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Honda com motores refereciais em rendimento ?

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    Honda com motores refereciais em rendimento ?

    Já não é do tempo de muitos dos que participam aqui, mas a Honda teve uma época, quando ainda predominavam os motores atmosféricos a gasolina, em que era talvez a marca que conseguia maiores rendimentos unitários em motores pequenos.

    Exemplos disso foram os 1,6 de 160 cv em civics antigos e versões mais especiais como os type R em que houve 1,6 de 185 cv 1,8 de 190 cv 2,0 de 200/225/240 cv etc.

    Se actualmente a marca não tem nada ou quase nada disto, parece haver sinais de se estarem outra vez a encaminhar para uma coisa do género.

    Refiro-me a estes 2 novos motores:

    - 1,6 diesel com 160 cv e 350 nm recém lançado no CRV
    - 2,0 gasolina com 310 cv já pronto para o type R civic

    Creio que ambos são os com mais rendimento da sua categoria (excluindo o estratosférico motor do A45 amg).

    Será que voltaremos a ter uma Honda com excelentes rendimentos, mantendo os bons níveis de fiabilidade a que nos habituou ?

    #2
    Esse 2.0 de 310cv é atmosférico?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
      Esse 2.0 de 310cv é atmosférico?
      Não. É turbo.

      Comentário


        #4
        Não, o novo motor do Type-R é turbo, assim como estão a planear lançar um novo 1.5 a gasolina turbo. O 1.8 140 i-vtec do civic anda menos que o 1.6 110 do civic 2000, para mim é tudo devido à porcaria das leis anti-poluição.

        Li ontem uma notícia que a john deere no USA desenvolveu um pequeno motor a diesel (80 a 140cv) sem DPF, milagre!

        Já o primeiro diesel i-ctdi do accord anda mais que o novo i-dtec.

        Nos outros países ninguem tem estas preocupações com consumos/fiabilidade.

        Comentário


          #5
          Quero mesmo ver um entre o este novo civic Type-R e o tb novo Focus RS!

          Comentário


            #6
            Companheiro v7

            No dia em que a Honda quiser meter no mercado um "atmosférico" com potência específica superior aos 150cv, vai à "vizinha" HRC, e pede-lhes!

            O problema dos atmosféricos de altas potências específicas, é a falta de binário comparativamente com os aspirados de potências específicas semelhantes.

            Agora a moda são os aspirados, por isso, não os vejo a "voltar" à carga nos atmosféricos.

            A Lexus quis um atmosférico, e desta forma, foi à Yamaha pedir ajuda. A Honda consegue fazer o mesmo, mas neste caso "in house".

            Estarei errado?

            Um abraço

            ny12xx

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
              Companheiro v7

              O problema dos atmosféricos de altas potências específicas, é a falta de binário comparativamente com os aspirados de potências específicas semelhantes.

              ny12xx
              Binário não faz um carro "andar", faz "sentir um carro a andar".. No fundo o que determina a performance de um carro é a potência. Os motores turbinados têm mais binário, porque por norma fazem menos RPM. Como o binário é uma variável que entra numa equação onde também entram as rpm, quanto menos RPM, mais binário..

              Acaba no fundo por se traduzir numa sensação de entrega de potência maior e não é preciso andar a "puxar" tanto pelas RPM acima, mas no fundo, há muita situação onde o atmosférico ganha.

              Tenho dois exemplos perfeitos disso.. Um carro com motor TD e outro com um B16. Numa condução normal, o TD parece que anda muito mais. No entanto se for puxar por eles, onde é que fica o TD. O TD tem uma gama utilizável de cerca de 2000RPM, o B16 sei lá, umas 6000RPM ou mais

              Comentário


                #8
                O velhinho V6 J35 do Accord ainda tem, por exemplo, melhor rendimento e consumos que o novo V6 Ecoboost da Ford.

