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Ford Fiesta 1.25Ghia VS Citroen Saxo 1.1

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    Ford Fiesta 1.25Ghia VS Citroen Saxo 1.1

    80% dentro das localidades 15% nas estradas e 5% na auto estrada (só mesmo às quintas feiras). Por dia uma média de 15-20km nem sei se tanto.
    Qual destes carros devo comprar?
    Quero um carro que gaste o menos possível. Se anda mais ou menos não quero saber é para cumprir os limites)😊😊

    #2
    SAXO, sem dúvidas.

    Comentário


      #3
      Com essas premissas onde o consumo é fulcral, o 1.1 do Saxo gasta menos.

      Comentário


        #4
        Nenhum dos 2 são carros muito poupados comparando com a concorrência da época. Mas entre esses 2, o saxo pelo consumo. De resto, e como carro no geral, prefiro o Fiesta, apesar de ter menos espaço e ser menos confortável.

        Comentário


          #5
          O Fiesta é muito melhor carro, com um motor muito mais disponível, tive a oportunidade de andar com vários do seguro e conseguia sempre uma média de 6 litros com andamento ligeiro ( circuito Misto ), o saxo irá consumir menos, mas se fosse eu a escolher e caso o Fiesta esteja em bom estado, era o Fiesta que comprava.

          Comentário


            #6
            O Fiesta é totalmente superior ao saxo !

            O motor é muito superior ao do saxo , e consumos andam á volta de 6.5/7 pelo menos a minha maria os faz na sua rotina normal de casa trabalho num fiesta 1.25 de 96 com 82 cvs

            Comentário


              #7
              o fiesta tem um motor mais solícito, mas consumirá sempre mais, fruto de ter mais 125cc e 22cv, incluindo binário. não há milagres. tenta encontrar o que estivr em melhor estado. fiestas encontrarás muitos, isso é certo. conheço muito bem o fiesta por dentro e o motor do saxo também, mas noutro carro. no final a diferença resume-se a meio litro, talvez, não é por aí que perdes. daí o meu conselho anterior, procura o que achares mais barato em conjunto com o melhor estado.

              lembra-te que são carros que já passaram os 15 anos e vão a caminho dos 20, por isso é importante ver o estado deles, mais que o consumo.

              Comentário


                #8
                Cá está um caso de um motor maior vs motor mais pequeno, sendo uma diferença pequena. Motor maior, consumo maior, ao contrário do que queriam fazer passar noutro topico ali ao lado. E se formos comparar o 1.25 com 1.4 da altura o 1.4 ainda consome mais que este.

                O fiesta é melhor carro, mas também vai puxar por esse pé direito porque ele responde bem, resultando numa diferença de consumo ainda maior comparada com o 1.1.
                Se é o consumo o factor decisivo, 1.1.

                Comentário


                  #9
                  O Fiesta é muito melhor mas gasta mais.

                  Se só estás a pensar no consumos de combustível vai pelo saxo.

                  Comentário


                    #10
                    O Saxo será sempre mais poupadinho nos consumos.

                    Conforto e espaço interior e até na mala, o Saxo também é melhor (e olha que o Saxo não é nenhuma referência em espaço interior). Os bancos do Fiesta são uma caca, rijos como pedra.

                    Se é para andar em cidade, pouco irás ligar ao comportamento mas o Fiesta só é jeitoso quando equipado com os caros pneus 185/55 R14. E se vier sem direcção assistida, tens ali um autêntico mono. A propósito de pneus, o Saxo usa medidas mais baratas e gasta-os menos que o Fiesta. Ou seja, também aqui fazes uma poupança significativa.

                    Direcção assistida que é coisa que também deverás procurar num Saxo, que pode parecer muito leve mas para cidade dá bastante jeito e torna a condução bem mais agradável.


                    Manutenção, a coisa equivale-se, sendo ambos poupadinhos. A nível de fiabilidade, a mecânica do Citroën é melhor. O maior cancro no Saxo e que deverás verificar em primeira mão é o eixo traseiro que tem tendência a ganhar folgas e a empenar (mais notório em carros rebaixados ou mal tratados). Se vires que o Saxo tem o interior dos pneus de trás muito desgastado, parte para outro.

                    As maiores vantagens do Fiesta devem-se ao motor, mais expedito e uma apresentação interior que aparenta ser mais sólida (mas que não o é tanto como faz crer).

