O último lanço da A25 (antigo IP5) entre Viseu e Mangualde
deverá ficar concluído até ao final de Setembro.
Os derradeiros 30.5 qulómetros entre Viseu e Mangualde vão possibilitar que a A25, com 199 quilómetros de extensão, entre a ponte da Barra (Ílhavo) e Vilar Formoso fique concluída.
O lanço entre Viseu e Mangualde compreende os sublanços Boa Aldeia-IP3, Fial-Viseu (sublanço da A24), sublanço da EN 2 (beneficiação do traçado da EN 2 a Sul de Viseu), nó da EN 2-nó do Caçador e nó do Caçador- -Mangualde, cuja início de construção ocorreu em Abril passado, num investimento de cerca de 120 milhões de euros.
Pensada inicialmente para estar pronta aquando do Euro 2004, para servir o fluxo de possíveis espanhóis que acorreriam ao nosso país para ver os jogos de futebol da sua equipa, a empreitada de duplicação do velho e perigoso Itinerário Principal n.º5 (IP5) apenas começou em Julho de 2003.
Os primeiros trabalhos tiveram início junto da fronteira, numa extensão de 35 quilómetros, entre Guarda e Vilar Formoso.
Seguiu-se, depois, o troço entre Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga.
É que, apesar de ser um itinerário principal, o IP 5 tinha já, entre Albergaria-a-Velha e a ponte da Barra (Ílhavo), um perfil de auto-estrada, desde a sua construção nos anos 80.
O último troço a ser construído e aberto ao trânsito ocorreu ainda este mês - são nove quilómetros entre o nó do Caçador (Viseu) e Mangualde -, mês e meio antes do previsto.
A antecipação foi explicada pelo concessionário (Aenor) pelo aumento de tráfego que nesta altura do ano ocorre na mais importante via de ligação terrestre à principal fronteira terrestre nacional.
Este troço representa um investimento de 44 milhões de euros e possui cinco câmaras de vigilância, dez postos SOS e barreiras acústicas, possuindo ainda três nós de ligação e seis restabelecimentos de entradas, para além de monitorização permanente de tráfego e um sistema de gestão que dará a informação, em tempo real, de ocorrências e alertas meteorológicos através de painéis de informação.
A A25 ou a duplicação do velho IP5, entre o nó de Albergaria- -a -Velha e a fronteira de Vilar Formoso, representa um investimento superior a 704 milhões de euros.
deverá ficar concluído até ao final de Setembro.
Os derradeiros 30.5 qulómetros entre Viseu e Mangualde vão possibilitar que a A25, com 199 quilómetros de extensão, entre a ponte da Barra (Ílhavo) e Vilar Formoso fique concluída.
O lanço entre Viseu e Mangualde compreende os sublanços Boa Aldeia-IP3, Fial-Viseu (sublanço da A24), sublanço da EN 2 (beneficiação do traçado da EN 2 a Sul de Viseu), nó da EN 2-nó do Caçador e nó do Caçador- -Mangualde, cuja início de construção ocorreu em Abril passado, num investimento de cerca de 120 milhões de euros.
Pensada inicialmente para estar pronta aquando do Euro 2004, para servir o fluxo de possíveis espanhóis que acorreriam ao nosso país para ver os jogos de futebol da sua equipa, a empreitada de duplicação do velho e perigoso Itinerário Principal n.º5 (IP5) apenas começou em Julho de 2003.
Os primeiros trabalhos tiveram início junto da fronteira, numa extensão de 35 quilómetros, entre Guarda e Vilar Formoso.
Seguiu-se, depois, o troço entre Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga.
É que, apesar de ser um itinerário principal, o IP 5 tinha já, entre Albergaria-a-Velha e a ponte da Barra (Ílhavo), um perfil de auto-estrada, desde a sua construção nos anos 80.
O último troço a ser construído e aberto ao trânsito ocorreu ainda este mês - são nove quilómetros entre o nó do Caçador (Viseu) e Mangualde -, mês e meio antes do previsto.
A antecipação foi explicada pelo concessionário (Aenor) pelo aumento de tráfego que nesta altura do ano ocorre na mais importante via de ligação terrestre à principal fronteira terrestre nacional.
Este troço representa um investimento de 44 milhões de euros e possui cinco câmaras de vigilância, dez postos SOS e barreiras acústicas, possuindo ainda três nós de ligação e seis restabelecimentos de entradas, para além de monitorização permanente de tráfego e um sistema de gestão que dará a informação, em tempo real, de ocorrências e alertas meteorológicos através de painéis de informação.
A A25 ou a duplicação do velho IP5, entre o nó de Albergaria- -a -Velha e a fronteira de Vilar Formoso, representa um investimento superior a 704 milhões de euros.
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