                Comentário


                  #9
                  Código do novo motor turbo do CTR > K20C11

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    - 1,6 diesel com 160 cv e 350 nm recém lançado no CRV
                    - 2,0 gasolina com 310 cv já pronto para o type R civic
                    270cv no 1.6 do grupo PSA.
                    310cv, de um 2.0, já não soa a nada de 'tão' extraordinário....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                      270cv no 1.6 do grupo PSA. 310cv, de um 2.0, já não soa a nada de 'tão' extraordinário....
                      Esse 1.6 da PSA é a gasolina.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                        Binário não faz um carro "andar", faz "sentir um carro a andar".. No fundo o que determina a performance de um carro é a potência. Os motores turbinados têm mais binário, porque por norma fazem menos RPM. Como o binário é uma variável que entra numa equação onde também entram as rpm, quanto menos RPM, mais binário..

                        Acaba no fundo por se traduzir numa sensação de entrega de potência maior e não é preciso andar a "puxar" tanto pelas RPM acima, mas no fundo, há muita situação onde o atmosférico ganha.

                        Tenho dois exemplos perfeitos disso.. Um carro com motor TD e outro com um B16. Numa condução normal, o TD parece que anda muito mais. No entanto se for puxar por eles, onde é que fica o TD. O TD tem uma gama utilizável de cerca de 2000RPM, o B16 sei lá, umas 6000RPM ou mais
                        Não digas asneira.

                        A performance de um carro é medida através de diferentes parâmetros e um deles é certamente o torque. Torque e potência são medidas para diferentes coisas.

                        Normalmente carros com muito torque e pouca potência tem menos rotação e o contrário, mais. Torque e potência tem propósitos diferentes num motor. Um esta mais ligado à aceleração enquanto que o outro à velocidade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                          Esse 1.6 da PSA é a gasolina.
                          E o 2.0 de 310cv, para o TypeR é a Diesel?

                          Comentário


                            #14
                            Creio que actualmente nos diesel o 1,6 mais potente era o renault montado nos mercedes com 136 cv !?

                            Nos 2 litros a gasolina depois do 45 amg com 360 cv é o da VW/Audi com 300 cv !? Creio que para o TTS também está previsto 310 cv.

                            Era interessante se a Honda se dedicasse outra vez a fazer motores de elevado rendimento, nomeadamente nos diesel.
                            Editado pela última vez por v7; 07 February 2015, 13:42.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                              Não digas asneira.

                              A performance de um carro é medida através de diferentes parâmetros e um deles é certamente o torque. Torque e potência são medidas para diferentes coisas.

                              Normalmente carros com muito torque e pouca potência tem menos rotação e o contrário, mais. Torque e potência tem propósitos diferentes num motor. Um esta mais ligado à aceleração enquanto que o outro à velocidade.
                              Não digo asneira nenhuma.

                              Esta é a equação:

                              Power (kW) = Torque (N.m) x Speed (RPM) / 9.5488

                              Como podes ver, as 3 variáveis estão interligadas. Mexe-se numa, mexe-se no resultado obrigatoriamente.

                              É impossível ter dois carros com a mesma potência , mesma rotação e binários diferentes. Neste caso de dois motores com a mesma potência, se um tem binário mais alto é porque tem menos RPM.

                              Se tem menos RPM, acaba por ter uma faixa utilizável menor. Isto na prática, obriga ao recurso de caixas estupidamente longas (é só olhar para o caso dos Diesel vs Gasolina), o que vai reduzir a performance.

                              Isso do binário = mais aceleração, na prática é errado. Ou não fosse um bom indicativo da aceleração a relação peso/potência e nunca a relação peso/binário.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Creio que actualmente nos diesel o 1,6 mais potente era o renault montado nos mercedes com 136 cv !?

                                Nos 2 litros a gasolina depois do 45 amg com 360 cv é o da VW/Audi com 300 cv !?
                                Sei que o novo RS3 tem 360cv mas não me lembro se é um 2 ou 2.5.

                                Esse novo 1.6 diesel de 160cv deve ser bastante interessante. Especialmente em PT devido à fiscalidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                                  Sei que o novo RS3 tem 360cv mas não me lembro se é um 2 ou 2.5.

                                  Esse novo 1.6 diesel de 160cv deve ser bastante interessante. Especialmente em PT devido à fiscalidade.
                                  O RS3 tem um 2,5 de 5 cilindros, um excelente motor. O S3 é que tem um 2,0 com 300 cv e esse motor no TTS terá 310 cv.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                    Não digo asneira nenhuma.

