Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat 500 1.2 2014 - possível compra

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat 500 1.2 2014 - possível compra

    Boas!

    Tenho um Audi A2 a gasolina de 2001 com mais de 200000 kms, que começa a dar alguns problemas eléctricos/electrónicos. Problemas recorrentes... ou seja, já não são a 1.ª vez. Este é o segundo carro cá da casa e serve para andar cerca de 20/25 kms por dia à semana e pouco mais. Faz algum percurso de cidade, mas a horas sem muito trânsito. Nestas últimas semanas apareceram mais dois problemas, vai chegar a altura de trocar pelo menos dois pneus (ou os 4) e o seguro daqui a 3 meses. Fez este mês 14 anos.
    Coloca-se a pergunta, trocar agora ou investir cerca de 1000 euros e aguentar mais uns anitos?

    Como indica o titulo, a principal alternativa seria um Fiat 500 de serviço com garantia de 2 anos. Um dos carros preferidos da "Maria"!

    Alguém que conheça o histórico destes motores a gasolina e vantagens/desvantagens deste 500?

    E em relação ao 500C, com a capota em lona, sabem se dão problemas?

    Agradeço desde já as opiniões.
    Editado pela última vez por soneca902; 16 February 2015, 21:30.

    #2
    O 1.2 para a cidade é perfeito e é um motor de guerra!

    Avança com isso, a tua mulher vai ficar radiante e até tu vais ter vontade de dar um voltinha.

    Eu tive um twinair sport durante ano e meio e gostei bastante. Já a minha Mãe tem um 1.2 desde 2009 e toda a gente adora. Zero problemas e médias de 6 e pouco.

    Comentário


      #3
      Acabei por encontrar um tópico semelhante do ano passado e com opinião positiva dos proprietários.

      Outra questão, se comprarmos, é ir ou não para o 500C, com a capota em lona... Acho-lhe mais piada, mas... tenho receio de a longo prazo (sim, vai ter de durar pelo menos tanto como o A2 ) ter um problema extra no mecanismo da capota e na manutenção da própria lona. Vai ter garagem onde passar a noite, mas durante o dia não.

      Comentário


        #4
        O motor 1.2 é designado FIRE, motor fiável e de manutenção barata: velas, óleo, filtros (exceptuando a troca de correia de distribuição, mas isso é em todos os carros).

        No FIAT 500 deve despachar-se bem, já não Grande Punto / Evo, é mais pastelão devido ao peso do carro!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por soneca902 Ver Post
          Acabei por encontrar um tópico semelhante do ano passado e com opinião positiva dos proprietários.

          Outra questão, se comprarmos, é ir ou não para o 500C, com a capota em lona... Acho-lhe mais piada, mas... tenho receio de a longo prazo (sim, vai ter de durar pelo menos tanto como o A2 ) ter um problema extra no mecanismo da capota e na manutenção da própria lona. Vai ter garagem onde passar a noite, mas durante o dia não.
          Que eu saiba não há grandes registos de avarias recorrentes da versão C, no entanto, obviamente, é um componente sujeito a maiores problemas. E com o teu pressuposto de de ter que durar mais 15 anos, eu, no teu lugar, se calhar precavia-me e dispensava .

          Comentário


            #6
            Eu também dispensava a capota, pode sempre haver problemas mesmo em novo.

            Comentário


              #7
              Eu encomendei um! A ver como se porta

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Citation Ver Post
                Eu encomendei um! A ver como se porta
                Boa sorte então!

                Estava agora a ver o configurador. Sabe se existe alguma promoção?! Não estava a pensar comprar novo, mas a que preço fica, mais ou menos? 15/16 mil?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por soneca902 Ver Post
                  Boa sorte então!

                  Estava agora a ver o configurador. Sabe se existe alguma promoção?! Não estava a pensar comprar novo, mas a que preço fica, mais ou menos? 15/16 mil?
                  Encomendei num importador! Novo! 13000

                  Comentário


                    #10
                    O motor 1.2 é o mais equilibrado para o Fiat 500. Anda bastante menos que o Twinair, mas é suficientemente despachado, gasta consideravelmente menos e é, pelo menos no capítulo teórico, mais fiável e barato de manter.

                    O 500 é um automóvel genericamente fiável, mas continua a ter um ou outro problema eléctrico, típico da incúria italiana.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Citation Ver Post
                      Encomendei num importador! Novo! 13000
                      No zero km fica por esses valores.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                        O motor 1.2 é o mais equilibrado para o Fiat 500. Anda bastante menos que o Twinair, mas é suficientemente despachado, gasta consideravelmente menos e é, pelo menos no capítulo teórico, mais fiável e barato de manter.

