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O que aconteceu ao 1.4 HDi 16v 92cv?

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    O que aconteceu ao 1.4 HDi 16v 92cv?

    Como ultimamente se tem falado muito em motores diesel de baixa cilindrada eu pergunto o que se passou com o 1.4Hdi 16v com 92cv?
    É que este motor poderia ter vingado no noso mercado e em variados modelos com um preço mais favoracel que nos 1.6Hdi de 90cv mas só o vi no c3 e no Suzuki Liana....estranho...
    Pelo que pouco sei n foi nenhum primor de fiabilidade (!) e falam-se de casos em que os proprios vendedores recomendavam o 1.4HDi de 70cv e não o de 92cv...tambem acho que teria um preço de venda e construção algo elevado façe á clientela alvo..




    #2
    Porque foi substituído por um 1.6 HDi mais convicente do ponto de vista da agradabilidade da condução...

    Mas se queres tanto esse motor, o Suzuki Liana ainda o trás...

    Comentário


      #3
      Sim, a indicação que tive sobre esse motor é que deu raia em alguns modelos.

      Comentário


        #4
        Acho que foi de férias e ja nao volta mais.[8)]:D

        Comentário


          #5
          Acho que tinha uma condução tipo on-off...ou tudo ou nada!

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por luisg

            Acho que tinha uma condução tipo on-off...ou tudo ou nada!
            [caos mode on] será que o 1.3 do Astra se baseou neste motor?!?! [caos mode off]

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep

              citação:Originalmente colocada por luisg

              Acho que tinha uma condução tipo on-off...ou tudo ou nada!
              [caos mode on] será que o 1.3 do Astra se baseou neste motor?!?! [caos mode off]
              Acho q nao, pq o astra so tem modo off-off.

              Comentário


                #8
                Realmente teve uma duração curta.

                O 1.6 HDI veio substituí-lo e os consumos são semelhantes, senão mesmo um pouco melhoras.

                Abraços

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

                  Sim, a indicação que tive sobre esse motor é que deu raia em alguns modelos.
                  Exactamente. É o que diz a L'Automobile. Além disso, resposta a baixo regime é muito fraca.

                  Comentário


                    #10
                    lol
                    o 1.4Hdi 70cv com chip tambem fica assim brusco, quando carregas a fundo do momento po outro manda aceleraçoes bruscas pelo menos no meu 206 em primeira, segunda e ate terceira.
                    Realmente esse motor era mesmo outra coisas tecnologicamente, intercooler, cabeça 16 valvulas, TGV tudo o que o de 70cv nao tem.

                    Os problemas era no fundo electronicos. Acho que é mais estrategia porque se quisessem ja o teriam revisto e posto de novo a venda.
                    Se fazem os 1.6 bem que é baseado no mesmo porque nao o 1.4?!
                    Ca para mim é para futuras evoluçoes porque agora quanto tempo ira estar a concorrencia com os de 90 cavalos? e nao é por isso que tem vendas a condizer.
                    Digo eu!

                    Comentário


                      #11
                      Em baixas, apesar do HDI entrar em acção às 1500rpm, antes de lá chegar é bem pior do que CDTI/MJET antes das 1750rpm (ou 2000 como muitos insistem).
                      Por isso, vai dar tudo ao mesmo.

                      Comentário


                        #12
                        Disseste que o 1.4 HDI tinha alguns problemas... se calhar é essa a resposta à tua questão. Mais vale avançar com a produção do 1.6 HDI (que é até mais agradável de conduzir e é uma boa base de evolução ao contrário do 1.4 HDI) e, mesmo sendo mais caro, devem ter optado pelo melhor. Devem ter pensado que o 1.4 HDI seria uma dor de cabeça para todos e o arruinar da imagem do motor e da marca. Já pensaram nisso?

                        Comentário


                          #13
                          penso que nos principais mercados europeus o imposto e sobre os cavalos e nao sobre a cilindrada.. dai optarem pelo 1.6 penso eu..

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

                            citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep

                            citação:Originalmente colocada por luisg

                            Acho que tinha uma condução tipo on-off...ou tudo ou nada!
                            [caos mode on] será que o 1.3 do Astra se baseou neste motor?!?! [caos mode off]
                            Acho q nao, pq o astra so tem modo off-off.
                            [}][}][}]

                            Comentário


                              #15
                              o 1.4 16v 92cv foi retirado do mercado pq n cumpri com as normas de emissões agora em vigor... respeitava a euro 3 mas nãoa a euro4

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

                                citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep

                                citação:Originalmente colocada por luisg

                                Acho que tinha uma condução tipo on-off...ou tudo ou nada!
                                [caos mode on] será que o 1.3 do Astra se baseou neste motor?!?! [caos mode off]
                                Acho q nao, pq o astra so tem modo off-off.
                                [}][}][}]

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                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

                                  citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep

                                  citação:Originalmente colocada por luisg

                                  Acho que tinha uma condução tipo on-off...ou tudo ou nada!
                                  [caos mode on] será que o 1.3 do Astra se baseou neste motor?!?! [caos mode off]
                                  Acho q nao, pq o astra so tem modo off-off.
                                  [}][}]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boas!

