Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas golf 4 1.9tdi 115CV

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvidas golf 4 1.9tdi 115CV

    Boas, estou a fazer um negocio para um golf 4 1.9 tdi 115CV bom negocio particular (conhecido), 1 dono, 140mil km a um bom preço.
    Estou a investigar o carro e como sou pouco leigo no assunto gostava de uma ajuda.
    A pouco soube que existem varias versoes do motor tipo pd, vp depois ahf ajm.
    Gostava que me explicassem o que isto significa.
    E quais os motores do golf 4 1.9 tdi 115cv e onde posso identificar o motor no carro.
    Já agora o carro é de 1999 e é a versão com teto de abrir bancos em pele etc, se ajuda em alguma coisa na identificação do motor.

    #2
    fotos do carro??? parecem muito poucos kilometros para um carro com 16 anos, lamento mas é daquelas situacoes em que so vendo o carro. Qual o preco?

    Comentário


      #3
      @vhmp, mas ainda tens duvidas? Segundo alguns "sábios"... http://forum.autohoje.com/forum-gera...de-sempre.html


      Agora a sério, tive um de 130cv e nesses motores deves de ter em conta a correia, pois acho que leva uma muda aos 140.000Kms, bomba de água, verificar se já limpou injectores, comportamento da caixa (embraiagem), estar com atenção ao "sopro" do turbo e ao comportamento do carro em condução, etc. Verifica a parte eléctrica e fechaduras, com o tempo há pequenos componentes que dão problemas. De resto já estou como o @VelSatiS, acho poucos kms para esse Golf, mas existem muitas excepções à regra, se conheces o dono melhor. Já agora qual é o "bom preço"?

      Quanto à questão penso que seja assim, os motores VP - 90cv e 110cv. Motores PD - 100cv, 115cv, 130cv, 150cv. Estas duas letras referem-se ao tipo de motor, bomba injectora ou injector bomba. Dos VP para os PD mudam alguma coisa nos componentes internos dos motores, turbos, caixas, embraiagem, etc.

      por exemplo:
      motores VP(bomba injectora)

      - Golf3-4/Passat/Audi A4(B5) TDI - 90cv - 1Z-AGR-ALH
      - Golf3-4/Passat/Audi A4(B5)TDI - 110cv -AFN-AHF-ASV

      motores PD(injector bomba)

      - Golf4/Passat/Audi A4(B5)TDI - 115cv-AJM
      - Golf4/Passat/Audi A4(B5)TDI - 130cv-ASZ
      - Golf4 TDI - 150cv-ARL
      - Golf4 TDI - 100cv-ATD

      penso que seja assim eu de motores Diesel também não percebo muito.

      Comentário


        #4
        O preço é de 4mil a embraiem foi trocada apenas tinha um problema no tecto de abrir.
        A pessoa é conhecida quando o comprou foi novo e não é desses "azeiteiros" com repros e afins, e uma pessoa que faz uma condução normal.
        Então pelo que percebi será um motor PD AJM

        Comentário


          #5
          Pelo que já li senão me engano os primeiros motores de 115 cv tinha o um problema qualquer, mas não tenho a certeza , não quero induzir ninguém em erro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por vhmp Ver Post
            O preço é de 4mil a embraiem foi trocada apenas tinha um problema no tecto de abrir.
            A pessoa é conhecida quando o comprou foi novo e não é desses "azeiteiros" com repros e afins, e uma pessoa que faz uma condução normal.
            Então pelo que percebi será um motor PD AJM

            Por esse preço, com esses km e se conheces o historial... Para o carro que é não sao muitos km, mas também é um carro do segmento C e de 99, não está barato, mas para os preços que pedem por esses carros...

            Existe muita gente andava à pancada para comprar esse carro xD
            Editado pela última vez por Wannabe; 07 February 2015, 22:58.

            Comentário


              #7
              Tem caixa de 6v?