                        O 500 é um automóvel genericamente fiável, mas continua a ter um ou outro problema eléctrico, típico da incúria italiana.
                        Se gastar o mesmo que o A2, entre os 6,5 e os 7, já me dou por satisfeito. Pelo que tenho lido, deve consumir isso ou ligeiramente menos.

                        Em relação à fiabilidade, não há muitos relatos nem DB's dos 500. Já estive a ver nos clube fiat nacionais e para já, nada a apontar. Ainda não vi em estrangeiros. O user Vrumm, pela experiência que tem, também não mostrou críticas a apontar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                          No zero km fica por esses valores.
                          Agradeço a dica. Vou pesquisar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                            No zero km fica por esses valores.
                            E ai mesmo

                            Comentário


                              #15
                              Deve ser dos melhores motores da fiat..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                O motor 1.2 é designado FIRE, motor fiável e de manutenção barata: velas, óleo, filtros (exceptuando a troca de correia de distribuição, mas isso é em todos os carros).

                                No FIAT 500 deve despachar-se bem, já não Grande Punto / Evo, é mais pastelão devido ao peso do carro!
                                Como já me disse um mecânico... mais do que uma hora de mão de obra para trocar a correia num Fire estás a ser roubado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                  Como já me disse um mecânico... mais do que uma hora de mão de obra para trocar a correia num Fire estás a ser roubado.
                                  Mesmo nos FIRE mais recentes será que ainda é assim?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                    Mesmo nos FIRE mais recentes será que ainda é assim?
                                    Nos de 8V o principio é mesmo.

                                    Agora deves ter mais um plástico ou outro a tapar a zona da correia, mas é um motor com a correia facilmente acessível e fácil de mudar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                                      Nos de 8V o principio é mesmo.

                                      Agora deves ter mais um plástico ou outro a tapar a zona da correia, mas é um motor com a correia facilmente acessível e fácil de mudar.
                                      Mudei pela primeira vez o óleo ao meu Grande Punto a semana passada, e não gostei da experiência ... O carter do óleo fica muito recuado atrás da frente, assim como a tampa da caixa do filtro de ar tem uns parafusos que mal se consegue ver para retirar os parafusos.

                                      isto para dizer que não é um motor complicado de trabalhar, mas já vi motores com melhores acessos hehehe.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora, alguém já teve a experiência de trocar o kit distribuição + bomba de água numa oficina FIAT ou numa outra oficina, para modelos (Grande Punto, Punto Evo, Panda, 500) destes FIRE mais recentes?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por soneca902 Ver Post
                                          Agradeço a dica. Vou pesquisar.
                                          http://www.zero-km.pt/viatura-vendida.aspx?id=141
                                          Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                          Deve ser dos melhores motores da fiat..
                                          No GP e no Y achei que lhe faltava genica.

                                          Mas no 500 parece que tinha outra alma. Pode ter sido da minha cabeça, mas fiquei com essa ideia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            JoelM, confirmo o que diz.
                                            No Grande Punto é um motor pequeno para o conjunto total do carro, não me lembro qual o peso do GP mas deve estar entre os 1100 e os 1200 KG, pelo que precisava de passar de uns 65 cv para uns 85 cv pelo menos.

                                            Ainda assim, o meu Grande Punto está a fazer médias de 5.9 L/100 (através do CB).
                                            Problemas no carro? Hummm, alguns ... Como o carro foi de Rent-Car, acredito que os problemas dele foram feitos por 1001 pessoas que o utilizaram, como se o carro não fosse deles, pois vejo que há pessoas com carros iguais que nunca tiveram problemas semelhantes.
                                            Comprei o meu com 2 anos e meio de idade, e 52.000 KM's.

                                            Já deve toda a gente saber isto, mas nunca comprem carros Rent-Car. Infelizmente caí na asneira.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quanto ao 1.2 no FIAT 500, acredito que este motor com os 69 cv devem cumprir, obviamente sem serem brilhantes, mas não deve desiludir.
                                              Se não, há que ir para um 1.4 100 cv

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                                                JoelM, confirmo o que diz.
                                                No Grande Punto é um motor pequeno para o conjunto total do carro, não me lembro qual o peso do GP mas deve estar entre os 1100 e os 1200 KG, pelo que precisava de passar de uns 65 cv para uns 85 cv pelo menos.

                                                Ainda assim, o meu Grande Punto está a fazer médias de 5.9 L/100 (através do CB).
                                                Problemas no carro? Hummm, alguns ... Como o carro foi de Rent-Car, acredito que os problemas dele foram feitos por 1001 pessoas que o utilizaram, como se o carro não fosse deles, pois vejo que há pessoas com carros iguais que nunca tiveram problemas semelhantes.
                                                Comprei o meu com 2 anos e meio de idade, e 52.000 KM's.

