Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dacia Duster 1.6 bifuel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dacia Duster 1.6 bifuel

    Muito boas tardes pessoal....
    Preciso das vossa opinoes.......
    Ja alguem conduziu um duster Bifuel deste novo modelo?????
    O que acharammmmm?????

    #2
    É o motor 1.6 da Renault. Já não é novo e não deve ser muito poupado.

    Talvez seja melhor opção comprar o 1.2 e mandar pôr a GPL cá fora. Ficas com melhores consumos, melhores prestações, e mais facilidade na assistência do equipamento GPL.
    Editado pela última vez por jeremiasforalei; 23 February 2015, 19:18.

    Comentário


      #3
      Tenho algumas dividas....
      Onde fica situado o comutador do gpl????
      No tablier aparece se esta a gasolina ou a gaz???

      Comentário


        #4
        Precisas mesmo da opção GPL ?

        Se sim, na gama Duster não há mais por onde escolher e ficas resumido ao que há. Ficas também limitado ao nível de equipamento que é apenas um.


        Depois, o 1.6 16v é um motor que está longe de ter o brilhantismo de outrora debaixo dos capot do Mégane e Clio.

        Se fazes poucos quilómetros, o melhor seria optar pelo 1.2 tCe de 125 cv. É mais potente, tem mais binário (que é mais importante num carro com o tamanho do Duster) e está disponível com o nível de equipamento máximo. Promete também melhores prestações e consumos médios (a gasolina, note-se). Na prática, deverá ser mais agradável de se utilizar. E vem com caixa de 6 velocidades.

        Paga menos de IUC anual.

        Comentário


          #5
          Quanto ao equipamento...acho que ate vem muito bem equipado, claro que lhe meti mais uns extras........
          Quanto aos klm.....So para trabalhar faço todos os dias 90 klm, sendo 85 deles feitos em IP3 a uma velocidade entre 80 a 100 kh.

          Faço uma media de 30000 klm por ano...penso que a gpl farei uma poupança significativa......

          Comentário


            #6
            Ainda não é possível converter para GPL o motor 1.2 do Duster. De qualquer das formas, o 1.6 não é rápido mas é fiável.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jposousa Ver Post
              Quanto ao equipamento...acho que ate vem muito bem equipado, claro que lhe meti mais uns extras........
              Quanto aos klm.....So para trabalhar faço todos os dias 90 klm, sendo 85 deles feitos em IP3 a uma velocidade entre 80 a 100 kh.

              Faço uma media de 30000 klm por ano...penso que a gpl farei uma poupança significativa......
              O equipamento no bi-fuel é o intermédio, pelo que deverá trazer o mínimo indispensável.

              Quanto à tua utilização, o 1.6 chegará mas dado que só irás fazer estrada aberta, o Diesel assenta que nem uma luva. Mas obriga a un esforço inicial considerável e que dá para muito GPL e revisões.

              Se o equipamento do Tour preenche as tuas necessidades, o GPL é uma boa aposta.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por now Ver Post
                Ainda não é possível converter para GPL o motor 1.2 do Duster. De qualquer das formas, o 1.6 não é rápido mas é fiável.
                Este 1.6 é o mesmo 1.6 16v da Renault que saiu no Mégane II e Clio II lá para bandas do ano 2001 e etc... com 110cv?

                Comentário


                  #9
                  Sim é esse mesmo.

                  Comentário


                    #10
                    É um motor experimentado.

                    Convém é fazeres bem as contas aos consumos e não seres demasiado optimista. É um SUV. A aerodinâmica, pneus, caixa e peso nunca favorecem a economia nestes veículos.

                    Se é para fazer 30 mil ao ano convém fazer bem contas... qual o consumo que esperas?

                    Comentário


                      #11
                      Comprei um Duster há pouco tempo. Estive indeciso em relação aos 3 motores (1.2 TCe, 1.6 Bi-Fuel e dCi 110).