                                    Esta é a equação:

                                    Power (kW) = Torque (N.m) x Speed (RPM) / 9.5488

                                    Como podes ver, as 3 variáveis estão interligadas. Mexe-se numa, mexe-se no resultado obrigatoriamente.

                                    É impossível ter dois carros com a mesma potência , mesma rotação e binários diferentes. Neste caso de dois motores com a mesma potência, se um tem binário mais alto é porque tem menos RPM.

                                    Se tem menos RPM, acaba por ter uma faixa utilizável menor. Isto na prática, obriga ao recurso de caixas estupidamente longas (é só olhar para o caso dos Diesel vs Gasolina), o que vai reduzir a performance.

                                    Isso do binário = mais aceleração, na prática é errado. Ou não fosse um bom indicativo da aceleração a relação peso/potência e nunca a relação peso/binário.
                                    Isso está tudo certo, mas a sensação de aceleração não vem da potência nem do binário mas sim de (1) massa do carro e (2) rapidez com que a energia chega às rodas. De nada serve ter um binário alto se as RPM sobem muito devagar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                      Isso está tudo certo, mas a sensação de aceleração não vem da potência nem do binário mas sim de (1) massa do carro e (2) rapidez com que a energia chega às rodas. De nada serve ter um binário alto se as RPM sobem muito devagar.
                                      Concordo.. Por isso é tão importante a relação peso/potência e as relações de transmissão. Num carro que faça mais RPM, por norma usam-se relações mais curtas, o que permite a tal subida de RPM mais rápida. É uma das grandes vantagens dos motores muito rotativos.

                                      Por exemplo, o meu B16 atinge velocidades muito mais altas em cada mudança do que o meu TD e no entanto ainda consegue ter as relações de transmissão mais curtas. É a diferença de fazer o dobro das RPM.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                        Isso está tudo certo, mas a sensação de aceleração não vem da potência nem do binário mas sim de (1) massa do carro e (2) rapidez com que a energia chega às rodas. De nada serve ter um binário alto se as RPM sobem muito devagar.
                                        Exemplo pratico disso é o VR6

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                          Não digo asneira nenhuma.
                                          Esta é a equação:
                                          Power (kW) = Torque (N.m) x Speed (RPM) / 9.5488
                                          Como podes ver, as 3 variáveis estão interligadas. Mexe-se numa, mexe-se no resultado obrigatoriamente.
                                          É impossível ter dois carros com a mesma potência , mesma rotação e binários diferentes. Neste caso de dois motores com a mesma potência, se um tem binário mais alto é porque tem menos RPM.
                                          Se tem menos RPM, acaba por ter uma faixa utilizável menor. Isto na prática, obriga ao recurso de caixas estupidamente longas (é só olhar para o caso dos Diesel vs Gasolina), o que vai reduzir a performance.
                                          Isso do binário = mais aceleração, na prática é errado. Ou não fosse um bom indicativo da aceleração a relação peso/potência e nunca a relação peso/binário.
                                          Eu sei qual é a equação já que sou da área (Eng. Mecânica).

                                          E estás a dizer asneira quando dizes que a potência é o elemento de medida da performance de um veículo.
                                          É uma asneira das grandes, não só porque a potência não mede performance como a performance é um dado obtido através da medição de várias variáveis (potência, binário, peso, etc).

                                          E de facto, o binário está ligado à aceleração já que o binário traduz a capacidade de fazer rodar as rodas em qualquer que seja a situação.
                                          O binário está intrinsecamente ligado à aceleração angular portanto não me venhas dizer que o binário não se reflecte na aceleração porque mais uma vez, estás a induzir as pessoas em erro.
                                          E, da forma que falas, até parece que o binário é uma coisa má, e que a potência é a unica variável que interessa, o que, mais uma vez, é mentira e induz em erro.

                                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                          Isso está tudo certo, mas a sensação de aceleração não vem da potência nem do binário mas sim de (1) massa do carro e (2) rapidez com que a energia chega às rodas. De nada serve ter um binário alto se as RPM sobem muito devagar.

