Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SPRITmonitor - Cálculo do consumo do carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    SPRITmonitor - Cálculo do consumo do carro

    Boa Tarde a todos,

    Eu não encontrei em lado nenhum ou mesmo no forum algo relacionado com a minha questão sobre como é que uso o Sprit Monitor.
    Deve ser facílimo utilizar mas eu estou a complicar.

    Ora aqui estão os dados:

    Abasteci: aos 114507 km não coloquei os km/viagem porque não os fiz... com 30 euros deu 22 l e coloquei first fueling tudo ok...

    Mas depois depois quando fui encher outra vez....fui ao site e coloquei...114907 km portando eu fiz 400 km mas não dá a média...

    Aqui está o Link para me poderem ajudar melhor.

    https://www.spritmonitor.de/en/detail/680101.html

    Ele assume que os 400 km foi com 13 l e não com os 22 que coloquei...

    Alguém com paciência para me explicar como funciona?

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por rigas520 Ver Post
    Boa Tarde a todos,

    Eu não encontrei em lado nenhum ou mesmo no forum algo relacionado com a minha questão sobre como é que uso o Sprit Monitor.
    Deve ser facílimo utilizar mas eu estou a complicar.

    Ora aqui estão os dados:

    Abasteci: aos 114507 km não coloquei os km/viagem porque não os fiz... com 30 euros deu 22 l e coloquei first fueling tudo ok...

    Mas depois depois quando fui encher outra vez....fui ao site e coloquei...114907 km portando eu fiz 400 km mas não dá a média...

    Aqui está o Link para me poderem ajudar melhor.

    https://www.spritmonitor.de/en/detail/680101.html

    Ele assume que os 400 km foi com 13 l e não com os 22 que coloquei...

    Alguém com paciência para me explicar como funciona?

    Obrigado
    Quando atestas, metes o valor dos km e metes os litros que entraram.

    Pq o que conta é os litros que entraram entre o ultimo cheio e o cheio outra vez.

    Da 1ª vez encheste? e da 2ª? Também?

    Comentário


      #3
      Eu enchi à coisa de 2 dias 22 l ficou quase cheio o deposito e quando enchi apontei num papel 114.507 km e fui a minha vida...

      Mas eu coloquei no site como exemplo...que ia à bomba e registava num papel ex. 114.907 km logo tinha feito 400 km mas desta vez queria por 13 l

      Mas no site aparece como os 13l é que fizeram os 400 km

      Sprit_monotor_honda.JPG

      Comentário


        #4
        Também nao me tou a dar com o site...e faço como tu
        Com isto dá-me média de 11 quando na realidade anda à volta dos 7

        Comentário


          #5
          O primeiro depópsito não conta.

          Tens de partir com o depósitop cheio.

          Enches o depósito e metes o conta km a 0.
          Fazes 400km, enches outra vez. E quando enches vês que meteste 30L.

          Então no site metes os 400km da trip e metes os 30L. Pq tu fizeste os 400km com esses 30l que gastaste (que é a diferença que houve entre os dois cheios).

          POr isso esquece os 22L.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rigas520 Ver Post
            Eu enchi à coisa de 2 dias 22 l ficou quase cheio o deposito e quando enchi apontei num papel 114.507 km e fui a minha vida...

            Mas eu coloquei no site como exemplo...que ia à bomba e registava num papel ex. 114.907 km logo tinha feito 400 km mas desta vez queria por 13 l

            Mas no site aparece como os 13l é que fizeram os 400 km

            [ATTACH]128021[/ATTACH]
            E aparece muito bem. O site é que está certo. Se tinhas o depósito cheio, fizeste 400km e voltaste a enchê-lo com 13l, signifiga que fizeste uma média de 13*100/400=3.25l/100.
            É claro que esta média só estaria certa se o depósito tivesse ficado completamente cheio nas duas vezes, coisa em que não acredito.

            Comentário


              #7
              Então é isso...Tenho que encher o depósito cheio 2 vezes e depois posso encher o metade 1/3 e assim diante.

