Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Formulário: Que Carro Comprar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Formulário: Que Carro Comprar?

    Que Carro Comprar?

    Para podermos ajudar-te na compra do teu carro, precisamos de esclarecer algumas questões.

    Antes de colocar a pergunta "Que carro devo comprar?" deverás Copiar estas perguntas, Colar num novo tópico e Responder por baixo.

    1. Que tipo de carros gostas?
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
    5. Precisarás de levar carga com frequência?
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    8. Os consumos terão grande importância?
    9. A potência do motor terá grande importância?
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
    Editado pela última vez por PDCouto; 11 August 2016, 17:23.

    #2
    Concordo com a ideia, porque de facto vê-se por aqui muito tópico criado com a simples pergunta "Até xxx€ que carro aconselham?", originando discussões inócuas e levantando dúvidas sobre a utilidade do tópico.

    No entanto acho que essa lista de perguntas está demasiado extensa e já se cai no campo do exagero.

    Optaria por algo como:

    1. Qual a tua faixa etária?

    2. O que valorizas num carro (estética, performance, consumo)?

    3. Quantos km prevês fazer anualmente e que tipo de utilização (estrada, cidade) lhe darás?

    4. Pretendes transportar regularmente passageiros atrás, nomeadamente crianças?

    5. Qual o orçamento disponível?

    6. Tens preferência por alguma marca?

    7. Usado, novo, ou ambos?



    Algo deste género já me parece suficiente para que se possam dar opiniões concisas e fundamentadas.


    Comentário


      #3
      Sim, percebo, mas a pessoa não tem obrigatoriamente que responder a todas as perguntas para ser "atendido". Isso não obsta a que quantas mais responder, melhor.

      Comentário


        #4
        é uma boa iniciativa, agora sticky com isso!!

        Comentário


          #5
          e um subforum só para isto é que era

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
            Concordo com a ideia, porque de facto vê-se por aqui muito tópico criado com a simples pergunta "Até xxx€ que carro aconselham?", originando discussões inócuas e levantando dúvidas sobre a utilidade do tópico.

            No entanto acho que essa lista de perguntas está demasiado extensa e já se cai no campo do exagero.

            Optaria por algo como:

            1. Qual a tua faixa etária?

            2. O que valorizas num carro (estética, performance, consumo)?

            3. Quantos km prevês fazer anualmente e que tipo de utilização (estrada, cidade) lhe darás?

            4. Pretendes transportar regularmente passageiros atrás, nomeadamente crianças?

            5. Qual o orçamento disponível?

            6. Tens preferência por alguma marca?

            7. Usado, novo, ou ambos?



            Algo deste género já me parece suficiente para que se possam dar opiniões concisas e fundamentadas.


            Por acaso preciso de um carro... vamos lá a ver se isto resulta!

            Tou nos 50's... não sei se isso quer dizer alguuma coisa... mas de Kart a Bentley gosto de tudo. Seja rali ou velocidade.

            Valorizo sobretudo o bem estar a bordo, o value for money. Obviamente que detesto gastar todos os dias 20 aos 100, a menos que seja naqueles dias...

            Vamos colocar 25-27 mil km/ano com toda a situação de estradas, auto-estradas, cidades (desde as mais movimentadas, como Lisboa e Porto, até àquelas onde nada se passa, tipo Braga ou Faro).

            Os passageiros variam entre 0 (só o condutor) ou 4 adultos com respectiva bagagem. Ainda ontem comprei um tapete com 2 metros de comprimento e, se não fossem as 5 portas e os bancos rebatíveis a 1/3 e 2/3 estava bem lixado. Portanto é um must a questão das 5 portas com bancos rebatíveis nesta proporção de terços.

            Dinheiro não tenho! Mas, caso seja mesmo necessário... pode arranjar-se um "empréstimo" mas sem exageros! Nada superior a 10 mil euros!

            Marcas preferia um Bentley ou um Jaguar, mas tenho uma mente aberta!

            Preferia usado com menos de 65 mil km, mas também pode ser novo. Ou pode ter mais mais km (open mind!!!). Mas nunca mais velho que 2012... se é para ser velho já chego eu!

            Conseguem propôr-me alguma coisa?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CL Ver Post
              Conseguem propôr-me alguma coisa?
              Um médico.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                Por acaso preciso de um carro... vamos lá a ver se isto resulta!

