Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema crónico ou mal de velhice?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema crónico ou mal de velhice?

    Bom dia a todos.

    Sou proprietário de uma carrinha Ford Escort, do ano 1996, motor 1.4 75cv, que conta com cerca de 150.000km.
    Ultimamente tem dado um problema estranho: "parte" catalizadores de meio em meio ano, o que atira os consumos em cidade para os 10/12L aos 100km. Em nacional consigo fazer 7/8L a 70/90kmh
    Para além disso, tem tido enormes dificuldades em passar no IPO devido aos gases de escape.

    Levou 4 injetores novos aos 125.000km, e uma sonda lambda nova também (os azelhas da oficina partiram ainda uma peça dentro do catalizador que teve de vir da Alemanha e foi paga por mim, eles não assumiram o erro).

    Acham que tenho um problema crónico, ou é simplesmente o passar dos anos a dizer-me que este carro quer que lhe dêm a reforma???

    Grande abraço para todos,
    JTB

    #2
    Se calhar já está a pedir a reforma, já tem 18 anos, o que não é nada mau.

    Comentário


      #3
      isso é o mecânico a pedir a reforma.
      Partir uma peça dentro de um catalizador e teve que vir da alemanha? Foste bem burlado, porque o catalizador vem "fechado", não dá para abrir e partir coisas ou trocar ou mexer.

      Leva-o a outro mecânico qualquer, ao calhas, que certamente acertas num melhor que esse. A mecânica do escort é bastante simples, se esse gajo não chega lá é porque ainda não saiu do tempo em que os carros usavam rodas de madeira.
      Eu, pessoalmente, começava por um teste de compressão, isto se os sintomas não fossem mais obvios. Tendo em conta que "come" catalizadores dessa maneira, até deve ser mais fácil chegar lá.

      Antes de mandares o carro fora, vê o que o carro efectivamente tem. Pelo menos assim tens com que fazer contas

      Comentário


        #4
        Se está a limpar catalizadores dessa forma e com esses consumos que tu dizes ser anormais, tás claramente com um problema de mistura muito rica e é isso que te está a estragar o catalizadores. Estes funcionam a temperaturas altíssimas, se os gases que saem do motor forem resultado de uma mistura mal afinada, ainda vêm com algum combustível mal queimado, ao entrarem em contacto com o catalizador que está quentíssimo, vão terminar a combustão dentro do mesmo aumentando ainda mais a temperatura o que provoca o seu desgaste tão prematuro...

        Comentário


          #5
          Apesar dos 18 anos não tem muitos kms.

          Também mudava de oficina.

          Comentário


            #6
            Reforma esse chaço! Fiz milhares de km's numa e, apesar de espaçosa e confortável, era uma bêbada e pastelona! Bebia e pastelava ainda mais que eu!

            Abate com isso! Já não vale a pena teimar! Com o dinheiro/chatices que já tiveste compravas algo mais recente e melhor como uma Focus com 1.6 a gasolina ou mesmo com o 1.8 diesel. Por menos de 3.000 euros tens muito por onde escolher!

            Comentário


              #7
              Se o problema é os consumos, instala um kit de gás, com 150.000kms um motor a gasolina segundo os entendidos em GPL aqui do Forum, o motor está novo, e a gás aguenta até aos 800.000kms, segundo eles, apartir de estar a GPL até o óleo do motor dura mais e fica sempre limpo, por isso GPL nisso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                Se o problema é os consumos, instala um kit de gás, com 150.000kms um motor a gasolina segundo os entendidos em GPL aqui do Forum, o motor está novo, e a gás aguenta até aos 800.000kms, segundo eles, apartir de estar a GPL até o óleo do motor dura mais e fica sempre limpo, por isso GPL nisso.
                O Trol está com vontade de comer...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                  Se está a limpar catalizadores dessa forma e com esses consumos que tu dizes ser anormais, tás claramente com um problema de mistura muito rica e é isso que te está a estragar o catalizadores. Estes funcionam a temperaturas altíssimas, se os gases que saem do motor forem resultado de uma mistura mal afinada, ainda vêm com algum combustível mal queimado, ao entrarem em contacto com o catalizador que está quentíssimo, vão terminar a combustão dentro do mesmo aumentando ainda mais a temperatura o que provoca o seu desgaste tão prematuro...

                  Nem mais , o promcipio de mistura rica pode danificar o catalisador .


                  Nesse motor se já meteste injectores novos e sonda lambda nova ( verifica esta se é adequada para o veiculo ! ) mete velas novas motorcraft super , uma limpeza na admissao e verifica o sistema de escape . Podes melhorar a entrada de ar na admissao tambem . E em principio deve ficar bem porreira


                  O velhinho motor CVH

                  Comentário


                    #10
                    um amigo meu eliminou o catalisador e depois o mecânico leva-o à inspecção todos os anos e passa sempre.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                      um amigo meu eliminou o catalisador e depois o mecânico leva-o à inspecção todos os anos e passa sempre.
                      Mas isso é porque o Centro de Inspeções fecha os olhos, como já disseram anteriormente se o veiculo estiver bem afinado, um catalisador ainda dura muito tempo, também dependerá dos trajetos, se fizer sistematicamente trajetos muito curtos em que não aquece até à temperatura normal de funcionamento, e que a mistura está rica, o catalizador vai sofrer.

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado a todos pelas diversas opiniões.

                        Falei agora com o meu pai (o habitual condutor; faz cerca de 3/4 km por dia em urbano) e ele falou com o mecanico que mete escapes e ele combinou trocar-lhe o catalisador na proxima quarta-feira sem custos (ainda que tenha tentado aldrabar-nos a dizer que as peças só têm 6 meses de garantia, e eu já li na legislação que têm 2 anos). O sistema de escape está bom, ainda não esta roto.

                        Esqueci-me de referir que nessa muda aos 125.000km trocou ainda correntes e sistema de bomba de água.
                        Não voltámos a esse mecanico. O actual, antes da IPO do ano passado, verificou que a sonda estava suja. Carbonizou-a e mandou-nos a IPO. O carro chumbou. Voltámos à oficina e (eu sei que nao devia dizer isto aqui) tirou uns cabos e ligou-os a uma mangueira (aberta na saida) que escondeu no motor. O carro passou à rasca. Mas como pelo caminho acelerámos para limpar (ele mandou), o escape acabou por romper.

                        Depois de uma analise mais demorada, ele falou numa peça que regula a mistura gasolina/ar do motor, e está-se a pensar trocar antes da carrinha ir agora à inspeção em Fevereiro.

                        Eu sei que já é um carro antigo, mas ninguem da mais de 500€ por ela no mercado de usados.
                        A única opção era dar à troca na compra de um novo.
                        Mas como cá em casa mora um Toyota Auris de 12/2010 comprado novo, é um risco estar a gastar assim muito dinheiro e ficar com 2 carros novos. Vai depender de como me correr a vida. Pensei em comprar o Toyota aos meus pais caso vá trabalhar para longe e compense um diesel (Às vezes conduzo o D4-D e noto que ele foi feito para comer quilómetros), e depois os meus pais compram um carrito (a gasolina) para ficar para eles (dando à troca a carrinha velha).

                        Só dá pena mandá-la embora. Tem muito espaço; já levou desde carradas de lenha, sacas de batatas a instrumentos de Tuna (coube um contrabaixo!!).

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X