                                          lol
                                          A aceleração é binário puro e duro.
                                          Vê os carros eléctricos em acção com binário máximo instantaneamente.
                                          Editado pela última vez por CHB; 07 February 2015, 14:13.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tu já estás a ir buscar exemplos fora do contexto.

                                            Mas não vás mais longe, O Nissan Leaf por exemplo, tem apenas 107hp e uma brutalidade de binário, tem. No entanto a aceleração dos 0-100km/h passa os 11s Um valor perfeitamente de acordo com os 107hp. Ok, é mais pesado, mas também tem as potências/binários máximos disponíveis quase a zero.

                                            Esta conversa já me parece aquela em que os defensores dos fumarentos têm. "Epá isto anda muito porque tem muito binário"

                                            Entre estes dois exemplos hipotéticos qual dos dois então no teu entender andará mais? Pesos, relações de transmissão, etc idênticos.

                                            100HP as 8000RPM
                                            Binário às 8000RPM = 89.01NM

                                            70HP as 4000RPM
                                            Binário às 4000RPM = 124.61NM

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                              Tu já estás a ir buscar exemplos fora do contexto.

                                              Mas não vás mais longe, O Nissan Leaf por exemplo, tem apenas 107hp e uma brutalidade de binário, tem. No entanto a aceleração dos 0-100km/h passa os 11s Um valor perfeitamente de acordo com os 107hp. Ok, é mais pesado, mas também tem as potências/binários máximos disponíveis quase a zero.

                                              Esta conversa já me parece aquela em que os defensores dos fumarentos têm. "Epá isto anda muito porque tem muito binário"

                                              Entre estes dois exemplos hipotéticos qual dos dois então no teu entender andará mais? Pesos, relações de transmissão, etc idênticos.

                                              100HP as 8000RPM
                                              Binário às 8000RPM = 89.01NM

                                              70HP as 4000RPM
                                              Binário às 4000RPM = 124.61NM
                                              Qual é mesmo o propósito deste post?
                                              Eu não preciso que me coloques para ai contas da primeira classe.

                                              O que te estou a dizer é que a potência não é tudo.
                                              Nada do que eu disse é mentira, ao contrário do teu primeiro post, que contém estapafurdia atrás de estapafurdia.

                                              EDIT:

                                              Dentro desses dois exemplos o que terá melhor arranque e possivelmente melhor aceleração até um dada velocidade será o motor com mais potência e binário disponível mais cedo, depois, para velocidade de ponta e com uma faixa de utilização maior, será o motor de 100HP.
                                              Editado pela última vez por CHB; 07 February 2015, 14:58.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Creio que actualmente nos diesel o 1,6 mais potente era o renault montado nos mercedes com 136 cv !?

                                                Nos 2 litros a gasolina depois do 45 amg com 360 cv é o da VW/Audi com 300 cv !? Creio que para o TTS também está previsto 310 cv.

                                                Era interessante se a Honda se dedicasse outra vez a fazer motores de elevado rendimento, nomeadamente nos diesel.
                                                A Reanult oferece agora para a nova Espace o 1.6 dci twin turbo também com 160cv às 4000 rpm e 380Nm às 1750 rpm.

                                                A Opel já tem à algum tempo o 1.6 CDTi com 136cv e 320Nm. Não sei se têm ideias de o vir a lançar também nalguma versão bi-turbo!
                                                Editado pela última vez por Gavela; 07 February 2015, 15:02.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não dispersem demasiado.

                                                  É obvio que ambos são importantes binário e potência.

                                                  Depois peso, escalonamento de cx e atrito são também a ter em conta..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                    Eu sei qual é a equação já que sou da área (Eng. Mecânica).

                                                    E estás a dizer asneira quando dizes que a potência é o elemento de medida da performance de um veículo.
                                                    É uma asneira das grandes, não só porque a potência não mede performance como a performance é um dado obtido através da medição de várias variáveis (potência, binário, peso, etc).

                                                    E de facto, o binário está ligado à aceleração já que o binário traduz a capacidade de fazer rodar as rodas em qualquer que seja a situação.
                                                    O binário está intrinsecamente ligado à aceleração angular portanto não me venhas dizer que o binário não se reflecte na aceleração porque mais uma vez, estás a induzir as pessoas em erro.
                                                    E, da forma que falas, até parece que o binário é uma coisa má, e que a potência é a unica variável que interessa, o que, mais uma vez, é mentira e induz em erro.




