declaração.

    Já agora fica a nota que o stand é o Eurico Duarte , na quinta do conde.

    Desde já agradeço toda e qualquer ajuda nesta questão da carta...

    Um abraço

    #2
    Vendedores da Margem sul... LOL

    Comentário


      #3
      Primeira coisa, dirige-te à esquadra mais próxima e apresenta queixa para se dar inicio a um inquérito com o fito de ser investigada tal burla...

      Comentário


        #4
        a carta é para a tua empresa?

        Comentário


          #5
          por norma os notários quando se faz a transferência de propriedade informam se há ou não penhoras sobre o veículo. mesmo que vejas isso 1hora antes de ir ao notário, convem ver na hora em que se faz o registo pois com o sistema informatico a penhora pode cair a qualquer hora.

          em 2 carros que comprei o notário referiu sempre que não existia nada sobre o carro, antes de o passar para meu nome.

          Comentário


            #6
            Nem todos os vendedores da Margem Sul são aldrabões.
            Depois, tens alguma prova que o stand sabia da penhora? Muitas vezes os stands são colocados em situações complicadas porque quem vai vender os carros lá não dá a info toda, quer do estado do veículo bem como de alguns ónus e penhoras.
            Não defendo os stands, mas há que ter todas as informações correctas.

            Comentário


              #7
              Tens factura de compra? A penhora vem em nome do antigo proprietário ou do stand?

              Comentário


                #8
                uma pergunta , quando o Shakawkaw , estava enfrente ao notario / cartorio / advogado, fazendo a mudança de nome , o funcionário ao por os dados da viatura no computador para proceder a fazer a mudança de nome, no computador não deveria aparecer que o carro tinha uma penhora e devia informar ao comprador antes de fazer a mudança de nome !!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                  uma pergunta , quando o Shakawkaw , estava enfrente ao notario / cartorio / advogado, fazendo a mudança de nome , o funcionário ao por os dados da viatura no computador para proceder a fazer a mudança de nome, no computador não deveria aparecer que o carro tinha uma penhora e devia informar ao comprador antes de fazer a mudança de nome !!
                  perguntas é com pontos de exclamação, mas acho que devia ter o dever de informar, não sei em termos legais

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                    perguntas é com pontos de exclamação, mas acho que devia ter o dever de informar, não sei em termos legais
                    Hum?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                      Hum?
                      eu hoje tou de mau humor

                      Comentário


                        #12
                        concordo , mas não há ali qualquer erro, ou má vontade por parte do funcionário que estava a fazer a mudança de nome ? ou realmente essa informação não apareceu no computador no momento em que faziam a mudança de nome ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                          Hum?
                          E não percebeu

                          Pontos de interrogação

                          Comentário


                            #14
                            A declaração não te impede de ficar sem o carro em qualquer momento. está penhorado...
                            Dirige-te ao stand e anula o negócio. Se o negócio não foi feito de má fé da parte do stand, ele faz a troca por outro sem grandes problemas

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por farrapo Ver Post
                              E não percebeu

                              Pontos de interrogação
                              queria escrever "perguntas é com pontos de exclamação?" mas esqueci-me do ponto de interrogação

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                A declaração não te impede de ficar sem o carro em qualquer momento. está penhorado...
                                Dirige-te ao stand e anula o negócio. Se o negócio não foi feito de má fé da parte do stand, ele faz a troca por outro sem grandes problemas
                                e se foi feito de má fé?

                                Comentário


                                  #17
                                  Quem escolheu o notário? Tu ou o aldrabão? O funcionário pode estar "comprado".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                    e se foi feito de má fé?
                                    Se foi feito de má fé, estica o dedo do meio.

                                    A penhora não envolve o stand. Se o vendedor do stand tinha ou não conhecimento, não faz diferença nenhuma

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
                                      Vendedores da Margem sul... LOL
                                      Tem 10 dedos nas mãos como os outros (salvo raras exceções).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                        Nem todos os vendedores da Margem Sul são aldrabões.
                                        Depois, tens alguma prova que o stand sabia da penhora? Muitas vezes os stands são colocados em situações complicadas porque quem vai vender os carros lá não dá a info toda, quer do estado do veículo bem como de alguns ónus e penhoras.
                                        Não defendo os stands, mas há que ter todas as informações correctas.
                                        Indiferente. Perante o comprador, o responsável por tudo o que corre mal com a venda é o stand. Parece-me um motivo mais que obvio para anulação da compra. É justo para o stand? Indiferente. O vendedor (stand) responde perante o comprador. Resolvido o problema junto do comprador, pode ir depois o stand pedir satisfações a quem lhe vendeu o carro ou entregou retoma.

