Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Selos no vidro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Selos no vidro

    Boas pessoal.

    Sei que já é um assunto repetitivo, mas mesmo após pesquisas não consegui encontrar nenhum consenso.

    Afinal o selo da inspeção é ou não obrigatório de estar colocado no vidro? (sim, a folha de inspeção tem de estar sempre presente na viatura)

    E o selo do seguro, tem mesmo de estar em baixo ou são só "mariquices"?

    Digo isto porque já fui informado pela polícia que o selo da inspeção não era obrigatório, mas também já me disseram o oposto.
    Quanto ao selo do seguro não tenho informações concretas, mas conheço quem já tenha sido multado por o ter colocado na parte de cima do vidro. Contudo, foi só um exemplo.

    Muito obrigado.

    Cumprimentos

    #2
    O selo da inspecção não é obrigatório!

    Comentário


      #3
      O do seguro é. Agora isso de estar em cima ou em baixo, já me parece mais um preciosismo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por roberts Ver Post
        O selo da inspecção não é obrigatório!
        Mas na folha da inspeção diz para colocar no vidro. Vai-se lá entender . Eu continuo a colocar não me incomoda nada .

        Comentário


          #5
          Na ultima inspecção, à cerca de dois meses, coloquei essa questão ao examinador, a resposta dele foi que é obrigatório o selo estar colado no vidro do lado direito em baixo.

          Comentário


            #6
            Com a ultima alteração do Código, passou a não ser obrigatório a colocação do selo.

            Mas como em Portugal nada é simples, depende da interpretação da lei.

            Lei antiga:

            Artigo 8.º
            Prova - [revogado - Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de Julho]
            1 - Para comprovar a realização das inspecções periódicas é emitida pela entidade titular do centro de inspecção, por cada veículo inspeccionado, uma ficha de inspecção que contém uma vinheta destacável, que deve ser colocada em local visível do exterior do veículo.
            Lei Nova:

            Artigo 9.º
            Prova de realização da inspeção
            1 - Para comprovar a realização das inspeções periódicas é emitida pela entidade gestora do centro uma ficha de inspeção por cada veículo inspecionado.


            Editado pela última vez por SilverArrow; 20 February 2015, 11:00.

            Comentário


              #7
              Tenho os selos no canto superior direito, já fui parado e ninguém me disse nada. Desde que estejam visíveis, ninguém diz nada.

              Comentário


                #8
                É para dar mais 2 cv de potência

                Comentário


                  #9
                  Eu só tenho mesmo o do seguro no para-brisas.

                  Ainda esta semana fui mandado parar, mostrei todos os documentos, incluindo a folha da inspeção e nada me foi dito.

                  PS: perguntaram se tinha bebido bebidas alcoólicas (eram pouco mais de 8:00) e eu disse que vinha da cama e não na night!!!

                  Comentário


                    #10
                    Também só tenho o do seguro no canto inferior direito. Já fui mandado parar, mostrei os documentos todos incluindo a ficha da inspecção com o selo por destacar, e segui viagem.

                    Comentário


                      #11
                      se já existe um tópico e o user até sabe disso não sei porquê abrir um novo tópico

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
                        se já existe um tópico e o user até sabe disso não sei porquê abrir um novo tópico
                        Deve ser para usar as bolsinhas para por nos faróis nos TD

                        Comentário


                          #13
                          Também tinha esta duvida e decidi manter o selo, não vá apanhar um polícia desactualizado e depois quem apanha a multa sou eu e lá tenho de ir para a esquadra discutir a multa. Não estou para ter chatices por causa de um bocado de papel no vidro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jferreira Ver Post
                            Mas na folha da inspeção diz para colocar no vidro. Vai-se lá entender . Eu continuo a colocar não me incomoda nada .
                            Na folha da IPO diz isso porque a lei mudou e já não é obrigatório afixar no vidro mas os centros deviam ter centenas de folhas e não as iam deitar fora...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RMarques23 Ver Post
                              Boas pessoal.

                              Sei que já é um assunto repetitivo, mas mesmo após pesquisas não consegui encontrar nenhum consenso.

                              Afinal o selo da inspeção é ou não obrigatório de estar colocado no vidro? (sim, a folha de inspeção tem de estar sempre presente na viatura)

                              E o selo do seguro, tem mesmo de estar em baixo ou são só "mariquices"?