              Comentário


                #8
                Boas, eu tenho um Passat de 2001 motor de 130 cv caixa de 6. Só tenho a dizer bem, o meu já tem 299.000 km's xD
                Problemas que deves ter em atenção é o que já foi dito, o turbo, vê se está tudo nos conformes e as partes elétricas, como a porta do condutor (acender luzes ao abrir, picas ao trancar/destrancar), basicamente o módulo de conforto.
                Por esse preço e o carro em questão, parece bom negócio, mas pelo sim, pelo não, faz uma inspeção (não sei o nome, mas há um nome para inspeções antecipadas, não diz muito do carro, mas ajuda a perceber se há alguma coisa que nos falhe a olho)

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  esse passat está quase, quase a poder entrar no tópico dos carros com + de 300 mil...

                  quanto ao golf, são realmente muito poucos kms em 16 anos, não dá 10 mil por ano. 4000€ acho caro, não daria mais que 3000, mas pelos vistos muita gente daria 4 e 5 mil. tenta negociar para 3500€ com alguns argumentos a teu favor, como ficar na tua posse e ser estimado, teres mais algum para a manutenção inicial, dar-lhe um pequeno tratamento (polir, por exemplo), essas coisas assim.

                  Comentário


                    #10
                    Tinha ideia que de o Golf 4, de 99, era sempre de 110cv.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                      Tinha ideia que de o Golf 4, de 99, era sempre de 110cv.
                      PeugeotSales, sim, também deduzo (mas sem certeza absoluta) que em 1999 o Golf IV ainda não possuía a motorização 1.9 TDI (115cv) com sistema injector/bomba, que já tinha sido estreado no Passat (nesse mesmo ano).

                      Para ser um 1.9 TDI 115cv/85kw (no modelo Golf IV) terá de possuír caixa de 6 velocidades (o de 110cv/81kw só teve 5 velocidades) e tem também o sistema ASR (controlo de tracção), ou seja, tem de possuír o interruptor "ASR" na consola central.

                      Comentário


                        #12
                        Acho que esse motor era aquele que tinha que mudar a distribuição de 60 em 60.000km.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                          Acho que esse motor era aquele que tinha que mudar a distribuição de 60 em 60.000km.
                          Tenho ideia que de fabrica tinham um problema qualquer que fazia a antecipação da primeira troca para os 60 mil Km, mas depois disso era aos 90 mil Km como era suposto porque a peça usada era diferente e já tinha o problema resolvido.
                          Os primeiros 115cv PD saíram em finais de 1999.

                          Se o carro tiver em bom estado e com esses Km pelo valor pedido é um óptimo negocio.

                          Comentário


                            #14
                            realmente... nem me lembrei disso! o meu cunhado tem um de 99 de 110cv com caixa de 5, os de 130 já tinham caixa de 6.

                            pode é ter sido já um ano de alternância, mas não me acredito. tinha a ideia de ser mais tarde.

                            Comentário


                              #15
                              pelo que apurei:

                              1997–2002 | 81 kW (110 PS; 109 hp) @ 4150 rpm
                              1998-2000 | 85 kW (116 PS; 114 hp) @ 4000 rpm
                              1999-2001 |
                              85 kW (116 PS; 114 hp) @ 4000 rpm
                              ou seja, só mesmo pelo código do motor (AHF/ASV; AJM ou AUY, respetivamente).

                              Comentário


                                #16
                                No Golf nâo sei, mas no Bora, em Agosto de 1999 já existiam tdi de 115 cv's.

                                Tem como contras o intervalo curto para troca de distribuiçâo (nunca percebi se o intervalo foi alargado apenas para os 115 mais recentes, ou se para todos os que já tenhm mudado a distribuição para uma com algumas difenças no material).
                                Acho que tambem é mal comum a junta da cabeça queimada (o meu aconteceu)

                                De resto, tendo em conta a idade do carro, é um carro bastante competente.
                                Consumos a rondar os 6.5 (jantes 17").7

                                Como também já disseram, "come" bastantes switch's das fechaduras das portas

                                Comentário


                                  #17
                                  Em 99 já existia a versão de 115 cv.