                      Em relação a equipamento, a única coisa que perdes são os bancos de couro. Tudo o resto pode ser adicionado à versão GPL. E mesmo os bancos, não sei se não conseguem adicionar. Eu também adicionei extras fora do catálogo ao meu.

                      Em relação a meter GPL no 1.2 TCe, a Prins tem um kit de injeção líquida directa. A Borel vende o TCe novo com esse kit, e diz que não há problemas com as válvulas. A MasterGás (representante da Prins em PT) deu-me me um orçamento de 2800€ pela conversão, já com inspecção e legalização (vinheta verde).

                      Tendo em conta a diferença de preço para a versão bifuel de origem (2500€) e diesel (3400€) para os meus km optei pela versão TCe, apesar de não ter conseguido fazer test drive ao motor. Já tinha conduzido um dCi e testei o GPL. Decidi com base em reviews, prestações, etc. Isso, e a caixa de 6 velocidades.

                      Até agora o único arrependimento é ter demorado a chegar. Em Portugal como não se vendem carros a gasolina não há stock. As encomendas estavam a demorar 3 a 4 meses.

                      Vou fazer a "rodagem" e quando os consumos assentarem faço novamente as contas ao GPL. Pelas minhas estimativas, o TCe fica mais em conta que qualquer uma das outras opções (preço, consumos, IUC, seguro, manutenção).
                      Editado pela última vez por Duster; 23 February 2015, 23:23.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Duster Ver Post
                        Comprei um Duster há pouco tempo. Estive indeciso em relação aos 3 motores (1.2 TCe, 1.6 Bi-Fuel e dCi 110).

                        Em relação a equipamento, a única coisa que perdes são os bancos de couro. Tudo o resto pode ser adicionado à versão GPL. E mesmo os bancos, não sei se não conseguem adicionar. Eu também adicionei extras fora do catálogo ao meu.

                        Em relação a meter GPL no 1.2 TCe, a Prins tem um kit de injeção líquida directa. A Borel vende o TCe novo com esse kit, e diz que não há problemas com as válvulas. A MasterGás (representante da Prins em PT) deu-me me um orçamento de 2800€ pela conversão, já com inspecção e legalização (vinheta verde).

                        Tendo em conta a diferença de preço para a versão bifuel de origem (2500€) e diesel (3400€) para os meus km optei pela versão TCe, apesar de não ter conseguido fazer test drive ao motor. Já tinha conduzido um dCi e testei o GPL. Decidi com base em reviews, prestações, etc. Isso, e a caixa de 6 velocidades.

                        Até agora o único arrependimento é ter demorado a chegar. Em Portugal como não se vendem carros a gasolina não há stock. As encomendas estavam a demorar 3 a 4 meses.

                        Vou fazer a "rodagem" e quando os consumos assentarem faço novamente as contas ao GPL. Pelas minhas estimativas, o TCe fica mais em conta que qualquer uma das outras opções (preço, consumos, IUC, seguro, manutenção).
                        Peço desculpa pela questão lateral ao tópico... mas quais são os consumos atuais do seu TCE?

                        Obrigado!

                        Comentário


                          #13
                          Ora bem, com 30 000km ponderava o DCI, já é "alguma fruta".
                          Mas se o TCe pode ser convertido para GPL, e a nível de preços fica ela por ela, talvez fosse caso a pensar.
                          O 1.6 será um motor fiável, não muito económico, ainda que a GPL o custo €/km será talvez o de um diesel, a performance não estará perto nem do Dci nem do TCe

                          Comentário


                            #14
                            Está a gastar 8 (mais coisa menos coisa), mas espero conseguir baixar dos 7. Quanto mais alto ficar, mais depressa faço a conversão. Quando andei com o dCi 110 conseguia andar perto dos 5 no mesmo percurso.

