Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reprogramação de centralina Grande Punto 1.3 multijet 90cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reprogramação de centralina Grande Punto 1.3 multijet 90cv

    Boa pessoal, é o primeiro tópico que crio, mas sou ativo no que toca a ler os vossos tópicos apesar de nunca ter opinado devido ao meu baixo conhecimento.
    Recentemente adquiri um Fiat Grande Punto 90cv de 2009, ainda não tirei fotos para fazer a minha apresentação mas irei quando o momento ocorrer e não esteja a chover
    Bem vou ao que interessa, como muitos sabem este carro 1.3 multijet tem um fosso até às 2 mil e a partir daí é que ganha vida, como maior parte do tempo o uso em cidade tornasse frustrante ter de o usar sempre acima das 1.5 mil rpm ou em subidas 2 mil para cima senão não sobe

    No entanto acho que o carro tem muito bom andamento a partir das 2 mil rpm para um 1248cc
    Por isso venho aqui pedir a vossa opinião em relação a uma repro e eliminação da egr ? Quem fez o que achou ? Consumos, fumo, fiabilidade, o que aconteceu ao fosso, gostaram do resultado ?

    E por fim aqui fica o email que enviei a uma oficina especializada em repros na minha zona

    "Boa tarde,

    Obrigado pelo seu contacto.

    A questão do fosso ás 2 mil rotações deve-se mais a uma questão mecânica
    do que electrónica no entanto é possível reduzir substancialmente o mesmo
    com uma reprogramação na centralina.

    Com esta é possível aumentar a potência para os 110 cavalos e o binário em
    50nm o que é francamente bom para um motor 1.3cc de cilindrada.

    No que diz respeito a consumos pode poupar até 1l/100 em circuito misto.

    Mais potência e binário requerem menos esforço por parte do motor e é
    possível que a diminuição de consumo seja maior ainda, varia sempre um
    pouco de carro para carro e para tal acontecer torna-se importante haver
    um período de habituação às novas prestações do mesmo e ter um pé direito
    afinado por assim dizer.

    A EGR desligada torna-se sempre numa vantagem pois o motor anda mais limpo.

    A nível de fiabilidade este motor porta-se lindamente,temos programado
    bastante estas unidades desde que saíram para o mercado há e nunca houve
    qualquer tipo de problema.

    Qualquer duvida adicional sugiro um contacto telefónico para o nº 91954xxxx.

    Cumprimentos,

    Tiago Cardoso"

    #2
    Como dito, o fosso é uma limitação tecnológica desse sistema de sobre-alimentação, turbo neste caso, e é verificado, mais ou menos, em todos os motores que o utilizam.

    Acontece porque, salvo excepções que desconheço, o turbo é "movido" pelo caudal de gases de escape e como é óbvio, quanto menor a rotação do menor, menor é esse mesmo caudal.


    Há formas de contrariar este efeito como é o caso de sistemas bi e tri-turbo, com diferentes geometrias para diferentes gamas de aceleração, ou então, turbos de geometria variável.
    Em ambos os casos, o objectivo é diminuir significativamente esse tal fosso, reduzindo a necessidade de caudal de gases de escape, para que o turbo funcione em regime de rendimento máximo.


    Quanto às tuas questões propriamente ditas, é tudo uma questão de sorte.

    Comentário


      #3
      Obrigado @CHB pela resposta
      Gostava de também algumas respostas de pessoas que fizeram repros no multijet ou quem tenha feito em outros motores também é bom saber
      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        20cv e 50nm... dependendo dos km, tinha atençao à embraiagem que é a primeira coisa a dar raia. Depois uma limpeza ao turbo nao vinha mal ao mundo, e claro, tens de passar a ter mais cuidado a andar com o carro, para nao diminuires bem a fiabilidade do mesmo. Fumo... cuidado com o FAP se tiver, se nao, acho que se nao for algo feito por um sapateiro, nao influencia.

        Agora, a ''estoria'' de 1L a menos... pensa é 1L a mais. Isso sim, porque mais potencia e menos consumo? Era logo meter 200cv em cima e crescia gasoleo Pensa é sempre em 1L a mais se usares a potencia extra e o mesmo consumo em andamento normal.

        Comentário


          #5
          Conheço de perto um caso de um punto, para esses valores de potência. De facto, o andamento tornou-se muito mais agradável. O preço que pagou pouco tempo/kms depois (total de 120 mil kms, o carro praticamente só faz estrada), foi a embraiagem a começar a ceder. Não chegou a trocá-la, quer dizer trocou-a mas levou o carro junto e comprou outro.

