Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Honda Insight - Já experimentaram?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Honda Insight - Já experimentaram?

    Devido a uma reparação necessária num dos carros lá de casa, foi-me dado como carro de substituição um veículo Honda Insight de 2013. Confesso que quando o vi me vieram à cabeça alguns preconceitos e recordações de experiências passadas pouco abonatórias. Mas como gosto de experimentar pensei logo que era uma boa maneira de me distrair a construir mais uma review.

    E aqui fica o registo de como foi o contacto por umas centenas largas de kms.

    Estética
    Este um ponto sempre subjectivo, mas a mim neste caso não me agrada nem me repugna. Curioso é que quando colocado ao lado de segmentos C parece muito pequeno. A éstética interior impressiona à primeira no que ao tablier diz respeito, mas a ergonomia está longe de ser boa.

    Motor/caixa
    Eu queria dizer que é uma lesma, mas na maioria das situações não o é. Com 90 e picos cavalos do seu motor 1.3 mais o eléctrico tem a potência justa. A caixa CVT têm os incómodos e vantagens de todas as caixas deste tipo. Para avaliar correctamente o comportamento do sistema de propulsão do carro tenho que dizer que o carro tem um botão eco que faz tudo andar mais devagar e suave para poupar combustivel, e que a caixa têm uma posição S (sport?) que faz com que a CVT mexa as correias mais depressa e no fim pareça mais curta. Por isso temos que separar claramente o comportamento do binómio motor caixa em três cenários:
    - Caixa em D e botão eco activado, o carro é lento mas acompanha o transito sem problema. A caixa fica longaaaaaaa. As recuperações em estrada, ultrapassagens ou uma outra entrada mais afoita no trânsito têm que ser melhor calculadas;
    - A Caixa em D e botão eco desligado, o carro têm prestações semelhantes a outros carros do mesmo segmento com a mesma potência. Não é necessário cuidados extra em recuperações;
    - A caixa em S e o botão eco desligado, o carro fica com a caixa muito curta, a CVT faz o motor gritar como um louco. Qualquer pisadela no acelerador faz o carro avançar com a decisão possível para as características do carro.
    Resumindo, em eco o carro não é mais lento que um 307 HDi 1.4 ou mesmo um 207 com o mesmo motor, e mesmo comparando com segmentos B com 1.2 a gasolina a prestaão é igual. Se o comprarmos com um segmento C com um diesel 1.5 ou 1.6 anda menos embora nada do outro mundo.

    Comportamento
    Temos pneus fininhos e pequenos... Mas o carro está na média em conforto, não tanto pela suspensão mas muito pelos fenomenais bancos. Cada vez mais acho que o segredo para uma boa experiência para o condutor é suspensão mais para o dura e compensar no banco. Quando provocado a sério o japonês começa a comportar-se um pouco como barcaça, mas há bem pior no segmento C. A frente vai sem hesitação para onde a mandamos e a direcção embora bastante leve tem mais feeeling que outras propostas.

    Consumos
    Esta era a minha grande dúvida. As experiências anteriores que tive mostraram que os hibridos não eram substitutos em economia dos Diesel. E esta no fundo mostra o mesmo. O meu percurso é 20% de capital com trânsito e 80% de AE. Os consumos cifraram entre os 5,1 e os 5,9 que para mim são baixos, mas a mégane e o C4 fazem nas mesmas condições 5,5 o que contabilizando o valor do combustíveis e as superiores performances não o valida como uma alternativa que faz esquecer os outros. No entanto ao contrário do que senti nas outras propostas não senti que neste carro era preciso um esforço especial, ou se calhar é para conseguir valores na ordem dos 4 por 100 kms.

