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Estradas em paralelos: porquê?

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    Estradas em paralelos: porquê?

    Boas.
    Alguém me sabe dizer qual é a vantagem em se fazerem estradas em paralelos, em vez de alcatrão?
    Não fica mais caro? Não dá mais "cabo" do carro? Qual é a vantagem por trás disto?
    Cumps.

    #2
    de ter sempre trolhas a arrnjar o paralelo,e assim o governo diz que o desemprego cai!

    Comentário


      #3
      Bem, deve ter vantagem quando se passam cabos ou condutas.
      E cá em Portugal, é o pão nosso de cada dia. Abrem um buraco, metem conduta, fecham. Passado um mes, abrem no mmo sitio, metem de novo, fecham... E por aí fora.
      Mas fora isso, n tou a ver vantagens, a não ser provavelmente a estética. Mas como vejo estradas em paralelos em qq lado, sem ser zonas historicas ou turisticas, n percebo mesmo.

      Comentário


        #4
        Uma das vantagens é a sua duração, visto que as estradas em paralelo se mantém muito mais tempo sem nenhuma manutenção.

        Melhor, isto era assim.

        porque hoje em dia tem-se os tapetes de alcatrão, e estes conseguem-se adaptar aos declives que o terreno pode vir a ter ao longo do tempo.

        Certo que os declines no alcatrão são muito mais disfarçados do que se forem numa estrada de paralelos.

        Comentário


          #5
          às vezes também me faço essa pergunta e à cabeça só me vem a hipótese de ser mais fácil esburacar novamente a estrada para arranjar algo. E claro, também é mais fácil de voltar a arranja-la

          Comentário


            #6
            aqui em leiria estragaram uma estrada que existia em alcatrao mt boa para meter em paralelos...

            e na marinha grande tb ja vi o mesmo

            Comentário


              #7
              A vantagem é a menor velocidade dos carros.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                A vantagem é a menor velocidade dos carros.
                Nem por isso.

                Comentário


                  #9
                  Estradas em paralelos têm a vantagem da durabilidade, ponto final parágrafo. De resto são dos piores tipos de pavimento existente.

                  E as passadeiras em paralelos ligeiramente sobreelevadas (para os carros saltarem bem e perderem aderência) no meio de estradas de alcatrão ? É giríssimo em dias de chuva ou quando estão cheias de areia (quase sempre)ver os carros a escorregar sobre elas. E quando é necessário uma travagem de emergência, aí é q se vê a inteligência de quem as mandou fazer.

                  Comentário


                    #10
                    Como já disseram a longevidade.

                    Depois tens a facilidade de reparação, aletrações e modificações, não são necessárias grandes maquinarias, basta pedra e areão e cascalho.

                    Mão de obra, fácil de encontrar.

                    Elevada possibilidade de encontrar matéria prima.

                    Claro esta realidade era maior no Sec, XIX e XX, actualmente perde um pouco estas vantagens.

                    Comentário


                      #11
                      O pior é quanto temos de travar com o piso molhado.[8]

                      Comentário


                        #12
                        È bom para a piaozada e drifts...mas mau para as companhias de seguros!

                        Comentário


                          #13
                          Muito bom para as suspensões e estrutura do carro...

                          Comentário


                            #14
                            Nahh é bom para travagens em tempo de chuva...nos paralelos [8D]
                            (cars without ABS only allowed to this adventure )

                            Comentário


                              #15
                              As estradas em paralelos eram, e ainda são, mais usadas nos paises do norte da europa, devido aos intrevalos entre as pedras permitir escoar a agua e consequentemente no inverno não haver uma camada de gelo espessa á superficie.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                As estradas em paralelos eram, e ainda são, mais usadas nos paises do norte da europa, devido aos intrevalos entre as pedras permitir escoar a agua e consequentemente no inverno não haver uma camada de gelo espessa á superficie.
                                Deviam ter feito a IP4 em paralelos então [8)]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                  As estradas em paralelos eram, e ainda são, mais usadas nos paises do norte da europa, devido aos intrevalos entre as pedras permitir escoar a agua e consequentemente no inverno não haver uma camada de gelo espessa á superficie.

                                  WTF??

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Stratos

                                    citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                    As estradas em paralelos eram, e ainda são, mais usadas nos paises do norte da europa, devido aos intrevalos entre as pedras permitir escoar a agua e consequentemente no inverno não haver uma camada de gelo espessa á superficie.

                                    WTF??

                                    Acho triste esse tipo de comentáros, não só não são construtivos, como revelam uma total falta de conhecimento dos factos.

                                    Faz uma pesquisa q de certeza que encontras. E não te vou dizer onde, já q és tão inteligente procura[8)][8)][8)]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho que serve mais para centros históricos e
                                      locais para a circulação de peões,
                                      esteticamente é mais bonito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                        citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                        As estradas em paralelos eram, e ainda são, mais usadas nos paises do norte da europa, devido aos intrevalos entre as pedras permitir escoar a agua e consequentemente no inverno não haver uma camada de gelo espessa á superficie.
                                        Deviam ter feito a IP4 em paralelos então [8)]
                                        Triste, só se pode dizer isso, dassssssse
                                        Não seria melhor a A1[8)]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aqui na minha rua (moro no Cacém) fizeram as obras do polis e puseram a estrada assim, e já o fizeram em várias outras ruas...o que é mais giro é que as novas ruas que estão a fazer são tão estreitas que se tiver que passar um carro e um camiao (nem precisa ser muito grande, até daqueles de caixa em madeira) um deles tem que subir o passeio[8][8][8][8]

                                          Comentário


                                            #22
                                            aqui na minha zona também só vejo as estradas mais antigas, as mais novas já são todas em alcatrão, algumas com alcatrão de péssima qualidade, diga-se de passagem.
                                            As estradas de paralelo são pessimas para veículos de duas rodas quando estão molhadas....

