Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Skoda Octavia 1.2 TSI, 1.4 TSI ou 1.6 TDI ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Skoda Octavia 1.2 TSI, 1.4 TSI ou 1.6 TDI ?

    Olá,

    Este ano devo comprar um Skoda Octavia, a dúvida centra-se em escolher o motor.
    Há algum tempo que pesquiso sobre estas motorizações e tenho uma tabela Excel com as continhas "todas" com os custos desde a aquisição até aos 200 mil kms.

    Objectivos, coisas que valorizo:
    - Carro para durar. Se possível, tê-lo até só ser bom para ir para a sucata.
    - Conforto
    - Boa relação preço/qualidade

    Utilização:
    - 15 mil kms / ano
    - 80% regime misto, 20% em estrada

    Não dou muita importância à performance.

    1.2 TSI: Pelo que tenho lido, tem uma performance melhor do que o 1.6 TDI. Ainda não tive oportunidade de conduzir porque os stands têm apenas o TDI para test-drive ! O que ponho em dúvida é a durabilidade deste motor, porque 105 cv num motor 1.2, não estará "puxado" ? Não terá mais desgaste do que um TDI ?

    1.4 TSI: Motor do ano (não me lembro qual). Melhor performance, mais caro. Só irei para este se o TDI não convencer, porque o preço é quase o mesmo e o TDI irá ficar mais em conta porque é a gasóleo.

    1.6 TDI: Motor já conhecido, fiável.

    Se optar pelo 1.2 TSI, a ideia é colocar GPL ao fim de 2 anos(devido à garantia).
    Coloco em anexo a tabela de comparação. Os preços que vêem têm em conta um desconto que tenho na Skoda e no motor 1.2 TSI, a instalação do GPL(2.500 eur) ao fim de 2 anos.

    Qual a vossa opinião ?
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por GPLduradouro; 09 February 2015, 15:22.

    #2
    Antes de mais, seria interessante e muito importante para o caso, saber quantos kms/ano estão previstos, e em que percursos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      Antes de mais, seria interessante e muito importante para o caso, saber quantos kms/ano estão previstos, e em que percursos.
      Tens toda a razão, coloquei essa informação agora em "Utilização".

      Comentário


        #4
        Nao equacionas outros modelos ?

        Se for só nesses , os TSI padecem de problemas , o TSI foi tanto o motor do ano como o motor que deu muitos problemas na corrente !

        O tdi nesse caso pode ser o mais fiavel da lista , mas tambem por outro nao faras uso adequado para um diesel e pode um dia tambem se "queixar"


        cumps

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
          Nao equacionas outros modelos ?

          Se for só nesses , os TSI padecem de problemas , o TSI foi tanto o motor do ano como o motor que deu muitos problemas na corrente !

          O tdi nesse caso pode ser o mais fiavel da lista , mas tambem por outro nao faras uso adequado para um diesel e pode um dia tambem se "queixar"


          cumps
          O tsi foi um motor problemático na fase inicial.
          O 1.2 é um motor bastante mais fiável do que o 1.4 foi, e em 2012 deixou de ter corrente e passou a ter correia.
          É um motor que se dá bem a baixas rotações, muito suave e silencioso, que conduzido devagar tem uns consumos interessantes.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
            Nao equacionas outros modelos ?

            Se for só nesses , os TSI padecem de problemas , o TSI foi tanto o motor do ano como o motor que deu muitos problemas na corrente !

            O tdi nesse caso pode ser o mais fiavel da lista , mas tambem por outro nao faras uso adequado para um diesel e pode um dia tambem se "queixar"


            cumps
            Quando dizes modelos, querias mesmo dizer modelos ou marcas ? Já equacionei outras marcas...
            Em relação a "não fazer uso adequado", referes-te aos poucos kms por ano ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
              O tsi foi um motor problemático na fase inicial.
              O 1.2 é um motor bastante mais fiável do que o 1.4 foi, e em 2012 deixou de ter corrente e passou a ter correia.
              É um motor que se dá bem a baixas rotações, muito suave e silencioso, que conduzido devagar tem uns consumos interessantes.

              Fui por isto :

              http://forum.autohoje.com/forum-gera...tsi-105cv.html


              E problemas no tsi 1.4 nao faltam . Se for a versao de correia já deve ser muito melhor !

              Comentário


                #8
                Se é para durar "até não compensar arranjar", ou seja um prazo de vida de 15 ou 20 anos... a escolha é TDI.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                  Se é para durar "até não compensar arranjar", ou seja um prazo de vida de 15 ou 20 anos... a escolha é TDI.
                  Pela tabela que anexei, o 1.2 TSI, ao fim de 200 mil kms, tem uma diferença de menos 2 mil euros em relação ao TDI.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                    Se é para durar "até não compensar arranjar", ou seja um prazo de vida de 15 ou 20 anos... a escolha é TDI.
                    Elucida-nos mais sobre isso

                    Comentário


                      #11
                      Qual a diferença de preço entre o 1.2 tsi e o 1.6 tdi? 15.000 km por ano a gasolina já é alguma coisa...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                        Qual a diferença de preço entre o 1.2 tsi e o 1.6 tdi? 15.000 km por ano a gasolina já é alguma coisa...
                        Números redondos, 4 mil euros (4.100 para ser mais exacto).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                          Elucida-nos mais sobre isso
                          As respostas antes e depois da tua de outros utilizadores, já o fizeram.

