Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ESP - desligável, sim ou não ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ESP - desligável, sim ou não ?

    atualmente a maioria dos carros vêm equipados com ESP e recentemente uma boa parte deixou de ter o botão ON / Off ou pelo menos deixou estar disponível essa possibilidade ( de manter ligado ou desligado ).

    concordam que o ESP devia estar sempre ON e que para desligar seja preciso correr pelo menu do CB ?

    qual a vantagem de o desligar ?

    já alguém se safou de alguma situação á custa deste dispositivo ?

    em algum momento o ESP atrapalhou na condução ?

    #2
    O manual do meu reza assim: "Em condições excepcionais (arranque do veículo atolado, imobilizado na neve, solo sem consistência...) pode ser conveniente neutralizar os sistemas ASR e ESP para deixar patinar as rodas e voltar a encontrar aderência."

    De qualquer forma, após corte de ignição ou assim que a velocidade supere os 50 km/h, ele volta a activar-se automaticamente.

    Comentário


      #3
      Um dos meus carros permite desactivar o ESP. Em condução normal nunca senti necessidade de o desligar. Raramente dou por ele e por vezes o carro até foge ligeiramente sem que ele actue. Só o sinto se pisar a fundo numa rotunda em 2ª (fwd). Quando vi funcionar a sério, foi uma vez em que estava a andar em neve/lama e o carro tinha dificuldades ao arrancar. Se for num desportivo...sim faz faz sentido, tração traseira tem o factor diversão e aí é bom soltar a traseira e a ideia for mesmo essa!

      Comentário


        #4
        lino,

        consegues desligar o ASR ou o ESP ?

        já tive um A ( primeira geração ) que só desligava o ASR mas mantinha o ESP alerta - precisamente por causa da neve.

        já nos BMW, primeiro desliga o ASR e se manter o botão pressionado ele desliga o ESP.



        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        O manual do meu reza assim: "Em condições excepcionais (arranque do veículo atolado, imobilizado na neve, solo sem consistência...) pode ser conveniente neutralizar os sistemas ASR e ESP para deixar patinar as rodas e voltar a encontrar aderência."

        De qualquer forma, após corte de ignição ou assim que a velocidade supere os 50 km/h, ele volta a activar-se automaticamente.

        Comentário


          #5
          Falando de cor pelo que li no manual, penso que o botão "ESP off" desliga ambos ao mesmo tempo. Mas posso confirmar.

          Comentário


            #6
            No meu honda jazz já vem desligado de origem

            Comentário


              #7
              A tendência (não sei pelas directivas comunitárias e afins), é tornar os carros cada vez mais electrodomésticos, pouco poluentes e muito seguros.
              Nesse sentido vai-se banalizando o ESP e a impossibilidade de o desligar, pelo menos de forma expedita. E funciona! Explicando:

              Tenho um E46 cabrio que sempre que se liga tem o ESP e ASR ligados, mas com uma pressão de 2-3 segundos numa tecla física desligo os 2 quando quero andar de forma mais lúdica. Também tenho uma V60 em que para desligar tenho de de navegar 2 ou 3 menus e dar quase 10 clicks... não desligo (diga-se de passagem que também não ganho muito em fazê-lo...)

              Acho que é paternalismo mas entendo a ideia. Se bem que quem desliga um controlo de estabilidade de propósito, em princípio tem algumas luzes daquilo que está a fazer... e se não tiver, é igualmente perigoso como condutor caso tenha o botão À mão de semear ou não.

              Tenho 2 ou 3 amigos com BMW E46/E9x/E87 que ainda não tinham desligado o botão sequer para experimentar... um outro pensava que com um só toque ficava tudo desligado.

              Comentário


                #8
                A minha dá para desligar o ASR, mas o ESP não.

                Mas digam-me qual é a necessidade de o desligar, exceto quando as rodas patinam na neve?

                Comentário


                  #9
                  Em alguns dá para desligar, tirando o fusível do circuito do ESP

                  Comentário


                    #10
                    Por mim, estar lá ou não, é a mesma coisa. Não uso, não faço intenções de usar e conduzo para que tal aconteça. Simples.

