Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bmw 3 e46 indecisão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bmw 3 e46 indecisão

    Bmw serie 3 e46 (sedan e compact) so com as motorizações a gasolina 1.6 e 1.9.
    alguns dados:

    bmw 316ti compact 1.6 (2001-2003):
    1796cm3
    4 cilindros 16v
    116hp/5500rpm
    175nm/3600rpm
    vel max 201km/h
    10,9seg 0-100km/h
    9.7L em cidade
    5.3L em estrada

    bmw 316i sedan 1.6 (1999-2002):
    1895cm3
    4 cilindros 8v
    105hp/5300rpm
    165nm/2500rpm
    vel max 200km/h
    12,4seg 0-100km/h
    11L em cidade
    5.9L em estrada


    bmw 318i sedan 1.8 (1998-2000xzx):
    1895cm3
    4 cilindros 8v
    118hp/5500rpm
    180nm/3900rpm
    vel max 206km/h
    10,4seg 0-100km/h
    11,3L em cidade
    6L em estrada

    Pelo que os números apresentam o 316ti será o melhor motor isto apesar de ter um motor mais pequeno, mas talvez mais pontudo por ser um 16v.
    São bons dailys para o dia a dia? Em percursos 70% cidade 30% estrada conseguem-se consumos de 8L?
    Vantagem também para o 316ti compact no iuc ( - 1.8), ao contrário do motor 1.9. O comportamento dinâmico é igual do sedan para o compact?
    Dá para fazer umas atravessadelas ou são muito submotorizados? Como é o comportamento?

    Muito importante também a fiabilidade e o custo de peças e mão de obra a fazer fora da marca.

    obrigado

    #2
    O IUC é igual para todos. Ele tem mais de 1750 cm3. É essa a barreira.
    E dado que todos pagam o mesmo IUC, acho que um 320i faria mais sentido.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Swiffer Ver Post
      Bmw serie 3 e46 (sedan e compact) so com as motorizações a gasolina 1.6 e 1.9.
      alguns dados:

      bmw 316ti compact 1.6 (2001-2003):
      1796cm3
      4 cilindros 16v
      116hp/5500rpm
      175nm/3600rpm
      vel max 201km/h
      10,9seg 0-100km/h
      9.7L em cidade
      5.3L em estrada

      bmw 316i sedan 1.6 (1999-2002):
      1895cm3
      4 cilindros 8v
      105hp/5300rpm
      165nm/2500rpm
      vel max 200km/h
      12,4seg 0-100km/h
      11L em cidade
      5.9L em estrada


      bmw 318i sedan 1.8 (1998-2000xzx):
      1895cm3
      4 cilindros 8v
      118hp/5500rpm
      180nm/3900rpm
      vel max 206km/h
      10,4seg 0-100km/h
      11,3L em cidade
      6L em estrada

      Pelo que os números apresentam o 316ti será o melhor motor isto apesar de ter um motor mais pequeno, mas talvez mais pontudo por ser um 16v.
      São bons dailys para o dia a dia? Em percursos 70% cidade 30% estrada conseguem-se consumos de 8L?
      Vantagem também para o 316ti compact no iuc ( - 1.8), ao contrário do motor 1.9. O comportamento dinâmico é igual do sedan para o compact?
      Dá para fazer umas atravessadelas ou são muito submotorizados? Como é o comportamento?

      Muito importante também a fiabilidade e o custo de peças e mão de obra a fazer fora da marca.

      obrigado
      Os e46 em lisboa, se andas em zonas esburacadas, "comem" cinoblocos. Mas são relativamente baratos de substituir e não é um modelo com manutenção muito especializada, e como há muitos, a grande maioria dos mecânicos sabem mexer no carro. Quanto às peças, arranja-las baratas.

      Consumos é como tudo, depende. Mas não contes com menos de 9, apontando eu para uns 10L/100. Depende das condições que encontrares no dia-a-dia.

      Tanto o compact como o sedan e46 têm um muito bom chassis, mas o 316i atravessadelas só à chuva!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Gib Ver Post
        O IUC é igual para todos. Ele tem mais de 1750 cm3. É essa a barreira.
        E dado que todos pagam o mesmo IUC, acho que um 320i faria mais sentido.
        Há o problema do dinheiro disponivel para... os 320i são muito caros e os que são "baratos", têm muitos kilometros. A manutenção de um 6 cilindros em comparação com um de 4 cilindros também deve ser maior e mais cara. Mais óleo levam de certeza.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Alive Ver Post
          Os e46 em lisboa, se andas em zonas esburacadas, "comem" cinoblocos. Mas são relativamente baratos de substituir e não é um modelo com manutenção muito especializada, e como há muitos, a grande maioria dos mecânicos sabem mexer no carro. Quanto às peças, arranja-las baratas.