              Mas tenho sempre que encher 2 depósitos cheios...ao princípio. auchhh mete sempre 20 máximo 30.

              Muito obrigado pela ajuda

              Comentário


                #8
                O spritmonitor só te dá médias entre depósitos cheios.

                O primeiro tem de ser cheio.

                Depois podes, por exemplo, meter só 20l duas vezes seguidas.

                Na 4ª vez enches o depósito.

                E o site faz as contas todas tendo em consideração os parciais (20l) que meteste pelo meio.

                Se só enches o primeiro depósito e a partir daí metes sempre só 20l nunca vais ter médias de nada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por betel Ver Post
                  O spritmonitor só te dá médias entre depósitos cheios.

                  O primeiro tem de ser cheio.

                  Depois podes, por exemplo, meter só 20l duas vezes seguidas.

                  Na 4ª vez enches o depósito.

                  E o site faz as contas todas tendo em consideração os parciais (20l) que meteste pelo meio.

                  Se só enches o primeiro depósito e a partir daí metes sempre só 20l nunca vais ter médias de nada.
                  Então não vale a pena seguir esse site...isto tudo porque o cb do meu honda marcava 5.8 depois 6.1 e agora 6.7 mas a condução é "sempre a mesma", isto é 80 % do caminho é sempre o mesmo e não sou aceleras...e muitos condutores por aqui passam a dizer que o cb deles dá um erro de 0.5 outros 0.7 e eu fiquei curioso para saber o gasto real...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rigas520 Ver Post
                    Então não vale a pena seguir esse site...isto tudo porque o cb do meu honda marcava 5.8 depois 6.1 e agora 6.7 mas a condução é "sempre a mesma", isto é 80 % do caminho é sempre o mesmo e não sou aceleras...e muitos condutores por aqui passam a dizer que o cb deles dá um erro de 0.5 outros 0.7 e eu fiquei curioso para saber o gasto real...
                    O site não é bruxo. A única maneira de fazer médias a sério é de depósito cheio a depósito cheio ou de depósito vazio a depósito vazio. Como a 2ª hipótese não é lá muito razoável, aconselho a 1ª.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rigas520 Ver Post
                      Então não vale a pena seguir esse site...isto tudo porque o cb do meu honda marcava 5.8 depois 6.1 e agora 6.7 mas a condução é "sempre a mesma", isto é 80 % do caminho é sempre o mesmo e não sou aceleras...e muitos condutores por aqui passam a dizer que o cb deles dá um erro de 0.5 outros 0.7 e eu fiquei curioso para saber o gasto real...
                      Então diz lá como é que fazes a média sem encheres o depósito para saber exactamente quanto gastaste... É a olhómetro?

                      Comentário


                        #12
                        Eu faço assim:
                        Passo 1 - espero que a luz do marcador de combustível acenda
                        Passo 2- tomo nota dos quilómetros
                        Passo 3 - abasteço e tomo nota dos litros de combustível que meti e do preço do litro e quanto € gastei no total
                        Passo 4 - Repito desde o passo 1 e faço a media do mes anterior

                        Comentário


                          #13
                          Eu para calcular isso de forma mais correcta é abastecer sempre que vou, meto gasolina a até acima da válvula.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por betel Ver Post
                            Então diz lá como é que fazes a média sem encheres o depósito para saber exactamente quanto gastaste... É a olhómetro?
                            Betel o meu carro marca os litros por kilometro, dai eu estar a dizer que pode ter uma margem de erro muito grande 0,5 ou até 0,7 como disse.
                            Isto é o carro a marcar 6,7 que é o que se está a passar, mas afinal na verdade está a consumir 6.0l/100 estou eu a supor...

                            Mas já vi que não há volta a dar no site...mais vale fazer a tal regra dos 3 simples por exemplo: tanque cheio: 42L*100/700=6.0l

                            Assim basta eu atestar um tanque e depois saberei o gasto...