                    Se é um importante elemento de segurança ? Um curso de condução defensiva faz muito mais por um condutor...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                      A minha dá para desligar o ASR, mas o ESP não.

                      Mas digam-me qual é a necessidade de o desligar, exceto quando as rodas patinam na neve?
                      Estás a falar a sério?

                      Comentário


                        #12
                        No carro que tenho não sei se dá para desligar, mas ando sempre com ele ligado.

                        É super raro ele ligar, mas por vezes ligou quando era necessário e ainda bem que estava lá.

                        Apesar de ter uma condução calma e cuidada é sempre bom saber que o ESP está lá para dar uma ajuda sempre que seja preciso.

                        PS: ESP é o controlo de estabilidade certo? que ajuda o condutor em caso de perda de controlo iminente do carro e/ou tração.

                        Estou correcto?

                        Comentário


                          #13
                          quando não tem, aprendes a lidar com isso.

                          basicamente desligar o ESP serve para te dar mais liberdade na condução e eventualmente facilitar uma saída de estrada em grande estilo.

                          atenção que o ESP também não te livra disso, mas ajuda na maioria das situações a não te meteres em situações complicadas.


                          Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                          A minha dá para desligar o ASR, mas o ESP não.
                          Mas digam-me qual é a necessidade de o desligar, exceto quando as rodas patinam na neve?

                          Comentário


                            #14
                            Coisa de mulher! O meu ESP vem nas "luvas" e ainda esta semana tive que simular o ABS pois as rodas bloquearam em piso molhado e tive que travar e destravar com o pezinho. Já a semana anterior foi a vez de simular o ESP pois o carro fugiu de traseira e tive que o estabilizar com as unhas. Coisas de homem como deve de ser.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                              atualmente a maioria dos carros vêm equipados com ESP e recentemente uma boa parte deixou de ter o botão ON / Off ou pelo menos deixou estar disponível essa possibilidade ( de manter ligado ou desligado ).

                              concordam que o ESP devia estar sempre ON e que para desligar seja preciso correr pelo menu do CB ?

                              qual a vantagem de o desligar ?

                              já alguém se safou de alguma situação á custa deste dispositivo ?

                              em algum momento o ESP atrapalhou na condução ?
                              -Concordo que nao deva ser excessivamente facil desligar o sistema pois é um sistema que é para a seguranca de todos no nosso uso comum logo para que desligar
                              -A vantagem de desligar é em certo tipo de carros e em determinado tipo de conducao mais divertida. tipo track days em que queremos "brincar" mais livremente com o veiculo. é muito divertido ver nos top gear´s e afins os tipos a desligar os sistemas e sacar uns reais power slides mas na vida real quantos de vos vao verdadeiramente andar por ai a sacar peoes e afins???
                              -Acredito que muitos de nos ja fomos safos pelo dispositivo e nem nos demos conta, pois na maioria das vezes este é um sistema preventivo logo antes de ficarmos "na *****" ja o sistema actuou e nos safou do sarilho. Numa situacao de emergencia ninguem esta a olhar para as luzinhas no painel de intrumentos pois nao????
                              ESP a atrapalhar???? se quiseres fazer um slide sim estorva completamente, senao, nem percebo a que te referes

                              Comentário


                                #16
                                Aqui temos a prova de que por mais que se artilhe um automóvel com dispositivos de segurança, é o condutor que pode realmente fazer a diferença...

                                Originalmente Colocado por sublime21 Ver Post
                                Apesar de ter uma condução calma e cuidada é sempre bom saber que o ESP está lá para dar uma ajuda sempre que seja preciso.

                                PS: ESP é o controlo de estabilidade certo? que ajuda o condutor em caso de perda de controlo iminente do carro e/ou tração.

                                Estou correcto?

                                Comentário


                                  #17
                                  Por acaso foi coisa que nunca me atrapalhou... mas também não o tenho!

                                  Se o tivesse até o deixaria andar lá... até me atrapalhar muuito. Mas suponho que ele salve mais vidas do que atrapalhe a condução.


