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Borgward regressa, 50 anos depois

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    Borgward regressa, 50 anos depois

    Borgward regressa, 50 anos depois

    Não é todos os dias que se assiste ao renascimento de uma marca de automóveis. É o caso da Borgward, cujos planos de renascimento serão conhecidos no Salão de Genebra, em março.

    “É um sonho de infância que está próximo de se tornar realidade", comentou Christian Borgward, neto do fundador da Bogward.

    Nascida em 1890, a marca alemã tornou-se particularmente famosa na década de 50 com o modelo Isabella. O desaparecimento aconteceria em 1963 fruto de uma situação financeira muito complicada.

    A produção de automóveis iniciou-se na década de 20 quando Carl Borgward iniciou a venda do modelo Blitzkarren, um pequeno utilitário de apenas três rodas e muito utilizado por várias empresas de correios e serviços postais por toda a Europa.

    A popularidade foi tal que originou uma nova marca, a Goliath. Pioneira na indústria automóvel ao incluir tecnologias sofisticadas para a época, como por exemplo a suspensão pneumática.

    Agora, Christian Borgward, neto de Carl Borgward pretende ressuscitar a marca do avô. O projeto está a ser trabalhado desde 2014 e o plano de ação será conhecido no Salão de Genebra.

    "O plano arrancou há dez anos e agora estamos prontos para o próximo passo. Vamos abrir um novo capítulo na história da empresa", revelou Karl Heinz Knoss, um dos investidores.

    Fala-se ainda que por trás do renascimento da Bogward encontra-se a marca chinesa BAIC que encontra aqui uma oportunidade de entrar no mercado europeu.

    Nos planos da Borgward deverá estar uma berlina de luxo, um modelo do segmento médio e um compacto urbano.



    Site oficial: Borgward

    #2
    Seria engraçado, já que foi uma marca com excelentes produtos e uma aura muito própria. Mas duvido seriamente que isto vá para a frente.

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      #3
      Gostava que fizessem o mesmo com a UMM.

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        #4

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          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Seria engraçado, já que foi uma marca com excelentes produtos e uma aura muito própria. Mas duvido seriamente que isto vá para a frente.
          Exacto.

          Eu gostava bastate do Isabella.

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            #6
            RENDER do possivel 1º modelo, um SUV por acaso...

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              #7
              Isso tem um nome difícil de pronunciar para os Europeus
              Já estou a imaginar um Espanhol a pronunciar isto

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                Isso tem um nome difícil de pronunciar para os Europeus
                Já estou a imaginar um Espanhol a pronunciar isto
                Lê como se escreve dando o valor as letras que as mesmas têm no alfabeto espanhol. Mas uma coisa é certa que não vão ler á "inglesa" uma palavra que é alemã, algo que ira acontecer certamente em Portugal, cujas as palavras estrangeirasna (salvo raras excepções), são lidas á partida como se fossem todas de origem anglo-saxonica.

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                  #9
                  carro feio, aproximado à bmw e não acho que os portugueses pronunciem as coisas à inglesa, mas sim nomes ingleses com sotaque aportuguesado, algo tipo "câp" ser lido como "cúp".

                  Comentário


                    #10
                    Sempre ouvi dizer Saxo "câp"

                    Comentário


                      #11
                      Esse render parece um cruzamento entre um Dacia e um Coreano

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                        #12
                        Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                        Sempre ouvi dizer Saxo "câp"
                        My thoughts exactly!

                        Comentário


                          #13
                          sim, tendes razão, não me estava a referir ao saxo cup, mas sim a chávena. desculpem se induzi em erro. nem me lembrei do saxo.

                          Comentário


                            #14
                            Pensei que a Borgward fosse da atual Audi, pensei que fosse do lote de marcas falidas que deram origem à Audi: NSU, Auto Union, Horch, DKW, Wanderer,...

                            Comentário


                              #15


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                                #16
                                Alguns pormenores sobre esta "nova" marca é que a empresa não tem sede na Alemanha mas sim na Suíça, em Luzerna, e o financiamento é Chinês, da Foton, um construtor Chinês de camiões.

                                Se o objectivo deles é lançar carros generalistas eu acho que o mercado na Europa já está algo saturado, já que são poucas as marcas que conseguem ter lucro, se for também para venderem e fabricarem na China, já faz mais sentido, mas atenção que o mercado automóvel Chinês está a estagnar. Também será interessante saber onde é que os automóveis serão fabricados.

                                O que na minha opinião faria mais sentido seria lançarem carros low cost, porque para uma marca desconhecida ter algum sucesso, leva muitos anos, mas se tiver preços muito competitivos isso ajuda, veja-se a Dacia. Mesmo assim, a Dacia ou a Skoda têm uma rede de concessões e assistência das suas marcas mãe, neste caso terá de ser feito tudo do zero e provavelmente os primeiros anos serão de prejuízos, porque será preciso muito investimento.

                                Um caso interessante, para ser seguido com atenção nos próximos anos.
                                Editado pela última vez por Fabulous; 25 July 2015, 17:18.

                                Comentário


                                  #17
                                  Borgward e carros low cost é como cuspir em caviar!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quanto mais caros os carros, mais tempo demorarão a conseguir sucesso. Regra geral, o mercado só adere a carros de uma marca desconhecida se estes forem baratos. Se tiverem o mesmo preço, as pessoas preferem optar por marcas que lhes dão mais confiança. O factor preço é essencial para terem sucesso, a curto prazo. Se o objectivo for construir uma imagem de marca, isso demorará algum tempo e terão de estar dispostos a derreter muito dinheiro no curto/médio prazo.