                                                Já deve toda a gente saber isto, mas nunca comprem carros Rent-Car. Infelizmente caí na asneira.
                                                O GP 1.2 que conduzi era de rent e foi dos gp's que conduzi o que mais ruídos parasita tinha.

                                                No Y a caixa era muito longa o que não ajudava.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                  O GP 1.2 que conduzi era de rent e foi dos gp's que conduzi o que mais ruídos parasita tinha.

                                                  No Y a caixa era muito longa o que não ajudava.
                                                  Pois, o meu também tem vários ruídos. Basicamente, na altura uma pessoa pensa que está bem estimado e essas cenas todas, mas depois começam a aparecer os problemas que 1001 pessoas fizeram ao colocar as mãos nele.

                                                  A única coisa que safa o motor 1.2 de arrastar do Grande Punto é a caixa que tem escalonamentos curtos, se fossem relações mais compridas seria desesperante.

                                                  Nunca conduzi um Ypsilon, ou um 500, embora eu não me importasse de trocar o meu Grande Punto pelo 500

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por soneca902 Ver Post
                                                    Se gastar o mesmo que o A2, entre os 6,5 e os 7, já me dou por satisfeito. Pelo que tenho lido, deve consumir isso ou ligeiramente menos.

                                                    Em relação à fiabilidade, não há muitos relatos nem DB's dos 500. Já estive a ver nos clube fiat nacionais e para já, nada a apontar. Ainda não vi em estrangeiros. O user Vrumm, pela experiência que tem, também não mostrou críticas a apontar.
                                                    O "meu" só anda em cidade e quase sempre percursos curtos. A condução é calminha, mas não é especialmente bem conduzido. O CB costuma sempre marcar "6 baixos". 7L só a andar em estrada e já depressa. O carro é realmente económico.

                                                    Tem cinco anos e cerca de 45 000 km, mas já deu algumas chatices. Tinha acabado a garantia quando o motor-ventilador da chauffage morreu e, entretanto, partiram-se as cablagens da bagageira. Mais tarde, problema na coluna de direcção, que impediu o carro de pegar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                      O "meu" só anda em cidade e quase sempre percursos curtos. A condução é calminha, mas não é especialmente bem conduzido. O CB costuma sempre marcar "6 baixos". 7L só a andar em estrada e já depressa. O carro é realmente económico.

                                                      Tem cinco anos e cerca de 45 000 km, mas já deu algumas chatices. Tinha acabado a garantia quando o motor-ventilador da chauffage morreu e, entretanto, partiram-se as cablagens da bagageira. Mais tarde, problema na coluna de direcção, que impediu o carro de pegar.
                                                      Importa-se de explicar esta última parte por favor?
                                                      No meu GP tem acendido algumas vezes o sinal de avaria de direção assistida, mas isto sempre quando ligo a ignição, quando ligo o carro o aviso desliga-se.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu tenho Fiat 500 com mais de 92 Mil KM´s, e se bem que é 1.3 Mjet, tudo o resto é compartilhado com o 1.2 logo em termos de fiabilidade em si é semelhante.

                                                        Só digo isto: Fiabilidade por fiabilidade, num binómio problemas/KM, está em segundo lugar nos meus melhores carros e caminha a passos largos para primeiro, se assim continuar!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                          Eu tenho Fiat 500 com mais de 92 Mil KM´s, e se bem que é 1.3 Mjet, tudo o resto é compartilhado com o 1.2 logo em termos de fiabilidade em si é semelhante.

                                                          Só digo isto: Fiabilidade por fiabilidade, num binómio problemas/KM, está em segundo lugar nos meus melhores carros e caminha a passos largos para primeiro, se assim continuar!
                                                          O meu teve mais "probleminhas" no inicio de vida que agora. Ainda ontem andei no banco de trás, algo que nunca acontece porque por norma conduzo eu o carro e, mais uma vez, constato que o carro não tem praticamente qualquer ruído parasita.

                                                          O que à primeira vista, com o tipo de plásticos que tem é surpreendente. É certo que não costuma andar em más estradas e é tratado com algum cuidado nesse aspeto, mas ainda assim não está nada mal para 64.000kms.

                                                          (Estou a falar do GP)

                                                          O 500 com que andei pareceu-me bastante sólido para um carro do segmento A. E poucos dias depois andei num spark e ainda realçou mais a solidez do 500.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Agradeço a todos as opiniões.

                                                            Está quase certo que "vamos" comprar o 500.

                                                            Agora tenho de decidir onde comprar, isto porque os preços do zerokm fizeram pensar!
                                                            1. Comprar de serviço como tinha pensado, 2. comprar no zerokm ou 3. negociar em stand FIAT, se conseguirem baixar o preço (ainda não fui a nenhum, por isso não sei preços, só de tabela).

                                                            E ainda tenho de despachar o A2!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X