                                  Estou de acordo que não seja fácil desligá-lo com um botão on/off. Quem o quiser mesmo off deverá estar muito consciente do que está a fazer e ter de percorrer eventualmente vários menus.

                                  Comentário


                                    #18

                                    Comentário


                                      #19

                                      Comentário


                                        #20
                                        O ESP tem que ser sempre desligável. Já tive situacões aqui com neve/gelo em que o carro literalmente se recusava a andar com o ESP ligado, o acelerador não fazia nada. Tenho que desligar os sistemas para o carro andar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          de certa forma respondeste á tua dúvida.

                                          eu acho que o ESP devia ser obrigatório para uso "civil", quem quer dar largas aos dotes de pilotagem tem mesmo de saber o que faz.

                                          mas também não ter ESP não quer dizer que estamos inseguros, até 1995 nenhum carro o tinha e ainda hoje andam por ai sem que a falta desse sistema os torne in guiáveis.

                                          eu acho que o ESP já salvou milhares de vidas, mas isso é uma teoria sem provas e apenas com base no potencial deste dispositivo.



                                          Originalmente Colocado por VelSatiS Ver Post
                                          -Concordo que nao deva ser excessivamente facil desligar o sistema pois é um sistema que é para a seguranca de todos no nosso uso comum logo para que desligar
                                          -A vantagem de desligar é em certo tipo de carros e em determinado tipo de conducao mais divertida. tipo track days em que queremos "brincar" mais livremente com o veiculo. é muito divertido ver nos top gear´s e afins os tipos a desligar os sistemas e sacar uns reais power slides mas na vida real quantos de vos vao verdadeiramente andar por ai a sacar peoes e afins???
                                          -Acredito que muitos de nos ja fomos safos pelo dispositivo e nem nos demos conta, pois na maioria das vezes este é um sistema preventivo logo antes de ficarmos "na *****" ja o sistema actuou e nos safou do sarilho. Numa situacao de emergencia ninguem esta a olhar para as luzinhas no painel de intrumentos pois nao????
                                          ESP a atrapalhar???? se quiseres fazer um slide sim estorva completamente, senao, nem percebo a que te referes

                                          Comentário


                                            #22
                                            O meu dá para desligar e na realidade nunca o desliguei. Para o desligar é ficar a clicar no Botão Sport até aparecer a luz no quadrante e a indicação no CB de ESP Off.

                                            Numa condução normal não o noto, mas se andar por aí a puxar ele entra bastante, mas aqui falo do ASR, os meus pneus já não caminham para novos, como tal, em piso molhado basta alguma aceleradela mais vigorosa que ele aparece logo. Mesmo em seco, se puxar uma 2ª com o modo Sport ligado, o ASR intervém.
                                            Em condução desportiva, se é que eu alguma vez conduzi de uma forma verdadeiramente desportiva, nota-se bem o ESP a travar algumas rodas quando há perca de aderência, em rotundas então é bastante notório, quase diria que ele trava a roda traseira direita para endireitar o carro, mas não é uma sensação muito clara.

                                            Normalmente ando sempre com ele ligado, mesmo quando quero conduzir depressa, sempre é uma mão extra que ali está, embora ela não faça milagres.

                                            Comentário


                                              #23
                                              eu acho que nesse caso seria o ASR ou controle de tração, o ESP pode estar ativo e o asr desligado.

                                              Originalmente Colocado por Bimmer Ver Post
                                              O ESP tem que ser sempre desligável. Já tive situacões aqui com neve/gelo em que o carro literalmente se recusava a andar com o ESP ligado, o acelerador não fazia nada. Tenho que desligar os sistemas para o carro andar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                São aquelas situações pontuais em que esse sistema pode ser dispensável ou até inoportuno. Concordo que possa haver maneira de o desligar totalmente (porque há outros em que o off não é exactamente off), mas que isso impute toda a consequência para o condutor e, como tal, não seja imediatamente acessível com um simples toque de botão (que até poderá ser acidental).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                  eu acho que nesse caso seria o ASR ou controle de tração, o ESP pode estar ativo e o asr desligado.
                                                  Tens razão, mas por exemplo no meu carro não há botões diferenciados para o ESP e controlo de traccão, só dá para desligar o ESP que por sua vez desliga o ASR também.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    sem medo de errar, duvido muito que existam muitos condutores normais capazes de travar melhor que um sistema ABS, arrancar melhor sem a ajuda do controle de tração e muito menos dominar um carro no gelo/neve ou em estradas de fraca aderência sem ESP.

                                                    uma coisa é teres algumas habilidades e vais tendo sorte, outra é pensares que és o melhor da estrada e que só as mulheres precisam do ESP.

                                                    eu tenho carros com e sem ESP e embora raramente sinta a intervenção desse anjo da guarda, recomendo vivamente.


                                                    Originalmente Colocado por Limbus4theboys Ver Post
                                                    Coisa de mulher! O meu ESP vem nas "luvas" e ainda esta semana tive que simular o ABS pois as rodas bloquearam em piso molhado e tive que travar e destravar com o pezinho. Já a semana anterior foi a vez de simular o ESP pois o carro fugiu de traseira e tive que o estabilizar com as unhas. Coisas de homem como deve de ser.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Limbus4theboys Ver Post
                                                      Coisa de mulher! O meu ESP vem nas "luvas" e ainda esta semana tive que simular o ABS pois as rodas bloquearam em piso molhado e tive que travar e destravar com o pezinho. Já a semana anterior foi a vez de simular o ESP pois o carro fugiu de traseira e tive que o estabilizar com as unhas. Coisas de homem como deve de ser.
                                                      Isso quer dizer uma de 3 coisas:

                                                      - És mesmo bom

                                                      - Tiveste sorte esta vez

                                                      - Tiveste sorte esta vez e tens poucos km no pelo e poucas situações realmente exigentes

                                                      Comentário


                                                        #28

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acho que se deve poder desligar para situações pontuais e ligar-se automaticamente acima de velocidade X ou aparecer algum tipo de aviso para tal se permitir ficar desligado. No caso dos meus carros (e acho que em todos os PSA) o mesmo botão desliga ESP e controlo de tracção, até aos 50 ou 55km/h, dependendo do modelo.
                                                          Já precisei de o desligar no 308 para arrancar numa subida com neve pois cortava logo a aceleração antes de conseguir tracção e com o 407 já me ajudou a evitar males maiores por duas vezes, uma delas em auto-estrada para me desviar da carga que caiu de uma carrinha de caixa aberta e evitar que entrasse em despiste (autêntico teste do alce e antes que alguém critique, não ia muito acima dos 120 nem colado à traseira da carrinha) e noutra vez evitou que perdesse a traseira numa rotunda onde entrei com muita velocidade com chuva. Aqui sim, ia com velocidade exagerada.

                                                          Tendo como exemplo este último caso, mais que ter o equipamento e precisar ou deixar de precisar dele, é importante tentar perceber como ele vai actuar caso seja necessário. Desta vez tentei recuperar o carro como se não tivesse ESP e o resultado foi ele ter contrabrecado mais do que eu previa devido à minha acção. A partir daí experimentei o sistema um dia numa zona sem trânsito, em alcatrão, para tentar perceber melhor as reacções do carro e até que ponto as reacções manuais podem, digamos, interferir quando o ESP nos está a ajudar. Parece um contra-senso, mas na realidade quando voltei a precisar dele, em pequenas situações, a minha reacção foi muito menos agressiva.

                                                          Mas concordo com parte do que diz o DeCeIi, um curso de condução defensiva pode ajudar muito pois não podemos ver o ESP como salvador de todas as situações, até porque já fiquei sem ESP, ABS e controlo de tracção no 407 durante umas semanas devido a avaria de um sensor de uma roda...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A minha melhor aula de condução foi num Alfa 147 sem uma roda traseira. Obrigado Nuno 156!

                                                            Não vou agora falar aqui no prazer de condução do 159 16V e ter que travar por causa daqueles azelhas todos que lá andavam à minha frente... mas dou graças à potência daquele diesel para me livrar deles na recta seguinte...


                                                            Esp? Aquilo tinha disso?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X