                            Comentário


                              #15
                              O TCE deve gastar uns 7L, o DCI uns 6L e o GPL uns 11L, dentro desses 3 o custo por KM será identico ao DCI, uma vez que fazes trajetos bastante longos a versão Diesel não será pior, se bem que prefiro a sonoridade do 1600 a GPL.

                              Comentário


                                #16
                                recomendo o diesel até por causa do intervalo das revisões, deduzo que nos outros dois seja mais curto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Donde vem essa dedução?

                                  A mim ofereceram-me um contrato de manutenção, por isso vou lá ao fim dum ano mesmo sem ter feito os kms. Mas o que diz no manual é 30000km ou dois anos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                    É um motor experimentado.

                                    Convém é fazeres bem as contas aos consumos e não seres demasiado optimista. É um SUV. A aerodinâmica, pneus, caixa e peso nunca favorecem a economia nestes veículos.

                                    Se é para fazer 30 mil ao ano convém fazer bem contas... qual o consumo que esperas?
                                    Ora bem.....a minha base de comparação é relativa ao carro que ainda tenho clio 1.2 gasolina que faz 7 aos 100......

                                    .....No site da marca os consumos para gpl sao 7.7 9.0 e 11.8 (estrada.comb.cidade).Se fizer um consumo medio de 9l acho que sera uma poupança significativa....penso eu!!! (será que estou a pensar bem????)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jposousa Ver Post
                                      Ora bem.....a minha base de comparação é relativa ao carro que ainda tenho clio 1.2 gasolina que faz 7 aos 100......

                                      .....No site da marca os consumos para gpl sao 7.7 9.0 e 11.8 (estrada.comb.cidade).Se fizer um consumo medio de 9l acho que sera uma poupança significativa....penso eu!!! (será que estou a pensar bem????)
                                      É necessário ter algum cuidado com os consumos que as marcas anunciam. Basta olhar para os consumos anunciados por qualquer grande máquina a diesel para perceber que aquilo de real tem pouco...

                                      Não acredito que consigas fazer 9L a GPL nesse conjunto carro/motor. Isto em média. Acredito que a rolar na estrada se atinjam, mas em média não.

                                      Acredito nos 9L a gasolina, ou seja, conta com 10 a 11L de GPL aos 100 km. Depois faz contas ao preço do GPL na zona onde fazes os percursos.

                                      Atenção que 11L aos 100 é muito barato com GPL a 50 centimos... equivale a um diesel económico.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                        É o motor 1.6 da Renault. Já não é novo e não deve ser muito poupado.

                                        Talvez seja melhor opção comprar o 1.2 e mandar pôr a GPL cá fora. Ficas com melhores consumos, melhores prestações, e mais facilidade na assistência do equipamento GPL.
                                        Entao se meter o gpl ca fora fico com melhor assistençia do que se vier de fabrica????

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jposousa Ver Post
                                          Entao se meter o gpl ca fora fico com melhor assistençia do que se vier de fabrica????
                                          Pelo que li em casos aqui do forum ficas, além de preços de manutenção mais acessíveis. Os casos que aqui passaram eram da FIAT e OPEL.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A minha sugestão:

                                            O 1.2 tce a GPL feito o serviço cá fora... podes ter problemas com a garantia;
                                            O 1.6 GPL de origem pode saber-te a pouco e os consumos não vão ser simpáticos;
                                            O 1.5 dci não teu caso justifica-se. Vê apenas se procuras a motorização de 110 ou te chega a de 90.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O dCi 90 já não é possível de configurar (se bem que o site não é a bíblia).

                                              A garantia é sempre uma zona cinzenta. Durante a garantia legal (2 anos) a lei está do nosso lado: instalador ou marca, um tem que assumir. Mas a lei serve de pouco conforto (ninguém quer ir para tribunal). Além dos 2 anos, fazem o que quiserem.