                                        O comprador final é sempre o maior prejudicado potencial e como tal (e bem quanto a mim) a parte que a lei protege. Se o stand não tem culpa de também ter sido enganado (se foi esse o caso mas vamos admitir que sim) o comprador do stand ainda menos culpa tem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                          A declaração não te impede de ficar sem o carro em qualquer momento. está penhorado...
                                          Dirige-te ao stand e anula o negócio. Se o negócio não foi feito de má fé da parte do stand, ele faz a troca por outro sem grandes problemas
                                          E se não fizer troca por outro, devolve o dinheiro de acordo com a lei da garantia. Atenção que a troca implica que o comprador aceite. Em casos justificados para anulação de compra e venda, como este caso, pode ser feita troca por outra viatura ou devolução do dinheiro. Mas comprador é que aceita qual das duas opções lhe convém. Não é o stand que decide.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                            e se foi feito de má fé?
                                            A solução é a mesma. Troca ou devolução do dinheiro. A lei da garante não "pune" nem pretende encontrar culpados. Com ou sem má fé a resolução é a mesma Vendedor é o único responsavel pela venda. E como tal, o que é chamado a contas quanto comprador tem razão para reclamar.

                                            (Se tiver havido má fé e for possível prová-lo, pode ser feita queixa de crime de burla contra stand. Mas isso é uma coisa totalmente à parte. Isso é para punir quem comete um crime e pelo código penal. Lei da garantia enquadra-se no direito civil que diz respeito à restituição ou indemnização por um dano)

                                            Comentário


                                              #23
                                              A carta a dizer que preciso da viatura é para entregar caso seja necessário à credora e a tribunal.



                                              Tentando responder a tudo.

                                              Via internet o notário\advogado não tem acesso a essa informação segundo o que me disseram no registo civil (automóvel). O que foi feito não tem qualquer tipo de ilegalidade, face aos olhos cegos da justiça deste país.
                                              Inclusive, só mesmo para rir, a funcionária do registo civil, disse-me "então agora o que vai fazer? se calhar o melhor é vender o carro para se ver livre disso" enquanto se ria para o lado..

                                              Sabiam da penhora porque o admitiram e deram-me um comprovativo deles terem feito um pagamento à entidade credora, no entanto ficou a faltar um pagamento que não lhes apeteceu fazer e está pendente...Obviamente que não sabia nada disto até me chegar uma carta a casa.

                                              Quanto a devoluções, os gajos não quiseram pagar a penhora de 400 euros que já vai em 1100 e iam aceitar o carro de volta e devolver-me os 2000 e tal que dei? Claro que não... estão armados em parvos. Gente reles que usa e abusa dos carros que tem para venda e depois ainda faz destas..

                                              Só não percebo a burrice de algumas pessoas, que tem um negócio com a mercadoria a céu aberto, burlar assim pessoas. Mas enfim!

                                              Lição a reter, notários e advogados envolvidos em trocas de mudanças de nome com stands ou amigos, não se metam nisso. Vão lá mm ao registo automóvel e vejam com os próprios olhinhos...
                                              Editado pela última vez por Shakawkaw; 17 January 2015, 01:51.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aquando da compra o veiculo foi registado em teu nome ou não ? Já tens os documentos do carro em teu nome ou não chegaram a ser emitidos ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Shakawkaw Ver Post
                                                  A carta a dizer que preciso da viatura é para entregar caso seja necessário à credora e a tribunal.



                                                  Tentando responder a tudo.

                                                  Via internet o notário\advogado não tem acesso a essa informação segundo o que me disseram no registo civil (automóvel). O que foi feito não tem qualquer tipo de ilegalidade, face aos olhos cegos da justiça deste país.
                                                  Inclusive, só mesmo para rir, a funcionária do registo civil, disse-me "então agora o que vai fazer? se calhar o melhor é vender o carro para se ver livre disso" enquanto se ria para o lado..

                                                  Sabiam da penhora porque o admitiram e deram-me um comprovativo deles terem feito um pagamento à entidade credora, no entanto ficou a faltar um pagamento que não lhes apeteceu fazer e está pendente...Obviamente que não sabia nada disto até me chegar uma carta a casa.

