Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Troca: Laguna por CRV ou Outlander ou Rav4?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Troca: Laguna por CRV ou Outlander ou Rav4?

    BNoite a todos.

    Este é o meu primeiro tópico e o meu primeiro post apesar de já acompanhar este fórum há mais de 5 anos.

    Aliás, uma das viatura que possuímos (cá em casa) foi - em parte - escolhida pelo que aqui leio.

    Falo de um Suzuki GV de 1999, motor mazda, que muito feliz me tem feito e cuja compra cumpriu todos os requisitos e até superou as expectativas que tinha(mos).

    Mas adiante, ando há cerca de um ano, ano e tal com uma tremenda incerteza sobre que faça, motivo pelo qual agora exponho o que se segue:

    - quando comprámos o Suzuki, fizémo-lo pela necessidade (por motivos profissionais de um de nós) de ter uma viatura com capacidade tt moderada;

    - além do Suzuki, somos donos de uma Laguna 2.0 initiale paris 175 cv de 2007 que tem dado zero chatices e que é um estradista competentíssimo, seguro e confortável, o que é óptimo pois de 15 em 15 dias fazemos +-400km de AE (200km de ida e 200km de volta);

    - no entanto os quase 200 mil km que tem faz-me pensar se não será altura de trocar e partir para uma viatura que, quando necessário e precavendo futuras falhas, avarias ou "morte" do Suzuki, permita à minha companheira, continuar a dispôr de uma viatura com capacidade tt moderada (como moderada entenda-se estradões de terra batida e muita lama no inverno.).

    - além da capacidade tt, continuar a ter uma viatura que nos permita fazer tiradas médias (+-400km) de AE de 15 em 15 dias e duas ou três por ano mais longas (+-1200km) com um miúdo e alguma correspondente necessidade de bagageira;

    - assim, a lógica seria trocar a laguna por um dos seguintes modelos, todos até jun2007 e todos 4x4:

    - honda crv
    - mitsubishi outlander e
    - toyota rav4

    - do que leio, todos têm contras... o honda não é um verdadeiro awd nem percebo bem se se aguentaria em estradões com lama... o mitsu é-o (tt) mas é caro e dificil de encontrar... o toyota além de caro já não é o referencial de fiabilidade (veios de direcção, turbos, discos de travão) de outros tempos...

    - as questões são:

    Mantemos a Laguna que tão bem tem dado conta de si e confiamos que o Suzuki GV não se vá abaixo?

    ou

    Tentamos a troca e preferencialmente (na vossa opinião) por qual? E acham que nos ficará uma operação cara (retoma da laguna e troca pelo substituto)?

    (claro que o dinheiro não abunda, se não a questão nem se punha, era trocar e pronto)

    Obrigado pelas opiniões e desculpem o testamento!

    00bjz00
    Editado pela última vez por 00bjz00; 12 March 2015, 12:50.

    #2
    Bdia a todos.

    Vou simplificar a questão...

    O Honda CRV de 2007 é uma boa opção para estradões e lama?
    A tracção integral é satisfatória ou não?

    Alguém que tenha ou que conheça que me queira dar uma ajuda?

    Cumprimentos a todos

    00bjz00

    Comentário


      #3
      - além do Suzuki, somos donos de uma Laguna 2.0 initiale paris 175 cv de 2007 que tem dado zero chatices e que é um estradista competentíssimo, seguro e confortável, o que é óptimo pois de 15 em 15 dias fazemos +-200km de AE (200km de ida e 200km de volta);


      De tudo o que tenho visto, esse motor da Renault, o 2.0 de 150 e 175cv são dos melhores motores que eles têm, muito fiaveis. Quase 200mil?! não acho que seja grande problema. Vendi a minha Megane 1.9dci de 120cv de 2004 com 230mil km sem chatices nenhumas.
      Quanto ao resto, não posso argumentar, pois não conheço nenhum dos modelos em causa.

      Comentário


        #4
        Se queres fazer trilhos fora de estrada esquece o Honda e o Outlander. O RAv4 é o único a oferecer uma verdadeira transmissão 4x4 com diferencial central que em trilhos off road terá o mesmo comportamento de transmissão que o GV. Os outros 2 têm sistemas que ao detetarem patinagem das rodas fazem atuar o diferencial traseiro. Basicamente depois de estares atascado aquilo começa a trabalhar, isto numa situação mais complicada. O CRV é mesmo para esquecer nessas diabruras, pois o sistema dual pump é dos mais fracos a nível de eficácia 4x4.
        Sem saber bem os predicados se pudesses abdicar das duas viaturas e ficares só com uma e se consumos e portagens não fossem problema recomendaria um verdadeiro TT como o Land Cruiser.
        Toyota Land Cruiser 3.0 D-4D Pack, € 24.900 - Standvirtual


        Comentário


          #5
          Boas terranoII

          O Suzuki GV ficará (espero eu) por muitos e bons anos cá por casa. E precisamos sempre de dois carros, pois cada um de nós tem de fazer quilómetros para ir trabalhar.