    Uso no dia a dia
    E foi aqui que o raro japonês me deixou uma boa impressão. Embora não perceba bem se e um segmento C ou um B, a verdade é que no interior há bastante espaço em comprimento, os bancos atrás têm um óptimo espaço para pernas mas são é muito fundos. A visibilidade e sensação de muito vidro é fenomenal o que facilita muito a condução no meio para onde este carro foi pensado. A mala se esquecermos a chapeleira até é decente, se a usarmos então é fraca pois embora comprida a altura apenas dá para colocar uma mala de viagem de cabina deitada. Os faróis são do melhor que já experimentei em carros recentes sem xénon. A ergonomia deixa muito a desejar especialmente os controlos da ventilação e o computador de bordo. Tudo o resto nos deixa uma sensação de calma e leveza. As portas são leves. O encosto de braço está no sitio certo. Os espelhos são grandes. Os comandos leves. Há sítios de tamanho razoável para guardar a tralha do dia a dia. O ruído de rolamento é o que mais se houve pois se a CVT não reagir da forma estúpida mas natural a uma pisadela o motor é apenas mais um ruidozito de fundo.
    O que melhorava neste aspecto. As luzes interiores do carro que acendem quando abrimos a porta são claramente insuficientes. O carro tinha 28000 e já tinha alguns ruídos parasitas, a construção é tipica japonesa, materiais duros e de textura desagradável mas bem montados. Os comandos de algumas coisas não têm qualquer lógica. A entrada para os lugares traseiros curva demasiado no final o que dificulta a entrada. O comando da CVT é um bocado impreciso e parece que estamos a mexer num brinquedo.

    Resumindo, gostei da experiência não pelo consumo mas por uma sensação de calma e simpatia no dia a dia que o carro incute, com algumas alterações como a CVT ter relações seleccionáveis pré-definidas e uns bancos mais altos atrás ficaria bem melhor. Eu diria que é uma óptima opção para quem quer um carro a gasolina, automático e que seja um electrodoméstico que nos transmite segurança de utilização.

    #2
    Bom relato Esprit, gostei de ler!

    Comentário


      #3
      Portanto, o consumo é um pouquinho abaixo do que se espera num segmento desses.

      Quanto é que gasta p.ex. um Focus 1.0 ecoboost ou um Megane dci?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
        Portanto, o consumo é um pouquinho abaixo do que se espera num segmento desses.

        Quanto é que gasta p.ex. um Focus 1.0 ecoboost ou um Megane dci?
        Esta questão tem de ser enquadrada com algo que não se pode retirar do Insight: -a caixa auto!

        Podemos gostar dela ou não (e com toda a legitimidade), mas é um elemento de conforto que tradicionalmente faz os consumos subirem, principalmente em cidade e estrada (o que o ESPRIT menos fez), mas também tem o seu 'peso' em AE.

        Ou seja, a comparação devia ser feita com os diesel (ou o Focus 1.0) com caixa auto, e tiradas as conclusões sobre a tecnologia a partir daí.

        Para quem não goste mesmo de caixas auto, o Insight morria logo à nascença. Mas para quem não prescinda delas, devem ser incluídas nos diesel em comparação.

        Comentário


          #5
          excelente review.

          liked

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Esta questão tem de ser enquadrada com algo que não se pode retirar do Insight: -a caixa auto!

            Podemos gostar dela ou não (e com toda a legitimidade), mas é um elemento de conforto que tradicionalmente faz os consumos subirem, principalmente em cidade e estrada (o que o ESPRIT menos fez), mas também tem o seu 'peso' em AE.

            Ou seja, a comparação devia ser feita com os diesel (ou o Focus 1.0) com caixa auto, e tiradas as conclusões sobre a tecnologia a partir daí.

            Para quem não goste mesmo de caixas auto, o Insight morria logo à nascença. Mas para quem não prescinda delas, devem ser incluídas nos diesel em comparação.
            Acho que está errado porque:

            Se o objectivo do insight é o consumo e só existe com caixa auto, no meu ponto de vista, é legítimo compará-lo com veículos do mesmo segmento e preço similar seja com caixa auto ou manual.
            Se o insight só tem caixa auto que poderá ou não fazer aumentar os consumos 'problema o dele'. Estou a comprar um carro com vista à poupança de consumo, logo, não estou a ligar se tem caixa cvt ou de algodão doce. No meu ponto de vista só me interessa o consumo, preço e (talvez) equipamento. A caixa auto nao pode ser vista como um extra (no insight) mas sim como uma vicissitude do mesmo.

            Isto tudo para dizer o que? Que na minha opinião conseguem-se consumos muito semelhantes com veículos do mesmo segmento (quiçá, mais baratos) e performances superiores seja a gasolina ou a diesel 'convencionais'.
            Não obstante o que escrevi, gostei do relato do ESPRIT em relação ao Honda Insight.

