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    Sistema Start/Stop

    Hoje em dia é muito raro não ver um carro com este sistema Start/Stop. Já ouvi coisas boas e más.
    Em termos de desgaste do motor de arranque, as baterias são mais caras.
    O que têm a dizer?

    #2
    na minha opiniao, vai trazer desvantagens a medio/longo prazo nos carros, com problemas associados com motor de arranque.
    as baterias ainda nao reparei, mas em principio devem ser como as de todos os outros carros.

    Vantagens- para os mecanicos

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      #3
      Apesar de se falar que os consumos diminuem significativamente em condução urbana eu por enquanto dispenso o uso desse tipo de sistema. Tive em casa uma KIA Ceed com esse sistema, apesar de não ter tido problemas enquanto cá morou não sei como será a longo prazo.

      1 - Além de como dizes o motor de arranque é mais solicitado, logo a bateria também, ainda mais se for para fazer pequenos percursos diários em que o alternador não tenha tempo de compensar todas as solicitações do motor de arranque á bateria.

      2 - Imaginemos quando conduzimos em autoestrada várias horas em velocidades elevadas e o turbo é também altamente solicitado e de repente paramos numa portagem, o veículo desliga-se. Isto dará saúde ao turbo que se encontra a altas rotações e temperaturas e de repente fica sem lubrificação?


      São algumas das situações que penso não serem benéficas mas no entanto pode haver outras que as venham a compensar, é assunto com o qual não me preocupei ainda em pesquisar e saber outras opiniões pois por enquanto não mora cá em casa nenhum automóvel munido desses sistemas. Mas uma discussão interessante que gostaria de ver desenvolver-se aqui.

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        #4
        O meu carro tem disso, é um Mazda 3 com o i-stop. Eu faço muito pouca cidade com paragens, moro numa zona de campo e raramente apanho semáforos ou outras situações prolongadas, por isso os ganhos no consumo são pequenos demais para se notar. Mas há umas coisas que quero realçar:
        - quando o motor está frio, o i-stop não funciona, deixa o motor a rodar mesmo parado para ir aquecendo
        - quando as solicitações são muitas, a bateria não tem tempo de carregar e o sistema deixa de funcionar até a bateria ter carregado
        - o carro nunca fica desligado em i-stop muito tempo (uns 2-3 minutos) porque está a gastar bateria (luzes, rádio, A/C)
        - o meu carro não tem turbo, por isso a questão de desligar sem deixar o turbo parar não se põe

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          #5
          Não sei se fazem ideia de quanto custa uma bateria para um carro com SS!!

          Normalmente acima dos 250€...

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            #6
            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
            Apesar de se falar que os consumos diminuem significativamente em condução urbana eu por enquanto dispenso o uso desse tipo de sistema. Tive em casa uma KIA Ceed com esse sistema, apesar de não ter tido problemas enquanto cá morou não sei como será a longo prazo.

            1 - Além de como dizes o motor de arranque é mais solicitado, logo a bateria também, ainda mais se for para fazer pequenos percursos diários em que o alternador não tenha tempo de compensar todas as solicitações do motor de arranque á bateria.

            2 - Imaginemos quando conduzimos em autoestrada várias horas em velocidades elevadas e o turbo é também altamente solicitado e de repente paramos numa portagem, o veículo desliga-se. Isto dará saúde ao turbo que se encontra a altas rotações e temperaturas e de repente fica sem lubrificação?


            São algumas das situações que penso não serem benéficas mas no entanto pode haver outras que as venham a compensar, é assunto com o qual não me preocupei ainda em pesquisar e saber outras opiniões pois por enquanto não mora cá em casa nenhum automóvel munido desses sistemas. Mas uma discussão interessante que gostaria de ver desenvolver-se aqui.

            Na minha experiência há de facto uma redução de consumos (em cidade naturalmente). Não é menos 1l/100km... Talvez algumas décimas. Não consigo precisar porque nunca fiz propriamente uma experiência comparável em circuitos similares, mas parece-me que há algo.

            Fora disso acho que estás a dizer algumas coisas que não são correctas:

            1 - O motor de arranque e bateria esforçam-se mais --> Sim é verdade, mas por isso mesmo é que o motor de arranque e baterias de um carro com start stop são bastante diferentes do normal. Acredito que estejam dimensionados para suportar esses pedidos adicionais.