          Também já começo a desconfiar que o CRV não seja hipótese. É o mais bonito, mas neste caso a função é primordial. A necessidade prende-se com trabalho e isso não pode ser posto em causa...

          Fiquei um pouco surpreendido por dizeres que o Outlander não sei ajeitava fora de estrada... de qualquer das formas, vou lendo que os outlanders são de manutenção e peças mais caras, e também não existem muitos de antes de jul2007...

          Assim, ando mais virado para ravs de 2006 e 2007.
          Parece-me é que vou ter de gastar algum dinheiro... mas enfim... vamos ver se o orçamento chega...

          As versões com a estepe da roda exterior e sem a roda diferem em quê? As sem roda têm suplente ou é pneus run-flat?


          Doidu:

          Felizmente também não me posso queixar da Laguna, bem pelo contrário...
          Sim, eu também acho que ela faria bastantes kms mais, mas é mesmo pelo medo que temos de que se o Suzuki pifar/avariar ficamos sem carro para ir trabalhar para os montes... e como já disse, um dos salários cá de casa depende disso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
            Boas terranoII

            O Suzuki GV ficará (espero eu) por muitos e bons anos cá por casa. E precisamos sempre de dois carros, pois cada um de nós tem de fazer quilómetros para ir trabalhar.

            Também já começo a desconfiar que o CRV não seja hipótese. É o mais bonito, mas neste caso a função é primordial. A necessidade prende-se com trabalho e isso não pode ser posto em causa...

            Fiquei um pouco surpreendido por dizeres que o Outlander não sei ajeitava fora de estrada... de qualquer das formas, vou lendo que os outlanders são de manutenção e peças mais caras, e também não existem muitos de antes de jul2007...

            Assim, ando mais virado para ravs de 2006 e 2007.
            Parece-me é que vou ter de gastar algum dinheiro... mas enfim... vamos ver se o orçamento chega...

            As versões com a estepe da roda exterior e sem a roda diferem em quê? As sem roda têm suplente ou é pneus run-flat?


            Doidu:

            Felizmente também não me posso queixar da Laguna, bem pelo contrário...
            Sim, eu também acho que ela faria bastantes kms mais, mas é mesmo pelo medo que temos de que se o Suzuki pifar/avariar ficamos sem carro para ir trabalhar para os montes... e como já disse, um dos salários cá de casa depende disso.

            O Outlander nunca teve quaisquer qualidades off road, já mesmo nas versões anteriores.
            Já o RAV4 é o pai deste conceito TT Suvilizado no segmento desde 1997.
            a versão com roda na porta é a mais a mais antiga e a que não tem a roda na porta mais recente.
            Penso que ficavas bem servido com algo deste género se encontrares algum antes de 6/2007.


            Toyota RAV4 rav 4 2.2 d-4d x, € 16.250, OUREM - Standvirtual
            No fora de estrada a grande diferença é a existência de um diferencial central que pode ser bloqueado. algumas versões tinham o PAck 2 que incluía um diferencial traseiro tipo torsen/autoblocante.
            Automotor

            Este botão no centro da foto é que faz toda a diferença para os seus adversário em passagens mais complicadas


            Espero que tenha sido esclarecedor.

            Comentário


              #7
              Super esclarecedor!

              Muito obrigado!

              Esse que postaste é um dos 3 que ando a sondar. O problema é a retoma...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                Super esclarecedor!

                Muito obrigado!

                Esse que postaste é um dos 3 que ando a sondar. O problema é a retoma...
                Estes carros Rav4 não são carros baratos, pois nunca o foram mas mecânicamente são superiores à concorrência.
                Sobre as retomas é um mal que nos atinge a todos e não há muito a fazer.

                Comentário


                  #9
                  Tenho andado a pesquisar e de facto os que não têm a estepe do pneu (que na minha opinião são mais bonitos) usam run flat.

                  Isso assusta-me pois parecem ser muuuito caros... e se de cada vez que furar um, tiver de trocar dois daqueles... só em pneus arrisco-me a custos elevadíssimos...

                  Comentário


                    #10
                    Bom, com muita pena minha... ou talvez não... vou abandonar a ideia...

                    O Suzuki vai (não vais?) aguentar-se lindamente e assim mantemos a Laguna.

                    Os valores pedido são sempre um absurdo e deparei-me com algumas situações bastante duvidosas...