                                    Alguém me sabe dizer se este motor tinha turbo de geometria variável?

                                    Não consigo encontrar nenhuma informação sobre isso..

                                    Obrigado!


                                    EDIT: Tem, consegui encontrar o catálogo da altura!
                                    Editado pela última vez por XMRV6; 29 August 2009, 14:51.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                                      Boas!

                                      Alguém me sabe dizer se este motor tinha turbo de geometria variável?

                                      Não consigo encontrar nenhuma informação sobre isso..

                                      Obrigado!
                                      Sim, tinha Turbo de Geometria Variável

                                      http://wapedia.mobi/en/Citro%C3%ABn_C3

                                      Foi descontinuado porque não cumpria as normas Euro 4.
                                      Editado pela última vez por nto; 29 August 2009, 14:59.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu sou daqueles q acha q foi uma questão de marketing, quiseram desenvolver o bloco 1.6 e descontinuaram a evolução do 1.4

                                        É preciso lembrar-mo-nos q nos outros mercados a fiscalidade assenta na potência e ñ na cilindrada!

                                        Portanto, se c/o 1.6 menos espremido, a debitar calmamente 90cv, se consegue melhor conforto na condução e consumos ao mesmo nível...
                                        Entendo perfeitamente a opção do consórcio!

                                        (E, de facto, a cabeça de 16v devia tornar as acelerações em baixas algo exasperantes... Pq no meu 8v até ñ são más de todo!)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                          Eu sou daqueles q acha q foi uma questão de marketing, quiseram desenvolver o bloco 1.6 e descontinuaram a evolução do 1.4

                                          É preciso lembrar-mo-nos q nos outros mercados a fiscalidade assenta na potência e ñ na cilindrada!

                                          Portanto, se c/o 1.6 menos espremido, a debitar calmamente 90cv, se consegue melhor conforto na condução e consumos ao mesmo nível...
                                          Entendo perfeitamente a opção do consórcio!

                                          (E, de facto, a cabeça de 16v devia tornar as acelerações em baixas algo exasperantes... Pq no meu 8v até ñ são más de todo!)
                                          Sim, oficialmente terá sido a questão das normas Euro 4, no entanto e lendo em fóruns de quem tem esse motor, a grande queixa vai mesmo para a fraca disponibilidade a baixas rotações.

                                          Depois aí está, os consumos do 1.6 de 90 cv são equivalentes ao do 1.4 16v de 90cv, logo não admira que tenha tido um período de vida tão curto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Sim, oficialmente terá sido a questão das normas Euro 4, no entanto e lendo em fóruns de quem tem esse motor, a grande queixa vai mesmo para a fraca disponibilidade a baixas rotações.

                                            Depois aí está, os consumos do 1.6 de 90 cv são equivalentes ao do 1.4 16v de 90cv, logo não admira que tenha tido um período de vida tão curto.
                                            Tb se tem lido relatos de algumas falhas de fiabilidade...
                                            Julgo q principalmente a cabeça do motor costumava ir à vida, mas posso estar enganado!

                                            Aliás, quando me falam em reprogramar o meu Fiesta, eu costumo responder c/base nisto mesmo, q a própria marca (ou melhor, o consórcio) tentou desenvolver 1 motor 1.4 à volta dos 90cv e, apesar de toda a tecnologia incluída, "falhou"...
                                            No entanto, acredito q tais falhas fossem resoluvéis, tal como aqui disseram, caso houvesse interesse.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                              Tb se tem lido relatos de algumas falhas de fiabilidade...
                                              Julgo q principalmente a cabeça do motor costumava ir à vida, mas posso estar enganado!

                                              Aliás, quando me falam em reprogramar o meu Fiesta, eu costumo responder c/base nisto mesmo, q a própria marca (ou melhor, o consórcio) tentou desenvolver 1 motor 1.4 à volta dos 90cv e, apesar de toda a tecnologia incluída, "falhou"...
                                              No entanto, acredito q tais falhas fossem resoluvéis, tal como aqui disseram, caso houvesse interesse.
                                              Sim, é certo que também chegou haver alguns relatos de problemas.