          Comentário


            #6
            e quais os valores envolvidos? isso sim, é o que a malta quer saber...

            Comentário


              #7
              @Drifter
              Penso que consumo poderá sim diminuir devido a poder utilizar o carro em regimes abaixo das 2mil rpm coisa que 50% do tempo não o posso fazer em cidade...Estarei errado ?

              @Ecoflex
              No fórum puntopt o pessoal que fez não se queixou de problemas, mas penso que não andaram 120mil km com a repro claro...
              No entanto ouvi dizer que a programação de fábrica vem com 55% de menos desempenho que o motor pode debitar para prevenir a erros do condutor, tais como revisões tardias, trocas de óleo tardias, óleo de menor qualidade, condução agressiva etc... Será verdade ou uma forma de aliciar a fazermos repro ?

              @caditonuno
              Ainda não sei, mas sendo uma casa especializada na matéria, uns 250-300 euros ? Pelo menos na pke ronda esses valores, mas nesta casa não foi prioridade saber pois quero primeiro saber se vale a pena ou não, e só depois saber os valores...

              Comentário


                #8
                Os motores vêm de fábrica com o compromisso de funcionarem sem grandes problemas durante vários anos/quilómetros, respeitando ao mesmo tempo, todas as normas ambientais e de segurança.

                É óbvio que, por estes motivos, vêm capados mas não penso que seja nessa ordem de valores e muito menos por razões desnecessárias. Como disse, é um compromisso e as reprogramações sem alteração a nível de hardware, comprometem esse compromisso.


                Cabe ao utilizador avaliar se valerá a pena ou não.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Morinks Ver Post
                  @Ecoflex
                  No fórum puntopt o pessoal que fez não se queixou de problemas, mas penso que não andaram 120mil km com a repro claro...
                  No entanto ouvi dizer que a programação de fábrica vem com 55% de menos desempenho que o motor pode debitar para prevenir a erros do condutor, tais como revisões tardias, trocas de óleo tardias, óleo de menor qualidade, condução agressiva etc... Será verdade ou uma forma de aliciar a fazermos repro ?
                  Não te sei responder a essa pergunta. Mas a repro foi feita por volta dos 40 mil kms, portanto foram 80 mil kms de repro. Comprou o carro novo.

                  Comentário


                    #10
                    @CHB
                    Sabes-me explicar o que a egr faz e se afeta nos regimes baixos do veículo ?
                    Porque o meu principal motivo desta intervenção é diminuir o fosso grande que o carro possui sendo assim mais agradável de conduzir.

                    Ah, penso que o meu motor não possui Fap

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Morinks Ver Post
                      @CHB
                      Sabes-me explicar o que a egr faz e se afeta nos regimes baixos do veículo ?
                      Porque o meu principal motivo desta intervenção é diminuir o fosso grande que o carro possui sendo assim mais agradável de conduzir.

                      Ah, penso que o meu motor não possui Fap
                      EGR recircula algum dos gases de escape de volta para os cilindros pelas mais variadas razões.
                      O principal efeito na performace é a redução do caudal de gases de escape o que reduz ainda mais o rendimento do turbo em baixas rotações.

                      Comentário


                        #12
                        So desconfio do "menos 1L"

                        Comentário


                          #13
                          também acho exagerado

                          Comentário


                            #14
                            Já tive 3 carros reprogramados e todos ficaram a consumir menos. A história no meu caso foi verdade. Isto em andamentos "normais"

                            Um deles foi um Touareg em que o diminuição de consumo foi superior a 1 litro...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                              Já tive 3 carros reprogramados e todos ficaram a consumir menos. A história no meu caso foi verdade. Isto em andamentos "normais"

                              Um deles foi um Touareg em que o diminuição de consumo foi superior a 1 litro...
                              E tiveste algum problema com eles ?
                              Fumo preto aumentou ?

                              Comentário


                                #16
                                Eu acredito na redução dos consumos. Isto porque o carro precisa de menos esforço para manter a mesma velocidade e estamos a falar de ritmos de passeio ou sem muitas "puxadelas".

                                Claro que se queres andamentos "calorosos" os consumos vão ser superiores aos que tinhas enquanto estava original, no mesmo tipo de condução.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                                  Eu acredito na redução dos consumos. Isto porque o carro precisa de menos esforço para manter a mesma velocidade e estamos a falar de ritmos de passeio ou sem muitas "puxadelas".