          Consumos é como tudo, depende. Mas não contes com menos de 9, apontando eu para uns 10L/100. Depende das condições que encontrares no dia-a-dia.

          Tanto o compact como o sedan e46 têm um muito bom chassis, mas o 316i atravessadelas só à chuva!
          10L é mais do que estava a pensar. O 318i já atravessa em seco?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Swiffer Ver Post
            10L é mais do que estava a pensar. O 318i já atravessa em seco?

            Epá, 116cv para perto de 1500 kg não é nada de mais... se é possível, é. Mas se começas a tentar com pregos na embraiagem para provocar dás cabo de muita coisa.

            Podes ter as condições para atravessar o carro, mas depois não tens potência para manter.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Swiffer Ver Post
              10L é mais do que estava a pensar. O 318i já atravessa em seco?
              Mas queres 4 coisas que me parecem algo complicadas de conseguir:

              1 BMW Serie 3 a gasolina e46
              1 carro a gasolina que não beba muito em cidade
              1 carro que não pague muito IUC

              E depois:

              1 carro para atravessadelas em seco?

              Existe aqui algo que não bate bem. Ou queres um carro que seja potente, ou queres um economico. Em nenhum dos casos apresentados o e46 se enquadra (316ti, 316i e 318i)!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                Epá, 116cv para perto de 1500 kg não é nada de mais... se é possível, é. Mas se começas a tentar com pregos na embraiagem para provocar dás cabo de muita coisa.

                Podes ter as condições para atravessar o carro, mas depois não tens potência para manter.
                talvez nem um 320 consiga isso, apenas de 323 para cima.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gib Ver Post
                  Mas queres 4 coisas que me parecem algo complicadas de conseguir:

                  1 BMW Serie 3 a gasolina e46
                  1 carro a gasolina que não beba muito em cidade
                  1 carro que não pague muito IUC

                  E depois:

                  1 carro para atravessadelas em seco?

                  Existe aqui algo que não bate bem. Ou queres um carro que seja potente, ou queres um economico. Em nenhum dos casos apresentados o e46 se enquadra (316ti, 316i e 318i)!
                  1 ha poucos, desses três o que tenho visto mais são 318 sedan.
                  2 não acho 8L pouco, 10 é que ja acho muito
                  3 são menos de 150eur, o que é quase equivalente a carros novos
                  4 não será esse o proposito do carro, era mais por curiosidade

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Swiffer Ver Post
                    talvez nem um 320 consiga isso, apenas de 323 para cima.
                    Compara isto:

                    https://www.youtube.com/watch?v=OX8gcYSHFSs

                    com isto:

                    https://www.youtube.com/watch?v=r3hOoWwaN2k

                    Muito menor a tareia que o 320 leva para soltar a traseira.


                    O que te posso aconselhar, tendo já experimentado quase todos os motores no e46, é que se compras um 318 ou 316i vais arrepender-te de não ter comprado o 20i. Não tem nada a ver com os outros, e pelo que custa a mais e pela diferença (pouca) de consumos, é um carro "infinitamente" mais agradável de conduzir.
                    Editado pela última vez por Alive; 07 February 2015, 20:11.

                    Comentário


                      #11
                      Boas,fui proprietário de um 316ti e posso-te dizer que é um motor bem melhor que o 16 e 18i,fruto do sistema Valvetronic e caixa muito bem ecalonada,surpreende bastante pela positiva.
                      Aliás fiquei tão surpreendido com as recuperações que acabei por comprar,para teres uma ideia até aos 200kmh acompanha um 318is...Mas corta aos 215.
                      Foi nesse carro que aprendi a soltar a traseira,mas só em chuva/piso molhado,consumos andavam nos 7,5/8 litros (A5 Lisboa-Oeiras -Lisboa).
                      Quanto ao comportamento em curva era muito bom!! Tambem ai creio haver diferenças no esquema de suspensão traseiraem relação ao sedan,com afinação mais desportiva no Compact.
                      Foi um carro que me deixou saudades e arrependimento por ter vendido,tanto que quando a minha irmã foi trabalhar para Espanha a "obriguei" a comprar um 318ti(2.0) na esperança de ficar com ele mais tarde

                      Comentário


                        #12
                        Bmw 3 e46 indecisão

                        Cuidado! Em Portugal, o 316i berlina não era vendido com esse motor! A BMW Portugal convenceu a casa mãe a montar o motor 1.6 do E36! Os 316i (E46) matriculados em Portugal têm esse motor mais fraco, de modo a, na altura, pagarem menos imposto automóvel e serem vendidos a um preço mais competitivo.

                        Eu tive um de 2001 e tenho tudo a dizer de bem do carro. Quanto ao motor (1.6) é fiável, mas o carro fica claramente submotorizado. Em autoestrada porta-se bem, mas em cidade qualquer subida obriga a reduzir na caixa.

