Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Comportamento em curva (a verdade)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Comportamento em curva (a verdade)

    Boas, estou a criar este tópico com a intenção de esclarecer o que entendem por "bom comportamento em curva". Vou explicar porquê.
    Conduzo frequentemente dois carros, que são bastante diferentes. O que mais costumo conduzir tem pneu 225/45/17, tem muita estabilidade e apesar de não ser referência, faz curvas a velocidades bem elevadas e com segurança. Não é o carro mais entusiasmante do mundo (nem é suposto ser), mas a verdade é que apesar de às vezes conduzir rápido, ainda não fui capaz de perceber quais são os limites do carro, aliás, ainda não ouvi os pneus chiarem. Por outro lado, o outro carro que costumo conduzir é tido como referência no segmento já há alguns anos. Todos consideram que o carro tem um comportamento excelente, uma condução "divertida"...quando o conduzo, de facto, gosto da direção ser um pouco mais direta do que a do outro carro, no entanto, em condução rápida, apesar de ainda não ter ido aos limites, ouço os pneus chiarem em certas e determinadas situações, coisa que à mesma velocidade no meu outro carro não acontece. Este segundo carro tem pneu 205/55/16.
    Para além disso, sinto mais confiança a curvar no primeiro carro, apesar de ter uma distância entre eixos superior e de ser mais pesado uns 200kg.
    Ou seja, a minha questão é, vocês consideram um carro divertido quando é possível sentir os limites a velocidades não muito elevadas e de forma controlada, ou quando um carro é tranquilo, em que os limites só se fazem sentir a velocidades mais elevadas?

    #2
    podes esclarecer que carros/modelos/motorização são ?

    e quantos anos de condução já tens ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
      podes esclarecer que carros/modelos/motorização são ?

      e quantos anos de condução já tens ?
      Não queria referir as marcas para não causar as discussões do costume...é um Passat e um Focus. Sou encartado há um ano, embora já saiba conduzir há mais tempo. Já conduzi alguns carros, mas conheço melhor os meus e o que não entendo, é o porquê de o carro que é considerado mais "divertido", ser aquele em que sinto os limites mais cedo do que no outro, que é considerado mais aborrecido! E com limites, quero dizer os pneus chiarem em curva e já sentir o carro ir de frente em algumas situações.

      Comentário


        #4
        Acho que as coisas estão ai um bocado confusas.. o comportamento em curva depende de muita coisa. Chassi, peso, afinações, suspensão, pneus (...) depende até da intervenção das chamadas ajudas electrónicas.

        A questão do chiar dos pneus pode ter a ver com os pneus em si. Há pneus com melhor grip e outros com pior. Depende o estado do pneumático também.

        Depois, também muitas vezes associam o chamado body roll (o adornar da carroceria) a mau comportamento em curva mas nem sempre isso é verdade.

        Pessoalmente, um carro com um bom comportamento em curva para mim é um carro que está "plantado" ao chão, que se agarra bem, que me transmite o comportamento do chassi bem como o que as rodas estão a fazer.
        Que me dê segurança para puxar mais e mais consoante a curva.

        Comentário


          #5
          isto de ser um carro "divertido" é um termo que muitos jornalistas atribuem e muito sinceramente fica estranho.

          tal como o Shakes disse, o mesmo carro pode ter comportamentos diferentes em função das dimensões dos pneus, qualidade e até pressão usada.

          o chiar pode ser bom porque te avisa um pouco antes de perderes o controlo ao carro, mas também pode ser pela porcaria de pneus que tens ou até da pressão inferior.

          uma coisa deves ter em mente, quanto mais largo for o pneu mais alto será a aderência em seco ( isto falando sempre do mesmo carro ).

          um focus com suspensão mais firme poderá curvar melhor com pneus 195 que um passat com pneus 225 e suspensões mais macias.

          pessoalmente gosto mais de ter um carro mais confortável e menos eficaz em curva que um carro duro para poder curvar um pouco mais depressa.

          sinceramente o que me diverte é ter uma condução suave e tranquila em detrimento de um carro super eficaz em curva e depois passo 80% do tempo a sofrer com o desconforto.

          Comentário


            #6

            Comentário


              #7
              Mas não sentes o carro e a força gravitacional e não vês o que está a tua frente? quando saíres da estrada fora já sabes atingiste o teu limite.
              isso só se aprende com experiência

              Comentário


                #8

                Comentário


                  #9

                  Comentário


                    #10
                    nesses vídeos podes aprender um pouco mais sobre os pneus, mas com apenas um ano de carta é bom teres algum cuidado e não levares muito a sério a tua capacidade.

                    quase todos nós ganhamos algum excesso de confiança ao fim de 12/24 meses de carta e ninguém nos para.

                    somos os maiores e ninguém conduz tão bem, depois é uma questão de sorte até acabares fora de estrada ou um azar pior.

                    não explores muito porque não vale a pena, não ganhas nenhuma taça e não queiras ficar com o peso de consciência de estragares a vida de alguém.

                    bons kms e boa sorte.

                    Comentário


                      #11
                      josemanuel o Passat tem uns Yokohama Advan dB decibel V551 e o Focus tem Pirelli P7 cinturato. Estão em bom estado (meio uso em ambos).
                      O que sinto é precisamente o contrário, acho o Passat bem mais seguro a curvar, sendo que transmite um feeling de maior aderência e estabilidade. O Focus é diferente, há mais "drama". Eu também prefiro carros maiores, mais suaves e confortáveis. A minha condução é relaxada, mas por vezes gosto de explorar o comportamento dos carros.
                      Claro que sinto a força gravitacional e vejo o que está à minha frente, mas o que está em causa aqui é o feeling de condução. Em relação ao sair da estrada também concordo, é um risco que todos corremos. Por acaso com estes carros ainda não apanhei grandes sustos, mas com o 600, já fiquei virado ao contrário algumas vezes em piso molhado, entretanto decidi praticar e agora já o consigo atravessar e controlar (principalmente em rotundas).

                      Comentário


                        #12
                        duplicado
                        Editado pela última vez por josemanuel; 28 February 2015, 01:06.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                          nesses vídeos podes aprender um pouco mais sobre os pneus, mas com apenas um ano de carta é bom teres algum cuidado e não levares muito a sério a tua capacidade.

                          quase todos nós ganhamos algum excesso de confiança ao fim de 12/24 meses de carta e ninguém nos para.

                          somos os maiores e ninguém conduz tão bem, depois é uma questão de sorte até acabares fora de estrada ou um azar pior.

                          não explores muito porque não vale a pena, não ganhas nenhuma taça e não queiras ficar com o peso de consciência de estragares a vida de alguém.

                          bons kms e boa sorte.
                          É algo que digo várias vezes, sendo que vários colegas meus com carta há relativamente pouco tempo até já tiveram acidentes, normalmente conduzo de forma tranquila e dentro dos limites. Com ocupantes no carro por vezes nem chego aos limites de velocidade. O que refiro aqui é sozinho e em estradas pouco movimentadas. E não concordo, não sou o maior, ainda tenho mesmo muito a aprender!

                          Comentário


                            #14
                            numa estrada se movimento podes ( e deves ) praticar por diversão.

                            fazer uns piões, acelerar em curva, travar, levantar o pé para ver qual a reação do carro etc.

                            ai sim, vais aprender um pouco mais sobre o carro e eventualmente vais ganhar algum "calo" para um dia te ajudar.

                            infelizmente e por muito treino que possamos ter, não há duas situações iguais ( tipo de estrada, espaço, velocidade etc ).

                            acho que fazes bem em praticar e melhorar as tuas capacidades.

                            existem alguns cursos nas marcas e escolas que te podem ajudar a subir de nível e recomendo.

                            Comentário


                              #15
                              neste vídeo podes aprender um pouco á custa dos outros

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por thrustset Ver Post
                                É algo que digo várias vezes, sendo que vários colegas meus com carta há relativamente pouco tempo até já tiveram acidentes, normalmente conduzo de forma tranquila e dentro dos limites. Com ocupantes no carro por vezes nem chego aos limites de velocidade. O que refiro aqui é sozinho e em estradas pouco movimentadas. E não concordo, não sou o maior, ainda tenho mesmo muito a aprender!
                                Concordo muito com o que o josemanuel diz. Nos primeiros meses somos uma espécie de maçaricos, ui coitadinhos de nós ... Mas se algo não nos acontecer no 1º ano de carta, começamos a achar que já sabemos conduzir e que somos os 'maiores', arrisco a dizer que isto é válido para quase toda a gente, pelo menos homens.

                                O carro que conduzi desde que tirei a carta, e ainda conduzo, para além do meu, é um Corsa A com uns míseros pneus 145/R13 ... Um dia que me tenha de despedir deste carro ficarei triste, afinal é o primeiro carro que aprendi a conduzir a sério ...

                                O carro não é rápido, é muito barulhento, dizem que trava mal, mas dá gozo 'assapar' no calhambeque em estradas rurais ... É um carro que não tem segurança nenhuma. Por exemplo, se não tens pneus com boa tração (no caso deste Corsa, são pneus tranversais) escusas de travar porque ele vai bater na mesma

                                Só para dizer que eu consigo divertir-me em estradas rurais num Corsa A, e sentir o carro nos limites dele ...
                                Apesar do bolinhas já ter 24 anos, dá-me mais alegrias do que conduzir certas coisas, como por exemplo o meu Grande Punto
                                Editado pela última vez por zecarlos405; 28 February 2015, 01:35.

                                Comentário


                                  #17
                                  Há que saber filtrar o que diz a imprensa.

                                  O passar tem um excelente comportamento em termos de eficácia. Há uns anos no kartódromo de Leiria fez-se uma espécie de treino do rally Verde Pino (quem não souber o que é google que vale a pena), com o piso bastante molhado e com carros como M3 E46, porsche 996, mitsubishi evo, integrale, S2000, vários carros de competição antigos, etc. o mais rápido foi um Passat tdi de 170 cv e DSG .......

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se querem um carro que dê gozo em condução é o Ford Puma (e não é por ter um) é um carro que tem o pneu certo (dimensões) para o peso e o tipo de chassis que tem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por thrustset Ver Post
                                      Não queria referir as marcas para não causar as discussões do costume...é um Passat e um Focus. Sou encartado há um ano, embora já saiba conduzir há mais tempo. Já conduzi alguns carros, mas conheço melhor os meus e o que não entendo, é o porquê de o carro que é considerado mais "divertido", ser aquele em que sinto os limites mais cedo do que no outro, que é considerado mais aborrecido! E com limites, quero dizer os pneus chiarem em curva e já sentir o carro ir de frente em algumas situações.
                                      Cometes-te o deslize de dizer que és encartado somente à 1 ano.
                                      Vai condicionar em muito as respostas que vais obter.
                                      Editado pela última vez por Cfb; 28 February 2015, 08:26.

                                      Comentário


                                        #20
                                        não acho,

                                        se dissesse que conduzia há mais de 5 é que seria grave, todos temos de aprender e algumas dúvidas são normais.

                                        vai chegar o dia em que ficará surpreendido por 1.6 andar mais que um 2.0 por exemplo.

                                        para treta já chega ai um pintas no off topic que anda a ser assediado pela esposa do chefe


                                        Originalmente Colocado por Cfb Ver Post
                                        Cometes-te o deslize de dizer que és encartado somente à 1 ano.
                                        Vai condicionar em muito as respostas que vais obter.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por thrustset Ver Post
                                          Não queria referir as marcas para não causar as discussões do costume...é um Passat e um Focus. Sou encartado há um ano, embora já saiba conduzir há mais tempo. Já conduzi alguns carros, mas conheço melhor os meus e o que não entendo, é o porquê de o carro que é considerado mais "divertido", ser aquele em que sinto os limites mais cedo do que no outro, que é considerado mais aborrecido! E com limites, quero dizer os pneus chiarem em curva e já sentir o carro ir de frente em algumas situações.
                                          Nenhum dos dois tem vtec, logo nenhum dos dois é divertido

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para isto é que servem os TD...conhecer e desfrutar os limites dos carros, em segurança
                                            Nem precisa de ser num autódromo...numa pista de karts também serve

                                            Comentário


                                              #23
                                              O chiar do pneu nada têm a ver com a qualidade do comportamento do carro, têm a ver com a qualidade do pneu.

                                              Carros seguros são muito diferentes de carros divertidos de conduzir e bem comportados como alguns lhe chamam.
                                              Quase sempre carros divertidos de conduzir e com um comportamento exemplar são perigosos para quem não sabe o que têm nas mãos, bons exemplos disso são os BMW e pequenos desportivos da Peugeot são aclamados como os mais eficazes em curva pela critica mas na pratica são carros que principalmente em chuva têm um índice muito elevado de acidentes, isto porque o que os torna tão eficiente também torna perigosos no limite.

                                              Já um carro seguro é aquele carro que mais se aperte com ele sentimos sempre bastante segurança e as suas reacções são previsíveis e fáceis de controlar por qualquer condutor, e é neste ponto que os construtores generalistas (eu apenas retirava a BMW que é um caso à parte) mais têm apostado, porque 95% dos clientes que compram os carro estão muito longe de serem pilotos e terem noção das reacções que os carros podem ter, carros super eficientes e desportivos requerem dotes de pilotagem.

                                              Estou aqui a lembrar me de um estudo que a BMW fez aos seus clientes, em que uma percentagem muito elevada (80%-90%) não sabia que o carro que tinham puxava pelas rodas traseiras, logo ai não tinham qualquer ideia das reacções que um carro deste género pode ter...

                                              Faço aqui uma comparação entre germânicos, no caso BMW vs Audi, a BMW é o supra sumos da eficácia e divertimento em curva mas é preciso saber o que se anda a fazer principalmente em chuva, no entanto hoje em dia os sistemas electrónicos de segurança dão uma valente ajuda neste tipo de carros, permitindo mais aselhices. Já a Audi é o oposto é super seguro em todas as situações sendo que as suas limitações são logo indicativas dos limites a que podemos ir, não deixando no entanto de ser super eficiente em curva mas faz-lo com um nível de divertimento muito inferior aos BMW.
                                              Até dou um exemplo pessoal, para mim pode vir um BMW para curtir a tracção traseira, torna um carro único mas é preciso ir com atenção redobrada quando se conduz um carro destes minimamente depressa.
                                              Já num Audi conduzir no limite sentimos sempre o carro colado e seguro, seria o ideal para a Maria, coloca-la a conduzir a BMW seria um erro gravoso ele não têm, nem consegue ter noção das reacções de um carro de tracção traseira, para ela quanto mais seguro e sem reacções "desportivas" melhor.
                                              Editado pela última vez por DragonH; 28 February 2015, 15:12.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Um carro seguro e plantado (a tendência actual), permite fazer curvas a velocidades muito elevadas e aceita correcções de volante e acelerações/travagens sem refilar muito... Saibas ou não o que estás a fazer, a possibilidade de acontecer uma chatice é tendencialmente menor. A experiência tende a aproximar-se de um comboio. Andas a 200 em AE ou a 100 num encadeado de curvas e para além de a agulha do velocímetro te dizer que vais depressa, não sentes nada de especial.
                                                Um carro divertido é aquele que se torna mais interactivo: sentes nas mãos, no rabo e nos pés o que está a acontecer nas rodas e a relação delas com a estrada, bem como no chassis como um todo. Tens mais resposta aos inputs que dás. Num tracção traseira se acelerares À bruta À saída de uma curva podes fazê-la de lado se souberes controlar o bicho e (para quem gosta) e vais-te divertir.... ou então ficar voltado no sentido contrário ou abraçado a um pinheiro! Num tracção dianteira potente e de bom comportamento, ou perdes tracção e sais um bocado de frente (não é divertido) ou se tiveres ajudas electronicas ele corta motor e pôe o carro no caminho certo mais devagarinho e só te deixa seguir quando estiver direito.

                                                Resumindo: um carro divertido tem potencial para fazeres o que quiseres dele e transmite tudo o que está afazer (motor, rodas, chassis)... pode é acabar mal. Um carro rápido mas aborrecido é isso mesmo. Capaz de andar muito depressa, perdoando erros de condução, mas sem despertar emoções. Por isso um 106 Gti (ou um kart de 20 cavalos) é mais divertido que um classe S de 250 cavalos.
                                                Editado pela última vez por mrmike; 28 February 2015, 11:57.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bom tópico, opiniões interessantes!

                                                  Vou dar a minha opinião excluindo as ajudas electrónicas para perceber melhor a física envolvida.

                                                  Há que acrescentar que os carros mais eficientes em curva são muitas vezes os que menos avisam e os que têm mais potencial de se tornarem perigosos.

                                                  Um carro familiar tradicionalmente adorna em curva devido à taragem da suspensão. No entanto isso nem é perigoso porque o chassis pode estar longe dos seus limites físicos. Mas o adornar impede que o condutor se aventure.

                                                  Já os carros que não adornam, mais "divertidos", se o condutor não conhecer bem o carro ou a estrada, basta uma curva que aperte no fim. O carro já vai nos limites, apesar de não o denunciar... depois já foi...

                                                  As ajudas electrónicas são um avanço extraordinário. No entanto retiraram a capacidade de muitos condutores perceberem muitas das asneiras que fazem. E impedem-nos muitas vezes de "sentir" melhor a física envolvida.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não li tudo, mas o chiar deve se aos pneus, nada tem a ver com o comportamento do carro e sentir se mais seguro é porque são segmentos diferentes, se comparares um Mondeo com o Passat, o Mondeo dá 15 a zero ao Passat.

                                                    Cumps

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por thrustset Ver Post
                                                      Boas, estou a criar este tópico com a intenção de esclarecer o que entendem por "bom comportamento em curva". Vou explicar porquê.
                                                      Conduzo frequentemente dois carros, que são bastante diferentes. O que mais costumo conduzir tem pneu 225/45/17, tem muita estabilidade e apesar de não ser referência, faz curvas a velocidades bem elevadas e com segurança. Não é o carro mais entusiasmante do mundo (nem é suposto ser), mas a verdade é que apesar de às vezes conduzir rápido, ainda não fui capaz de perceber quais são os limites do carro, aliás, ainda não ouvi os pneus chiarem. Por outro lado, o outro carro que costumo conduzir é tido como referência no segmento já há alguns anos. Todos consideram que o carro tem um comportamento excelente, uma condução "divertida"...quando o conduzo, de facto, gosto da direção ser um pouco mais direta do que a do outro carro, no entanto, em condução rápida, apesar de ainda não ter ido aos limites, ouço os pneus chiarem em certas e determinadas situações, coisa que à mesma velocidade no meu outro carro não acontece. Este segundo carro tem pneu 205/55/16.
                                                      Para além disso, sinto mais confiança a curvar no primeiro carro, apesar de ter uma distância entre eixos superior e de ser mais pesado uns 200kg.
                                                      Ou seja, a minha questão é, vocês consideram um carro divertido quando é possível sentir os limites a velocidades não muito elevadas e de forma controlada, ou quando um carro é tranquilo, em que os limites só se fazem sentir a velocidades mais elevadas?
                                                      a resposta não é simples.

                                                      para começar há que dizer que independentemente do que vou explicar, a preferência por um ou outro tipo de comportamento em curva do carro vai sempre depender do que o condutor se sentir mais confortável ou for a sua forma de condução.

                                                      o comportamento em curva depende de muitas coisas. depende do peso total do carro, depende da distribuição de peso sobre os eixos das rodas, do tipo de tração, da rigidez do chassis e dos componentes da suspensaão, da direção e dos pneus.

                                                      a conjugação disto tudo dará o comportamento em curva do carro. tradicionalmente considera-se um bom carro em curva aquele que tem bom peso e feeling dos diversos comandos e as reações que transmite ao condutor permitindo-lhe saber a resposta que o carro vai ter aos seus pedidos. isto significa que uma direção direta será vantajosa face a uma direção mais "distante" ou "filtrada", uma caixa mecânica será preferível a uma caixa mais "mole" ou de relações excessivamente longas, por exemplo.

                                                      depois, em curva aquilo que idealmente não se quer é que carro fuja de frente. ainda que mais fácil de controlar nos limites para a maioria dos condutores (normalmente basta aliviar o acelerador para recuperar a frente). isto aplica-se para a tal sensação de controlo que se pretende pelo condutor quer na perspectiva de tempo de passagem em curva.

                                                      maioria dos carros são afinados para fugir de frente. a ideia é dar mais aderência em situações normais de condução retirando porém eficácia quando se pretende andar nos limites ou ter divertimento com o carro.

                                                      aquilo que descreves é a sensação aparentemente óbvia que o condutor tem de que o carro que consegue curvar mais depressa e com reações mais filtradas (o passat) é o mais eficaz e seguro. não quer isto dizer que é mais desportivo. quando se tenta andar mais depressa com o passat, ele vai ter mais dificuldades na mudança rápida de direção (apesar de ter mais aderência vai resistir mais à viragem rápida do vlante). o focus é mais leve, tem um chassis mais dinâmico e pneus mais pequenos o que significa que, apesar de não ter uma aderência máxima tão elevada, as suas reações são sempre mais naturais, entra em curva com maior facilidade e transmite mais ao condutor o que se está a passar com a direção e com as rodas. isto significa também que o carro parecerá "mais nervoso". e se o condutor quiser, será também bastante mais divertido.

                                                      depois também é preciso notar que os sistemas de controlo de tração e estabilidade, compensam algumas diferenças entre modelos. as reais diferenças entre um e outro, são mais notórias sem ajudas ligadas.

                                                      por isso, face Às sensações e maior proximidade entre condutor e o que o carro faz, o focus terá um comportamento em curva melhor. tu simplesmente podes preferir o comportamento que permite maior velocidade de passagem em curva e maior "segurança" pois o facto de ser filtrado, deixa-te mais distante do que realmente se passa com o carro. Nada contra isso. Como referi no início no final de contas, o que conta para ti, é aquilo que preferes de um carro.

                                                      porém, como também foi dito, se experimentares um mondeo, vais achar o passat muito menos interessante do ponto de vista da condução.

                                                      da minha experiência e de alguns carros que já tive e conduzi, considero a tração traseira melhor que a dianteira (direção é mais directa e mais intuitiva quando as rodas da frente apenas precisam de virar o carro), apesar de exigir cuidados redobrados no molhado se não tiver ajudas eletrónicas ou estas forem desligadas. o peso 50:50 pelos dois eixos torna o carro parecido com um kart, em que não sentes as reações de diferentes pesos em cada eixo (curva, travagem, aceleração). em consequência carro praticamente não foge de frente e é muito mais preciso na colocação em curva.

                                                      idealmente há quem diga que o carro ideal deve ser o mais leve possível, ter motor de colocação central (favorece distribuição de peso e coloca centro de gravidade mais próximo do chão), tração traseira e obviamente distribuição peso 50:50. Assim tipo um Lotus Evora, porsche cayman/Boxster...

                                                      não é pois de estranhar que esta configuração (motor central/tração traseira) seja a mais frequente nos carros de competição em pista..
                                                      Editado pela última vez por dtv; 28 February 2015, 13:18.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por thrustset Ver Post
                                                        Boas, estou a criar este tópico com a intenção de esclarecer o que entendem por "bom comportamento em curva". Vou explicar porquê.
                                                        Conduzo frequentemente dois carros, que são bastante diferentes. O que mais costumo conduzir tem pneu 225/45/17, tem muita estabilidade e apesar de não ser referência, faz curvas a velocidades bem elevadas e com segurança. Não é o carro mais entusiasmante do mundo (nem é suposto ser), mas a verdade é que apesar de às vezes conduzir rápido, ainda não fui capaz de perceber quais são os limites do carro, aliás, ainda não ouvi os pneus chiarem. Por outro lado, o outro carro que costumo conduzir é tido como referência no segmento já há alguns anos. Todos consideram que o carro tem um comportamento excelente, uma condução "divertida"...quando o conduzo, de facto, gosto da direção ser um pouco mais direta do que a do outro carro, no entanto, em condução rápida, apesar de ainda não ter ido aos limites, ouço os pneus chiarem em certas e determinadas situações, coisa que à mesma velocidade no meu outro carro não acontece. Este segundo carro tem pneu 205/55/16.
                                                        Para além disso, sinto mais confiança a curvar no primeiro carro, apesar de ter uma distância entre eixos superior e de ser mais pesado uns 200kg.
                                                        Ou seja, a minha questão é, vocês consideram um carro divertido quando é possível sentir os limites a velocidades não muito elevadas e de forma controlada, ou quando um carro é tranquilo, em que os limites só se fazem sentir a velocidades mais elevadas?

                                                        Ai está a verdade, o porquê de eu comprar sempre mazda, desde que conheço esta marca, depois de ter tudo montes de carros de várias marcas, cheguei á conclusão que nenhum carro a meu ver curva como os mazda, e ao mesmo tempo se torna tão divertido de conduzir em estrada, sem precisar de grande potência.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                                          Ai está a verdade, o porquê de eu comprar sempre mazda, desde que conheço esta marca, depois de ter tudo montes de carros de várias marcas, cheguei á conclusão que nenhum carro a meu ver curva como os mazda, e ao mesmo tempo se torna tão divertido de conduzir em estrada, sem precisar de grande potência.
                                                          Exatamente! A resposta à pergunta do user é: Mazda.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas pessoal,

                                                            Foi consierado um dos melhores chassis o Alfa Romeo 159 apesar de ser um carro pesado é ágil o seu comportamento é excelente basta ver este video que foi feito na Alemanha por uma revista com as principais berlinas do mercado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X