                                  Claro que se queres andamentos "calorosos" os consumos vão ser superiores aos que tinhas enquanto estava original, no mesmo tipo de condução.
                                  Não quero andamentos calorosos, quero reduzir o fosso e andar sempre a economizar ao máximo o gasóleo, consumo atual em cidade está de 6.4l/100km, até o audi a3 1.9tdi do meu irmao bebe 5.8l/100km e acredito que é este fosso que me impede de baixar para a marca dos 5 e tais l/100km
                                  Já em auto-estrada o carro não bebe nada, médias de 5l/100km às vezes menos, às vezes mais...Em auto-estrada o carro sente-se em casa..também devido à caixa de 6 penso eu

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Morinks Ver Post
                                    @Drifter
                                    Penso que consumo poderá sim diminuir devido a poder utilizar o carro em regimes abaixo das 2mil rpm coisa que 50% do tempo não o posso fazer em cidade...Estarei errado ?
                                    Uma repro, nao passa de um aumento de debito e pressoes de turbo, se numa faixa de rotaçao tens mais disponbilidade, ela nao vem do nada, vem de maior queima de combustivel. Ja para nao falar, que os CB's nao sao mexidos, aumentando a margem de erro.

                                    Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                    Já tive 3 carros reprogramados e todos ficaram a consumir menos. A história no meu caso foi verdade. Isto em andamentos "normais"

                                    Um deles foi um Touareg em que o diminuição de consumo foi superior a 1 litro...
                                    Baixaram porque certamente começaste a ter uma conduçao mais propicia a consumos. Basta alterar o método de condução, para os consumos baixarem... sem ser preciso repro. O que nao falta é pessoal a fazer repro e a conduzir ate mais devagar que antes da repro. Agora, se tem mais performance, tem mais gasto de combustivel.

                                    Originalmente Colocado por Morinks Ver Post
                                    Não quero andamentos calorosos, quero reduzir o fosso e andar sempre a economizar ao máximo o gasóleo, consumo atual em cidade está de 6.4l/100km, até o audi a3 1.9tdi do meu irmao bebe 5.8l/100km e acredito que é este fosso que me impede de baixar para a marca dos 5 e tais l/100km
                                    Já em auto-estrada o carro não bebe nada, médias de 5l/100km às vezes menos, às vezes mais...Em auto-estrada o carro sente-se em casa..também devido à caixa de 6 penso eu
                                    Nao é com repro que te vais safar do fosso, e se safar... esquece consumos baixos.

                                    Se numa faixa de rotaçao, o carro começa a andar mais, ou sentes mais disponbilidade... é porque estas a queimar mais combustivel. Nao é possivel teres mais andamento e consumir menos... isso era o santo graal da industria, mas nao, ou tens andamento, ou tens consumos.

                                    A industria para te dar um andamento agradavel, e um consumo baixa, veio com injectores xpto, turbos twin-scroll ou soluçoes bi-turbo, reciclagem de gases para aumentar mais rapidamente a temperatura e baixar os consumos altos que acontecem quando o carro esta frio etc... se fosse tao simples como uma repro, muita coisa hoje em dia nao existia
                                    Editado pela última vez por Drifter; 04 February 2015, 01:02.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como é que ninguém percebeu que o facto de se recorrer menos á caixa pelo facto de se ter o motor mais disponível em baixo regime, vai ajudar a reduzir os consumos!! Á mais débito de combustivel é certo mas o motor não faz o mesmo esforço que faz antes da repro. Faz todo o sentido. Em condução regrada sim, gasta menos e sei porque já tive um carro reprogramado e se houver dúvidas faz as contas num papel. O meu gastava menos cerca de 0,5L/100km. Mas uma coisa é certa se puxasse a sério a média aumentava de forma nítida. No meu caso cerca de mais 2l/100km em comparação com o original

                                      Comentário


                                        #20
                                        Faz menos esforço porque se esta injectar mais combustivel. Usa-se menos caixa... porque se esta a injectar mais combustivel.

                                        Se andarem devagar poupança? Sim, mas nao é preciso repro para isso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É um motor turbo dependente , e obvio é que o turbo está a fazer grande parte do trabalho dai a sentires o fosso . O que sentes nesse fosso é propriamente a força do motor unicamente , depois disso é turbo+motor

                                          Tive um punto desses e até o meu civic conseguia melhores baixas e melhores altas com um consumo superior em 0.6 !

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Faz menos esforço porque se esta injectar mais combustivel. Usa-se menos caixa... porque se esta a injectar mais combustivel.

