Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Velho IP5 transformado em auto-estrada até ao fina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Velho IP5 transformado em auto-estrada até ao fina

    O último lanço da A25 (antigo IP5) entre Viseu e Mangualde

    deverá ficar concluído até ao final de Setembro.

    Os derradeiros 30.5 qulómetros entre Viseu e Mangualde vão possibilitar que a A25, com 199 quilómetros de extensão, entre a ponte da Barra (Ílhavo) e Vilar Formoso fique concluída.

    O lanço entre Viseu e Mangualde compreende os sublanços Boa Aldeia-IP3, Fial-Viseu (sublanço da A24), sublanço da EN 2 (beneficiação do traçado da EN 2 a Sul de Viseu), nó da EN 2-nó do Caçador e nó do Caçador- -Mangualde, cuja início de construção ocorreu em Abril passado, num investimento de cerca de 120 milhões de euros.

    Pensada inicialmente para estar pronta aquando do Euro 2004, para servir o fluxo de possíveis espanhóis que acorreriam ao nosso país para ver os jogos de futebol da sua equipa, a empreitada de duplicação do velho e perigoso Itinerário Principal n.º5 (IP5) apenas começou em Julho de 2003.

    Os primeiros trabalhos tiveram início junto da fronteira, numa extensão de 35 quilómetros, entre Guarda e Vilar Formoso.

    Seguiu-se, depois, o troço entre Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga.

    É que, apesar de ser um itinerário principal, o IP 5 tinha já, entre Albergaria-a-Velha e a ponte da Barra (Ílhavo), um perfil de auto-estrada, desde a sua construção nos anos 80.

    O último troço a ser construído e aberto ao trânsito ocorreu ainda este mês - são nove quilómetros entre o nó do Caçador (Viseu) e Mangualde -, mês e meio antes do previsto.

    A antecipação foi explicada pelo concessionário (Aenor) pelo aumento de tráfego que nesta altura do ano ocorre na mais importante via de ligação terrestre à principal fronteira terrestre nacional.

    Este troço representa um investimento de 44 milhões de euros e possui cinco câmaras de vigilância, dez postos SOS e barreiras acústicas, possuindo ainda três nós de ligação e seis restabelecimentos de entradas, para além de monitorização permanente de tráfego e um sistema de gestão que dará a informação, em tempo real, de ocorrências e alertas meteorológicos através de painéis de informação.

    A A25 ou a duplicação do velho IP5, entre o nó de Albergaria- -a -Velha e a fronteira de Vilar Formoso, representa um investimento superior a 704 milhões de euros.




    #2
    Tarde, mas finalmente esta quase pronta=)[^] Com camiões o antigo IP5 era um grande quebra-cabeças[|)]

    Comentário


      #3
      e o troço antigo do IP5? Vai ser adaptado para trânsito local ou é encerrado?

      Comentário


        #4
        E O DISTRITO DE BRAGANÇA É O ÚNICO NO PAIS QUE NÃO UM ÚNICO KILÓMETRO DE AUTOESTRADA????

        Existem AE por todo lado e até em duplicado e naquela região nada...

        É uma vergonha este país. O IP4, para quem conhece,tem um nível de tráfego impressionante e só está ainda no papel a mudança para AE.

        E a A7 que já foi prolongada até Vila Pouca de Aguiar, não podia ir até Bragança, passando por Vinhais???

        Deixo estas frases para reflexão.

        Comentário


          #5
          O IP3 é bem mais perigoso. Não fosse o fadigas e o IP5 teria tido muito menos acidentes. Além disso resumia-se a 2 ou 3 sitios. O IP3 junto a penacova é um verdadeiro suicidio. [xx(]

          Comentário


            #6
            Referes-te aquela rotunda mal amanhada?! Acho a estrada boa mas aquela parte em frente a Penacova é um aborto...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por PDCouto

              Referes-te aquela rotunda mal amanhada?! Acho a estrada boa mas aquela parte em frente a Penacova é um aborto...
              Refiro-me mesmo ao troço do IP3. Até passares a barragem. É um crime aquela estrada. Entre separadores e traços continuos. Zonas sem iluminação, chuvas e ventos fortes. Estradas desniveladas e sem escoamento... Isto dava um testamento.

              Só para teres uma ideia ainda não foi há muito tempo. Começou a chover e num espaço de 1km vi 3 acidentes. Todos eles eram evitáveis não fosse as más condições da estrada. [xx(]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Renas

                citação:Originalmente colocada por PDCouto

                Referes-te aquela rotunda mal amanhada?! Acho a estrada boa mas aquela parte em frente a Penacova é um aborto...
                Refiro-me mesmo ao troço do IP3. Até passares a barragem. É um crime aquela estrada. Entre separadores e traços continuos. Zonas sem iluminação, chuvas e ventos fortes. Estradas desniveladas e sem escoamento... Isto dava um testamento.

