Eu quero acreditar que a pergunta é genuína e por isso:
Sofagem = Permite aquecer o interior do carro forçando o ar a passar através de um radiador ligado ao circuito de arrefecimento do motor. (Dica: quando no Verão o motor começar a aquecer muito, podes usar a sofagem para o arrefecer um pouco)
Ar Condicionado = permite arrefecer o interior do carro, forçando o ar a passar através de um radiador com gaz frio.
A sofagem utiliza a temperatura do sistema de refrigeração do carro para aquecer o interior ou simplesmente passar o ar de fora para dentro para arrefecer (claro que no verão não funciona como queremos).
O ar condicionado utiliza o aquecimento do sistema de refrigeração do motor para aquecer mas para arrefecer tem um gás próprio de características que se pautam por temperaturas baixas para arrefecer o interior.
Por isso se num país frio uma sofagem é capaz de resolver a situação já num quente como Portugal ou se abre a janela ou é mesmo necessário um ar condicionado.
Eu não sendo muito amigo de ar condicionado costumo usar no verão na auto estrada para não ir de banela aberta (mas faço em estrada e em cidade por vezes, havendo muito trânsito preferi o AC para filtrar a sujidade que anda no ar).
"O ar condicionado utiliza o aquecimento do sistema de refrigeração do motor para aquecer mas para arrefecer tem um gás próprio de características que se pautam por temperaturas baixas para arrefecer o interior"
?! Assim sendo, estando o AC ligado, em posição quente, não gasta o gás? tinha em mente que seria mais eficaz, ar quente com o AC ligado.
bem... agora é que me lixaste. O facto é que é mesmo um circuito fechado, no entanto o que fazem como "recarga do AC",, presumo então que consiste numa renovação do gás?
A recarga do AC é necessária sempre que exista fuga de gás no sistema (fechado) do AC.
Claro que ligar periodicamente o sistema de AC (mesmo no inverno, brrr!) ajuda a conservar o sistema e como já foi dito, é muito eficaz a remover a humidade do para-brisas naqueles dias de chuva e muita humidade no ar.
Como referência, a minha Astra tem 15 anos e continua a fazer frio como no primeiro dia, logo fuga de gás parece não ter existido (ainda)...
"O ar condicionado utiliza o aquecimento do sistema de refrigeração do motor para aquecer mas para arrefecer tem um gás próprio de características que se pautam por temperaturas baixas para arrefecer o interior"
?! Assim sendo, estando o AC ligado, em posição quente, não gasta o gás? tinha em mente que seria mais eficaz, ar quente com o AC ligado.
Conforme já disseram o gás está num circuito fechado. A regeneração (ciclo após ciclo) do gás é praticamente total, ou seja, não ocorre desgaste.
Em relação à utilização do AC para quente a única vantagem é obteres um ar mais seco (por via do AC), porque de resto só estás a gastar combustível.
Para o processo de desembaciamento a utilização do AC é muito eficaz, devido ao facto do ar proveniente do AC ser seco.
Há outra grande diferença: sistema de ventilação interna (dita sofagem todos os carros têm. O ac tem um custo adicional, sendo que até há bem pouco tempo atrás era um extra, sobretudo nos segmentos mais baixos.
Já agora, o ac, sobretudo para "gerar" frio vai "buscar" potência ao motor pelo que em motores com menos pulmão meia dúzia de cv já fazem diferença! Lembro-me de andar com uma Berlingo (Motor 1.9 aspirado, se não me falha a memória) e aquilo tinha 2 velocidades:
Lenta a andar normal;
Horrivelmente lenta com o ac ligado sendo que para ultrapassar convinha desligar o dito!!!
O carregar o gás é algo que usa na gíria mas o mais importante até é o lubrificante que esse gás contém para que o compressor continue a ter uma vida prolongada. Claro que o gás permite fazer o tal frio.
Comentário