                                                  Quanto a devoluções, os gajos não quiseram pagar a penhora de 400 euros que já vai em 1100 e iam aceitar o carro de volta e devolver-me os 2000 e tal que dei? Claro que não... estão armados em parvos. Gente reles que usa e abusa dos carros que tem para venda e depois ainda faz destas..

                                                  Só não percebo a burrice de algumas pessoas, que tem um negócio com a mercadoria a céu aberto, burlar assim pessoas. Mas enfim!

                                                  Lição a reter, notários e advogados envolvidos em trocas de mudanças de nome com stands ou amigos, não se metam nisso. Vão lá mm ao registo automóvel e vejam com os próprios olhinhos...
                                                  a anulação da compra e devolução do dinheiro não é apelando à boa vontade do stand. não és tu que vais propor ao stand se "por boa vontade" lhe apetece atender ao teu pedido. é a lei. eles venderam-te um carro penhorado. como tal, não o poderiam ter feito. nada te foi dito na venda, logo tens direito a pedir anulação do negócio e devolução do dinheiro. contacta o Centro de Arbitragem Automóvel, regista a queixa (custa apenas 10 euros) e eles tratam de tudo por ti... nem sequer precisas de voltar a falar com ninguém do stand que o Centro Arbitragem trata de tudo por ti.

                                                  PS: uma queixazinha online no site da ASAE a descrever todo o processo de compra e o que sucedeu a seguir, vai fazer maravilhas por esse stand... isto não te vai resolver nada do teu problema atual (o Centro arbitragem sim) mas pode impedir que esse stand faça a mesma "piada" a outros...
                                                  Editado pela última vez por dtv; 17 January 2015, 12:53.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    dtv, eu volto a repetir, pois ando nisto hà 2 mêses e já falei com muita gente, inclusive advogados, oficiais de justiça, solicitadores, e muita entidade que nem sabia que existia. Não há ilegalidade.

                                                    A ASAE respondeu-me a dizer que nada pode fazer. Porque no fim, a responsabilidade toda de ver se o carro tem problemas é tua. Percebes? Podem fazê-lo, o registo automóvel propos-me que eu fizesse o mesmo para me livrar disto. Eu não vim aqui pedir opiniões, era só uma minuta de uma carta que referi no primeiro post e tambem informar sobre o stand e também ver se alguem ja passou pelo mesmo.
                                                    Editado pela última vez por Shakawkaw; 17 January 2015, 13:15.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Shakawkaw Ver Post
                                                      dtv, eu volto a repetir, pois ando nisto hà 2 mêses e já falei com muita gente, inclusive advogados, oficiais de justiça, solicitadores, e muita entidade que nem sabia que existia. Não há ilegalidade.

                                                      A ASAE respondeu-me a dizer que nada pode fazer. Porque no fim, a responsabilidade toda de ver se o carro tem problemas é tua. Percebes? Podem fazê-lo, o registo automóvel propos-me que eu fizesse o mesmo para me livrar disto. Eu não vim aqui pedir opiniões, era só uma minuta de uma carta que referi no primeiro post e tambem informar sobre o stand e também ver se alguem ja passou pelo mesmo.
                                                      não me surpreende o que te tenham dito. Eu não me refiro a crime de burla ou direito penal. refiro-me à lei da garantia. a lei da garantia diz respeito a bens móveis e imóveis e como tal, aplica-se à compra e venda de viatura.

                                                      a maioria das pessoas, mesmo quem está na área (concessionários, oficinas, etc, etc) desconhece esta lei e mais importante desconhece os mecanismos de proteção do comprador.

                                                      se o carro é comprado num stand, está obrigatoriamente coberto pela garantia. se me disseres "eu quero ficar com carro e não sei como resolver isto?" pois aí é diferente e pode demorar muito ou pouco tempo. o que eu indiquei e expliquei como podes anular o negócio e exigir a devolução do dinheiro pago, implica necessariamente devolveres esse carro e não poderás ficar com ele. se isso não te interessa, tens provavelmente mais trabalho pela frente e tempo a perder do que a anulação do negócio e receberes o teu dinheiro de volta (ou em alternativa uma outra viatura).

                                                      sobre o que te "propôs o registo automóvel" desculpa lá que te diga, mas basicamente incitou-te à burla. não foi o "registo automóvel" que te disse isso, mas um seu funcionário, cujas palavras que te disse, claramente não representam a instituição, até porque configuram crime. mas é o país que temos, da chico-espertice e do desenrascar e chutar para a frente...