                                                    lol
                                                    A aceleração é binário puro e duro.
                                                    Vê os carros eléctricos em acção com binário máximo instantaneamente.
                                                    Quando dizes que a aceleração é binário puro, isso é mesmo assim?
                                                    Os formula 1 não têm assim tanto binário.
                                                    Formula 1® - The Official F1® Website - Features - 2014 Season Preview - the dawn of a new Formula One era

                                                    Qual a explicação para que eles acelerem tão rápido? Baixo peso ajuda muito...

                                                    Não sou da área,gostava mesmo de entender isto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                      Qual é mesmo o propósito deste post?
                                                      Eu não preciso que me coloques para ai contas da primeira classe.

                                                      O que te estou a dizer é que a potência não é tudo.
                                                      Nada do que eu disse é mentira, ao contrário do teu primeiro post, que contém estapafurdia atrás de estapafurdia.

                                                      EDIT:

                                                      Dentro desses dois exemplos o que terá melhor arranque e possivelmente melhor aceleração até um dada velocidade será o motor com mais potência e binário disponível mais cedo, depois, para velocidade de ponta e com uma faixa de utilização maior, será o motor de 100HP.
                                                      Ainda gostava de saber que estapafurdias é que eu disse no primeiro post.

                                                      Só te vou dizer isto, eu tenho estes dois carros aqui em casa:

                                                      150cv às 7600RPM
                                                      144 Nm às 7100RPM

                                                      101cv às 4200RPM
                                                      240 Nm às 2000RPM

                                                      Os pesos são idênticos. Já os pesei numa balança e têm uma mera diferença de 80kg.

                                                      Posso-te dizer que o segundo, nem em aceleração pura nem de velocidade anda mais que o primeiro. Mas é que nem de perto nem de longe. Nem mesmo agora que deve ter perto de 130cv/270Nm.

                                                      Mas isto já é mais que offtopic, vou deixar o tópico prosseguir no tema inicial.

                                                      Edit: medidos por mim, por GPS o primeiro faz 7s e piques dos 0-100Km/h e o segundo à beira de 10s (com os 101cv)
                                                      Editado pela última vez por DoubleM101; 07 February 2015, 17:43.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                        Creio que actualmente nos diesel o 1,6 mais potente era o renault montado nos mercedes com 136 cv !?

                                                        Nos 2 litros a gasolina depois do 45 amg com 360 cv é o da VW/Audi com 300 cv !? Creio que para o TTS também está previsto 310 cv.

                                                        Era interessante se a Honda se dedicasse outra vez a fazer motores de elevado rendimento, nomeadamente nos diesel.
                                                        A Mitsubishi vai lançar este ano a versão final do Evo com o seu 2.0 a render 480cv.
                                                        Mitsubishi showing off 473-hp Lancer Evo X Concept Final at Tokyo Auto Salon

                                                        Claro que a usabilidade deste motor nada tem a ver com os que citas.

                                                        Quanto ao tópico, penso que o facto da Honda ter entrado no WTCC ajudou muito na passagem para os turbo. A continuarem por lá não me admiro que em breve aumentem a potência deste 2.0.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Um twin turbo num 2.0 da honda é que era

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                                            150cv às 7500RPM
                                                            144 Nm às 7100RPM

                                                            101cv às 4200RPM
                                                            240 Nm às 2000RPM
                                                            Em aceleração pura, o que conta é a potência máxima, não há qualquer dúvida.

                                                            No entanto, no dia a dia, não andamos a fazer constantemente acelerações dos 0 aos 100 e com o motor no redline. No dia a dia, é mais importante ter um bom binário nos baixos regimes, para que o carro responda bem em mudanças altas, sem necessidade de andar sempre a fazer reduções. Além disso, o consumo de combustível também é mais baixo em regimes baixos.

                                                            Concluindo: na condução do dia a dia é mais importante a curva de binário em baixos regimes do que a potência máxima.

                                                            Quanto a estes motores da honda, no papel parecem interessantes.

                                                            Comentário

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