Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 205 a GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 205 a GPL

    Boas noites...

    Tenho uma duvida para vos tirar. Tenho uma Renault Laguna Break 2.0 de 150cv que me consome 8 litros aos 100 Km em estrada nacional/urbano. Faço 50 Km por dia para ir trabalhar logo a Laguna torna-se um pouco dispendiosa. Trocá-la está fora de questão porque a família aumentou e troquei um Toyota Auris comercial por ela. Estando eu habituado aos 5l do Auris, agora parece que gasto o dobro em combustível.

    Agora a minha questão é a seguinte. A minha mulher tem um Peugeot 205 1.1 de 1991 com 125 mil Km. Ela raramente anda nele porque vai a pé para o trabalho a não ser em dias de chuva que pode muito bem ir na Laguna. Compensa gastar quase 2000€ num carro de 250€ para aplicar o sistema GPL? Ou é preferível comprar um usado até 1000€ já com o sistema?
    O carro nunca deu problemas a não ser o desgaste normal e mesmo assim só levou uma linha de escape e foram mudadas as borrachas das portas porque entrava água.

    Agradeço a vossa ajuda...

    #2
    Originalmente Colocado por JonhyTX Ver Post
    Boas noites...

    Tenho uma duvida para vos tirar. Tenho uma Renault Laguna Break 2.0 de 150cv que me consome 8 litros aos 100 Km em estrada nacional/urbano. Faço 50 Km por dia para ir trabalhar logo a Laguna torna-se um pouco dispendiosa. Trocá-la está fora de questão porque a família aumentou e troquei um Toyota Auris comercial por ela. Estando eu habituado aos 5l do Auris, agora parece que gasto o dobro em combustível.

    Agora a minha questão é a seguinte. A minha mulher tem um Peugeot 205 1.1 de 1991 com 125 mil Km. Ela raramente anda nele porque vai a pé para o trabalho a não ser em dias de chuva que pode muito bem ir na Laguna. Compensa gastar quase 2000€ num carro de 250€ para aplicar o sistema GPL? Ou é preferível comprar um usado até 1000€ já com o sistema?
    O carro nunca deu problemas a não ser o desgaste normal e mesmo assim só levou uma linha de escape e foram mudadas as borrachas das portas porque entrava água.

    Agradeço a vossa ajuda...
    Já respondeste a ti mesmo com uma pergunta de retórica (daquelas que já sabemos a resposta) - ver acima a negrito!

    Comentário


      #3
      Sem estar a dar certezas, 1ºgastaria por volta de 1000€ e não 2000€ a adaptar, visto o carro ser de 1991, ainda deve ser de carburador ou inje monoponto.
      Por isso e como é um carro seu que conhece e tem poucos klms, dava mais confiança do que comprar um ao mesmo custo da instalação sem saber como ele ta e tendo dobro dos klms.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por vitorfao Ver Post
        Sem estar a dar certezas, 1ºgastaria por volta de 1000€ e não 2000€ a adaptar, visto o carro ser de 1991, ainda deve ser de carburador ou inje monoponto.
        Por isso e como é um carro seu que conhece e tem poucos klms, dava mais confiança do que comprar um ao mesmo custo da instalação sem saber como ele ta e tendo dobro dos klms.
        O carro é de carburador. É um carro que nunca vai ser vendido pelo que hade morrer connosco. O carro sempre teve na família. Era da avó da minha mulher e depois ela deu-o à minha mulher. Se ele se aguentar, daqui a 18 anos fica para o meu rebento...hoje
        Como é só mesmo para fazer a viagem para o trabalho, e se for esses 1000 que falas acho que vou avançar. O carro por ser 1.1 não vai perder potência? Ou essa perca só se nota depois de certa velocidade?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Já respondeste a ti mesmo com uma pergunta de retórica (daquelas que já sabemos a resposta) - ver acima a negrito!
          Também pagamos um seguro de 300 e poucos €€€ e não é por o seguro ser mais caro que aquilo que o carro vale que o vamos deixar de pagar. Eu sei que pode ser uma estupidez gastar 1000 ou 2000€ num carro em que o valor dele é o valor que as sucatas dão... Mas, o cacarro está na família desde que saiu do stand. Nunca deu problemas. Vais buscar água e vem com 325 litros de água e não há subida nenhuma que ele não faça. Até sobe mais fácil que o meu primeiro yaris 1.0. Eu sei que pode não compensar mas até ver tenho mais pontos a favor do que contra. Por isso vim aqui pedir opinião porque vocês são mais experientes e podem falar em pontos que eu não me lembro ou que até desconheça. Mas obrigado pela opinião...

