Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Geartronic Volvo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Geartronic Volvo

    Estou a pensar comprar um Volvo S80 D5 com caixa geartronica, mas tenho ouvido comentários muito diferentes acerca da mesma, nomeadamente em relação à sua fiabilidade, desde quem defenda que é problematica a quem diga que desde que a manutenção seja feita de forma correta, a Volvo recomenda a troca de óleo entre os 60 e os 80 mil kms, é tão fiável como as outras. Alguém tem conhecimento ou experiencia com esta caixa que me possa ajudar?
    obrigado

    #2
    Boa tarde companheiros do fórum.

    Antes de mais sou novo aqui.

    Tenho em vista carros sem-novos.

    Além do Classe C tenho também a V60 em mente e queria saber tudo sobre caixa de velocidades automatica.

    Já procurei bastante (e vim dar bastante aqui em pesquisas do google) e fiquei a perceber mais ou menos os pontos fortes e fracos das várias caixas do mercado (e tambem custo de manutenção), nomeadamente S-Tronic da Audi, a ZF atual de 8v que há em "bué" marcas e modelos e a atual de 9 da Mercedes.

    E a Geatronic ? Eestou farto de procurar (mesmo em inglês) e não encontro nada.

    Nalgumas reviews há quem afirme que a caixa é algo hesitante... Esta caixa é de que origem? Nem sei quatntas velocidades tem, como é de manutenção em termos de prazos e custo etc?

    É suave e rápida como a ZF ou nem por isso? É fiável? Ou não há como saber por ser uma versão mais recente e ser difernete das antigas Geatronic (as dos antigos XC90) que sobre essas sim encontrei por essa net fora relatos de muitos problemas e que uma caixa nova é uma pipa de massa.

    DEsde já obrigado pessoal.
    Editado pela última vez por oMai0r; 25 March 2021, 14:37.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por oMai0r Ver Post
      Boa tarde companheiros do fórum.

      Antes de mais sou novo aqui.

      Tenho em vista carros sem-novos.

      Além do Classe C tenho também a V60 em mente e queria saber tudo sobre caixa de velocidades automatica.

      Já procurei bastante (e vim dar bastante aqui em pesquisas do google) e fiquei a perceber mais ou menos os pontos fortes e fracos das várias caixas do mercado (e tambem custo de manutenção), nomeadamente S-Tronic da Audi, a ZF atual de 8v que há em "bué" marcas e modelos e a atual de 9 da Mercedes.

      E a Geatronic ? Eestou farto de procurar (mesmo em inglês) e não encontro nada.

      Nalgumas reviews há quem afirme que a caixa é algo hesitante... Esta caixa é de que origem? Nem sei quatntas velocidades tem, como é de manutenção em termos de prazos e custo etc?

      É suave e rápida como a ZF ou nem por isso? É fiável? Ou não há como saber por ser uma versão mais recente e ser difernete das antigas Geatronic (as dos antigos XC90) que sobre essas sim encontrei por essa net fora relatos de muitos problemas e que uma caixa nova é uma pipa de massa.

      DEsde já obrigado pessoal.
      Imagino que estejas a falar do V60 mais recente certo? Tenho um pelo que tentarei responder.

      A caixa é da Aisin com 8 velocidades. É aplicada em muitos outros modelos (vê https://en.wikipedia.org/wiki/AWF8F35).

      Em termos de fiabilidade e custos de manutençaõ não sei responder.

      Em termos de performance dou a minha opinião pessoal. A caixa é inferior às ZF p.ex. dos BMW. Não consegue ser tão suave nas mudanças nem é tão boa a "prever" a mudança necessária. Agora se isto tem a ver com a caixa em si ou com o software que admito ser diferente de carro para carro, não sei. DIto isto não é uma má automática especialmente numa utilização menos agressiva. Não vejo enormes defeitos nela.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
        Imagino que estejas a falar do V60 mais recente certo? Tenho um pelo que tentarei responder.

        A caixa é da Aisin com 8 velocidades. É aplicada em muitos outros modelos (vê https://en.wikipedia.org/wiki/AWF8F35).

        Em termos de fiabilidade e custos de manutençaõ não sei responder.

        Em termos de performance dou a minha opinião pessoal. A caixa é inferior às ZF p.ex. dos BMW. Não consegue ser tão suave nas mudanças nem é tão boa a "prever" a mudança necessária. Agora se isto tem a ver com a caixa em si ou com o software que admito ser diferente de carro para carro, não sei. DIto isto não é uma má automática especialmente numa utilização menos agressiva. Não vejo enormes defeitos nela.
        Sim é a V60 atual (Estou a ver as primeiras que têm agora 2 anos). A minha esposa adora a carrinha e está difícil sequer considerar outras opções...

        Ok é uma Aisin, já ouvi falar das minhas pesquisas. Pelo menos dantes não tinham fama de ser menos boas ? As mais recentes já devem ser melhores.

        O carro será mais para a minha esposa para o dia (levar e buscar a miuda do colégio, compras etc., e ser automatico é imperativo), de resto quando for eu a levar a carrinha será mais aos fins de semana a dois e mais com a minha filhota, pelo que não é muito importante como a carrinha se porta em "conduçõa agressiva".

        Até porque a ideia é uma D3 de "apenas" 150cv.

        O problema é que a D3 vê-se mais com caixa manual, pelo que estamos com menos opções que a D4 que parece ser automático de série pela amostra que vejo.

        Comentário


          #5
          ninguém aqui leva o seu Volvo moderno à marca e saiba qto custam as revisões no geral e os timings e €€€ para a manutenção da caixa auto em si?

          e é fiável esta aisin de 8 mudanças ?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por oMai0r Ver Post
            ninguém aqui leva o seu Volvo moderno à marca e saiba qto custam as revisões no geral e os timings e €€€ para a manutenção da caixa auto em si?

            e é fiável esta aisin de 8 mudanças ?
            Tenta perceber no simulação de manutenção da Volvo: https://www.volvocars.com/pt/servico.../select-dealer

            Comentário


              #7
              O meu é um D4.

              Quanto às revisões não te sei dizer. É renting por isso... não é nada comigo! Mas tenho a certeza que na marca te devem poder dar custos indicativos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por omerta Ver Post
                Tenta perceber no simulação de manutenção da Volvo: https://www.volvocars.com/pt/servico.../select-dealer
                Já vi. Boa dica.

                Portanto se isso estiver correto e seguirmos o plano da marca à risca quer se faça 10, 15, 20 ou 30mil km todos os anos troca pelo menos óleo e filtro do óleo.

                O que já de si para quem anda pouco é meio roubo (nas alemãs típicas é 2 anos ou 30mil km tipicamente do que tenho conhecimento), mas como se não chegasse só óleo e filtro de óleo custa 300e e pouco... Há lá mais umas verificações e afins, mas na prática é 300e e pouco apenas por uma troca de óleo simples...

                Depois aos 60mil ou 2 anos troca óleo e filtro óleo a somar ao filtro de gasóleo e do habitáculo, no valor de quase 500e...

                E isto não inclui extras recomendados como troca do óleo dos travões e afins (embora nem seja muito caro para marca).

                Depois 3 anos ou 90mil km de novo revisão simples, aos 4/120mil km igual à de 2/60 e aos 5 anos ou 150mil km fica por quase 1000e porque além da troca de óleo e filtro de óleo troca a correia. Esta até podia ser pior face ao que é.

                Aos 10 anos ou 300mil km o mesmo, é de 5 em 5 ou 150 em 150mil km. E entre os 5 e 10 anos ou 150 e 300mil km ele refere o esquema pequena grande alternada (nos tais valores de 300 e pouco e 460 e tal).

                Não vejo referência a troca de óleo da caixa, mas acho que se devia fazer na mesma eventualmente, não ?


                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                O meu é um D4.

                Quanto às revisões não te sei dizer. É renting por isso... não é nada comigo! Mas tenho a certeza que na marca te devem poder dar custos indicativos.
                Estranhei teres um carro destes e estares por fora disto, assim já percebi! obrigado!

                já agora, contente com a máquina? é uma V60 também ? com esta caixa de 8 mudanças automática presumo (nos D4 só há automático, o configurador as revisões parece confirmar isso e tudo).
                Editado pela última vez por oMai0r; 26 March 2021, 15:09.

                Comentário


                  #9
                  Há D4 com caixa manual de 6...

                  Não sei se chegou a ser comercializado em Portugal, mas pelo menos na Alemanha e Suiça, sei que sim.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Há D4 com caixa manual de 6...

                    Não sei se chegou a ser comercializado em Portugal, mas pelo menos na Alemanha e Suiça, sei que sim.

                    Cá houve, ainda o ano passado pedi preço para uma e deram-me.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                      Cá houve, ainda o ano passado pedi preço para uma e deram-me.