                    Comentário


                      #11
                      Saxo gasta menos, Fiesta é bem mais vivo. Tive um de 1997 durante uns três anos. Primeiro carro. Ainda penso nele. Ah! E os desta altura penso que tinham 75cvs e nao 82 (embora se mexesse bem "demais" para 75cvs).

                      Comentário


                        #12
                        Pela economia? Saxo.

                        Mas diga-se de passagem que a economia é a única coisa que o Saxo tem de melhor

                        Comentário


                          #13
                          O feeling e o comportamento do saxo é bastante inferior ao fiesta , nos interiores ambos sao pequenos , tendo o fiesta uns bancos mais duros .

                          Direçao mais pesadinha no fiesta fa-lo ser mais "directo" o cá da casa tem trinagulos sem qualquer borracha , cardans nas ultimas e os foles completamente rotos e o gajo vai sempre direitinho .

                          Os motores 1.25 com injectores azuis debitam 82cvs ao inves dos castanhos que debitam 75 ...

                          Se o fiesta bebe apenas umas decimas a mais que o saxo , venha o motor do fiesta todos os dias que aquilo mete-se as mudanças todas e vai ali na boa ( caixa curtinha )

                          Comentário


                            #14
                            Tenho um 106 1.1 com o mesmo motor do Saxo e andei varias vezes com Fiestas

                            O Fiesta é mais rapido, motor 16v, mais cilindrada e mais 15 cavalos, e gasta mais. A andar bem, gasta mt mais
                            O Saxo é mais confortavel, e mais economico

                            De resto são carros pequenos, fiaveis qb

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                              Conforto e espaço interior e até na mala, o Saxo também é melhor (e olha que o Saxo não é nenhuma referência em espaço interior). Os bancos do Fiesta são uma caca, rijos como pedra.

                              Se é para andar em cidade, pouco irás ligar ao comportamento mas o Fiesta só é jeitoso quando equipado com os caros pneus 185/55 R14. E se vier sem direcção assistida, tens ali um autêntico mono. A propósito de pneus, o Saxo usa medidas mais baratas e gasta-os menos que o Fiesta. Ou seja, também aqui fazes uma poupança significativa.
                              2 reparos: A versão ghia não tem bancos rijos como pedra, e já tem direcção assistida de série (só a versão studio é que não tinha).

                              Comentário


                                #16
                                O que o Fiesta tem de melhor em relação ao Saxo 1.1 é o motor 1.25 e, creio eu, ser marginalmente melhor nos testes do Euro NCAP da época.

                                Comportamento dinâmico, segurança em curva, progressividade de reacções, conforto de suspensão, espaço e altura interior: o Saxo é superior ao Fiesta.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por To Ver Post
                                  O que o Fiesta tem de melhor em relação ao Saxo 1.1 é o motor 1.25 e, creio eu, ser marginalmente melhor nos testes do Euro NCAP da época.

                                  Comportamento dinâmico, segurança em curva, progressividade de reacções, conforto de suspensão, espaço e altura interior: o Saxo é superior ao Fiesta.

                                  Ve se está escrito em cima se é o saxo cup em questao ?!

                                  Aqui fala-se no 1.1 , logo é bastante diferente de um cup . O fiesta é muito superior ao 1.1 em comportamento dinamico , segurança , motor etc etc

                                  O puma era referencia em comportamento , e um puma é basicamente um fiesta

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    Ve se está escrito em cima se é o saxo cup em questao ?!

                                    Aqui fala-se no 1.1 , logo é bastante diferente de um cup . O fiesta é muito superior ao 1.1 em comportamento dinamico , segurança , motor etc etc

                                    O puma era referencia em comportamento , e um puma é basicamente um fiesta
                                    Refiro-me aos Fiestas da terceira e quarta geração, que são da mesma época do Saxo.

                                    E sim: os Saxo/106 "normais" são superiores em comportamento ao Fiesta, sendo uma das raríssimas vantagens do modelo americano o vivo (e guloso) motor do modelo 1.25.

                                    Claro que o nível "Ghia" já vem mais bem equipado do que os Saxos da época, mas tem várias falhas que o tornam inferior ao Citroen: jantes de liga leve que tendem a descascar, bancos menos confortáveis, mais apertado no interior, mais baixo no interior, suspensão inferior, menos informativo nas reacções em curva do que o Citroen, "voltando-se sem aviso ao dono", em situações-limite e a caixa é mais áspera num manuseamento contínuo do que a do modelo francês.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por To Ver Post
                                      Refiro-me aos Fiestas da terceira e quarta geração, que são da mesma época do Saxo.