            2 - Para percursos pequenos em que o alternador não tenha tempo de carregar a bateria isso causa problemas --> Bem, primeiro em geral os carros com start stop são mais eficientes a recarregar a bateria porque gerem melhor as alturas em que podem colocar o alternador a carregar, usando versões mais ou menos complexas de travagens regenerativas. Por outro lado os sistemas estão feitos para que o start-stop não desligue e volte a ligar o carro em situações onde isso seja problemático (p.ex.: se o nível da bateria estiver baixo, se as temperaturas do carro estiverem demasiado frias, se houver uma solicitação grande do ar condicionado, se os outros periféricos como a pressão do circuito de travagem estiverem baixas)

            Quanto ao que dizes do turbo, eu creio que se por acaso isso sucedeu em tempos já não é verdade hoje. Sempre me pareceu que isso era um mito urbano. É que um turbo tem uma inércia bastante baixa logo é rápido voltar a parar se parares o carro. Não estou a ver que haja uma perda de lubrificação suficientemente rápida. Pelo menos os tópicos que havia sobre isso há uns anos nunca mais apareceram e não conheço ninguém que tenha tido problemas por isso. Admito estar enganado mas se assim fosse as próprias marcas colocavam avisos para se protegerem de reparações forçadas por isso.

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              #7
              O meu tem duas baterias, a de arranque e a de apoio...

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                #8
                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                Na minha experiência há de facto uma redução de consumos (em cidade naturalmente). Não é menos 1l/100km... Talvez algumas décimas. Não consigo precisar porque nunca fiz propriamente uma experiência comparável em circuitos similares, mas parece-me que há algo.

                Fora disso acho que estás a dizer algumas coisas que não são correctas:

                1 - O motor de arranque e bateria esforçam-se mais --> Sim é verdade, mas por isso mesmo é que o motor de arranque e baterias de um carro com start stop são bastante diferentes do normal. Acredito que estejam dimensionados para suportar esses pedidos adicionais.

                2 - Para percursos pequenos em que o alternador não tenha tempo de carregar a bateria isso causa problemas --> Bem, primeiro em geral os carros com start stop são mais eficientes a recarregar a bateria porque gerem melhor as alturas em que podem colocar o alternador a carregar, usando versões mais ou menos complexas de travagens regenerativas. Por outro lado os sistemas estão feitos para que o start-stop não desligue e volte a ligar o carro em situações onde isso seja problemático (p.ex.: se o nível da bateria estiver baixo, se as temperaturas do carro estiverem demasiado frias, se houver uma solicitação grande do ar condicionado, se os outros periféricos como a pressão do circuito de travagem estiverem baixas)

                Quanto ao que dizes do turbo, eu creio que se por acaso isso sucedeu em tempos já não é verdade hoje. Sempre me pareceu que isso era um mito urbano. É que um turbo tem uma inércia bastante baixa logo é rápido voltar a parar se parares o carro. Não estou a ver que haja uma perda de lubrificação suficientemente rápida. Pelo menos os tópicos que havia sobre isso há uns anos nunca mais apareceram e não conheço ninguém que tenha tido problemas por isso. Admito estar enganado mas se assim fosse as próprias marcas colocavam avisos para se protegerem de reparações forçadas por isso.
                1- Estão tão dimensionados como as EGR e FAP que apareceram nos ultimos anos.......compara o preço de uma bateria e motor de arranque desses carros e depois é façil perceber o negócio...quando acaba a garantia.....

                2- Normalmente nos manuais dos carros turbo existe o aviso que após viagens prolongadas e em esforço se deve manter o carro a trabalhar alguns minutos antes de o desligar....

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                  #9
                  Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                  1- Estão tão dimensionados como as EGR e FAP que apareceram nos ultimos anos.......compara o preço de uma bateria e motor de arranque desses carros e depois é façil perceber o negócio...quando acaba a garantia.....

                  2- Normalmente nos manuais dos carros turbo existe o aviso que após viagens prolongadas e em esforço se deve manter o carro a trabalhar alguns minutos antes de o desligar....
                  1- Falas com conhecimento de causa ou é só uma suposição/possibilidade teórica? Estou a perguntar honestamente, não leves a mal.

                  2- Isso também vem nos manuais dos carros com turbo e start-stop? Mais uma vez, não leves a mal.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por combozip Ver Post
                    1- Estão tão dimensionados como as EGR e FAP que apareceram nos ultimos anos.......compara o preço de uma bateria e motor de arranque desses carros e depois é façil perceber o negócio...quando acaba a garantia.....

                    2- Normalmente nos manuais dos carros turbo existe o aviso que após viagens prolongadas e em esforço se deve manter o carro a trabalhar alguns minutos antes de o desligar....

                    O que estava a dizer em relação ao dimensionamento é que por exemplo as baterias são de tecnologia diferente (usualmente são baterias AGM que evitam a criação de sulfato de chumbo como o que se cria nas baterias tradicionais quando operam a meia-carga), têm capacidades maiores, suportam maior número de ciclos, etc. Também sei que a tecnologia destas baterias tem evoluído desde os primeiros sistemas start-stop que apareceram há 6 ou 7 anos, pelo que não estará tudo estabilizado. Se isso vai ter impacto significativo ou não na fiabilidade futura.... pois não sei. Mas tu também não sabes diria eu. Em todo o caso só estou a dizer que o equipamento é diferente e foi pensado para funcionar no regime start stop.

                    Quanto ao tema do turbo o que posso dizer é que o meu manual não diz nada disso. Possivelmente outros dirão. Tens algum exemplo que possas partilhar?

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