                      Dúvida desfeita...

                      Comentário


                        #12
                        Já agora... a AISIN recomenda a troca do óleo da caixa a cada 20.000km ou 2 anos... apesar de algumas marcas automóveis, indicarem que é para a vida/fazer reatesto... ou e em outros casos, trocar a cada 60.000km ou 80.000km.




                        http://www.aisinaftermarket.jp/en/pr..._CFEx_AFW+.pdf




                        https://www.be.aisin-europe.com/file...F_CVTF_Low.pdf

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Já agora... a AISIN recomenda a troca do óleo da caixa a cada 20.000km ou 2 anos... apesar de algumas marcas automóveis, indicarem que é para a vida/fazer reatesto... ou e em outros casos, trocar a cada 60.000km ou 80.000km.

                          http://www.aisinaftermarket.jp/en/pr..._CFEx_AFW+.pdf




                          https://www.be.aisin-europe.com/file...F_CVTF_Low.pdf
                          No meu Lexus Rc200t que usa uma AISIN de 8. A recomendação da marca são 40mil km ou 4 anos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                            No meu Lexus Rc200t que usa uma AISIN de 8. A recomendação da marca são 40mil km ou 4 anos.



                            Ora aí está... e outras marcas como referi... é aqueles valores..

                            E depois, tem-se a AISIN a dizer que deverá ser outro.


                            Tal como acontece com as ZF (em BMW), em que a BMW diz que é para a vida... e a ZF já diz outra coisa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Já agora... a AISIN recomenda a troca do óleo da caixa a cada 20.000km ou 2 anos... apesar de algumas marcas automóveis, indicarem que é para a vida/fazer reatesto... ou e em outros casos, trocar a cada 60.000km ou 80.000km.






                              http://www.aisinaftermarket.jp/en/pr..._CFEx_AFW+.pdf

                              https://www.be.aisin-europe.com/file...F_CVTF_Low.pdf
                              Incrível, uma caixa de conversor de binário a ter de ter intervenções de cada 20 em 20.000km! Ai minha rica ZF, ai minha rica caixa Mercedes! Nalguns modelos para mudar o líquido do conversor de binário é também necessário mudar o cárter da caixa. Imaginem só o custo todos os 20KK

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Já agora... a AISIN recomenda a troca do óleo da caixa a cada 20.000km ou 2 anos... apesar de algumas marcas automóveis, indicarem que é para a vida/fazer reatesto... ou e em outros casos, trocar a cada 60.000km ou 80.000km.




                                http://www.aisinaftermarket.jp/en/pr..._CFEx_AFW+.pdf




                                https://www.be.aisin-europe.com/file...F_CVTF_Low.pdf
                                mudar o lubrificante da caixa a cada vinte mil km?

                                Mas percebi, eles dizem vinte mil para as marcas dizerem 80 mil em vez de "sealed for life"

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Ora aí está... e outras marcas como referi... é aqueles valores..

                                  E depois, tem-se a AISIN a dizer que deverá ser outro.


                                  Tal como acontece com as ZF (em BMW), em que a BMW diz que é para a vida... e a ZF já diz outra coisa.
                                  Não sei se terá a ver com as referencias das caixas. Dentro das caixas de 8 existem várias diferentes. Provavelmente terá a ver com binários, tecnologia, etc. Daí terem uma manutenção distinta. Lembro-me de pesquisar e no meu caso a manutenção era igual quer na Lexus quer na AISI.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    mudar o lubrificante da caixa a cada vinte mil km?

                                    Mas percebi, eles dizem vinte mil para as marcas dizerem 80 mil em vez de "sealed for life"



                                    Sim, 20.000km/2 anos, também acho que seja prematuro...


                                    Pois... esse do "para a vida"... é que depois a dada altura faz das suas em muitas caixas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                      No meu Lexus Rc200t que usa uma AISIN de 8. A recomendação da marca são 40mil km ou 4 anos.
                                      Afinal retifico. 60mil ou 4 anos (e a lexus não é meiga nos espaçamentos de manutenção). O óleo é anual ou 15mil km.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                        Afinal retifico. 60mil ou 4 anos (e a lexus não é meiga nos espaçamentos de manutenção). O óleo é anual ou 15mil km.
                                        Filosofia da Toyota, 15 mil km ou anual.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                          Filosofia da Toyota, 15 mil km ou anual.
                                          Exatamente. Este ano com a pandemia o carro está semanas parado. Deve trocar o óleo com menos de 7000km

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                            Afinal retifico. 60mil ou 4 anos (e a lexus não é meiga nos espaçamentos de manutenção). O óleo é anual ou 15mil km.