                                  Eu preferia procurar uma versão de 130 não tanto pelo adicional em termos de motor (potência e cv), mas antes por causa de ser muito mais fiável. Na versão de 115 os injetores bomba eram conhecidos por não serem propriamente um primor de fiabilidade e os dois conheço que perto confirmam a regra, além da história da troca (cara) da distribuição...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ser um 115cv e dos primeiros (1999) por si só fariam-me procurar outro carro, porque esse motor tinha problemas a nível de bloco.

                                    Contudo esse carro está com um valor razoável e sendo de origem conhecida diria que não pensava muito para o comprar.

                                    Hoje em dia qualquer kit de distribuição para um AJM pode ser esticado até aos 90.000km, embora seja recomendável fazer uma inspeção visual em torno dos 75.000km.

                                    Existem PDs que partem antes do tempo, mas conheço 3 casos em que as distribuições dobraram a duração prevista em km.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                      embora seja recomendável fazer uma inspeção visual em torno dos 75.000km.

                                      Existem PDs que partem antes do tempo, mas conheço 3 casos em que as distribuições dobraram a duração prevista em km.
                                      Então fiem-se na inspecção visual e depois quando parte chorem. Quantas correias de distribuição não partiram sem estarem gretadas sem qualquer sintoma de quebra, ou falta de tensão? Eu então não dou tréguas no que diz respeito á distribuição, se o Fabricante calculou a duração daqueles Kms (e estamos a falar em Kits da Marca), é para fazer a mudança no máximo até à rodagem recomendada, abusar mais que o previsto é andar no "fio da navalha", e quando o motor parte (e no caso do VW parte mesmo) então depois ter de comprar um motor novo custa mais do dobro que mudar a distribuição a tempo e horas. Não se fiem nestes "sábios".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
                                        Então fiem-se na inspecção visual e depois quando parte chorem. Quantas correias de distribuição não partiram sem estarem gretadas sem qualquer sintoma de quebra, ou falta de tensão? Eu então não dou tréguas no que diz respeito á distribuição, se o Fabricante calculou a duração daqueles Kms (e estamos a falar em Kits da Marca), é para fazer a mudança no máximo até à rodagem recomendada, abusar mais que o previsto é andar no "fio da navalha", e quando o motor parte (e no caso do VW parte mesmo) então depois ter de comprar um motor novo custa mais do dobro que mudar a distribuição a tempo e horas. Não se fiem nestes "sábios".
                                        Não vou defender o caso A nem B porque nos meus carros mudo sempre tudo o que houver a mudar, e muito frequentemente antes do tempo. Basta a dúvida para que isso aconteça.

                                        E muita gente só olha para o odómetro, quando muitas vezes os trajetos que se fazem ou o tempo que as correias têm se tornam muito mais importantes. Até hoje, comigo, as inspeções visuais safaram-me algumas vezes, se me regesse apenas pelas regras "by the book" dos fabricantes já tinha partido algum motor na minha mão.

                                        Contudo, tanto já vi N motores partidos ou pelo menos a necessitar de reparação parcial porque alguns dos elementos cedeu muito antes do previsto, como alguns dos que não respeitam os prazos e são intervencionados fazem imensos km acima do limite oficial.

                                        Sobre o AJM em específico, um kit original, hoje em dia que não faça os 90.000km é lixo. Não são teorias, são factos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Um bom kit de distribuição já permite fazer 90kkm entre mudas ao invés dos 60kkm programados quando foi lançado?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                            Um bom kit de distribuição já permite fazer 90kkm entre mudas ao invés dos 60kkm programados quando foi lançado?
                                            Quando foi lançado também estava previsto ser aos 90 mil Km, mas pelos vistos tinha algum problema de concepção e foram alterados para 60 mil Km a primeira troca a partir dai é aos 90 mil Km. Se calhar convém é levar um kit original e não um da concorrência...
                                            Editado pela última vez por DragonH; 03 April 2017, 21:30.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu nem sei a marca do que lá está montado.
                                              Mas provavelmente antes do Verão vou mudar o kit, e devo comprar um em condições.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas,

                                                Eu estou a pensar em adquirir um Golf IV TDI de 90CV mas com 360mil kms. Tem as revisões todas em dia, sempre bem tratado e so teve um dono.
                                                A minha questão é: quantos kms mais pode durar este motor?

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X