                        Comentário


                          #13
                          Conduzi um compact 316 ti em novo e o motor era francamente bom, uma suavidade e disponibilidade que parecia um 6 cilindros.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Swiffer Ver Post
                            10L é mais do que estava a pensar. O 318i já atravessa em seco?
                            Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                            Epá, 116cv para perto de 1500 kg não é nada de mais... se é possível, é. Mas se começas a tentar com pregos na embraiagem para provocar dás cabo de muita coisa.

                            Podes ter as condições para atravessar o carro, mas depois não tens potência para manter.
                            Originalmente Colocado por Gib Ver Post
                            1 carro para atravessadelas em seco?
                            O que são atravessadelas?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                              O que são atravessadelas?
                              Soltar a traseira por ser um RWD.

                              Comentário


                                #16
                                Ah! Isso resolve com pneus carecas no eixo traseiro. Ou Matador que vai dar ao mesmo a curto prazo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nelyto Ver Post
                                  Boas,fui proprietário de um 316ti e posso-te dizer que é um motor bem melhor que o 16 e 18i,fruto do sistema Valvetronic e caixa muito bem ecalonada,surpreende bastante pela positiva.
                                  Aliás fiquei tão surpreendido com as recuperações que acabei por comprar,para teres uma ideia até aos 200kmh acompanha um 318is...Mas corta aos 215.
                                  Foi nesse carro que aprendi a soltar a traseira,mas só em chuva/piso molhado,consumos andavam nos 7,5/8 litros (A5 Lisboa-Oeiras -Lisboa).
                                  Quanto ao comportamento em curva era muito bom!! Tambem ai creio haver diferenças no esquema de suspensão traseiraem relação ao sedan,com afinação mais desportiva no Compact.
                                  Foi um carro que me deixou saudades e arrependimento por ter vendido,tanto que quando a minha irmã foi trabalhar para Espanha a "obriguei" a comprar um 318ti(2.0) na esperança de ficar com ele mais tarde
                                  obrigado.
                                  Os consumos assim está melhor. A fiabilidade foi boa?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por afonsopatrao Ver Post
                                    Cuidado! Em Portugal, o 316i berlina não era vendido com esse motor! A BMW Portugal convenceu a casa mãe a montar o motor 1.6 do E36! Os 316i (E46) matriculados em Portugal têm esse motor mais fraco, de modo a, na altura, pagarem menos imposto automóvel e serem vendidos a um preço mais competitivo.

                                    Eu tive um de 2001 e tenho tudo a dizer de bem do carro. Quanto ao motor (1.6) é fiável, mas o carro fica claramente submotorizado. Em autoestrada porta-se bem, mas em cidade qualquer subida obriga a reduzir na caixa.
                                    Isso é mesmo verdade?
                                    Sendo assim são 1596cm3 e 103hp o que deve ser mesmo muito pouco.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Conduzi um compact 316 ti em novo e o motor era francamente bom, uma suavidade e disponibilidade que parecia um 6 cilindros.
                                      não parece mexer-se nada mal:

                                      Comentário


                                        #20
                                        muito igual a um bmw 318i sedan:



                                        O carro não será para corridas, nem para drifts, para isso teria que ser de 323 para cima.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Alive Ver Post
                                          O que te posso aconselhar, tendo já experimentado quase todos os motores no e46, é que se compras um 318 ou 316i vais arrepender-te de não ter comprado o 20i. Não tem nada a ver com os outros, e pelo que custa a mais e pela diferença (pouca) de consumos, é um carro "infinitamente" mais agradável de conduzir.
                                          como disse não será o objectivo fazer drifts. apenas curiosidade e até para saber a perigosidade do carro. O ideal seria o 320i, mas são caros e têm muitos klms, alguns até mais caros que os 320d.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Swiffer Ver Post
                                            obrigado.
                                            Os consumos assim está melhor. A fiabilidade foi boa?
                                            Sim,muito boa! Nos 4 anos em que o tive só levou um motor da escova traseira e sinobloco lado direito.
                                            O 316ti já tem controlo de estabilidade e de tracção, o qual só consegues desligar se conheceres a "manha".
                                            Este carro só solta a traseira se quiseres...Gostava de referir tambem a qualidade de construção que era soberba,a par do e39,dos melhores carros que já tive.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Atenção que esses dos videos são e36, os e46 são mais pesadotes! E o e36 316i não tem nada a ver com o 316ti!!
                                              Como o V7 disse e bem, o 316ti tem uma disponibilidade que faz pensar que temos mais dois cilindros no motor...
                                              Só experimentando se entende...
                                              O meu era igual a este mas com mais extras no interior http://sub.automotor.xl.pt/aut/1101/a18-00-00.shtml
                                              Editado pela última vez por nelyto; 08 February 2015, 21:39.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X