                    Mais vale guardar a guita e ficar com o que tenho que sei em que estado se encontra do que estar a fazer um esforço financeiro e arriscar-me a potenciais situações dúbias...

                    Ainda assim, gostava de deixar uma questão... um carro tipo este:

                    Mitsubishi Outlander 2.0 DI-D Intense+ (140cv) (5p), Diesel, 13.450 - Auto SAPO

                    não se aguentaria mesmo em estradões e lama?

                    (não estou a duvidar do TerranoII, mas fiquei mesmo surpreendido com a sua afirmação)

                    Comentário


                      #11
                      Já agora, tendo eu também - e mais pessoal por aqui - Grand Vitara, como tem sido a tua experiência com o carro?

                      http://forum.autohoje.com/diario-de-...ra-2-0-td.html

                      E o HRV não se desenrasca minimamente nestas situações?

                      Afinal falamos de "estradões de terra batida e muita lama no inverno".

                      Muita lama como? Até aos eixos?! Só 5 ou 10cm? Só transponível com pneus de todo-terreno? O teu GV passa na boa ou foge um bocado, e que pneus tens no GV?

                      Comentário


                        #12
                        Olá PDCouto,

                        Já postei no teu DB, que tenho seguido com atenção.

                        O HRV já é um bocado antigo, e para fazer a quilometragem de AE que nós fazemos mensalmente, não sei se era adequado. Não esquecer que a intenção era trocar a Laguna, e penso que trocá-la para um HRV (de 90's e muitos) era andar um pouco para trás.

                        Quanto à experiência com o GV tem sido óptima.

                        Trocámos preventivamente as correias, óleos, filtros e valvulinas quando o comprámos, mais um dos foles.
                        Passado uns meses foi um radiador novo e uma bandeja de direcção que se partiu num buracão de um monte.
                        Entretanto também já mudou de bateria.

                        Mas apesar de todo este investimento que não foi barato, o carro comporta-se uma maravilha quer em lama quer em areia.


                        Atravessa trilhos de lama em que eu até vou a tremer (sinceramente) com medo lá ficar atascado. Estamos a falar em estradões onde a lama vai se calhar a cerca um quarto da roda. Se calhar não é muito e o carro passa isso e muito mais mas eu não sou muito experiente na matéria. Em trilhos de areia também nunca lhe senti grandes dificuldades, mas tive de lhe meter mais do que uma vez as redutoras.
                        Mas quem anda mais nesses sítios com ele é a minha companheira.

                        E ela não se tem queixado, diz que já subiu uns barrancos e tudo (!).

                        Os pneus que tem são uns bridgestone dueler de estrada (h/t?). Levou 4 novos na vez dos dueler 684 mistos (ms) que lá estavam e já não tinham grande rasto. Em estrada sente-se que ficou seguríssimo, mesmo a chover a potes.

                        Ambos adoramos conduzir o carro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                          Bom, com muita pena minha... ou talvez não... vou abandonar a ideia...

                          O Suzuki vai (não vais?) aguentar-se lindamente e assim mantemos a Laguna.

                          Os valores pedido são sempre um absurdo e deparei-me com algumas situações bastante duvidosas...

                          Mais vale guardar a guita e ficar com o que tenho que sei em que estado se encontra do que estar a fazer um esforço financeiro e arriscar-me a potenciais situações dúbias...

                          Ainda assim, gostava de deixar uma questão... um carro tipo este:

                          Mitsubishi Outlander 2.0 DI-D Intense+ (140cv) (5p), Diesel, 13.450 - Auto SAPO

                          não se aguentaria mesmo em estradões e lama?

                          (não estou a duvidar do TerranoII, mas fiquei mesmo surpreendido com a sua afirmação)
                          Só te estou a dizer que ter tração às 4 rodas é qualidade fundamental para se safar mas não é a única coisa.
                          Por exemplo um Subaru Impreza ou Outback safaria-se melhor pois a transmissão é mais completa.
                          Se for para fazer 500 mts de um trilho não vejo problema algum, contudo não sei que tipo de dificuldades vais encontrar.
                          Trilhos é uma coisa, com lama é outra, sendo que neste último caso os pneus fazem toda a diferença.
                          Agora eu sou praticante de TT e se estás a chamar trilhos com lama a meia dúzia de poças de água que te aparecem pela frente aí já é diferente e podes ir à vontade. Em tempos tive um Hyundai Tucson 4wd e fazia alguns trilhos com lama (tinha pneus mud+Snow pirelli scorpian ATR) mas o terreno era sempre consistente. Como tal este ou outro suv idêntico safam-se na boa. Aliás este Tucson até pode ser uma boa opção se encontrares o de 140cv
                          Hyundai Tucson 2.0 CRDI Coast to Coast 4WD, € 8.900, Vila Nova De Gaia - Standvirtual



                          Depois existem outros trilhos com lama ...


                          e depois existem os mares de lama

                          Comentário


                            #14
                            Pois... acho que são mais coisas do género entre a 1ª e a 2ª foto...

                            São estradões tipicos do alentejo... muitas vezes são rijos e a lama mal se nota, mas com partes ou com zonas em que por serem estradas florestais ou agrícolas as rodas dos tractores fazem das suas e quer o sulco quer a quantidade de lama aumenta significativamente...

                            Ainda assim, penso que agora percebi melhor o que querias dizer... é que eu li como se o Outlander fosse um zero à esquerda para offroad, e tu se calhar estavas-te a referir a um off-road entre a 2ª e a 3ª fotografia não?

                            Ou mesmo na 2ª foto o Outlander já se veria enrascado?

                            Comentário


                              #15
                              O GV desde que bem estimado, com manutenção em dia, tem motor e capacidade para aguentar muita pancada.
                              Está com quantos kms? Não consigo ver aqui as fotos, mas se lhe colocares uns pneus mais agressivos (AT), já dá mais alguma liberdade fora de estrada, perdendo em estrada e chuva.

                              No teu caso, se calhar não ficaria com dois SUV/TT.

                              Se gostas do GV, tens a geração seguinte, que dizem que se safa bem fora de estrada, creio que os primeiros ainda com redutoras, depois passou a "eletrónica".

                              Comentário


                                #16
                                Isso é relativo porque depende do que está por baixo. Por exemplo aqui:

                                https://www.youtube.com/watch?v=2A73CL48mLc

                                ...tens terreno mais sólido em baixo. Mas há sítios mesmo pantanosos em que há terreno mole debaixo da lama, e acontece isto:

                                https://www.youtube.com/watch?v=zYtQVQy-9aY

                                Comentário


                                  #17
                                  Olá, obrigado pela resposta. Também já li muito post teu relacionado com os GV's!

                                  O meu tem 143mil... no odómetro claro. Na realidade não faço a mais pequena ideia de quantos tenha, mas claro que duvido que apenas tenha estes...

                                  Porque não dois? Um para andar habitualmente (o GV) e outro para safar ocasionalmente qualquer falha do GV mas com capacidades mais estradistas (bastante AE por mês).

                                  Eu gosto muito do look do GV mais recente... mas tem uma mala miserável...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                    Isso é relativo porque depende do que está por baixo. Por exemplo aqui:

                                    https://www.youtube.com/watch?v=2A73CL48mLc

                                    ...tens terreno mais sólido em baixo. Mas há sítios mesmo pantanosos em que há terreno mole debaixo da lama, e acontece isto:

                                    https://www.youtube.com/watch?v=zYtQVQy-9aY

                                    Pois de facto tens razão... é tudo relativo. Eu já passei em sítios parecidos com os do 2º vídeo e não fiquei atolado... mas foi em sítios desse género que ia com o coração nas mãos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Seja qual for a escolha se vais andar nessas andanças uns pneus com rasto mais aberto é essencial.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu iria mais para uma coisa deste género:

                                        Skoda Octavia Break 2.0TDi SCOUT 4X4, € 16.490, Amadora - Standvirtual

                                        Apresenta uma altura interessante, tem 4x4 e não consome mais que um SUV 4x4. E com uns pneus M+S faz coisas interessantes em termos de estradões de terra.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                          Eu iria mais para uma coisa deste género:

                                          Skoda Octavia Break 2.0TDi SCOUT 4X4, € 16.490, Amadora - Standvirtual

                                          Apresenta uma altura interessante, tem 4x4 e não consome mais que um SUV 4x4. E com uns pneus M+S faz coisas interessantes em termos de estradões de terra.
                                          Eu para esse estilo só pensaria nos Subarus Outback, só que o preço se for recente claro, upa upa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Altura ao solo é muito importante também nestas condições .

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                              Eu para esse estilo só pensaria nos Subarus Outback, só que o preço se for recente claro, upa upa.

                                              eu também já ponderei esses subarus... só leio maravilhas sobre eles

                                              só que os preços, manutenção e peças são caríssimos


                                              neste momento, como já escrevi algures em cima, e depois de perceber bem os valores envolvidos penso que irei desistir da troca... a Laguna só deve ser transaccionada se conseguir fugir à ripada da retoma ou seja, fazendo uma venda a particular

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                Altura ao solo é muito importante também nestas condições .
                                                Pois... no subaru (menos) ou na outra sugestão da skoda este factor também levanta algumas dúvidas!

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X