                                      E sim: os Saxo/106 "normais" são superiores em comportamento ao Fiesta, sendo uma das raríssimas vantagens do modelo americano o vivo (e guloso) motor do modelo 1.25.

                                      Claro que o nível "Ghia" já vem mais bem equipado do que os Saxos da época, mas tem várias falhas que o tornam inferior ao Citroen: jantes de liga leve que tendem a descascar, bancos menos confortáveis, mais apertado no interior, mais baixo no interior, suspensão inferior, menos informativo nas reacções em curva do que o Citroen, "voltando-se sem aviso ao dono", em situações-limite e a caixa é mais áspera num manuseamento contínuo do que a do modelo francês.
                                      Comportamento superior ao Fiesta? LOl deve ser pois. Onde o saxo ganha é no espaço interior, conforto e consumos baixos. De resto o fiesta é superior me tudo. O conjunto direção e caixa bastante comunicativo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Metam pneus 165 ou 175 no Fiesta e vão ver que o bom comportamento do mesmo de esvai num ápice...

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                                          #21
                                          Aqui em casa tivemos um Fiesta mk4 17 anos. E sim mesmo com esses pneus continua a ser superior.
                                          E mesmo após esses anos todos, o eixo traseiro continuava igual a como veio de fábrica.
                                          E no Saxo?

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                                            #22
                                            Já tive AX e Saxo e não tive problemas no eixo traseiro.

                                            E sim, quem dera ao Fiesta ter a postura que o Saxo tem em estrada, ainda para mais sem fazer concessão ao conforto.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                              Cá está um caso de um motor maior vs motor mais pequeno, sendo uma diferença pequena. Motor maior, consumo maior, ao contrário do que queriam fazer passar noutro topico ali ao lado. E se formos comparar o 1.25 com 1.4 da altura o 1.4 ainda consome mais que este.
                                              nunca foi novidade que os motores ford a gasolina gastaram sempre mais que a concorrência. assim aconteceu com o cortina, com o escort e com o fiesta também não foi novidade nenhuma.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                Já tive AX e Saxo e não tive problemas no eixo traseiro.

                                                E sim, quem dera ao Fiesta ter a postura que o Saxo tem em estrada, ainda para mais sem fazer concessão ao conforto.
                                                ? Quem dera ao Fiesta ter a postura que o Saxo tem na estrada? Dinamicamente, o Fiesta é sem dúvida superior.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                  ? Quem dera ao Fiesta ter a postura que o Saxo tem na estrada? Dinamicamente, o Fiesta é sem dúvida superior.
                                                  Com pneus 165 ou 175 é um carro banalíssimo, na média. O Saxo com estas medidas consegue ser mais eficaz e até mais divertido. Sem renunciar ao conforto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    Com pneus 165 ou 175 é um carro banalíssimo, na média. O Saxo com estas medidas consegue ser mais eficaz e até mais divertido. Sem renunciar ao conforto.
                                                    ? Porque motivo estamos a mudar os pneus de origem? Os do saxo não são 165 e os do fiesta 185?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já me passaram os 2 pelas mãos e venha o Fiesta todos os dias. Só deverá perder no capítulo dos consumos...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                        ? Porque motivo estamos a mudar os pneus de origem? Os do saxo não são 165 e os do fiesta 185?
                                                        As versões Ghia do Fiesta traziam 165 ou 175 de série e o comportamento do carro era bem pior do que com pneus 185. Portanto, porquê dourar a pílula quando não há motivo para tal ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E por o saxo ser mais confortável já deixa antever que dinamicamente não é melhor que o fiesta. Não se consegue ter o melhor de 2 mundos. Agora depende do que o user privilegiar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            As versões Ghia do Fiesta traziam 165 ou 175 de série e o comportamento do carro era bem pior do que com pneus 185. Portanto, porquê dourar a pílula quando não há motivo para tal ?
                                                            Estamos a falar afinal de que Fiesta? Deste? FORD FIESTA HATCHBACK (99 - 02) - 1.25 Ghia 5dr Specifications | Technical spec, standard equipment, optional equipment, running costs and more - Help Find Me A .co.uk

                                                            Comentário

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