                                              A garantia da Dacia está aqui. A frase relevante é que a garantia não cobre "os elementos do veículo que tenham sido transformados e as consequências (degradações, desgaste prematuro, alterações, etc.) dessa transformação noutras peças ou órgãos do veículo ou nas suas características." Pelo menos não vão deixar de arranjar o motor do vidro eléctrico por causa da instalação GPL, mas podem tentar cortar-se a problemas no motor.
                                              Editado pela última vez por Duster; 25 February 2015, 16:42.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Então fazendo um resumo...

                                                As diferenças entre o 1.6 bifuel e o 1.5 dci....

                                                O IUC da uma diferença de 10€ entre eles....

                                                O 1.5dci gasta menos.......O 1.6 bifuel gasta mais (10l)....mas o gás está a 0.59€, ficando ainda mais barato que o diesel.....

                                                O dci e mais caro cerca de 2000€ que o bifuel.....2000€ da para muito gás...........

                                                DUVIDA......Qual dos dois terá mais custos de manutenção?????'

                                                Ja li que a manutenção gpl vs gasolina é quase a mesma coisa.A diferença é que o gpl não deteriora tao rapidamente o óleo logo as mudanças do óleo e das velas poderão ser mais longas. Mas isto é gpl vs gasolina...

                                                E agora.........gpl vs diesel????? Será a mesma historia???????

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se queres mesmo um Duster, compra um a Diesel porque com os quilómetros que fazes compensa.

                                                  E porque não um usado, tipo de serviço?

                                                  Dacia Duster 1.5 dCi Prestige, € 20.650, Vila Nova De Gaia - Standvirtual

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Espero que essa tua pergunta não retome a 3a guerra mundial aqui no fórum!

                                                    Vou deixar aqui um dado que será sempre algo polémico e relativo, não é nenhuma verdade universal:

                                                    Em teoria, a longo prazo, o dci terá mais componentes sensíveis. Não falo de manutenção programada. Falo de componentes com potencial para virem a ser trocados ao longo da vida do carro: turbo, injectores, embraiagem/volante do motor, FAP. Tudo isto é relativamente caro.

                                                    Já o 1.6 16v é um motor muito simples...

                                                    Isto tudo é em teoria. Na prática tudo é uma questão de sorte: podes ter um carro em que o turbo dure toda a vida, ou os injectores... mas as probabilidades jogam a favor do 1.6.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Com o tipo de utilização que ele irá dar, se fizer a manutenção correcta, dificilmente terá problemas de maior.

                                                      Aliás, quem dera aos Diesel terem a vida que ele programa fazer com o carro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        Com o tipo de utilização que ele irá dar, se fizer a manutenção correcta, dificilmente terá problemas de maior.

                                                        Aliás, quem dera aos Diesel terem a vida que ele programa fazer com o carro.
                                                        Sim, é verdade. Mas a vida que ele pretende dar ao carro acaba por ser muito boa, seja qual for o motor, seja qual for o combustível. E o consumo também será minimizado em qualquer das escolhas...

                                                        É um facto que os diesel sofrem mais em cidade, e os FAP nem se fala, mas na verdade, qual é o motor que gosta de andar em cidade?

                                                        De qualquer forma, ainda dentro do tópico, acredito que o 1.5dci finalmente esteja livre de grandes problemas. Já anda no mercado há uma porrada de anos, se a Renault ainda não conseguiu corrigir tudo... mais vale fechar a loja!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No Spritmonitor.de o consumo médio está nos 10.24 lt.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se o motor, os combustiveis e os consumos nao fossem importantes ELE nao vinha aqui tirar algumas duvidas.

                                                            Até parece que ele vai comprar um carro para ter na garagem parado. Assim é que o carro tinha mesmo uma boa vida......

                                                            Esta complicado decidir........ mas vou continuar a pedir a vossa opiniao em caso de duvidas......
                                                            Editado pela última vez por jposousa; 25 February 2015, 18:30.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X