Estando neste momento a Citroën com a maior gama de veículos da sua história, este é também o momento em que se deve pensar no futuro que me parece não ser assim muito risonho no que diz respeito ao seu maior mercado, o dos estradistas /citadinos.
Como ponto de situação podemos começar pelo conhecidíssimo e recordista de vendas em 2005, o Citroën C3, o qual marcou a viragem da Citroën, já que foi o primeiro veiculo que saiu da linha de cooperação com a Peugeot diferente dos Peugeots, visto que o Saxo=106 e 205=AX e assim a Citroën conquistou mercado e recuperou da crise onde se encontrava mergulhada, no entanto nos dias de hoje o simpático C3 encontrasse algo ultrapassado, tendo em conta os seus mais directos rivais nomeadamente: Clio III, Grande Punto, Polo, 207, Corsa e Fiesta, todos eles renovados e cheios de boas razões para os escolhermos, sendo o maior espaço abordo o seu maior trunfo já que beneficiam do crescimento em tamanho do segmento B.
O C1 está como se sabe aquém das expectativas de vendas e é um carro com algumas limitações tanto na habitabilidade como em velocidade sendo ele um citadino por excelência.
O C2 embora bem-humorado e com razões de sobra para a sua compra nunca conquistou verdadeiramente os portugueses ao contrário dos alemães que o compram mais a que o C3, sendo assim um veículo pouco vendido e dirigido a um mercado específico já que perde no espaço da mala e apenas tem 3 portas e 4 lugares logo para uma família de 5 pessoas é uma opção a descartar.
O C4 tendo uma boa imagem exterior, materiais de construção robustos e agradáveis ao toque, nalguns casos com qualidade superior à média do segmento, tem o inconveniente de algumas pessoas não se adaptarem ao volante com comandos centrais fixos, mesmo assim é um veículo apaixonante e cheio de tecnologia para nos facilitar a vida a bordo.
O C5 é um topo de gama com razões de sobra para a sua aquisição e cheio de estilo e sobriedade que cheguem.
O C6 é o sonho de qualquer um, no entanto algo distante e impossível para a maior parte de nós.
O Sxara Picasso tendo sido um sucesso de vendas, a revolução nos familiares e o ovo de Colombo para a Citroën é nos dias de hoje um veículo a pedir reforma, no entanto ainda actual e tendo como vantagens o seu #8220;baixo#8221; preço e espaço que sobre no seu interior.
O C8 um carro algo desconhecido e com um volume de vendas pouco representativo em qualquer marca, mesmo assim continua a ser opção para alguns, principalmente as grandes famílias que necessitam de #8220;espaço a bordo par tudo e mais umas botas#8221;.
Quanto aos comerciais a Citroën é de longe líder de vendas, sendo a Fiat a verdadeira líder na Europa, no entanto a Berlingo é a estrela da companhia e todos nós a conhecemos pela sua energia e conforto para os seus passageiros.
A Nova Jumper promete ser a revolução na sua gama já que está cheia de equipamentos e conforto para aqueles que por ela optarem.
Como conclusão podemos perguntar qual o futuro da Citroën com: Corsa, Grande Punto, Clio III, Fiesta, 207 e Polo???
Será o C3 uma boa escolha perante tão aguerrida concorrência ou pelo contrário é ainda um carro bastante actual e com soluções a considerar??
Quanto a mim a nova gama C3 ainda tem algo a dizer a esta concorrência já que ele continua a ser bem giro, com materiais de boa qualidade e motores fiáveis até dizer chega, perde no espaço da mala, mas os estradistas/citadinos não são propriamente concebidos para transportar grandes cargas, assim eu continuo-o a considerar numa possível compra dentro do segmento.
Para terminar, com a chegada da inovadora e cheia de luminosidade C4 Picasso 5 places, com a nova gama C5 provavelmente em 2007, com a C4 Picasso 7 places, qual será o caminho a seguir com o C3 até 2008??, vai ser um deserto difícil de ultrapassar ou pelo contrário haverá alguma carta na manga por parte da Citroën e tudo se passará na maior tranquilidade?
Pedindo desde já desculpa pelo testamento aqui fica mais um tema de discussão aberto a todos, Citroënistas ou não..
Cumps#8230;
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