            Comentário


              #7
              Uma caixa auto com conversor de binário faz subir os consumos, uma CVT não, até baixa

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                Uma caixa auto com conversor de binário faz subir os consumos, uma CVT não, até baixa
                Uma CVT não baixa face a uma manual, mas é com elas que as comparações são quase sempre feitas nestes casos.


                Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                Acho que está errado porque:

                Se o objectivo do insight é o consumo e só existe com caixa auto, no meu ponto de vista, é legítimo compará-lo com veículos do mesmo segmento e preço similar seja com caixa auto ou manual.

                Então é legitimo comparares os consumos de um Golf 1.6 com caixa auto com um A3 com caixa manual, e por aí fora.
                Vais concluir que o Golf com o mesmo motor do A3 gasta mais.

                Se essa é uma boa conclusão, a história já é outra.

                Comparas um E250 CDI com caixa auto vs manual, e vais ter uma disparidade grande de consumos em carros que também anunciam o seu lado "eco".
                Se não incluires a caixa na equação, vais ficar com algo inexplicável.



                Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                Se o insight só tem caixa auto que poderá ou não fazer aumentar os consumos 'problema o dele'. Estou a comprar um carro com vista à poupança de consumo, logo, não estou a ligar se tem caixa cvt ou de algodão doce. No meu ponto de vista só me interessa o consumo, preço e (talvez) equipamento. A caixa auto nao pode ser vista como um extra (no insight) mas sim como uma vicissitude do mesmo.

                (...)
                Nesse caso não percas muito tempo.

                Compra logo o carro com o motor diesel ou gasolina mais pequeno, leve e barato que conseguires.

                Um VW Up ou um Aygo X é mais barato, consome menos, emite menos CO2 e ainda são muito mais baratos (comparado com o preço em novo do Insight).


                Como disse atrás, eu nem acho piada nenhuma ao Insight, e acrescentaria que a Toyota está bastante à frente na tecnologia hibrida (embora seja mais caro).

                Comentário


                  #9
                  Mais do que ser hibrido ou nave espacial...

                  O que achei é que é um electrodoméstico que no final do dia me proporcionou sempre uma sensação de facilidade, calma e leveza.

                  Comentário


                    #10
                    Tá encontrado o substituto da aura da exclusividade.

                    Comentário


                      #11
                      Haveria piores substitutos.
                      O engraçado é ver as reviews deste carro pelo mundo fora e reparar que as opiniões são díspares.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                        Haveria piores substitutos.
                        O engraçado é ver as reviews deste carro pelo mundo fora e reparar que as opiniões são díspares.
                        Só tenho experiência com o irmão mais velho desse - O Civic Hybrid - como é óbvio está longe de ser um carro cujos atributos vão de encontro àquilo que procuro, contudo não deixo de achar referencial o conforto, o silêncio e a serenidade com que tudo se passa naquele carro. Aprenderam com a escola Francesa só pode! Não deixa de ser um ótimo electrodoméstico, mas daqueles mesmo no expoente máximo de electrodoméstico.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Uma CVT não baixa face a uma manual, mas é com elas que as comparações são quase sempre feitas nestes casos.

                          Então é legitimo comparares os consumos de um Golf 1.6 com caixa auto com um A3 com caixa manual, e por aí fora.

                          Vais concluir que o Golf com o mesmo motor do A3 gasta mais.
                          Se o Golf 1.6 apenas se vender com caixa auto, obviamente que o tenho que comparar com veículos do mesmo segmento com caixa auto e manual.

                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Se essa é uma boa conclusão, a história já é outra.

                          Comparas um E250 CDI com caixa auto vs manual, e vais ter uma disparidade grande de consumos em carros que também anunciam o seu lado "eco".

                          Se não incluires a caixa na equação, vais ficar com algo inexplicável.
                          Se o E250 CDI apenas se vender com caixa auto obviamente que tenho que o comparar com veículos do mesmo segmento com caixa auto e manual.

                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Nesse caso não percas muito tempo.

                          Compra logo o carro com o motor diesel ou gasolina mais pequeno, leve e barato que conseguires.

                          Um VW Up ou um Aygo X é mais barato, consome menos, emite menos CO2 e ainda são muito mais baratos (comparado com o preço em novo do Insight).
                          E porque não há 2 sem 3. Eu escrevi:

                          Que na minha opinião conseguem-se consumos muito semelhantes com veículos do mesmo segmento - See more at: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1068366485
                          Mas se queres misturar um E250 com um Aygo no mesmo post só para teres razão paladina estás à vontade!

