Para quem percebe alguma (ou muita) coisa de carros, onde é que vocês adquiriram esse conhecimento? Através de cursos? Através da condução apenas? A ler revistas/internet? Ou em trabalho?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
De onde vem o conhecimento que possuem sobre automóveis?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Se queres apreender mesmo recomendaria comecar por uma biblioteca onde podes comecar por conhecer a historia do Automovel e algumas Biografias de homens muito interessantes. Karl Benz, Gottlieb Daimler, Rudolf Diesel, Henry Ford, entre outros.... A historia, conhecer os homens que criaram algo fantastico num tempo em que eram considerados loucos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostDepende da idade. Até 25 anos: internet. Mais de 25 anos: revistas! É assim que funciona!
Originalmente Colocado por CL Ver PostMais de 50 anos:
70% nos fóruns
25% da experiência passada
5% por risco e conta própria
Comentário
-
Originalmente Colocado por Poolkman Ver PostTambém achei que fosse ser algo assim
"5% por risco e conta própria" o que queres dizer? Mexer no carro por diversão?
Começa por uma necessidade já que diversão é praia, gajas, copos, amigos, etc. Mas quando um gajo tem um problema no carro... tem de pagar ou arregaçar as mangas!
Mas esses 5% só vêm depois dos outros 95%! Pá... basicamente isto começa quando se tem 13-14 anos e se pega no carro do pai e julgamos que já sabemos tudo!
Depois percebemos que afinal não sabemos nada! E esses 5% começam lentamente nessa fase... primeiro são apenas 0,1%... 10 anos depois já vai em 0,4% e por aí fora...
Comentário
-
Originalmente Colocado por VelSatiS Ver PostSe queres apreender mesmo recomendaria comecar por uma biblioteca onde podes comecar por conhecer a historia do Automovel e algumas Biografias de homens muito interessantes. Karl Benz, Gottlieb Daimler, Rudolf Diesel, Henry Ford, entre outros.... A historia, conhecer os homens que criaram algo fantastico num tempo em que eram considerados loucos.
Originalmente Colocado por CL Ver PostComeça por uma necessidade já que diversão é praia, gajas, copos, amigos, etc. Mas quando um gajo tem um problema no carro... tem de pagar ou arregaçar as mangas!
Mas esses 5% só vêm depois dos outros 95%! Pá... basicamente isto começa quando se tem 13-14 anos e se pega no carro do pai e julgamos que já sabemos tudo!
Depois percebemos que afinal não sabemos nada! E esses 5% começam lentamente nessa fase... primeiro são apenas 0,1%... 10 anos depois já vai em 0,4% e por aí fora...
Comentário
-
Originalmente Colocado por phirestarter Ver PostDecorar e citar factos históricos não é o mesmo que ter conhecimento e saber como as coisas funcionam. Define o que é "perceber de carros". Dizer que se percebe de carros porque se lê fóruns e revistas é o mesmo que dizer que se percebe de sexo por ver muita pornografia...
Mas também aquele perceber do tipo, saber quantos cavalos, quanto de cc tem um determinado modelo de uma determinada marca, saber se um modelo é a gasolina ou a gasóleo.
A história de uma marca, por exemplo, que tipo de carros já produziu...
Basicamente tudo
(qual a parte que percebem mais)
Comentário
-
Livros e internet.
Se queres aprender algo mais a fundo sobre motores aconselho o Livro "Motores de Combustão Interna" do professor Jorge Martins, pode ser um pouco pesado para alguém que não sabe muito portanto começaria pela internet.
Os vídeos do canal Engineering Explained são excelentes para um iniciante.
https://www.youtube.com/user/Enginee...f_id=2&view=50
No entanto também é importante perceber a física por trás dos motores pelo menos a um nivel básico (Cinemática e Termodinâmica principalmente, mas hoje em dia mais que nunca também electricidade e informática)
Quanto a história e etc existe muito material na internet, seja em texto como documentários e também claro livros.
O resto o melhor mesmo é mexer ou ver mexer.
Comentário
-
Originalmente Colocado por NothingFace Ver PostLivros e internet.
Se queres aprender algo mais a fundo sobre motores aconselho o Livro "Motores de Combustão Interna" do professor Jorge Martins, pode ser um pouco pesado para alguém que não sabe muito portanto começaria pela internet.