                              Digo isto porque já fui informado pela polícia que o selo da inspeção não era obrigatório, mas também já me disseram o oposto.
                              Quanto ao selo do seguro não tenho informações concretas, mas conheço quem já tenha sido multado por o ter colocado na parte de cima do vidro. Contudo, foi só um exemplo.

                              Muito obrigado.

                              Cumprimentos
                              Isso da multa pela posição deve ter sido na altura em que existia o imposto de selo e que tinha uma posição especifica tal como tinham o da IPO e do seguro.

                              Atualmente só o do seguro é obrigatório afixar e podes colocar onde quiseres. Até podes pôr do lado esquerdo. Desde que esteja num sítio visível e dentro da validade, estás a cumprir a lei.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MAzdaNIAx Ver Post
                                se já existe um tópico e o user até sabe disso não sei porquê abrir um novo tópico
                                se ler bem repara que pedi esclarecimento de dúvidas não tiradas nos outros tópicos

                                comentários destes é que enchem e são ainda mais desnecessários

                                obrigado aos restantes pelas respostas até ao momento

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por macer Ver Post
                                  Na ultima inspecção, à cerca de dois meses, coloquei essa questão ao examinador, a resposta dele foi que é obrigatório o selo estar colado no vidro do lado direito em baixo.
                                  E a mim, sem perguntar nada, disseram-me que não era preciso

                                  Comentário


                                    #18
                                    ao menos o comprovativo do iuc não é preciso afixar

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                      ao menos o comprovativo do iuc não é preciso afixar
                                      nem no carro nem em lado nenhum.... nem é para andar no carro sequer...

                                      Comentário


                                        #20
                                        andei anos sem selos no vidro, algures por volta de 2001/2002 fui mandado parar em Monsanto e o sr guarda perguntou por eles e eu abri o porta luvas e mostrei-lhe. " tem de os por no vidro e tal, pode apanhar um colega meu menos benevolente...), passado dois anos fui mandado parar em Seia e a mesma pergunta e tal, mas sem stress.
                                        agora ando com os dois, seguro e inspecção, no lado direito inferior não vá o diabo tecê-las...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Presentemente so é necessário ter a vinheta do seguro colada no canto inferior direito do veiculo, bem como o distico do gpl se for o caso, não é necessário rigorosamente mais nada.

                                          Atenção que será sempre necessário trazer a respetiva ficha de inspeção.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                            nem no carro nem em lado nenhum.... nem é para andar no carro sequer...
                                            ainda bem senão aquilo era capaz de tirar um pouco a visibilidade

                                            Comentário


                                              #23
                                              e tem de ser do lado direito mesmo ou pode ser do esquerdo? digo isto porque o meu carro tem um treta no canto inferior esquerdo que creio que é mesmo feita para se por o selo tipo uma mola de plástico transparente alguém sabe alguma coisa disto?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DCI Ver Post
                                                e tem de ser do lado direito mesmo ou pode ser do esquerdo? digo isto porque o meu carro tem um treta no canto inferior esquerdo que creio que é mesmo feita para se por o selo tipo uma mola de plástico transparente alguém sabe alguma coisa disto?
                                                Os Volvo e os Citroen C5 têm isso, mas penso ser para os tiquets dos parquímetros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DCI Ver Post
                                                  e tem de ser do lado direito mesmo ou pode ser do esquerdo? digo isto porque o meu carro tem um treta no canto inferior esquerdo que creio que é mesmo feita para se por o selo tipo uma mola de plástico transparente alguém sabe alguma coisa disto?
                                                  O código da estrada é explícito nesse sentido, as vinhetas são para ser colocados no canto inferior direito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                    Os Volvo e os Citroen C5 têm isso, mas penso ser para os tiquets dos parquímetros.
                                                    Pois é um V40, pensava que era para o selo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                      O código da estrada é explícito nesse sentido, as vinhetas são para ser colocados no canto inferior direito.
                                                      O código da estrada já não fala em vinhetas.