                Só para teres uma ideia ainda não foi há muito tempo. Começou a chover e num espaço de 1km vi 3 acidentes. Todos eles eram evitáveis não fosse as más condições da estrada. [xx(]
                Ou a imprudência dos condutores ?

                Quanto ao IP5, eu mais do que uma vez tive a paciência de a fazer em ambos os sentidos, a cumprir religiosamente a sinalização e limites de velocidade

                A minha opinião sobre o IP5, tão perigosa quanto outra qualquer estrada

                Ao longo do percurso constatei:

                -> manobras perigosas , muitas
                -> excesso de velocidade e velocidade excessiva , praticado por ->ligeiros e pesados, quase ninguêm cumpria
                manobras suicidas , algumas ( um dia a sorte acaba-se e por coincidência trás o azar a outro/s )

                Boa estrada, bom traçado, convida a acelerar e quando os acidentes aconteciam não poderiam ser sem consequências

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por tulicreme

                  e o troço antigo do IP5? Vai ser adaptado para trânsito local ou é encerrado?
                  o troço antigo continua em funcionamento. alias, actualmente, quem venha de Tondela e queira entrar na A25 em direcção a Aveiro, tem de percorrer o antigo IP5 até Vouzela e só depois é que entra na A25. uma estrada sem trânsito...


                  pena é não colocarem lá um piso novo.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Superfast

                    O último lanço da A25 (antigo IP5) entre Viseu e Mangualde

                    (...)

                    A antecipação foi explicada pelo concessionário (Aenor) pelo aumento de tráfego que nesta altura do ano ocorre na mais importante via de ligação terrestre à principal fronteira terrestre nacional.

                    (....)
                    tanga

                    era p+ara estar pronta em Junho de 2006

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris

                      citação:Originalmente colocada por Renas

                      citação:Originalmente colocada por PDCouto

                      Referes-te aquela rotunda mal amanhada?! Acho a estrada boa mas aquela parte em frente a Penacova é um aborto...
                      Refiro-me mesmo ao troço do IP3. Até passares a barragem. É um crime aquela estrada. Entre separadores e traços continuos. Zonas sem iluminação, chuvas e ventos fortes. Estradas desniveladas e sem escoamento... Isto dava um testamento.

                      Só para teres uma ideia ainda não foi há muito tempo. Começou a chover e num espaço de 1km vi 3 acidentes. Todos eles eram evitáveis não fosse as más condições da estrada. [xx(]
                      Ou a imprudência dos condutores ?

                      Quanto ao IP5, eu mais do que uma vez tive a paciência de a fazer em ambos os sentidos, a cumprir religiosamente a sinalização e limites de velocidade

                      A minha opinião sobre o IP5, tão perigosa quanto outra qualquer estrada

                      Ao longo do percurso constatei:

                      -> manobras perigosas , muitas
                      -> excesso de velocidade e velocidade excessiva , praticado por ->ligeiros e pesados, quase ninguêm cumpria
                      manobras suicidas , algumas ( um dia a sorte acaba-se e por coincidência trás o azar a outro/s )

                      Boa estrada, bom traçado, convida a acelerar e quando os acidentes aconteciam não poderiam ser sem consequências
                      concordo... nc achei o IP5 muito perigoso... apenas qdo havia duas faixas a subir e descontinuo para quem desce... aí é preciso ir com 7 olhos... de resto fazia-se bem mesmo muito acima dos limites de velocidades e sem grandes problemas! claro que é preciso conhecer minimamente a estrada para andar a abrir, pq havia curvas onde era preciso cortar... de resto as manobras perigosas é que ditavam os acidentes (na sua grande maioria).

                      Comentário


                        #12
                        Finalmente.
                        Depois de milhares de mortos, milhões de acidentes, centenas de horas perdidas atras de camiões a 20 kmh, centenas de litros de combustível gasto em filas e o trauma do "stress".

                        Tem um atraso de 15 anos.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por king tdi

                          Finalmente.
                          Depois de milhares de mortos, milhões de acidentes, centenas de horas perdidas atras de camiões a 20 kmh, centenas de litros de combustível gasto em filas e o trauma do "stress".

                          Tem um atraso de 15 anos.
                          Apesar de maior parte dos problemas terem sido resolvidos, houve um muito grave que não foi resolvido.

                          Eu sou de Moimenta da Beira e para vir para S. João da Madeira, tenho de utilizar o Ip5 ou A25 como lhe chamam agora.

                          Simplesmente melhorou muito em todos os sentidos, agora demoro menos 15min a fazer a mesma viagem.

                          Nestas férias ao vir para SJM, apanhei uma chuva e simplesmente a estrada não conseguia drenar a água, e era lençois de água por todo o lado. Por isso, um dos maiores problemas do IP5 mantém-se!