                Tou nos 50's... não sei se isso quer dizer alguuma coisa... mas de Kart a Bentley gosto de tudo. Seja rali ou velocidade.

                Valorizo sobretudo o bem estar a bordo, o value for money. Obviamente que detesto gastar todos os dias 20 aos 100, a menos que seja naqueles dias...

                Vamos colocar 25-27 mil km/ano com toda a situação de estradas, auto-estradas, cidades (desde as mais movimentadas, como Lisboa e Porto, até àquelas onde nada se passa, tipo Braga ou Faro).

                Os passageiros variam entre 0 (só o condutor) ou 4 adultos com respectiva bagagem. Ainda ontem comprei um tapete com 2 metros de comprimento e, se não fossem as 5 portas e os bancos rebatíveis a 1/3 e 2/3 estava bem lixado. Portanto é um must a questão das 5 portas com bancos rebatíveis nesta proporção de terços.

                Dinheiro não tenho! Mas, caso seja mesmo necessário... pode arranjar-se um "empréstimo" mas sem exageros! Nada superior a 10 mil euros!

                Marcas preferia um Bentley ou um Jaguar, mas tenho uma mente aberta!

                Preferia usado com menos de 65 mil km, mas também pode ser novo. Ou pode ter mais mais km (open mind!!!). Mas nunca mais velho que 2012... se é para ser velho já chego eu!

                Conseguem propôr-me alguma coisa?
                Algo tipo isto:

                Fiat Punto 1.2 lounge START STOP, € 9.750 - Standvirtual

                Comentário


                  #9
                  Para já digo que é melhor reduzir isso ou "sintetizar" mais a introdução, do tipo, tens de responder a algumas questões daqui, se for a todas é algo extenso.

                  Para finalizar, então se a malta ás vezes até tem preguiça de sequer dizer quanto quer gastar, vai responder a perguntas? Só o trabalho...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                    Para já digo que é melhor reduzir isso ou "sintetizar" mais a introdução, do tipo, tens de responder a algumas questões daqui, se for a todas é algo extenso.

                    Para finalizar, então se a malta ás vezes até tem preguiça de sequer dizer quanto quer gastar, vai responder a perguntas? Só o trabalho...
                    Trabalho é querer ajudar alguém na sua escolha e não ter informação nenhuma para além do orçamento. Isso, na minha óptica, é tempo perdido.

                    Comentário


                      #11
                      Oh Oliveira... um Punto? Eu até gosto e conheço os Puntos... mas 60 ou 69cv ou que é aquilo? E eu a falar-te num Jaguar como base de trabalho?

                      Acho que vou seguir o conselho do Xela... carros bons por pouco dinheiro só no sofá de um bom psiquiatra... até porque depois deverá sobrar pouco dinheiro para o carro...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 0liveira Ver Post
                        Trabalho é querer ajudar alguém na sua escolha e não ter informação nenhuma para além do orçamento. Isso, na minha óptica, é tempo perdido.
                        Era a brincar
                        Eu tento ajudar com o pouco que sei em quase todos os tópicos, ainda que só alguns 20% realmente aceitem a ajuda e/ou queiram realmente ser ajudados.
                        Os restantes ou vêm já com a ideia e pedem ajuda mas depois só querem ler se a escolha inicial era boa, outros não têm mais do que fazer na vida vêm criar tópicos e não voltam, outros querem mesmo ajuda mas no fundo depois não compram nada, etc etc

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                          Oh Oliveira... um Punto? Eu até gosto e conheço os Puntos... mas 60 ou 69cv ou que é aquilo? E eu a falar-te num Jaguar como base de trabalho?

                          Acho que vou seguir o conselho do Xela... carros bons por pouco dinheiro só no sofá de um bom psiquiatra... até porque depois deverá sobrar pouco dinheiro para o carro...


                          Eu ignorei essa parte.

                          Por 10 mil €, minimamente espaçoso, de 2012 pra cá e com menos de 60k km.. Não arranjas muito melhor que um Grande Punto.

                          Mas lá está, com toda a informação que disponibilizaste tornou-se fácil para mim encontrar um modelo que se enquadrasse.. Lamento não ser do teu agrado

                          Comentário


                            #14
                            parei de ler onde diz que em Braga e Faro não se passa nada

                            Comentário


                              #15
                              Bom tópico!