                          Comentário


                            #14
                            O 1.4TSI de ~120cv, com correia de distribuição, é motor para durar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                              O 1.4TSI de ~120cv, com correia de distribuição, é motor para durar.
                              140 cv e não 120 cv.

                              Comentário


                                #16
                                O 1.2 TSI neste momento é um 4 valvulas por cilindro e têm 110 cv (não sei se já montaram na Octávia) e os consumos andam nos 6.5 litros de média.
                                É um motor muito elástico e agradável de conduzir (não parece ter só os 110 cv, o que deve ser verdade, visto que o antigo de 105 tinha perto de 120)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                  140 cv e não 120 cv.
                                  Pensei que o de 140 tivesse sido descontinuado.

                                  Apesar disso, é à mesma um motor já bem maduro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                    O 1.2 TSI neste momento é um 4 valvulas por cilindro e têm 110 cv (não sei se já montaram na Octávia) e os consumos andam nos 6.5 litros de média.
                                    É um motor muito elástico e agradável de conduzir (não parece ter só os 110 cv, o que deve ser verdade, visto que o antigo de 105 tinha perto de 120)
                                    105 cv e não 110 cv.

                                    O de 105 tinha perto de 120 ? Uh ? Se tem 105, não tem 120...

                                    Comentário


                                      #19
                                      o 1.4 140cvs foi substituido pelo de 150cvs com sistema de desativacao de cilindros em velocidades de cruzeiro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VelSatiS Ver Post
                                        o 1.4 140cvs foi substituido pelo de 150cvs com sistema de desativacao de cilindros em velocidades de cruzeiro
                                        Pois, também acho que é isso. O de 140cv já não é produzido

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por VelSatiS Ver Post
                                          o 1.4 140cvs foi substituido pelo de 150cvs com sistema de desativacao de cilindros em velocidades de cruzeiro
                                          Não sei onde está essa informação. No site da Skoda está 140 cvs, ponto.
                                          Em relação à desactivação de cilindros(2), dá-se em baixas rotações, com acelerações suaves, mas não sei se esse motor tem isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                            Não sei onde está essa informação. No site da Skoda está 140 cvs, ponto.
                                            Em relação à desactivação de cilindros(2), dá-se em baixas rotações, com acelerações suaves, mas não sei se esse motor tem isso.
                                            Talvez ainda nao tenha sido introduzido na gama skoda mas concerteza ira acontecer uma vez que a Seat no Leon por exemplo ja tem este motor disponivel e eu acho que vale a pena esperar por esta versao dadas as prestacoes superiores e consumos inferiores.

                                            Nao vale a pena fazer entrada a pés juntos, acho que n te leva a lado nenhum ...ponto

                                            Comentário


                                              #23
                                              VelSatiS, cinjo-me à informação que a marca me dá, não a suposições.

                                              De qualquer forma, posso informar-me junto da marca para saber se está para chegar esse motor que referes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se é para comprar novo ou semi-novo mas com os novos TSI, seja 1.4TSI sem grandes dúvidas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                  Se é para comprar novo ou semi-novo mas com os novos TSI, seja 1.4TSI sem grandes dúvidas.
                                                  Excluis o 1.2 TSI por ter menos potência do que o 1.4 TSI ou por mais alguma razão ? A diferença de preço é de 3.500 eur.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                                    Excluis o 1.2 TSI por ter menos potência do que o 1.4 TSI ou por mais alguma razão ? A diferença de preço é de 3.500 eur.
                                                    Pessoalmente seria pela potência, o 1.2 possivelmente será pouco para a carroçaria em questão e em AE.No entanto o melhor mesmo é tentares testar os 3.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                                      VelSatiS, cinjo-me à informação que a marca me dá, não a suposições.

                                                      De qualquer forma, posso informar-me junto da marca para saber se está para chegar esse motor que referes.
                                                      escusas de perguntar nos stands, ja o fiz e a resposta das 2 uma ou é negativa ou nao sabem, eles querem vender o que tem disponivel agora e nao no futuro. Na Alemanha ja esta disponivel

                                                      Skoda Octavia Lim. Ambition green Tec as Saloon in Diesdorf

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Numa aposta de muito longo prazo, nos dias de hoje, considero a gasolina uma melhor solução por ser menos exigente com o resto da mecânica e por a penalização de longo prazo que o diesel vai sofrer (veja se o que se está a passar em França).
                                                        Dentro da gasolina e para o carro que é, o 1.2 TSI chega perfeitamente e 3500 dá para muitos fins de semana prolongados a apreciar o carro.
                                                        Se a tua escolha fosse o Golf sugeria o 1.4 pois vem acompanhado de uma melhor suspensão o que não acontece no Octavia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Marco2010 Ver Post
                                                          Numa aposta de muito longo prazo, nos dias de hoje, considero a gasolina uma melhor solução por ser menos exigente com o resto da mecânica e por a penalização de longo prazo que o diesel vai sofrer (veja se o que se está a passar em França).
                                                          Dentro da gasolina e para o carro que é, o 1.2 TSI chega perfeitamente e 3500 dá para muitos fins de semana prolongados a apreciar o carro.
                                                          Se a tua escolha fosse o Golf sugeria o 1.4 pois vem acompanhado de uma melhor suspensão o que não acontece no Octavia.
                                                          Que se está a passar em frança?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                            Que se está a passar em frança?
                                                            Aumento progressivo dos preços do diesel, sendo o objectivo o abandono deste combustível. Se fizer pesquisas encontra várias notícias sobre o assunto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X