                                            Sinceramente... 60.000km para a caixa auto, até acho "adequado"... isto num uso convencional.

                                            Quanto ao óleo anual... muitas marcas sempre o mantiveram.... e outras que foram para os 2 anos, ultimamente regressaram para a muda anual (principalmente neste novo motores a gasolina).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Sinceramente... 60.000km para a caixa auto, até acho "adequado"... isto num uso convencional.

                                              Quanto ao óleo anual... muitas marcas sempre o mantiveram.... e outras que foram para os 2 anos, ultimamente regressaram para a muda anual (principalmente neste novo motores a gasolina).
                                              O serem 2 anos são justificados pelos menores custos para as empresas de renting e aluguer. Se em cada 100 carros 1 der o berro, não tem problema quando comparado com o volume de negocio criado.
                                              A maioria dos problemas de bronzes, consumos de oleo, formação de borra são ocasionados pelas trocas tardias.
                                              Como as tolerâncias dos motores são cada vez menores, os óleos têm ainda um papel maior a sua protecção. Já repararam nas viscosidades dos oleos recentes? 0W30, 0W20. Já se fala em alguns motores de 0W15 e recentemente anunciaram estarem a desenvolver um 0W9.
                                              Com isto as marcas estão a encurtar os espaçamentos e os km's. Trocas anuais são frequentes e os 30mil em muitas marcas já passaram para 20mil, sendo que os japoneses são os mais conservadores com 15mil ou 1 ano.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                                O serem 2 anos são justificados pelos menores custos para as empresas de renting e aluguer. Se em cada 100 carros 1 der o berro, não tem problema quando comparado com o volume de negocio criado.
                                                A maioria dos problemas de bronzes, consumos de oleo, formação de borra são ocasionados pelas trocas tardias.
                                                Como as tolerâncias dos motores são cada vez menores, os óleos têm ainda um papel maior a sua protecção. Já repararam nas viscosidades dos oleos recentes? 0W30, 0W20. Já se fala em alguns motores de 0W15 e recentemente anunciaram estarem a desenvolver um 0W9.
                                                Com isto as marcas estão a encurtar os espaçamentos e os km's. Trocas anuais são frequentes e os 30mil em muitas marcas já passaram para 20mil, sendo que os japoneses são os mais conservadores com 15mil ou 1 ano.
                                                Julgo que a Toyota nunca saiu dos 15 mil km ou 1 ano.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por oMai0r Ver Post

                                                  já agora, contente com a máquina? é uma V60 também ? com esta caixa de 8 mudanças automática presumo (nos D4 só há automático, o configurador as revisões parece confirmar isso e tudo).
                                                  Sim. É uma V60 D4 automatica de outubro de 2018 portanto não tendo sido logo as primeiras em Portugal que acho foram em julho/agosto, foi perto disso. Por motivos óbvios tenho usado bastante menos no último ano do que seria normal, mas genericamente muito contente.

                                                  Pontos fortes:
                                                  - Muito espaço tanto no habitáculo como na bagageira
                                                  - Bom conforto
                                                  - Continuo a achar o carro muito bem conseguido em termos de desenho exterior. Dá gosto de olhar ainda hoje
                                                  - Motor muito equilibrado. Não é um desportivo mas porta-se bem com um carro deste tamanho


                                                  Quais são as coisas que menos me agradam:
                                                  - A chapeleira é uma seca. Não faz sentido não subir sozinha quando abres a mala como nos BMW
                                                  - Já que falaste na caixa... não é tão boa quanto as ZF. Mas não chateia
                                                  - O cruise control adaptativo é um bocado intrusivo. Trava demasiado forte sem necessidade. Mas não sei se há melhor.

                                                  Mas em geral, os pequenos detalhes que não me agradam são largamente ultrapassados pelos pontos fortes do carro. Hoje escolheria outra vez.
                                                  -

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sim claro... mas aí está... houve uma altura há uns bons anos, que a muitas marcas foram para 2 anos ou 30.000km ou mesmo 50.000km (como aconteceu).

                                                    Outras como Toyota, Ford... etc, mantiveram-se nas mudas anuais...

                                                    Certo é... que mais recentemente e de facto, se volta novamente para as mudas anuais... fruto também das "emissões", daí também esses óleos mais finos, para criar menos atrito.. etc etc...