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

                                              Aqui na minha rua (moro no Cacém) fizeram as obras do polis e puseram a estrada assim, e já o fizeram em várias outras ruas...o que é mais giro é que as novas ruas que estão a fazer são tão estreitas que se tiver que passar um carro e um camiao (nem precisa ser muito grande, até daqueles de caixa em madeira) um deles tem que subir o passeio[8][8][8][8]
                                              Eu também moro no Cacém e essas ruas eram para supostamente ser de sentido unico.

                                              A razão é que vai haver (devia, digo ?) alterações de transito com menor fluxo de viaturas em determinadas artérias, pelo que optaram pelos paralelos, agora a realidade tem-se mostrado diferente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por rjtd21

                                                Boas.
                                                Alguém me sabe dizer qual é a vantagem em se fazerem estradas em paralelos, em vez de alcatrão?
                                                Não fica mais caro? Não dá mais "cabo" do carro? Qual é a vantagem por trás disto?
                                                Cumps.
                                                É como o betão... Manutenção mais reduzida.
                                                Há ainda a acrescentar muitas vezes o fácil acesso à matéria prima. Antigamente este aspecto importava muito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                                  As estradas em paralelos eram, e ainda são, mais usadas nos paises do norte da europa, devido aos intrevalos entre as pedras permitir escoar a agua e consequentemente no inverno não haver uma camada de gelo espessa á superficie.
                                                  Exactamente! As famosas calçadas portuguesas e estradas em paralelos apresentam como principal vantagem a facilidade de escoamento da água pluvial, evitando "encharcamentos" e, face a temperaturas negativas, a formação de camadas de gelo mais espessas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                                    citação:Originalmente colocada por Stratos

                                                    citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                                    As estradas em paralelos eram, e ainda são, mais usadas nos paises do norte da europa, devido aos intrevalos entre as pedras permitir escoar a agua e consequentemente no inverno não haver uma camada de gelo espessa á superficie.

                                                    WTF??

                                                    Acho triste esse tipo de comentáros, não só não são construtivos, como revelam uma total falta de conhecimento dos factos.

                                                    Faz uma pesquisa q de certeza que encontras. E não te vou dizer onde, já q és tão inteligente procura[8)][8)][8)]

                                                    A sério??

                                                    Então diz-me onde é que o paralelo tem maior escoamento de água, ou melhor... onde é que o piso de paralelo faz com que oum carro trave em menor distância...

                                                    Já agora não sei se sabes um paralelo é composto por 6 superficies, uma delas irá estar em contacto com os pneus do carro logo no fundo a diferença é o tamanho e regularidade que têm comparativamente ao alcatrão...

                                                    Já agora trava numa estrada em paralelo molhada e numa outra em alcatrão, depois diz-me qual trava em menor distância..

                                                    Mas bom mesmo é travar em paralelo molhado com um carro com ABS....


                                                    Quanto a águas pluviais existem um piso excelente para isso, usado nas AE, é um composto onde a borracha é um dos principais elementos, salvo erro...

                                                    Quanto à neve, um piso excelente é aquele alcatrão rugoso, que apesar de se criar a camada de gêlo agarra mais por ser rugoso, mas bom mesmo é utilizar as correntes nas rodas.

                                                    Actualmente são estas possibilidades que existem ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Em zonas históricas e certos centros de localidades nem faz sentido é pôr alcatrão

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Stratos






                                                        A sério??

                                                        Então diz-me onde é que o paralelo tem maior escoamento de água, (...)
                                                        O pavimento em paralelo não consiste numa "plataforma", contém "intervalos" porosos que facilitam a infiltração da água no solo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Vânia Morais

                                                          citação:Originalmente colocada por Stratos






                                                          A sério??

                                                          Então diz-me onde é que o paralelo tem maior escoamento de água, (...)
                                                          O pavimento em paralelo não consiste numa "plataforma", contém "intervalos" porosos que facilitam a infiltração da água no solo.

                                                          Eu sei mas esses intervalos são bastante relativos... podem ser mais fundos como superficiais, além de que a superficie do paralelo com o uso torna-se lisa diminuindo brutalmente a aderência, então em molhado...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Stratos




                                                            Eu sei mas esses intervalos são bastante relativos... podem ser mais fundos como superficiais, além de que a superficie do paralelo com o uso torna-se lisa diminuindo brutalmente a aderência, então em molhado...
                                                            Colega concordei com o Xicos Perto na questão que aqui foi levantada - qual a vantagem das estradas de paralelo? Não entrei em discussões de quais as desvantagens da mesma ou efeitos desta da distância de travagem ou, consequentemente, de paragem. Pois, nesse aspecto a questão muda de figura.;)

                                                            Todavia, a vantagem da facilidade de escoamento da água pluvial é um dos argumentos bastante utilizado por geógrafos e arquitectos na defesa deste tipo de pavimento.

                                                            Comentário

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