          Comentário


            #6
            Para me tornar mais claro ainda: se ainda por cima fazes tão poucos kms nele, ainda menos vale a pena estar a pôr a gás - para além do dinheiro gasto na operação, é mais uma possível fonte de avarias, manutenção, etc. Eu acho que não faz sentido absolutamente nenhum.

            Para além de outra questão: se sempre esteve convosco e está inteiramente original, não queiram estragar essa originalidade num carro prestes a tornar-se num clássico!

            Comentário


              #7
              o carro não tem valor comercial, pagas um seguro de 300€(!!!) por ele - eu com um de 92 e mesmo motor, mas seguro-base pago 140€ por ano - não fazem kms com ele e ainda querem adaptar o dito cujo a GPL??? ainda bem que o dinheiro não é meu. além disso, carros são latas, depois desse há sempre outros. acho que é deitar (imenso) dinheiro fora, mas isso sou eu que não o tenho...

              andaria com o 205 e poupava o laguna, mas meter gás com esse motor e num carro com 25 anos não tem muito sentido...

              Comentário


                #8
                eu instalava

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver Post
                  eu instalava
                  Será que o GPL, com os custos de instalação e manutenção, vai compensar em relação ao laguna. Com o aumento da utilização vão aparecer avarias num carro com mais de 2 decadas.
                  Editado pela última vez por M101; 28 January 2015, 08:43.

                  Comentário


                    #10
                    Eu para clássico já tenho um Citroën 2cv, uma Mehari e tenho um Mx-5 que tá a espera de se tornar clássico
                    O Peugeot faz poucos Km agora. Se o transformar a gás passa a fazer 50km por dia
                    O meu problema é que a laguna gasta mais que aquilo que eu tava à espere e custos de manutenção são superiores ao do Peugeot...

                    Pus agora 4 pneus na Laguna que foram quase 200€ cada um. Em combustível são a volta de 150€ todos os meses sem contar com as voltinhas. Lâmpadas de matricula e de mínimos, desde Julho do ano passado (quando a comprei) já foram mudadas 2 vezes.
                    No Peugeot, tudo bem que faz 3km por dia, 4 pneus custaram me 150€ e não tem problemas elétricos. O seguro dele é mais caro porque tá em nome da minha mulher que tem a carta à pouco tempo...
                    Editado pela última vez por JonhyTX; 28 January 2015, 09:28.

                    Comentário


                      #11
                      Faz umas contas rápidas: 50 km/dia x 5 dias X* 4 semanas ~= 1000 km/mês.
                      Se admitirmos um consumo de ~6.5 l/100 para o 205, ao mês são ~65 litros de gasolina, que a um preço de 1.25€ te dá uma despesa a rondar os 81€.

                      A parte do gpl não conheço bem, mas pelo que li o consumo deve ser uns 30% superior ao consumo a gasolina, serão 6.5 l/100 x 1.3 = 8.45 l/100, num mês serão 84.5 litros de gás. Ao preço a que ele anda (vi a 0,65€ numa prio ao pé de mim) dá uns 55€ mensais. Por ser um carro antigo, o consumo a gás se calhar ainda é superior, mas mesmo que vá parar aos 60 e tal €, poupas uns 20€ todos os meses. Com o que poupas mensalmente, demoras 50 meses até pagar o kit (caso te fique pelos 1000€ aqui falados), são mais de 4 anos (e a rondar os 1000 kms mensais, mais ~50 000 kms). Se os consumos forem superiores, ainda demoras mais a pagar o kit com o que poupas...