                                    Claro que tudo isto é em termos teóricos, na prática pode ser que seja diferente, veremos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A Borgward, principalmente na Alemanha, tem uma excelente imagem. Na sua época era considerada uma verdadeira alternativa à Mercedes. Ainda hoje se conta que a marca desapareceu porque, assim que começou a ter algumas dificuldades financeiras (e não há nenhuma marca actual que nunca tenha passado por isso), logo houve algumas pessoas de poder que convenientemente fizeram de tudo para dar o empurrão final à marca o mais rapidamente possível.

                                      Por isso é que Borgward e carros baratuchos não se coaduna - eles foram sempre especiais e tiveram um posicionamento mais elevado. A recuperá-la, que seja com pés e cabeça e de acordo com a sua filosofia de sempre, ou então mais vale ficar quieto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas hoje em dia, poucos sabem o que é a Borgward. E entre os que sabem, ainda serão menos aqueles que estariam dispostos a optar por um Borgward, em vez de um carro de um dos três Grandes grupos alemães.

                                        Quase tudo se consegue com dinheiro, mas é preciso que quem vai financiar esta aventura, os Chineses da Foton, esteja realmente preparado para investir muito e perder muito dinheiro nos primeiros anos, diria nos próximos 15 anos. Veja-se o percurso da Audi nos últimos 30/40 anos, uma marca premium demora muito anos a ter rentabilidade, a conseguir singrar no mercado e a ter alguma relevância, e ainda será mais difícil se for uma marca que não esteja a associada a um outro grande Grupo automóvel, como neste caso (a Foton constrói camiões e pick-ups low cost e não tem qualquer actividade na Europa).
                                        Editado pela última vez por Fabulous; 31 July 2015, 21:10.

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                                          #21
                                          Concordo plenamente com o LinoMarques, se é para fazer que se faça bem feito! Tudo depende claro da imagem que vão oferecer inicialmente!
                                          Se for algo entre VW e a Audi, então estará condenada - mais vale nem ter início! Agora se entrar no segmento médio alto da BMW, Daimler-Benz, Jaguar... então terá pernas para andar!
                                          Se estou farto do trio germânico, o Macan vem despido de equipamento, Jaguar-LR não é bem a minha ""cena"".... porque não algo com um passado importante, e diferente?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Borgward e carros low cost é como cuspir em caviar!!
                                            Daqui a nada sai um Facel Vega com o 1.5dCi...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Desilusão, um SUV.

                                              De um nome como Borgward esperava qualquer coisa com mais "élan".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Desilusão, um SUV.

                                                De um nome como Borgward esperava qualquer coisa com mais "élan".
                                                Não há nada que dê mais €lan que um SUV. É o que vende.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Alemães, em todas as marcas que têm mexido na ultima década, é só para desvirtuar.

                                                  A única(s) que fizeram alguma coisa de jeito, já foi à mais de uma década, e foi juntar as marcas falidas e recriar a Audi.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Daqui a nada sai um Facel Vega com o 1.5dCi...
                                                    Admira-te!!


                                                    [Não tão extremo, mas ainda assim "chocante": há tempos andava aí um Mercedes "C 116" à venda com um motor de 300 D ]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pelo que li a Bogward ocupava um lugar entre a Mercedes e a Opel e VW. Lugar que logo após a queda da Borgward foi ocupado pela BMW. o que deu azo a teorias da consipirações, por dois factos:
                                                      1º o adminsitrador de insolvência tinha laços com a BMW e não fez nada para salvar a empresa:
                                                      2º Depois de pagos todos os credores sobraram 5 milhões de Marcos, o que revela alguma saúde financeira.

                                                      Mas foi o sr. Borgward que "cavou a sua sepultura". Tinha um feitio irrascivel, e cultivou inimigos durante a sua vida. Os seus carros possuiam muitas inovações técnicas que nunca eram bem testadas antes de serem utilizadas nos seus carros, levando a que tivessem muitas queixas de falta de qualidade.

                                                      Quem está dar a cara pelo projecto é o neto do Fundador, vamos ver se tem penas para andar. Do projecto, só não gosto do logotipo (o célebre diamente) nos anos pós 2ª guerra fazia sentido, agora não.

                                                      Sou de opinião que a única maneira de as marcas chinesas entrarem na Europa é comprarem os direitos para marcas com tradição e lançarem produtos convincentes e para isso é preciso muito musculo financeiro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Fogo que carros tão feios, falam numa Alfa com história e inovação tecnológica, para dar e vender e a não dever nada a ninguem nesses capitulos, que tem um ou dois modelos no mercado e não se consegue erguer como devia, e agora vem um trambolho destes, parece uma carroça do sec. XVIII.... lol
                                                        Regressar...?!!

                                                        Que modelo é que essa marca iria pôr no mercado?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                                          Alemães, em todas as marcas que têm mexido na ultima década, é só para desvirtuar.

                                                          A única(s) que fizeram alguma coisa de jeito, já foi à mais de uma década, e foi juntar as marcas falidas e recriar a Audi.
                                                          Isto no fundo o que interessa é o Lucro€€. E nesse aspecto goste-se ou não deles, os alemães falando neste caso do mundo automóvel sabem bem rentabilizar os seus produtos. (tirando a Opel, mas essa hoje é praticamente mais americana do que alemã).
                                                          Editado pela última vez por Fabulous; 31 July 2015, 20:51.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Daqui a nada sai um Facel Vega com o 1.5dCi...

                                                            Provavelmente iria vender bem, como quase todos os carros que utilizam esse motor.

                                                            Comentário

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