                                                      e sobre afixação do dístico comprovativo do seguro de responsabilidade civil obrigatório, o artigo 30º diz isto:

                                                      "Artigo 30.º

                                                      Dístico

                                                      1 — Nos veículos cuja utilização esteja sujeita ao

                                                      segu ro e com estacionamento habitual em Portugal, com

                                                      excepção dos motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos

                                                      e máquinas industriais deve ser aposto um dístico,

                                                      em local bem visível do exterior, que identifique, nomeadamente,

                                                      a empresa de seguros, o número da apólice, a

                                                      matrícula o veículo e a validade do seguro."


                                                      Portanto, à direita, à esquerda, a meio, no vidro da porta ou onde quiseres, desde que visível do exterior, cumpre a lei.

                                                      A portaria que referia o canto inferior direito como local de afixação (Portaria 56/95) diz respeito ao decreto-lei que foi revogado pelo atualmente em vigor (291/2007), logo, mesmo que a portaria não tenha sido revogada, tendo sido o decreto-lei a que esta diz respeito, o seu cumprimento não faz sentido, pelo que vai o artigo 30º do DL 291/2007 ou seja, "qualquer local que seja visível do exterior do carro"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas,

                                                        Só é obrigatório colocar o selo da seguradora e no canto inferior dtº.,
                                                        Há umas semanas um senhor agente da PSP, numa daquelas operações STOP na madrugada de Lisboa,
                                                        estava a mandar circular devagar só ver o selo e chamou-me a a atenção para colocar no canto inferior dtº
                                                        o que fiz quando troquei de viatura.....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                                          Boas,

                                                          Só é obrigatório colocar o selo da seguradora e no canto inferior dtº.,
                                                          Há umas semanas um senhor agente da PSP, numa daquelas operações STOP na madrugada de Lisboa,
                                                          estava a mandar circular devagar só ver o selo e chamou-me a a atenção para colocar no canto inferior dtº
                                                          o que fiz quando troquei de viatura.....
                                                          Sim, mas a portaria não vale mais que o decreto-lei. o decreto-lei em vigor diz apenas "local visível do exterior do carro". e remete para a publicação de uma portaria sobre o referido assunto, algo que nunca veio a suceder, persistindo a portaria 56/95 (que refere o canto inferior direito) mas cujo decreto-lei a que "Pertence" e faz referência já não existe desde 2007..... por isso, é assim meio um vazio legal.

                                                          consequência óbvia de uma multa aplicada (indevidamente) por não ter a vinheta no canto inferior direito? pedir a impugnação que é automaticamente diferida pelo ANSR.

                                                          Não quer isto dizer que não possa eventualmente acontecer um agente menos atualizado tentar multar ou multar realmente, mas essa multa é depois facilmente anulada. quem não quiser correr o risco, coloca no canto inferior direito. quem tem colocado noutra zona do vidro, se fosse eu deixava ficar...

                                                          a mim também me tentam sempre multar pelo código 101 nas restrições da condução.

                                                          antigamente o 100 signficava uso de óculos de condução e o 101 uso de óculos ou lentes de contacto.

                                                          atualmente há o código 01.01 (uso de óculos de correção) e o código 01.06 (uso de óculos ou lentes).

                                                          fazendo a correspondência o "Meu" código 101 corresponde ao 01.06 da legislação atual. não sou obrigado a corrigir a carta por isso. fui saber ao IMT e disseram que não havia problema porque pelo número da carta, a minha restrição aparece automaticamente como 01.06 (apesar de estar escrito na carta o código antigo na carta).

                                                          qual é o problema? 101 é mais parecido com 01.01 do que com 01.06. e quando apanho um agente menos atualizado nestes pormenores de legislação, existe sempre a discussão que me vai multar ou que hoje perdoa mas pra próxima sou multado e eu lá explico que não é assim. isto porque, tenho de usar ou óculos ou lentes na condução, mas uso maioritariamente lentes. e levo sempre óculos no carro. mas volta e meia lá acontece um diálogo engraçado.

                                                          o dístico do seguro é o mesmo. o meu está mais próximo do canto inferior direito do que superior mas foi coincidência. foi o stand que pôs. se tivesse sido eu a pôr colocava no canto superior direito, que interfere menos na visibilidade. não que um ou outro faça grande diferença mas se escolher o que me pode "incomodar" mais qualquer coisa, seria o canto inferior direito.
                                                          Editado pela última vez por dtv; 21 February 2015, 16:50.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Disseram-me que dá 60€ de multa, se o dístico não estiver na parte inferior, é verdade?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X