                              Um formulário destes era algo que devia ter sido feito há algum tempo (e existe na maioria da concorrência, independente da área do fórum), precisamente para ajudar quem se dirige ao fórum com dúvidas, como também para facilitar a vida aos utilizadores que pretendem ajudar.

                              Concordo com o 0liveira, o questionário devia ser mais sucinto e não tão intrusivo - questões como "Que marca nunca comprarias?" neste fórum são uma declaração de guerra aberta para muitos users.

                              Duas sugestões:

                              1- Não interessa a faixa etária do utilizador que cria o tópico ou compra o carro, mas sim a faixa etária de quem irá utilizar o carro no dia-a-dia.
                              2- Criar também um modelo para o título do tópico, para o tornar mais identificável e assim só abre este tipo de tópicos quem quer.
                              Linha orientadoras: [Tag] Segmento | Formato ou nº de portas | Orçamento
                              Exemplo: [Compra] Segmento C | Coupé 2p | Até 35.000€


                              A moderação/administração tem aqui uma boa base para trabalhar e criar um novo tópico com as orientações "oficiais" e bloquear o mesmo, passando este para discussão e sugestões por exemplo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                parei de ler onde diz que em Braga e Faro não se passa nada
                                Comparativamente às 7h30 nos acessos Sul-Norte para passar a ponte 25 de Abril, só para dar um termo de comparação entre o que é trânsito e o não se passar nada de nada em dia nenhum de ano algum...

                                Comentário


                                  #17
                                  Só falta no fim a pergunta "Vais mesmo comprar ou só estás em férias escolares?", e fica perfeito!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                    parei de ler onde diz que em Braga e Faro não se passa nada
                                    realmente braga está no top 5 das maiores cidades de portugal e de trânsito às horas de ponta tem muitos locais tipo o porto, por vezes mais complicado para chegar a alguns acessos por via de serem ruas mais estreitas/interior de cidade. nas vias rápidas é diferente. faro é capital de distrito, deverá ter algum trânsito e do pouco que eu vi foi só ao f-d-s. se ainda falasse em santarém ou portalegre...

                                    quanto ao carro, 10 mil infelizmente não dão para nada. e for com 4 anos a gasolina já se arranja alguma coisa turbinada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      lol .. parece o zwame com formularios

                                      Comentário


                                        #20
                                        lembrei-me de outra coisa, além do formulário - eliminava também 4 ou 5 perguntas, pois com o que os users dizem facilmente são respondidas indiretamente - vai haver pessoal a pedir ajuda quase em simultâneo e ou fazemos quote ou então vai alguém recomendar uma coisa e pensam que é para o tipo A e já é para o tipo B.

                                        OLIVEIRA, RETIRARIA A FAIXA ETÁRIA E PUNHA, ISSO SIM, QUAL O TIPO DE CARRO PRETENDIDO (3/5 portas, coupé, SUV, jipe, etc). já nem falo na escolha do combustível, pois isso dá logo guerra se recomendam gasolina a quem faz 12 mil e a pessoa quer gasóleo. podemos tentar encaminhar, não decidir pela pessoa. cada um ainda é livre de escolher o que quer.

                                        mas o 1º post precisa de uma reformulação, sim.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu introduzia (ainda) uma regra básica:

                                          Ninguém com menos de x posts no fórum , por exemplo 10, poderia criar um novo tópico, nesta ou em outra qualquer seção!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também concordo que depois de esmiuçar uma versão mais final, este tópico pode deixar de estar fixo e a fixa-se outro sem respostas e discussão, para onde os utilizadores são reencaminhados. Senão começam a ler isto e não sabem bem o que fazer.

                                            Também é suposto abrir-se um tópico por cada caso, senão tudo respondido num dá confusão.

                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            lembrei-me de outra coisa, além do formulário - eliminava também 4 ou 5 perguntas, pois com o que os users dizem facilmente são respondidas indiretamente - vai haver pessoal a pedir ajuda quase em simultâneo e ou fazemos quote ou então vai alguém recomendar uma coisa e pensam que é para o tipo A e já é para o tipo B.

                                            OLIVEIRA, RETIRARIA A FAIXA ETÁRIA E PUNHA, ISSO SIM, QUAL O TIPO DE CARRO PRETENDIDO (3/5 portas, coupé, SUV, jipe, etc). já nem falo na escolha do combustível, pois isso dá logo guerra se recomendam gasolina a quem faz 12 mil e a pessoa quer gasóleo. podemos tentar encaminhar, não decidir pela pessoa. cada um ainda é livre de escolher o que quer.

