Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sofagem vs Ar condicionado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sofagem vs Ar condicionado

    Boas. Peço desculpa pela pergunta um pouco básica.
    Qual é a diferença entre a chamada sofagem e o ar condicionado?

    #2
    Estás a ver um termoventilador e um ar-condicionado? É a mesma diferença.

    Comentário


      #3
      Ja existe tópico para isso "perguntas idiotas, o tópico".

      Comentário


        #4
        Eu quero acreditar que a pergunta é genuína e por isso:
        Sofagem = Permite aquecer o interior do carro forçando o ar a passar através de um radiador ligado ao circuito de arrefecimento do motor. (Dica: quando no Verão o motor começar a aquecer muito, podes usar a sofagem para o arrefecer um pouco)
        Ar Condicionado = permite arrefecer o interior do carro, forçando o ar a passar através de um radiador com gaz frio.

        Comentário


          #5
          A sofagem utiliza a temperatura do sistema de refrigeração do carro para aquecer o interior ou simplesmente passar o ar de fora para dentro para arrefecer (claro que no verão não funciona como queremos).

          O ar condicionado utiliza o aquecimento do sistema de refrigeração do motor para aquecer mas para arrefecer tem um gás próprio de características que se pautam por temperaturas baixas para arrefecer o interior.

          Por isso se num país frio uma sofagem é capaz de resolver a situação já num quente como Portugal ou se abre a janela ou é mesmo necessário um ar condicionado.

          Eu não sendo muito amigo de ar condicionado costumo usar no verão na auto estrada para não ir de banela aberta (mas faço em estrada e em cidade por vezes, havendo muito trânsito preferi o AC para filtrar a sujidade que anda no ar).

          Já no inverno uso pouco.

          Comentário


            #6
            O AC tb retira humidade do ar é melhor para desembacear os vidros.

            Comentário


              #7
              "O ar condicionado utiliza o aquecimento do sistema de refrigeração do motor para aquecer mas para arrefecer tem um gás próprio de características que se pautam por temperaturas baixas para arrefecer o interior"

              ?! Assim sendo, estando o AC ligado, em posição quente, não gasta o gás? tinha em mente que seria mais eficaz, ar quente com o AC ligado.

              Comentário


                #8
                Mesmo na posição de frio não deve gastar o gás porque é um circuito fechado. Só quando á fuga é que ficas sem gás.

                Comentário


                  #9
                  bem... agora é que me lixaste. O facto é que é mesmo um circuito fechado, no entanto o que fazem como "recarga do AC",, presumo então que consiste numa renovação do gás?

                  Comentário


                    #10
                    A recarga do AC é necessária sempre que exista fuga de gás no sistema (fechado) do AC.

                    Claro que ligar periodicamente o sistema de AC (mesmo no inverno, brrr!) ajuda a conservar o sistema e como já foi dito, é muito eficaz a remover a humidade do para-brisas naqueles dias de chuva e muita humidade no ar.

                    Como referência, a minha Astra tem 15 anos e continua a fazer frio como no primeiro dia, logo fuga de gás parece não ter existido (ainda)...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PMNG Ver Post
                      "O ar condicionado utiliza o aquecimento do sistema de refrigeração do motor para aquecer mas para arrefecer tem um gás próprio de características que se pautam por temperaturas baixas para arrefecer o interior"

                      ?! Assim sendo, estando o AC ligado, em posição quente, não gasta o gás? tinha em mente que seria mais eficaz, ar quente com o AC ligado.
                      Conforme já disseram o gás está num circuito fechado. A regeneração (ciclo após ciclo) do gás é praticamente total, ou seja, não ocorre desgaste.

                      Em relação à utilização do AC para quente a única vantagem é obteres um ar mais seco (por via do AC), porque de resto só estás a gastar combustível.

                      Para o processo de desembaciamento a utilização do AC é muito eficaz, devido ao facto do ar proveniente do AC ser seco.

                      Comentário


                        #12
                        Tenho tido isso em conta e o facto é que nota se diferença. Obrigado aos que por aqui passaram!!!

                        Comentário


                          #13
                          Há outra grande diferença: sistema de ventilação interna (dita sofagem todos os carros têm. O ac tem um custo adicional, sendo que até há bem pouco tempo atrás era um extra, sobretudo nos segmentos mais baixos.

                          Já agora, o ac, sobretudo para "gerar" frio vai "buscar" potência ao motor pelo que em motores com menos pulmão meia dúzia de cv já fazem diferença! Lembro-me de andar com uma Berlingo (Motor 1.9 aspirado, se não me falha a memória) e aquilo tinha 2 velocidades:

                          Lenta a andar normal;
                          Horrivelmente lenta com o ac ligado sendo que para ultrapassar convinha desligar o dito!!!

                          Comentário


                            #14
                            O carregar o gás é algo que usa na gíria mas o mais importante até é o lubrificante que esse gás contém para que o compressor continue a ter uma vida prolongada. Claro que o gás permite fazer o tal frio.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X