Os vídeos do canal Engineering Explained são excelentes para um iniciante.
https://www.youtube.com/user/Enginee...f_id=2&view=50
No entanto também é importante perceber a física por trás dos motores pelo menos a um nivel básico (Cinemática e Termodinâmica principalmente, mas hoje em dia mais que nunca também electricidade e informática)
Quanto a história e etc existe muito material na internet, seja em texto como documentários e também claro livros.
O resto o melhor mesmo é mexer ou ver mexer.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Poolkman Ver PostTalvez andes a ler os tópicos errados
A perceção que tenho deste fórum é que 90 e tal % do pessoal que aqui está são "mecânicos de secretária", que se limitam a debitar o que lêem na revista X ou site Y.
Contam-se pelos dedos os que realmente sabem do que falam.
Comentário
-
Curso de mecatronica auto, oficina honda, land rover e multimarcas, entre outras formacoes na Bosch, e em Italia para reprogramacao de centralinas e conversao de gasolina para GPL.
Fora os cursos e experiencias comecei como mecanico tinha prai 10 anos, com as motorizadas, depois para motas de competicao 2 tempos, ate preparar alguns motores a 4T, oficina em casa, enfim, nasceu no sangue e a paixao sempre se foi mantendo e crescendo.
Comentário
-
Boas,
O meu conhecimento vem de várias "fontes":
- Carta de condução há 35 anos com todos os "quadradinhos" preenchidos menos veículos de 2 rodas.
- Conduzir desde os 14.
- Estar ligado a empresas de transportes de mercadorias e passageiros.
- Ter sido assinante na Autohoje desde o nr. 10 até 950 +/-.
- Ter sido assinante da Automotor também uns 15 anos.
- Ler tudo o que me aparece á frente e que tenha a ver com veículos de 4 ou mais rodas. Vou a pé, todos os sábados ou domingos,
ao Continente dar uma vista de olhos em todas as publicações de especialidade (moro a 1 km).
- Tenho um ouvido que detecta ruídos diferentes nos carros do dia a dia, mas não dos que lavam o carro todas as semanas,
mais importante é ter o carro em boas condições mecânicas. Carros muito limpos e com mariquices atraem amigos do alheio.
- Ser cliente Toyota desde 1982, já vou no 7º veículo desta marca. Só me "desviei" quando comprei um LR TD5.
- Tentar estar todos os domingos em casa das 10:20 ás 11:35 para ver um programa de automóveis na M6.
- e muito mais que agora não vem á memória....
Comentário
-
Originalmente Colocado por jonny27 Ver PostNão, está a ler o fórum, mesmo.
A perceção que tenho deste fórum é que 90 e tal % do pessoal que aqui está são "mecânicos de secretária", que se limitam a debitar o que lêem na revista X ou site Y.
Contam-se pelos dedos os que realmente sabem do que falam.
Comentário
-
De onde vem o conhecimento que possuem sobre automóveis?
Bem sempre gostei de carros e mecânica. O que sei hoje aprendi com o meu pai, também na internet e também por aventura própria. Em relação a livros / revistas onde aprendi alguma coisa, foi na antiga RTA(revista técnica automóvel) ou mesmo nos manuais Haynes.
Comentário
-
É MUITO simples: no meu caso o interesse que 90 % da população portuguesa tem por futebol ou seja vidrados é o mesmo interesse que eu tenho por carros em geral.
Por volta dos 10 anos o meu pai explicou-me como funcionava um motor de combustão interna desde ai quanto mais sei mais quero saber. Enquanto muitos sabem os nomes de todos os jogadores de todas as equipas eu prefiro saber como funciona um turbo de geometria variável ou um sistema common rail.
Algumas horas de wikipedia e youtube dá para começar a notar as diferenças na mecânica dos carros que vemos todos os dias na estrada e pensamos que são todos iguais.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Poolkman Ver Post
(qual a parte que percebem mais)
Depois lia as boas revistas e jornais da altura, como o Mundo Motorizado, o Motor, o Volante... onde até traziam os tempos de todos os condutores em cada classificativa de qq rali e um gajo se entretia a ver as diferenças de tempo numa classificativa e comparar com as seguintes... quem perdia mais tempo onde e porquê... e porque é que carros aparentemente iguais eram tão diferentes nas mesmas classificativas... depois percebemos que uns são estrangeiros, outros nacionais, uns têm 3 vezes mais dinheiro para preparar os carros e fazer mais reconhecimentos, mais experiência internacional, maiores apoios logísticos, etc. etc.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário