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Fiat Stilo Abarth defeituoso

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    Fiat Stilo Abarth defeituoso

    Meus amigos,

    Antes de mais agradeço a todos que tiverem paciencia de ler este rascunho de uma carta de reclamação que irei enviar á Fiat Auto Portuguesa.
    Não faço uma introdução porque a carta é explicita por si só.
    Agradeço opiniões construtivas.

    Exmo Sr Director da Fiat Auto Portuguesa


    Venho por este meio expressar o minha profuda frustração e desagrado com a sucessão de avarias que têm vindo a suceder com o meu automovel.Nomeadamente ao que diz respeito á caixa de velocidades Selespeed.
    Pussuo um Stilo Abarth de Setembro de 2002, matricula xx-xx-UD, adquirido no dia 27 de Maio de 2005 através da concessionaria Electro Central Vulcanizadora, com stand de venda na Av Infante Santo, Lisboa.
    O automovel foi adquirido com sensivelmente 500Km (quinhentos) estando em stock, parado, ha algum tempo.
    No dia 27 de Maio de 2005, dia em que fui levantar o veiculo ás instalações da ECV, o mesmo deu problemas a nivel da caixa de velocidades que foram resolvidos.
    Ultrapassada a anomalia, o automovel foi-me entregue.No dia seguinte, 28 de Maio de 2005 (sabado), o automovel apresentou novamente problemas de caixa.Fui obrigado a imobilizar o carro
    durante o fim de semana e esperar por segunda-feira para poder rebocar o mesmo ao ponto de assistência mais proximo(Grande Centro).
    No dia 13 de Junho de 2005 a avaria voltou a manifestar-se e no dia 15 de Junho de 2005 o carro deu novamente entrada nas instalações da ECV para se proceder á sua reparação.
    Dia 22 de Julho recebi a noticia que o carro estava finalmente pronto.Permaneceu 38 dias(incluindo fins de semana) na oficina para ser reparado.
    O automovel voltou a dar problemas de caixa, desta vez imobilizado no Parque de Estacionamento do CC Colombo, no dia 30 de Julho de 2005.O veiculo foi rebocado novamente para as instalações da ECV.
    Permaneceu mais uma vez em reparação até ao dia 16 de Agosto de 2005.
    Em 3 de Setembro de 2005, o automovel manifestou novamente problemas/erros de caixa.Estes sintomas não imobilizaram o carro embora os erros se fossem manifestando em movimento.No dia 5 de Setembro de 2005(segunda-feira)
    deixei o carro novamente na ECV e permaneceu na oficina para analise até ao dia 14 de Setembro.
    Entre este vai e vem frenetico foi ainda substituido o Connect NAV+ e as velas de ignição.
    Em Outubro de 2005 (não sei precisar o dia) o carro foi mais uma vez á oficina para verificar um problema na suspensão dianteira.Braços de Suspensão substituidos.
    Em Dezembro de 2005(não sei precisar em que dia) o Skywindow teve uma anomalia.A cortina interior nao fechava correctamente.Esta intervenção foi rapida.

    No dia 31 de Maio de 2006 desloquei-me mais uma vez á ECV para levantar a viatura.Esta deu entrada na oficina para ver uns promenores relacionados com a manete da caixa de velocidades mas pricipalmente com um engasgar de motor em aceleração a baixa rotação e procederam á substituição de um rolamento na roda traseira(com 15000 km?).
    Nessa noite (dia 31 de Maio de 2006) o veiculo manifestou comportamento estranho a nivel da caixa de velocidades, cehgando mesmo a ficar imobilizado devido ao facto da caixa ter bloqueado e não responder aos meus comandos.A situação "resolveu-se" com um desligar e ligar do automovel.
    Dia 1 de Junho de 2006 (Manhã seguinte) quando me dirigia para o carro com o intuito de me deslocar para o meu emprego o automovel não pegava.A caixa não respondia aos comandos e teve que haver uma intervenção "on site" por parte de dois
    trabalhadores da ECV.
    O carro permaneceu bastante tempo nas instalações da ECV (entre testes e reparações) e mais ou menos a meio do mês de Julho fui notificado que o mesmo se encontrava pronto.
    Recusei levantar o carro por iniciativa propria alegando que a ECV teria que arranjar uma solução.
    No final do mês de Julho fui levantar o carro ás instalações da ECV sem qualquer solução á vista.
    No dia 29 de Agosto o carro voltou a dar o problema que tinha sucedido no dia 1 de Junho.Neste momento (31 de Agosto) permanece na oficina para reparação.


    Como se pode constactar, o nº de vezes que o automovel(a caixa) avariou não é de todo normal.Este rol de situações criou falta de confiança e uma total decepção no produto.
    Estes dissabores provocaram ainda algumas situações negativas, mesmo atritos, do ponto de vista profissional.A avaria de dia 1 de Junho de 2006 e a avaria de 29 de Agosto de 2006 proporcionaram as situações mais graves.Obrigaram-me ambas a chegar ao meu local de trabalho por volta das 12h
    quando a hora de entrada seria ás 9h:30m.Este tipo de atrasos dão direito a despedimento.
    Ninguém gosta, muito menos aceita obter um veiculo e estar na espectativa que o mesmo, a qualquer altura, dê problemas que possam comprometer a vida pessoal e profissional.
    Ainda no campo da decepção a ECV ocupa igualmente um lugar de destaque.O numero de vezes que o carro "visitou" a oficina, os tempos de espera de reparação elevados, a falta de justificação tecnica para algumas avarias a aparente
    falta de resolução dos problemas (principalmente a caixa de velocidades) contribuem para um profundo desagrado com toda esta situação.
    Tentei obter informação detalhada do sucedido junto a ECV, nomeadamente as folhas de obra de cada intervenção, e constactou-se que apenas foram criadas e usadas duas folhas de obra para as intervenções.Essas duas folhas de obra não
    espelham o nº de vezes que o carro foi intervencionado.Apenas demonstra falhas no procedimento normal de qualquer oficina que siga padrões minimos de qualidade.
    Custa-me a perceber como a FIAT Auto Portuguesa deixa que este tipo de concessões ostentem a marca FIAT e a prejudiquem com este tipo de procedimentos.
    Confrontei a ECV com os factos e tentei apresentar uma solução que não me prejudicasse ainda mais.A solução passava por a ECV me oferecer condições especiais de aquisição de um veiculo novo, muito abaixo da gama do FIAT Stilo Abarth, um Grande Punto Multijet.
    Esta operação incluia a venda do meu veiculo, com a venda do mesmo o abate do valor em divida á locadora que concedeu o credito e caso houvesse uma diferença positiva entre as transações , o montante serviria para dar entrada.
    A ECV representada pelo Sr xxx, nunca chegou a dar um valor pelo meu veiculo e pior ainda, nunca chegou a demonstrar o minimo interesse em resolver esta situação.
    A ECV demonstra uma clara atitude de desresponsabilização em deixar passar o tempo pensado que com isso arrasta a situação para fora do periodo de cobertura da garantia.
    Segundo o decreto de lei nº67/2003 a ECV violou e continua a violar muitos dos artigos que constam neste decreto de lei e que, como consumidor que sou, tenho direito.

    O objectivo desta reclamação é exigir da parte da FIAT Auto Portuguesa uma solução que a ECV não quis dar.Compensar-me do tempo e dinheiro perdido com esta situação, apresentar uma solução que dignifique a marca.
    Confesso que esta situação abalou a confiança e entusiasmo que nutria pela marca.Este é o 2º FIAT que pussuo.
    Como grande apreciador de automoveis que sou tento sempre pesquisar informação sobre o tema.Actualmente faço parte de alguns foruns de discussão, nomeadamente o www.stilo.org que proporciona aos proprietarios dos FIAT Stilos Portugueses e europeus
    uma troca util de informação.Nesse forum existem alguns proprietarios dos poucos Stilo Abarth que existem no pais e nenhum deles relata que os seus automoveis tenham dado tantos problemas como o meu tem dado.
    A conclusão que se tira é simples, este é um caso pontual de um produto defeituoso e por isso mesmo deveria ser tratado como tal e não foi.Em vez disso foi banalizado ao ponto de estar a redigir esta reclamação.

    #2
    n seria conveniente mandar para o país de origem tambem?

    Comentário


      #3
      Com tanta anomalia só me espanta o tempo que aguentas-te até reclamar. Penso que, como o dysplay21 disse, poderias também redigir uma cópia à Fiat em Itália, afim de pressionarem os calos à malta em PT.
      Boa sorte na resolução do caso.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por dysplay21

        n seria conveniente mandar para o país de origem tambem?
        Ja fiz uma reclamação via telefone, linha de apoio a clientes Fiat.
        Mas sim irá uma copia para Torino com conhecimento das partes envolvidas.

        Comentário


          #5
          Força nisso.
          Concerteza é um problema pontual pois não tenho ouvido falar de problemas na Selespeed.
          Têm por obrigação arranjar-te o Abarth de vez ou então dar-te outro em substituição.
          Vamos ver como se porta a marca e se faz juz ao seu bom nome.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

            Força nisso.
            Concerteza é um problema pontual pois não tenho ouvido falar de problemas na Selespeed.
            Têm por obrigação arranjar-te o Abarth de vez ou então dar-te outro em substituição.
            Vamos ver como se porta a marca e se faz juz ao seu bom nome.
            Neste momento não quero reparações.
            Isso já ele levou de sobra.

            Alem de que quando o carro vai a oficina nunca é tratado como se estivesse a tempo inteiro comigo.

            Comentário


              #7
              Sim senhor!!!

              Impecavel o que escreveste. Tenho acompanhado desde inicio o teu dilema e não sei se teria tido tanta paciência como tiveste.

              Força nisso e boa sorte!!
              Caso seja preciso alguma coisa (não sei em quê) mas se puder ajudar, conta comigo ;)

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por PT82

                Sim senhor!!!

                Impecavel o que escreveste. Tenho acompanhado desde inicio o teu dilema e não sei se teria tido tanta paciência como tiveste.

                Força nisso e boa sorte!!
                Caso seja preciso alguma coisa (não sei em quê) mas se puder ajudar, conta comigo ;)
                A paciência e a paixão tem limites.
                E esses limites foram excedidos.

                Vamos la ver como param as modas.

                Obrigado pelo apoio demonstrado, a nivel geral.

                Comentário


                  #9
                  Complicado....
                  Mas acho que o problema tem q ser resolvido com quem te vendeu o carro e não com a fiat portugal, apesar de fazeres bem em escrever e enviar essa carta.

                  Acho que deverias falar com eles e demonstrares que tens q intenção de solucionares este problema o mais rapidamente possivel, nem que tenhas que ir para tribunal. Se fores para tribunal as tais folhas em falta dos serviços executados vão fazer-te falta, eles já não entregam a maior parte das vezes aos clientes com 2ªs intenções, infelizmente isso acontece em mtos lados, não só em concessionarios fiat.

                  Consulta um advogado.

                  Boa sorte para solucionares o teu problema.

                  Comentário


                    #10
                    Que grande f@da! Conheço um caso de alguém que com metade dos problemas (o carro era um VW Polo e tinha meia dúzia de meses) ameaçou o manda-chuva da concessão (não assisti, mas conhecendo a pessoa em causa acredito) e o resultado foi o esperado: no meio de n pedido de desculpas montaram um novo bloco no carro! Nem masi nem menos!

                    Espero que tudo se resolva por bem! Vai até onde for preciso! A Fiat, se quer ressurgir das cinzas, do que menos precisa é de publicidade desta!!!

                    PS - Essa concessão parece ser tudo menos de confiança!!!

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por xicos perto

                      Complicado....
                      Mas acho que o problema tem q ser resolvido com quem te vendeu o carro e não com a fiat portugal, apesar de fazeres bem em escrever e enviar essa carta.

                      Acho que deverias falar com eles e demonstrares que tens q intenção de solucionares este problema o mais rapidamente possivel, nem que tenhas que ir para tribunal. Se fores para tribunal as tais folhas em falta dos serviços executados vão fazer-te falta, eles já não entregam a maior parte das vezes aos clientes com 2ªs intenções, infelizmente isso acontece em mtos lados, não só em concessionarios fiat.

                      Consulta um advogado.

                      Boa sorte para solucionares o teu problema.
                      Neste caso em especifico a Fiat Portugal tambem tem que estar envolvida, uma vez que o carro era "novo" quando peguei nele.
                      Se o concessionario alegar que não sabia o estado do carro por ser novo, ou que a Fiat lhes vendeu um produto defeituoso a Fiat Portuguesa e internacional tem que ser notificadas.
                      A Fiat Portuguesa sabe deste caso.

                      Sim os documentos fazem falta, mas felizmente arranjei maneira de provar, pelo menos, a permanencia do meu carro na oficina.
                      Sempre que ele permaneceu la emprestaram-me carro de substituição e com alguns(não todos) registos que coincidem com as datas das avarias.

                      Acho inadmissivel, mas so "doi" nestes casos, que uma oficina nao tenha um historial do carro.

                      Sim o caso tomará outro rumo se a resposta da Fiat for enexistente ou negativa.

                      Comentário


                        #12
                        Tenho um vizinho que tinha um Polo. Em 2 anos o carro teve N vezes na oficina. Até que e aplaudindo, alguem lhe disse que não o queria mais ver nas oficinas e ofereceram-se para lhe retomar o Polo e um bom desconto num carro novo à escolha.

                        Comentário


                          #13
                          Já agora,de que cor é o teu Abarth?

                          Comentário


                            #14
                            Costumo ver um quase todos os dias ao pé do meu emprego,também é de 2002. Vermelho.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por mircao

                              Já agora,de que cor é o teu Abarth?
                              Preto Moire

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por mircao

                                Costumo ver um quase todos os dias ao pé do meu emprego,também é de 2002. Vermelho.
                                Adoro o Stilo em Vermelho....ferrari

                                Comentário


                                  #17
                                  Este xx-xx-UD, nao andas pelos lados de Sao joao do Estoril e Sao Pedro do Estoril, Lisboa?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nunca chegaram a substituir a caixa? Seria o mais normal, face aos problemas, se o fizeram e o problema continua, nao sera da caixa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho conhecimento desta triste novela.
                                      Sou proprietário de um Stilo Abarth que nunca teve este tipo de problemas na Selespeed.

