Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opiniões Celica 1.6 ST-i 1990-1993

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opiniões Celica 1.6 ST-i 1990-1993

    Ando a pensar adquirir um Celica dessa época, alguém sabe se vale a pena adquirir um ?

    como a idade não perdoa.. o motor, a transmissão e mais outras coisas vão precisar de ser reparados/rectificados, certo ? sabem se é muito caro investir ?

    a nível de peças é fácil arranjar ou nem por isso ?

    terá que ser um carro para conduzir diariamente quando voltar para os açores, lá não vou fazer muitos km's.

    cumprimentos
    Editado pela última vez por NismoPT; 17 February 2015, 17:34.

    #2
    O meu pai ainda tem lá por casa um carro desses comprado novo. Por acaso avariou agora, mas ainda nem soube o que foi.

    Em todo o caso, a comprares deves sempre procurar o carro (unidade) que esteja em melhor estado e não contares com aquela ideia de "mais tarde reparo".

    Esses carros são muito fiáveis, e em termos de contrução são extremamente robustos (a Toyota esmerou-se nesse modelo).

    No entanto, quase tudo naquele carro está feito para uma condução mais "requintada" do que desportiva.
    Tens uma caixa muito boa em termos de suavidade, precisão e aparente isolamento das vibrações e oscilações do motor (ao nível do melhor que já experimentei até hoje), e tem uma direcção pouco desmultiplicada.

    Mas o 1.6 não permite grandes emoções, e mesmo com jante de 15 polegadas (que nem era averbado na altura) continuava a não ser um carro muito ágil ou dinâmico. Também não era um carro feito só para andar a direito, mas a parte desportiva do carro fica-se mais pelo visual exterior e o ir sentado "no chão".

    Na versão 1.6 sti eles tinham dois leds que nos diziam se estávamos a conduzir de modo "eco" (luz verde) ou...não (luz amarela)!
    Como lado positivo, o 1.6 faz consumos porreiros, e se mantiveres a luz verde acesa, vais andar em consumos de 6 a 7 litros aos 100.

    Foi durante muitos anos um carro que fazia "virar" cabeças por onde passava, mas nunca foi um desportivo de "coração" (nessa versão).

    Comentário


      #3
      o carro é para andar nas calmas, de preferência que seja tudo de origem para o tornar um clássico e fazer virar muitas cabeças, tenho noção que a versão 1.6 não é para andar à desportiva.

      como tens um celica em casa, sabes dizer-me que, nos últimos anos, como são as peças em termos de disponibilidade e preço ? obrigado

      desde criança que sempre idolatrava um celica desses.

      Comentário


        #4
        O Celica está em casa...do meu pai!

        Mas em termos de peças o carro não tem levado nada de especial, pelo que nem tem sido complicado, apesar da manutenção (se é que se pode dar esse nome) desastrada a que o carro foi sujeito a maior parte da sua vida.
        Parte da mecânica julgo que era utilizada no Carina 1.6, pelo que as peças normais de desgaste serão fáceis de arranjar.

        Há no entanto algo específico que não me passaria pela cabeça:
        - Aqueles carros vinham com jantes de 13 polegadas, e depois com um pneu enorme em altura (tanto que dava para colocar um 205/50R15 (ou 205/55) sem aumentar diâmetro)...
        O do meu pai passou a andar com as jantes 15 a partir dos 30.000 km, e só há poucos anos é que ele se fartou de levar sempre a anotação na IPO, e decidiu aproveitar os pneus das jantes 15 estarem gastos para voltar à jante 13.

        Curiosamente, e segundo o meu pai, só a Hankook é que ainda fabricava pneus com aquela medida, pois as marcas mais conhecidas já não o faziam.
        Não tenho a medida de cor, mas é algo tipo 185/70R13 ou algo parecido.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NismoPT Ver Post
          Ando a pensar adquirir um Celica dessa época, alguém sabe se vale a pena adquirir um ?

          como a idade não perdoa.. o motor, a transmissão e mais outras coisas vão precisar de ser reparados/rectificados, certo ? sabem se é muito caro investir ?

          a nível de peças é fácil arranjar ou nem por isso ?

          terá que ser um carro para conduzir diariamente quando voltar para os açores, lá não vou fazer muitos km's.

          cumprimentos
          EU a uns 12 anos tive um carro desses, chassi muito bom, pecas a toyota ainda disponibiliza tudo e nao achei caro na altura... tive uma junta da cabeca queimada, e o total do arranjo ficou em 500euros com mao de obra, radiador agua novo juntas pernos etc... not bad....

          Comentário


            #6
            eu tenho receio dos celicas à volta de 1500 euros e com 190 mil km's e os vendedores só dizem que estão bons e que não precisam de nada, bem, era para ser um carro para fazer mais de 100 mil e durar outros 10 anos. e falo de celicas que não são nada mexidos, nem um toque de xuning.

            Comentário


              #7
              Há algo que é fundamental não perderes de vista: tu estarás sempre a comprar um carro com mais de 20 anos e habitualmente muito rodados.

              Por mais robustos que eles fossem (e até eram), raramente esses carros estão a ser vendidos pelo dono original, raramente foram sempre assistidos na marca (ou com os parâmetros estabelecidos pela marca), etc.

              Uma coisa tão simples quanto um anticongelante original vs aftermarket (e não indicado para o carro) pode ser a diferença entre um circuito impecavelmente limpo de ferrugem ou outro cheio de ferrugem. Pode ser a diferença entre o carro já ter queimado uma junta da cabeça (possivelmente por alguma tubagem ou mesmo rela corroída) ou estar ainda original.
              O mesmo se pode dizer de outros fluídos, como o óleo da caixa de velocidades ou mesmo da embraiagem hidráulica.

              Num carro com 150.000 km e 3 anos isso tem um determinado peso (relativamente reduzido).
              Num carro com 200.000 km e +20 anos isso torna-se facilmente decisivo.

              Ou seja, é sempre uma compra com um risco relativamente elevado.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X