                          Comentário


                            #14
                            As curvas na A25 são muito acentuadas e com a chuva os condutores mais despreocupados vão ter surpresas. Não facilitem.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por SamuraiGti

                              citação:Originalmente colocada por king tdi

                              Finalmente.
                              Depois de milhares de mortos, milhões de acidentes, centenas de horas perdidas atras de camiões a 20 kmh, centenas de litros de combustível gasto em filas e o trauma do "stress".

                              Tem um atraso de 15 anos.
                              Apesar de maior parte dos problemas terem sido resolvidos, houve um muito grave que não foi resolvido.

                              Eu sou de Moimenta da Beira e para vir para S. João da Madeira, tenho de utilizar o Ip5 ou A25 como lhe chamam agora.

                              Simplesmente melhorou muito em todos os sentidos, agora demoro menos 15min a fazer a mesma viagem.

                              Nestas férias ao vir para SJM, apanhei uma chuva e simplesmente a estrada não conseguia drenar a água, e era lençois de água por todo o lado. Por isso, um dos maiores problemas do IP5 mantém-se!
                              x2

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por SamuraiGti

                                Eu sou de Moimenta da Beira e para vir para S. João da Madeira, tenho de utilizar o Ip5 ou A25 como lhe chamam agora.
                                Só falta mesmo à malta de Moimenta e arredores um acessp condigno e rápido à A24... Aquela EN226 está uma vergonha e indo por Vila Nova de Paiva é o martírio de tanta curva.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ou andas 50kms para chegar a Viseu por nacionais ou andas 30kms para chegar a Lamego para seguir para Vila Real ou Viseu.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Renas

                                    citação:Originalmente colocada por PDCouto

                                    Referes-te aquela rotunda mal amanhada?! Acho a estrada boa mas aquela parte em frente a Penacova é um aborto...
                                    Refiro-me mesmo ao troço do IP3. Até passares a barragem. É um crime aquela estrada. Entre separadores e traços continuos. Zonas sem iluminação, chuvas e ventos fortes. Estradas desniveladas e sem escoamento... Isto dava um testamento.

                                    Só para teres uma ideia ainda não foi há muito tempo. Começou a chover e num espaço de 1km vi 3 acidentes. Todos eles eram evitáveis não fosse as más condições da estrada. [xx(]
                                    Esquece, confundi com o IC3 e Penela.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por SamuraiGti

                                      Ou andas 50kms para chegar a Viseu por nacionais ou andas 30kms para chegar a Lamego para seguir para Vila Real ou Viseu.
                                      Mas se queres ir para Viseu, ir a Lamego é andar para trás...

                                      Ou fazem-se sempre os 60 km pela EN 226 e EN 229...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só falei em ir a Lamego por causa do Ip3 que já está ligado de Viseu a Lamego.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vai ter portagens ou é SCUT?

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por TerranoII

                                            As curvas na A25 são muito acentuadas e com a chuva os condutores mais despreocupados vão ter surpresas. Não facilitem.
                                            Se a fizerem como a A24, tenham medo, muito medo. Vou melhor na 2a Circular a 160 que na A24 a 120....
                                            Opinião pessoal, claro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em minha opinião a A24 entre Viseu e o nó de Bigorne é muito mais segura que a A25 entre viseu e Albergaria.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                citação:Originalmente colocada por SamuraiGti

                                                Eu sou de Moimenta da Beira e para vir para S. João da Madeira, tenho de utilizar o Ip5 ou A25 como lhe chamam agora.
                                                Só falta mesmo à malta de Moimenta e arredores um acessp condigno e rápido à A24... Aquela EN226 está uma vergonha e indo por Vila Nova de Paiva é o martírio de tanta curva.

                                                Gosta dessa estrada,para mim é um prazer

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  a situaçao no nordeste transmontano e do ip4 em particular é das coisas mais repugantes....!


                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isto pertence ao GERAL e é para onde vai!...;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por RIDER

                                                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                      citação:Originalmente colocada por SamuraiGti

                                                      Eu sou de Moimenta da Beira e para vir para S. João da Madeira, tenho de utilizar o Ip5 ou A25 como lhe chamam agora.
                                                      Só falta mesmo à malta de Moimenta e arredores um acessp condigno e rápido à A24... Aquela EN226 está uma vergonha e indo por Vila Nova de Paiva é o martírio de tanta curva.
                                                      É por causa dessa estrada e de mais algumas dessa zona que os meus pneus da frente estão num belo estado

                                                      Gosta dessa estrada,para mim é um prazer
                                                      [B)]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Torres

                                                        citação:Originalmente colocada por TerranoII

                                                        As curvas na A25 são muito acentuadas e com a chuva os condutores mais despreocupados vão ter surpresas. Não facilitem.
                                                        Se a fizerem como a A24, tenham medo, muito medo. Vou melhor na 2a Circular a 160 que na A24 a 120....
                                                        Opinião pessoal, claro.
                                                        Tens de viajar comigo então. Na descida antes do tunel de Castro Daire, deixo o carro ir até aos 170km/h [}]

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X