                            Comentário


                              #15
                              Eu uso a Calculadora do windows 7 escolho a opção ver / folhas de Calculos e as 2 ultimas opções permitem fazer calculo de consumos,medias.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rigas520 Ver Post
                                Betel o meu carro marca os litros por kilometro, dai eu estar a dizer que pode ter uma margem de erro muito grande 0,5 ou até 0,7 como disse.
                                Isto é o carro a marcar 6,7 que é o que se está a passar, mas afinal na verdade está a consumir 6.0l/100 estou eu a supor...

                                Mas já vi que não há volta a dar no site...mais vale fazer a tal regra dos 3 simples por exemplo: tanque cheio: 42L*100/700=6.0l

                                Assim basta eu atestar um tanque e depois saberei o gasto...
                                Mas o que o site faz é precisamente a regra de 3 simples...

                                Repara que o tanque do teu carro, se o encheres sempre da mesma forma, leva sempre a mesma quantidade. E isso é a única coisa fixa que podes usar para conseguir medir com alguma exactidão quanto combustível gastas para percorrer determinada distância.

                                Imagina que o tanque leva 40 litros. Tu vais meter 20 litros quando tens 2 traços no ponteiro... Quanto é que ficou no depósito? 30? 31? 32? Se não encheres o depósito não tens forma de saber exactamente quanto é que gastaste, e sem isso falta-te uma das variáveis indispensáveis para a regra de 3 simples.

                                Comentário


                                  #17
                                  Está mais que explicado, o site faz as contas mas não tem poderes adivinhatórios, é preciso que os dados suportem as contas.

                                  Apenas acrescento que é possível registar abastecimentos incompletos (partial fuelling), sendo as médias calculadas quando é feito um abastecimento completo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu dou-me bem. Também atesto sempre...

                                    jbarbosa

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vicious Ver Post
                                      Eu faço assim:
                                      Passo 1 - espero que a luz do marcador de combustível acenda
                                      Passo 2- tomo nota dos quilómetros
                                      Passo 3 - abasteço e tomo nota dos litros de combustível que meti e do preço do litro e quanto € gastei no total
                                      Passo 4 - Repito desde o passo 1 e faço a media do mes anterior
                                      Isso estará tudo muito certo se a luz acender sempre com a mesma quantidade de combustivel no depósito. Eu ainda não tive nenhum carro em que isso acontecesse, não quero dizer que o teu não tenha uma luz de reserva exata.
                                      De qualquer forma, como fazes isso ao mês, a quantidade de kms já deve ser grande e quanto mais kms se fizer entre cálculo da média, menor é o erro. Se num mês cometeres um erro para cima, no mês seguinte vai-te dar um erro para baixo e, a longo prazo, a coisa equilibra-se.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                        Isso estará tudo muito certo se a luz acender sempre com a mesma quantidade de combustivel no depósito. Eu ainda não tive nenhum carro em que isso acontecesse, não quero dizer que o teu não tenha uma luz de reserva exata.
                                        De qualquer forma, como fazes isso ao mês, a quantidade de kms já deve ser grande e quanto mais kms se fizer entre cálculo da média, menor é o erro. Se num mês cometeres um erro para cima, no mês seguinte vai-te dar um erro para baixo e, a longo prazo, a coisa equilibra-se.
                                        Mas se uma vez a luz acender e ele até está ao lado de uma gasolineira e abastece logo, na vez seguinte a luz acende e ele ainda tem de fazer mais 20Kms até abastecer. Lá se foi a exactidão da luz da reserva...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sem_T_tulo.jpg

                                          No sprint monitor tem lá um separador com "Full", "parcial" e "first fueling".

                                          Eu atesto sempre o tanque, por isso é sempre fácil, está sempre no "full". mas se fizer um abastecimento parcial, só aponto os litros que atestei: podem anotar os quilómetros e a data, mas o sprint monitor só vai contabilizar o consumo entre ciclos completos, ou seja, entre 2 tanques atestados. Quando são abastecimentos parciais, aparece isto:

                                          image.png

                                          Se copiarem os links das imagens, vê-se melhor.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X