                                      Trata-se de uma situação contratual que terá que ser resolvida com muita formalidade, sob pena de haver caducidades e outras figuras que desresponsabilizem o vendedor bem como o produtor.

                                      Neste caso há que denunciar ao vendedor a falta de conformidade ou defeito:

                                      - No prazo de 2 meses, caso se trate de bem móvel;

                                      sempre a contar da data em que tenha detectado a falta de conformidade.

                                      Se ultrapassar este prazo o comprador perde o direito à reparação gratuita para aquele defeito, embora a garantia possa continuar em vigor, se não decorreram 2 anos, após a compra, para outras avarias que surjam.

                                      Assim, a ECV (vendedor) terá que ser responsabilizada por este facto. Contudo, esta carta - a que chamas reclamação - não pode ser entendida como a 1ª comunicação, sob pena de alegarem caducidade da denúncia.
                                      Como cautela, deverá mencionar-se, com precisão, as datas das deslocações à oficina para reparação deste problema.

                                      Relativamente à Fiat, portuguesa e italiana, não vejo inconveniente na sua "demanda", mas cuidado, pois a relação deles é com o vendedor.

                                      A regra é:
                                      - denunciar o defeito
                                      - exigir a reparação ou substituição da peça ou do veículo

                                      caso o vendedor nisso não alinhe num prazo curto, há que accioná-lo judicialmente, pedindo a resolução do contrato com a consequente devolução do dinheiro e com direito a indemnização por danos patrimoniais e até morais.

                                      A prova documental é muito importante. Contudo, não descures as testemunhas: amigos e até o homem do reboque...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por sforma

                                        Este xx-xx-UD, nao andas pelos lados de Sao joao do Estoril e Sao Pedro do Estoril, Lisboa?
                                        Não.
                                        É normal haverem Abarths iguais com a matricula UD.
                                        Foi uma remessa da Fiat e foram matriculados na mesma altura.

                                        Comentário


                                          #21
                                          xx-xx-UD de Setembro de 2002?

                                          Tens a certeza que esse Stilo Abarth não foi comprado fora?

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Methanex

                                            xx-xx-UD de Setembro de 2002?

                                            Tens a certeza que esse Stilo Abarth não foi comprado fora?
                                            n acredito, a minha maria tem um UC e sei k é dessa altura

                                            Comentário


                                              #23
                                              Na zona de Cascais/Estoril há dois Abarth's residentes com a matrícula UD (Set 2002).
                                              O meu também é UD e costuma andar por essas zonas.

                                              Representam a primeira remessa de Abarth's para Portugal (finais de 2001) e, uma vez que não foram imediatamente vendidos, tiveram que ser matriculados pelos concessionários em Set de 2002.
                                              Foi o caso do meu, que foi comprado em final de 2003, mas com 0km.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep

                                                citação:Originalmente colocada por Methanex

                                                xx-xx-UD de Setembro de 2002?

                                                Tens a certeza que esse Stilo Abarth não foi comprado fora?
                                                n acredito, a minha maria tem um UC e sei k é dessa altura
                                                Ganda maluca, anda de arbath :D

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tá certo, UD é 2002...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    eu é que nao tinha tido tanta pachorra com tantas avarias de caixa e mandava uma carta a pedir uma nova. nem mais! assim foste apenas adiando a escrita da carta. mais nada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para começar a concessão procede mal ao não emitir duplicado das folhas de obra ao cliente. Quando trabalhei na Peugeot qualquer viatura que entrava na oficina implicava a emissão de uma folha de obra com a entrega do respectivo duplicado ao proprietário. No levantamento do carro o cliente recebia sempre um documento com as reparações efectuadas (estou a referir-me especificamente a reparações efectuadas ao abrigo da garantia.)

                                                      Mas afinal o que é que a oficina afirma ter mudado na caixa de velocidades??

                                                      Outro ponto estranho é o facto de o carro em cerca de 3 anos apenas ter 500Km... Isso não é de todo normal, talvez o carro já estivesse lá como "refugo" e acabaram por to impingir e aí a situação ainda me parece mais grave...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        boa sorte para a resolução do caso..tens andado a ser vigarizado pela oficina

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          não eras tu que tinhas o carro À venda em vários sites? é que não creio fazeres referencia aos problemas todos que referes aqui e devias fazê-lo, mas caso sejas tu, posso tar a fazer confusão.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            um ano nessa vida!!!!! eu já tinha dado um tiro em alguém!

                                                            Comentário

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