                                            mas o 1º post precisa de uma reformulação, sim.
                                            Isso tens na 4. A faixa etária vou retirar, só coloquei para recomendar 3 volumes a quem tiver mais de 50.

                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                            Por acaso preciso de um carro... vamos lá a ver se isto resulta!

                                            Tou nos 50's... não sei se isso quer dizer alguuma coisa... mas de Kart a Bentley gosto de tudo. Seja rali ou velocidade.

                                            Valorizo sobretudo o bem estar a bordo, o value for money. Obviamente que detesto gastar todos os dias 20 aos 100, a menos que seja naqueles dias...

                                            Vamos colocar 25-27 mil km/ano com toda a situação de estradas, auto-estradas, cidades (desde as mais movimentadas, como Lisboa e Porto, até àquelas onde nada se passa, tipo Braga ou Faro).

                                            Os passageiros variam entre 0 (só o condutor) ou 4 adultos com respectiva bagagem. Ainda ontem comprei um tapete com 2 metros de comprimento e, se não fossem as 5 portas e os bancos rebatíveis a 1/3 e 2/3 estava bem lixado. Portanto é um must a questão das 5 portas com bancos rebatíveis nesta proporção de terços.

                                            Dinheiro não tenho! Mas, caso seja mesmo necessário... pode arranjar-se um "empréstimo" mas sem exageros! Nada superior a 10 mil euros!

                                            Marcas preferia um Bentley ou um Jaguar, mas tenho uma mente aberta!

                                            Preferia usado com menos de 65 mil km, mas também pode ser novo. Ou pode ter mais mais km (open mind!!!). Mas nunca mais velho que 2012... se é para ser velho já chego eu!

                                            Conseguem propôr-me alguma coisa?
                                            Juízo?

                                            "ora bolas" com f... queria fazer nova resposta com a versão 2, mas editei a versão 1... P.f. vejam lá em cima.
                                            Editado pela última vez por PDCouto; 28 January 2015, 09:50.

                                            Comentário


                                              #23
                                              I still prefer mine

                                              Mas enfim, o que conta é a ideia e essa sim foi boa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já retirei coisas tendo em conta a tua contribuição, há que fazer um mix.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  pdcouto, o que se entende desta pergunta?

                                                  4. Pretendes transportar regularmente passageiros atrás, nomeadamente crianças?

                                                  entendo que pode ser um carro para solteiro ou para carregar/transportar coisas, isto sem responder à letra. mais vale "que género de carro procuras?" e poder-se-á incluir ou não os tipos de carroçarias, ou pelo menos pate deles.

                                                  se me fizesses a pergunta 4 eu responderia que apenas uma criança. depois recomendavas-me carinhas e eu mandava-te dar uma volta porque não gosto de carrinhas, queria antes um cabrio ou coupe porque com 3 portas podia eu bem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Essa pergunta veio porque se a pessoa transportar regularmente passageiros atrás, as 5 portas fazem jeito; se forem adultos convém um carro cujo tecto não seja baixo e com bom espaço traseiro; ou até uma versão mais longa de um monovolume (ex.: Grand Scenic ).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      hmmm... é bom saber os critérios pelos quais as pessoas se regem para fazer a sua escolha.

                                                      A info aqui é capaz de se tornar boa para alimentar um modelo matemático de escolha eheheheh...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                        hmmm... é bom saber os critérios pelos quais as pessoas se regem para fazer a sua escolha.

                                                        A info aqui é capaz de se tornar boa para alimentar um modelo matemático de escolha eheheheh...
                                                        Um formulário de triagem ligado a um BD de automóveis que pudesse ser feito em Java...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                          Um formulário de triagem ligado a um BD de automóveis que pudesse ser feito em Java...
                                                          Esquece lá isso...

                                                          Tinhas é de fazer um formulário bonito, mas que no fim dissesse sempre "Skoda Octavia"!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isto é como aquela história do gajo que não sabe com que gaja ficar, faz-lhes montes de perguntas e no final escolhe a gaja com as mamas maiores.
                                                            Aqui é semelhante, a maioria das pessoas no final acabam por comprar o carro que der mais status. (nos carros, as mamas são equivalentes ao status)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X