                                            Se andarem devagar poupança? Sim, mas nao é preciso repro para isso.
                                            Claro que não é preciso repro para poupar quem a faz não é bem como esse intuito por mais que por vezes diga que sim, mas esta-se a comparar, mais débito nem sempre implica mais consumo se o motor não estiver em esforço. No meu caso poupava mais sobretudo porque fazia alguma cidade e o que antes faria em 2ª passaria a fazer em 3ª ou se ia nessa ou noutra mudança acima nem precisava de reduzir como antes..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                              Como dito, o fosso é uma limitação tecnológica desse sistema de sobre-alimentação, turbo neste caso, e é verificado, mais ou menos, em todos os motores que o utilizam.

                                              Acontece porque, salvo excepções que desconheço, o turbo é "movido" pelo caudal de gases de escape e como é óbvio, quanto menor a rotação do menor, menor é esse mesmo caudal.


                                              Há formas de contrariar este efeito como é o caso de sistemas bi e tri-turbo, com diferentes geometrias para diferentes gamas de aceleração, ou então, turbos de geometria variável.
                                              Em ambos os casos, o objectivo é diminuir significativamente esse tal fosso, reduzindo a necessidade de caudal de gases de escape, para que o turbo funcione em regime de rendimento máximo.


                                              Quanto às tuas questões propriamente ditas, é tudo uma questão de sorte.
                                              Este GP 1.3 90cv tem TGV.

                                              Comentário


                                                #24
                                                tirei a egr do meu e parece que ficou a comer menos e a puxar um cadito melhor. mas não é o 1.3 multijet.

                                                experimenta no teu antes da repro, pode ser que fiques satisfeito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Morinks Ver Post
                                                  Não quero andamentos calorosos, quero reduzir o fosso e andar sempre a economizar ao máximo o gasóleo, consumo atual em cidade está de 6.4l/100km, até o audi a3 1.9tdi do meu irmao bebe 5.8l/100km e acredito que é este fosso que me impede de baixar para a marca dos 5 e tais l/100km
                                                  Já em auto-estrada o carro não bebe nada, médias de 5l/100km às vezes menos, às vezes mais...Em auto-estrada o carro sente-se em casa..também devido à caixa de 6 penso eu
                                                  O audi do teu irmão é o audi do teu irmão. São motores diferentes, se calhar tem pneus mais pequenos, a pessoa que conduz não é a mesma, se calhar nem os percursos.

                                                  Neste carro com cidade, é preciso muito, muito cuidado para se fazer menos de 6l. Já experimentei não ter uma condução nada cuidada e subiu para mais de 7l. Os pneus grandes também não ajudam.

                                                  Esse é um defeito do GP (sobretudo o sport), em AE não damos tanto pelos seus defeitos e o carro é um segmento B e não devia ser assim.
                                                  Mas enfim quando o comprei devia ter pensado nisso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É o que dá meter um 1.3 cc a fazer 90cv, enquanto aqui ainda aqui á poucos anos era preciso um 1.9. O tamanho do turbo também conta quanto maior mais turbo lag tens.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Morinks Ver Post
                                                      @caditonuno
                                                      Ainda não sei, mas sendo uma casa especializada na matéria, uns 250-300 euros ? Pelo menos na pke ronda esses valores, mas nesta casa não foi prioridade saber pois quero primeiro saber se vale a pena ou não, e só depois saber os valores...
                                                      pois, estava a pensar nisso mesmo, uns 250€. mas arrranja-se mais barato e de confiança.

                                                      e também conheço quem faça por volta dos 150, supostamente de confiança, mas é mais mecânico que "eletrónico".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por addt Ver Post
                                                        Claro que não é preciso repro para poupar quem a faz não é bem como esse intuito por mais que por vezes diga que sim, mas esta-se a comparar, mais débito nem sempre implica mais consumo se o motor não estiver em esforço. No meu caso poupava mais sobretudo porque fazia alguma cidade e o que antes faria em 2ª passaria a fazer em 3ª ou se ia nessa ou noutra mudança acima nem precisava de reduzir como antes..
                                                        É EXATAMENTE esse o meu ponto de vista

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          pois, estava a pensar nisso mesmo, uns 250€. mas arrranja-se mais barato e de confiança.

                                                          e também conheço quem faça por volta dos 150, supostamente de confiança, mas é mais mecânico que "eletrónico".
                                                          Acredito que haja, mas a ir quero ir aos melhores. Tenho muita estima no carro e quero tudo o mais perfeito possivel... Em breve meto cá umas fotos da máquina

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            250€ parece-me puxado, também estou a pensar fazer no meu, mas vai já vai com quase 250.000 KM.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X