                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Como disse atrás, eu nem acho piada nenhuma ao Insight, e acrescentaria que a Toyota está bastante à frente na tecnologia hibrida (embora seja mais caro).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            Haveria piores substitutos.
                            O engraçado é ver as reviews deste carro pelo mundo fora e reparar que as opiniões são díspares.
                            Pois, ia dizer isso mesmo. Até concordo muitas vezes contigo nestas questões, mas não é o caso do Insight.

                            Coloco o Insight, em termos de qualidade, ao nível de um bidé. Não lhe reconheço uma única qualidade, sinceramente. Acho-o mau em quase tudo.

                            Poucos automóveis me deixaram más memórias, mas o Insight, tal como o Civic Hybrid, fazem parte dessa lista. É nessa altura que digo que a Honda é capaz do melhor e do pior.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              Pois, ia dizer isso mesmo. Até concordo muitas vezes contigo nestas questões, mas não é o caso do Insight.

                              Coloco o Insight, em termos de qualidade, ao nível de um bidé. Não lhe reconheço uma única qualidade, sinceramente. Acho-o mau em quase tudo.

                              Poucos automóveis me deixaram más memórias, mas o Insight, tal como o Civic Hybrid, fazem parte dessa lista. É nessa altura que digo que a Honda é capaz do melhor e do pior.
                              Realmente há carros muito criticados!

                              Dos recentes, recordo-me do Nissan Micra ter péssimas reviews!

                              Já conduziste destes Micras mais recentes? Gostava de saber a tua opinião

                              Comentário


                                #16
                                Boa noite,

                                Tenho quase 93000kms ao volante de um Insight de 2009, dos primeiros a ser matriculado.

                                De um modo geral gostei da review. Segue os meus comentários:

                                Há carros melhores? Pois claro que há! Há carros piores? Também.

                                Salvo erro, o slogan da Honda para este carro era "o híbrido para todos". Lançaram a versão elegance por 21900€ e a versão Executive por 23900€ eu possuo esta última. Gostei da simplicidade das versões. A Executive tinha como equipamento adicional patilhas no volante (dão jeito), jantes 16'. Creio que ambas as versões têm sensores de chuva, luz, ac auto, auto stop/start stop, cb, cruise control, 6 airbags, faróis de nevoeiro e mais umas coisas que agora não me recordo. Comprei uma viatura com 6 meses por 19k€ com 5 anos de garantia e 8 para as baterias. Na altura procurava um carro com limite máximo de 20k€ e andava a ver auris, meganes, e afins (gasolina e gasóleo com mais uns anos) e com o equipamento que o insight trazia ficavam fora do meu orçamento. Vinha de um clio 1.2 de 75cv (2004). Antes tinha tido um clio de 92.

                                Quando comprei o carro estava muito receoso no que toca a consumos, baterias, etc, mas tive uma agradável surpresa. Relativamente aos meus trajetos, nos dias úteis faço cerca de 55kms (2a circular e A5) em horas de ponta. A cvt requer alguma habituação para conseguirmos tirar o máximo partido do sistema IMA. No que toca a consumos no Verão faço entre 4,4 a 4,6l/100kms e no inverno faço entre 4,8 e 5,2. Sou novo pelo que não ando a morrer na estrada. Costumo também conduzir um VW Golf de 2010 1.6 tdi durante 2 meses/ano e nos mesmos trajetos faço consumos entre os 5 e os 5,6. É um carro superior ao Insight sem sombra de dúvida nem sequer os comparo, mas também é mais caro.

                                Com o Insight até agora só tenho feito as revisões programadas da marca (vai lá uma vez por ano, que acho que é o que se quer num carro).

                                Se tudo correr dentro do planeado para o ano compro outro híbrido (auris ou prius).

                                Resumindo, fiquei fã do carro.

                                Este carro, tal como um bidé, tem a sua utilidade. Felizmente há carros para todos os gostos.

                                Cumprimentos.
                                Editado pela última vez por INSIGHT; 16 February 2015, 22:42.

                                Comentário


                                  #17
                                  não tem no BR

                                  Comentário


                                    #18
                                    é pena. mas você gosta "meismo" de japa ou nem por isso?

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X