                      Eu no teu lugar mantia o 205 a gasolina, se tem sido fiável e bem tratado assim há-de continuar. Em 4 anos muita coisa pode mudar
                      E, por último, arranjava assim que possível um seguro pré-clássico, fica-te abaixo dos 100€. Poupas mais de 200€ ao ano, ou seja, mensalmente pouparás uns 20€
                      Editado pela última vez por Bagy; 28 January 2015, 11:14.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                        Será que o GPL, com os custos de instalação e manutenção, vai compensar em relação ao laguna. Com o aumento da utilização vão aparecer avarias num carro com mais de 2 decadas.
                        Compensa largamente transformar o 205 a gpl para fazer os 50km´s diarios para ir trabalhar.
                        Deixando a laguna descansada, para fds's.
                        Instalação barata e manutenção barata, esqueçam qt vale o carro. 1200€ (q é muito para o gpl) ao fim de 25.000km está pago (2 anos). Este 205 é ideal.
                        Vai fazer a instalação na Laguna (mais cara e manutenção mais cara, revisões pneus etc).
                        Eu instalei Gpl numa 4L com 120.000km à uns anos e andei mais 100.000km!!!!

                        jbarbosa
                        Editado pela última vez por joaobarbosajb; 28 January 2015, 11:17.

                        Comentário


                          #13
                          Gpl na minha opnião compensa sempre desde que o carro ande e esteja na nossa mão um par de anos...
                          Já vou no 3º a gpl. Tambem tenho uma carrinha familiar a gasoleo e consigo o preço a gpl mais barato cerca de 2€/100km que a gasoleo.

                          jbarbosa

                          Comentário


                            #14
                            Acho que vou pedir uns orçamentos e depois decido. Se for à volta dos 1000€ aqui falados é para avançar. Principalmente porque aqui na zona de Leiria à 2 postos com o gpl entre os 0.5€ e os 0.6€...

                            Comentário


                              #15
                              O kit de Gpl para um carro a carburador anda a volta dos 800 euros.

                              Comentário


                                #16
                                O problema é se gastas 1000€ a instalá-lo no carro e amanhã tens uma avaria grave no motor ou na caixa ou tens um acidente, nunca mais na vida vais buscar esse dinheiro. E o seguro que tens está muito caro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Também podes sair da cama e morrer. É daquelas coisas que não se sabe, se não se tentar a sorte.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se amanhã chover...
                                    Não podemos pensar assim, senão nunca avançamos para nada.
                                    Estes carros estimados e da velha guarda, dificilmente terão avarias e são mais fiaveis para instalações a Gpl.
                                    A titulo de ex: para 2,5 viaturas pago 345€.. de seguro: 1 carro de 2003 outro de 1999 e uma mota pesada 650cc de 99

                                    jbarbosa

                                    Comentário


                                      #19
                                      Anda com o pug sem gpl po trabalho e investe gpl sim na laguna . É a gasolina a laguna certo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                        Anda com o pug sem gpl po trabalho e investe gpl sim na laguna . É a gasolina a laguna certo?

                                        A laguna é diesel. É uma 2.0 dci. Se fosse a gasolina investia nela...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso pode acontecer num carro qualquer... Para isso andavas descalço. Imagina que compras umas sapatilhas novas e no outro dia o cão tas roeu...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também fiquei com a ideia q a Laguna era a gasolina...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aquilo que para mim faz mais sentido monetário é andar como 205 tal como está e ver que média faz e que problemas pode ter.

                                              A partir dai fazer as contas para ver se a aplicação de GPL compensa.

                                              Quando falo em compensar é saber quanto tempo demora o retorno.

                                              Com as contas feitas aí acima, estamos a falar de ~3 anos, o que é muito tempo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                Aquilo que para mim faz mais sentido monetário é andar como 205 tal como está e ver que média faz e que problemas pode ter.

                                                A partir dai fazer as contas para ver se a aplicação de GPL compensa.

                                                Quando falo em compensar é saber quanto tempo demora o retorno.

                                                Com as contas feitas aí acima, estamos a falar de ~3 anos, o que é muito tempo.
                                                Sim. Para a semana vou fazer os 5 dias no 205 e vejo que média ele faz e depois logo vejo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  mesmo que gaste pouco mais só a gasolina, não transformava um carro desses a GPL, só se arranjasse um kit usado, sempre não se perdia tanto. o tio do meu cunhado tem um 316i E30 quase dos primeiros a gás. já esteve à venda por 1000€, por 750, por 600 e ninguém lhe pega. e olhem que levam o kit com ele. houve há uns tempos quem desse 500, o homem ia vender, depois pensou melhor e queria os "120 contos", como ele disse. vai morrer ali parado, o raio do carro, sem inspeção há 2 anos e ao relento. quem tudo quer... por isso se arranjares um chaço ou então como tens muitos carros, um kit em segunda mão, pode ser outra hipótese. mas por pouco mais ao mês, sei lá, 20 ou 30€, preferia andar com o carro a gasolina, poupava no kit, na manutenção do mesmo, que não deve ser tão eficiente como os kits atuais, não desvirtuava o carro e só tinha a manutenção normal, que nessa motor é muito baixa.

