Boa pessoal, é o primeiro tópico que crio, mas sou ativo no que toca a ler os vossos tópicos apesar de nunca ter opinado devido ao meu baixo conhecimento.
Recentemente adquiri um Fiat Grande Punto 90cv de 2009, ainda não tirei fotos para fazer a minha apresentação mas irei quando o momento ocorrer e não esteja a chover
Bem vou ao que interessa, como muitos sabem este carro 1.3 multijet tem um fosso até às 2 mil e a partir daí é que ganha vida, como maior parte do tempo o uso em cidade tornasse frustrante ter de o usar sempre acima das 1.5 mil rpm ou em subidas 2 mil para cima senão não sobe
No entanto acho que o carro tem muito bom andamento a partir das 2 mil rpm para um 1248cc
Por isso venho aqui pedir a vossa opinião em relação a uma repro e eliminação da egr ? Quem fez o que achou ? Consumos, fumo, fiabilidade, o que aconteceu ao fosso, gostaram do resultado ?
E por fim aqui fica o email que enviei a uma oficina especializada em repros na minha zona
"Boa tarde,
Obrigado pelo seu contacto.
A questão do fosso ás 2 mil rotações deve-se mais a uma questão mecânica
do que electrónica no entanto é possível reduzir substancialmente o mesmo
com uma reprogramação na centralina.
Com esta é possível aumentar a potência para os 110 cavalos e o binário em
50nm o que é francamente bom para um motor 1.3cc de cilindrada.
No que diz respeito a consumos pode poupar até 1l/100 em circuito misto.
Mais potência e binário requerem menos esforço por parte do motor e é
possível que a diminuição de consumo seja maior ainda, varia sempre um
pouco de carro para carro e para tal acontecer torna-se importante haver
um período de habituação às novas prestações do mesmo e ter um pé direito
afinado por assim dizer.
A EGR desligada torna-se sempre numa vantagem pois o motor anda mais limpo.
A nível de fiabilidade este motor porta-se lindamente,temos programado
bastante estas unidades desde que saíram para o mercado há e nunca houve
qualquer tipo de problema.
Qualquer duvida adicional sugiro um contacto telefónico para o nº 91954xxxx.
Cumprimentos,
Tiago Cardoso"
Recentemente adquiri um Fiat Grande Punto 90cv de 2009, ainda não tirei fotos para fazer a minha apresentação mas irei quando o momento ocorrer e não esteja a chover
Bem vou ao que interessa, como muitos sabem este carro 1.3 multijet tem um fosso até às 2 mil e a partir daí é que ganha vida, como maior parte do tempo o uso em cidade tornasse frustrante ter de o usar sempre acima das 1.5 mil rpm ou em subidas 2 mil para cima senão não sobe
No entanto acho que o carro tem muito bom andamento a partir das 2 mil rpm para um 1248cc
Por isso venho aqui pedir a vossa opinião em relação a uma repro e eliminação da egr ? Quem fez o que achou ? Consumos, fumo, fiabilidade, o que aconteceu ao fosso, gostaram do resultado ?
E por fim aqui fica o email que enviei a uma oficina especializada em repros na minha zona
"Boa tarde,
Obrigado pelo seu contacto.
A questão do fosso ás 2 mil rotações deve-se mais a uma questão mecânica
do que electrónica no entanto é possível reduzir substancialmente o mesmo
com uma reprogramação na centralina.
Com esta é possível aumentar a potência para os 110 cavalos e o binário em
50nm o que é francamente bom para um motor 1.3cc de cilindrada.
No que diz respeito a consumos pode poupar até 1l/100 em circuito misto.
Mais potência e binário requerem menos esforço por parte do motor e é
possível que a diminuição de consumo seja maior ainda, varia sempre um
pouco de carro para carro e para tal acontecer torna-se importante haver
um período de habituação às novas prestações do mesmo e ter um pé direito
afinado por assim dizer.
A EGR desligada torna-se sempre numa vantagem pois o motor anda mais limpo.
A nível de fiabilidade este motor porta-se lindamente,temos programado
bastante estas unidades desde que saíram para o mercado há e nunca houve
qualquer tipo de problema.
Qualquer duvida adicional sugiro um contacto telefónico para o nº 91954xxxx.
Cumprimentos,
Tiago Cardoso"
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