                                              Mas também não nos podemos esquecer que esse motor também foi montado no Suzuki Liana e permaneceu depois de deixar de estar disponivel na Citroën, portanto alguns dos seus problemas devem ter sido corrigidos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aconteceu-lhe o mesmo que devia ter acontecido ao 1.2 do Astra.... Desapareceu!

                                                Na altura li várias coisas, não cumpria normas anti poluição, não era agradável de conduzir a baixo regime, tinha alguns problemas de fiabilidade, etc.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quando eu comprei um C3 novo 1.4 hdi de 70cv, o vendedor da Citroen (que me conhece há 20 anos) desaconselhou-me o de 90cv. A ideia que deixou transparecer tinha que ver também com problemas de fiabilidade.

                                                  Do que andei no carro, também me pareceu que o motor era pouco disponível a baixas rpm.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Sim, tinha Turbo de Geometria Variável

                                                    Wapedia - Wiki: Citroën C3

                                                    Foi descontinuado porque não cumpria as normas Euro 4.
                                                    Em que é que se baseiam essas normas?

                                                    É que as emissões de carbono anunciadas, não eram nada do outro mundo.. 112 g/km..





                                                    Eu antes de comprar o meu de 70cv, experimentei um usado na altura de 90cv.. e adorei.. a seguir experimentei o de 70cv, e pensei.. oh céus.. isto não anda!

                                                    Só que depois o mecânico que era conhecido do meu pai, disse-he que o carro tanto poderia não dar problemas nenhuns.. como poderia esconder algumas surpresas.. embora estivesse estável há dois anos, apenas com mudanças de óleo e revisões.. mas disse que em novo.. levou vários turbos, entre outras peças, não por avariarem, mas por sugestão da casa mãe, na tentativa de resolverem vários problemas.. na altura pelos vistos até estes andavam à nora!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      As normas europeias não contemplam só CO2 ...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        As normas não contemplam as emissões de CO2, isso é taxado nos impostos sobre os automóveis mas não existe sequer um limite legal para as emissões. Existe um acordo voluntário entre a comissão europeia e os construtores para baixar as emissões de CO2.

                                                        As normas europeias estabelecem limites para emissões de NOx, Hidrocarbonetos, monóxido de carbono e partículas.

                                                        European emission standards

                                                        Acordo entre a CE e construtores

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                                                          #29
                                                          Ok! Obrigado pelo esclarecimento!

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                                                            #30
                                                            Quando comprei a minha 307 break em 2002 fiz a mesma pergunta ao vendedor: Porque a citroen tem e vocês não?
                                                            A resposta foi: Politicas do grupo...

                                                            Entretanto quando saiu o 1.6 hdi deixou de se ouvir falar desse motor na PSA.

                                                            E a gama PSA sofreu com isso, pelo menos em Portugal. E não se compreende, especialmente porque o grupo PSA sempre fez questão de adaptar a sua oferta ao nosso mercado, lembro-me do BX 11 com motor 1100 como tb a 307 Break com esse motor de 70 cv (1.4 HDI).

                                                            Julgo que, devido à nossa fiscalidade, um motor de 1360 cc se adapta melhor que um de 1580cc. E se a maquinaria existe, porque não voltar a oferecer esse mesmo motor? Julgo que as questões de fialbilidade, respsota em baixos regimes e adaptação às normas Euro IV e V seriam fáceis de executar, se não veja-se o exemplo do motor 1.1, que também foi retirado da oferta PSA, até decidirem relançar o 206 Plus.

                                                            As vendas do 207, que tem sido campeão de vendas em toda a Europa, menos em Portugal, se recente da oferta diesel, especialmente na versão SW, que não conta com o 1.4 HDI de 70 CV. E mesmo o 3 e 5 portas podia ficar mais barato de conta-se com a versão 1.4 16v em vez da 1.6 a seguir à versão 8v do referido motor.

                                                            E o mesmo acontece se a PSA tivesse um motor 1.2 de 75/80 CV, em vez de um 1.4 de 75 CV. Não consegue ser competitivo em termos de preço com a cocnorrência que ela toda dispõe de um 1.2. E os Peugeots sempre foram competitivos em termos de preço...

                                                            Se o 407 tem um 1.6 HDI de 110 cv que dá bem conta do recado (como posso comprovar), porque a gama 308 também não poderia ter um 1.4 HDI de 92 cv? O motor de 70 cv deram tantas vendas à Peugeot, não percebo porque não.

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