                                                  mas anda lá com ele uma semana e depois dá-nos pormenores.

                                                  p.s: e sim, percebia-se bem que a laguna era a diesel.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    È sempre complicado investir numa viatura que vale muito pouco.

                                                    Tem um grande se que ainda ninguém falou, se alguém te der um toque por pequeno que seja, a Companhia de Seguros do outro não te paga o arranjo acima do valor comercial, conclusão podes ficar sem a relíquia de um momento para o outro por culpa de outros, obviamente podes recorrer aos Tribunais e passado muitos anos darem-te razão.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      mesmo que gaste pouco mais só a gasolina, não transformava um carro desses a GPL, só se arranjasse um kit usado, sempre não se perdia tanto. o tio do meu cunhado tem um 316i E30 quase dos primeiros a gás. já esteve à venda por 1000€, por 750, por 600 e ninguém lhe pega. e olhem que levam o kit com ele. houve há uns tempos quem desse 500, o homem ia vender, depois pensou melhor e queria os "120 contos", como ele disse. vai morrer ali parado, o raio do carro, sem inspeção há 2 anos e ao relento. quem tudo quer... por isso se arranjares um chaço ou então como tens muitos carros, um kit em segunda mão, pode ser outra hipótese. mas por pouco mais ao mês, sei lá, 20 ou 30€, preferia andar com o carro a gasolina, poupava no kit, na manutenção do mesmo, que não deve ser tão eficiente como os kits atuais, não desvirtuava o carro e só tinha a manutenção normal, que nessa motor é muito baixa.

                                                      mas anda lá com ele uma semana e depois dá-nos pormenores.

                                                      p.s: e sim, percebia-se bem que a laguna era a diesel.
                                                      Esse BMW quantos mais anos tiver parado menos hipóteses do vai ter para vender. Já me informei dos sistemas usados e andam entre 100/200€. Este é o preço para o gasificador(acho que é este o nome) e a botija. Depois para além disso tem que levar tubagens novas para adaptar ao carro e mais a mão de obra.para não falar da inspecção que não sei se os preços que já foram referidos é com o carro pronto a circular. Somando esses valores fica me a 500 600€ o material usado que não sei até que ponto é que funciona. Enquanto que se levar material novo, esse material tem garantia do fabricante.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não conheço esse tipo de seguro. Os meus clássicos têm seguro de clássico que foi feito através do clube 2cv. Esse seguro pré clássico faz se onde???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                          È sempre complicado investir numa viatura que vale muito pouco.

                                                          Tem um grande se que ainda ninguém falou, se alguém te der um toque por pequeno que seja, a Companhia de Seguros do outro não te paga o arranjo acima do valor comercial, conclusão podes ficar sem a relíquia de um momento para o outro por culpa de outros, obviamente podes recorrer aos Tribunais e passado muitos anos darem-te razão.
                                                          Se levar um toque é mandado arranjar. Não era o primeiro toque que levava e também foi mandado arranjar. Com amigos bate chapas em que vamos ajudar a fazer o trabalho as coisas ficam muito mais baratas. O problema é se não tiver mesmo arranjo. Aí é como tudo na vida... É preciso sorte...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JonhyTX Ver Post
                                                            Não conheço esse tipo de seguro. Os meus clássicos têm seguro de clássico que foi feito através do clube 2cv. Esse seguro pré clássico faz se onde???
                                                            Respondendo a esta questão, após uma pesquisa no Google, são considerados pré clássicos viaturas raras, desportivas ou de alta cilindrada de 15 a 25 anos. Ora o peugeot 205 que cá está em casa não entra em nenhuma destas categorias... A não ser na idade...
                                                            Editado pela última vez por JonhyTX; 28 January 2015, 16:02.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X