                                                    E sim... já há de facto essa viscosidade baixa... veja-se por exemplo...








                                                    Ou ainda o 0W16... que já tem uns bons anos na Ravenol (como exemplo)...



                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      Julgo que a Toyota nunca saiu dos 15 mil km ou 1 ano.
                                                      Correto. A Toyota manteve sempre os 15mil ou 1 ano.
                                                      A mitsubishi também.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        Já agora... a AISIN recomenda a troca do óleo da caixa a cada 20.000km ou 2 anos... apesar de algumas marcas automóveis, indicarem que é para a vida/fazer reatesto... ou e em outros casos, trocar a cada 60.000km ou 80.000km.

                                                        http://www.aisinaftermarket.jp/en/pr..._CFEx_AFW+.pdf

                                                        https://www.be.aisin-europe.com/file...F_CVTF_Low.pdf
                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        Ora aí está... e outras marcas como referi... é aqueles valores..

                                                        E depois, tem-se a AISIN a dizer que deverá ser outro.

                                                        Tal como acontece com as ZF (em BMW), em que a BMW diz que é para a vida... e a ZF já diz outra coisa.
                                                        Não faz sentido realmente. Na prática seguir por exemplos os ªa`volta de 100mil km
                                                        que a ZF dizem recomendar (pelas minhas pesquisas) e capaz de ser boa pratica.


                                                        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                        Sim. É uma V60 D4 automatica de outubro de 2018 portanto não tendo sido logo as primeiras em Portugal que acho foram em julho/agosto, foi perto disso. Por motivos óbvios tenho usado bastante menos no último ano do que seria normal, mas genericamente muito contente.

                                                        Pontos fortes:
                                                        - Muito espaço tanto no habitáculo como na bagageira
                                                        - Bom conforto
                                                        - Continuo a achar o carro muito bem conseguido em termos de desenho exterior. Dá gosto de olhar ainda hoje
                                                        - Motor muito equilibrado. Não é um desportivo mas porta-se bem com um carro deste tamanho

                                                        Quais são as coisas que menos me agradam:
                                                        - A chapeleira é uma seca. Não faz sentido não subir sozinha quando abres a mala como nos BMW
                                                        - Já que falaste na caixa... não é tão boa quanto as ZF. Mas não chateia
                                                        - O cruise control adaptativo é um bocado intrusivo. Trava demasiado forte sem necessidade. Mas não sei se há melhor.

                                                        Mas em geral, os pequenos detalhes que não me agradam são largamente ultrapassados pelos pontos fortes do carro. Hoje escolheria outra vez.
                                                        -
                                                        Boa informação, é a ideia que tinha no geral mais umas coisas que fico a saber que só tendo se sabe como a chapeleira ou o cruise adapativo ser como dizes. Mas já experimentei por exemplo um Mercedes C de 2019 e achei o mesmo desses adaptativos no geral, não sei se será particularmente intrusivo na Volvo como dizes, mas talvez sim.

                                                        Em renting nao sei quanto pagas e como se compara, mas há um ponto algo negativo nesta V60 que é ser mais cara que a A4 e Série 3 com os mesmos anos e kilometragem. Mas tambem parece ter mais extras de base. Tudo bem, a V60 é um carro mais recente no mercado que a A4 e Série 3 vai depender se já for o novo ou o "velho".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por oMai0r Ver Post
                                                          Em renting nao sei quanto pagas e como se compara, mas há um ponto algo negativo nesta V60 que é ser mais cara que a A4 e Série 3 com os mesmos anos e kilometragem. Mas tambem parece ter mais extras de base. Tudo bem, a V60 é um carro mais recente no mercado que a A4 e Série 3 vai depender se já for o novo ou o "velho".
                                                          No meu caso é um carro de frota de uma empresa grande pelo que há coisas que não estarão acessíveis à maioria como consumidores individuais.
                                                          Na altura que comprei posso dizer que não conseguia um série 3 comparável pela mesma renda. Tinha de abdicar de equipamento para chegar lá.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                            No meu caso é um carro de frota de uma empresa grande pelo que há coisas que não estarão acessíveis à maioria como consumidores individuais.
                                                            Na altura que comprei posso dizer que não conseguia um série 3 comparável pela mesma renda. Tinha de abdicar de equipamento para chegar lá.
                                                            Para particulares em semi novos parece-me ao contrário, fizeste bem.E uma carrinha muito bem conseguida e na altura essa BMW estava quase a ser substituída.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X