                                                      eu disse-te que a ASAE nada podia fazer para resolver o teu problema. a ASAE fiscaliza. cumpre está tudo bem. não cumpre, multa. disse para te queixares à ASAE como forma de poder eventualmente servir para que stand, caso fosse multado, "aprendesse" a lição e não repetisse a piada.

                                                      quem te pode ajudar aqui melhor é o centro de arbitragem automóvel. a sério. visita o site. liga-lhes. esclarecem-te gratuitamente. registada a queixa, o centro atribui-te um jurista que vai acompanhar o teu caso e vai "representar-te" em todas as comunicações e tentativa de acordo com o stand na fase de mediação. o acordo aqui pode ser muito favorável para ti pois o stand pode desde logo receber viatura de volta e devolver-te dinheiro ou assumir a dívida da penhora e regularizar toda a situação para poderes ficar com o carro que compraste sem problemas.

                                                      não havendo acordo, avança para a fase seguinte em que processo segue para tribunal arbitral. tem mesmo valor e peso que tribunais "comuns", uma vez transitando em julgado e tem tempo médio de resolução de apenas 120 dias. são 4 meses. se tivesses ido ao centro desde o primeiro momento, diria que já terias tudo resolvido.

                                                      não percebi bem para que é a declaração da importância do carro. queres pedir indemnização ao stand por danos patrimoniais? duvido que leves a tua avante. isso vai demorar anos e anos e custar-te bem mais do que o carro te custou. no centro arbitragem automóvel custa apenas 10 euros. e se não houver acordo na mediação, é necessário uma caução de 500 euros (salvo erro) que te é devolvida sendo o processo decidido a teu favor. (como pareces não ter nada contra ti neste processo).

                                                      ps: se a responsabilidade de ver se o carro tem problemas fosse apenas tua, vender carros era uma maravilha. desde vender carros com 800 mil kms indicando apenas 20 mil.... lol. para isso foi criada e existe a lei da garantia automóvel. é também uma lei relativamente recente e tam<bém não estranhava por aí que tenhas falado com muita gente que tenha dito "não ser ilegal".

                                                      Centro de Arbitragem do Sector Automvel - Perguntas Frequentes

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não culpes notários e advogados. Se há um mentiroso pelo meio, não serão estes produzir os documentos ou a base de dados que o desmente.

                                                        Quem compra um bem sujeito a registo (imóvel, automóvel, motociclo etc.), é responsável pela verificação de qualquer garantia real/hipoteca/penhora etc existente sobre o bem . Não esgotaste todas as hipóteses para verificar, que à data da compra, não tinha sido registada nenhuma penhora sobre o automóvel em questão.

                                                        É tramado, concordo.

                                                        Terás de entregar o carro ao tribunal sem desculpas, mesmo que o teu rendimento familiar dependa dele.

                                                        Podes é apresentar queixa por burla, e paralelamente exercer o direito de regresso, para recuperares o que pagaste pelo carro (acrescido de juros à taxa legal e também uma indemnização relativa ao transtorno que esta situação te causou).

                                                        Boa sorte, é uma situação de porcaria.
                                                        Editado pela última vez por Alive; 17 January 2015, 23:49.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Cá está notícia do dia e bem a propósito:

                                                          Stands de automóveis usados "atropelam" direitos dos consumidores - Renascença

                                                          A ver se muda alguma coisa desta vez. Ou pelo menos as pessoas ficam mais cientes dos seus direitos..

                                                          Se obrigassem os concessionários a acabar com a lista de supermercado de peças cobertas e não cobertas nas garantias de usados já era muito bom (também tenho uma lista dessas no meu - 100% ilegal mas enfim)..

                                                          Recentemente já conseguiram obrigar Peugeot a mudar contratos garantia dos novos (que dizia que manutenção tinha ser feita na marca sob pena de perda de garantia). Demora... Mas aos poucos vamos chegando lá...
                                                          Editado pela última vez por dtv; 22 January 2015, 09:17.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tendo em conta que um certidão da matrícula onde constam essas informações de penhoras custam meia dúzia de euros já não existe razão para cair no conto do vigário pelo menos nesse aspeto. Mais vale perder tempo antes da compra e de largar os euros do que depois de estar o mal feito. Também é sabido que nem todas as pessoas sabem desta possibilidade e aí a grande culpa é dos órgãos de comunicação social que só gostam de passar notícias do mundo a a arder.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X