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Porquê o barulho de marcha-atrás?

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    Porquê o barulho de marcha-atrás?


    Alguém sabe porquê o barulho de marcha-atrás?

    Porquê aquele "vvvVVvvvVVVVVVVV" diferente e tão mais sonoro do que arrancar em primeira?

    Donde vem?

    #2
    Isso tem a a ver com o formato dos carretos na cx de velocidade

    Não há nada como ver com os propros olhos, e para n teres que desmontar uma: http://auto.howstuffworks.com/

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      #3
      citação:Originalmente colocada por xicos perto

      Isso tem a a ver com o formato dos carretos na cx de velocidade
      porque são direitos;) e não tem sincronizador.
      e por isso tambem em alguns casos custa a entrar.

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        #4
        Mas há primeiras sem sincronizador e nunca ouvi nenhum carro a arrancar com esse barulho. A do meu Panda 4x4 acho que não era.

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          #5
          Pq são direitos.
          Orgãos de Máquinas, 4º semestre. I.S.E.L.
          Q aulas maradas!

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por civic sr

            citação:Originalmente colocada por xicos perto

            Isso tem a a ver com o formato dos carretos na cx de velocidade
            porque são direitos;) e não tem sincronizador.
            e por isso tambem em alguns casos custa a entrar.
            Exacto, porq são carretos com dentes direitos, enquanto as restantes velocidades, visto atinjirem maiores velocidades têm dentes com um formato especial para não fazerem esse basqueiro
            http://auto.howstuffworks.com/transmission.htm

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              #7
              Custava alguma coisa inclinarem os dentes desses carretos?!

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por PDCouto

                Custava alguma coisa inclinarem os dentes desses carretos?!
                eu gosto do barulho.:D
                dá um estilo RACING[}]

                Comentário


                  #9
                  Como é muito pouco utilizada e normalmente a uma velocidade muito baixa, sendo uma roda de dentado recto é mais barato.

                  Comentário


                    #10
                    Yap, uma engrenagem de dentes rectos é mais barata do que uma helicoidal, como nas velocidades restantes. ;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por PDCouto

                      Custava alguma coisa inclinarem os dentes desses carretos?!
                      Não achas que as caixas já são demasiado caras [?]

                      Comentário


                        #12
                        Os carros de competiçao costumam ter a 1a e 2a cm dentes rectos para resistirem as fortes "pancadas" do motor e se ouvirem o som k faz parece k vai de marcha atras....alguns tem todas cm dentes rectos.

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          É um barulho muita fixe. Bem esticada então...
                          E virar o volante de repente depois também é giro!

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                            Os carros de competiçao costumam ter a 1a e 2a cm dentes rectos para resistirem as fortes "pancadas" do motor e se ouvirem o som k faz parece k vai de marcha atras....alguns tem todas cm dentes rectos.

                            Cumps
                            Alguns Dragsters por exemplo... ;)

                            Comentário


                              #15
                              Acho que o meu C220 CDI não faz esse barulho…pelo menos nunca notei, ao contrario de outros carros que tive!

                              Cumps.

                              Comentário


                                #16
                                Os carros mais antigos é que se nota mais esse barulho,principalmente os a gasolina.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Torres

                                  É um barulho muita fixe. Bem esticada então...
                                  E virar o volante de repente depois também é giro!
                                  [}]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como já fui dito, o barulho provêm do facto de ter dentes rectos, os outros são obliquos ma maioria dos casos com curvatura, o contacto entre os dentes é feito de forma mais suave sendo o ruído reduzido.
                                    O facto de serem direitos é principalmente por redução de custos, nas velocidades normais as rodas dentadas de todas as velocidades estão unidas e a engrenagem da velocidade é feita com um "corpo" que liga as rodas respectivas ao veio de saída permitindo o uso de sincronizadores e tornando a engrenagem mais simples. A marcha atrás na maioria das caixas é engrenada fazendo encaixar (deslizando) as rodas dentadas de dentes direitos (se não fossem era impossível fazê-lo dessa forma). Por essa razão é que a marcha atrás arranha se o carro não estiver imóvel.
                                    A solução mais simples e barata é também mais compacta e leve penso eu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estou a ver que não sou o único a fazer piões em marcha-atrás! :D

                                      Alex, boa explicação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

                                        Acho que o meu C220 CDI não faz esse barulho…pelo menos nunca notei, ao contrario de outros carros que tive!

                                        Cumps.
                                        O meu C5 HDI também já não faz esse barulho....E acho que já o Xsara pouco fazia.. mas esse era atenuado pelo barulho do 1.5D :D

                                        Mas é pena.. eu até gostava do barulho....

                                        nnhhhiiiiiiiiiiiiii

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                          citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

                                          Acho que o meu C220 CDI não faz esse barulho#8230;pelo menos nunca notei, ao contrario de outros carros que tive!

                                          Cumps.
                                          O meu C5 HDI também já não faz esse barulho....E acho que já o Xsara pouco fazia.. mas esse era atenuado pelo barulho do 1.5D :D

                                          Mas é pena.. eu até gostava do barulho....

                                          nnhhhiiiiiiiiiiiiii
                                          Alguns carros (normalmente quando se sobe nas gamas) têm a marcha-atrás como as outras velocidades (inclusivé sincronizadas)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Na industria a diferença de preço de um carreto normal para um helicoidal é enorme, por ex um custa 30€ e outro pode custar 500€, além disso num carreto recto por norma n ultrapassa as 3000rpm.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Caro user

                                              Têm a certeza da da afirmação "Alguns carros (normalmente quando se sobe nas gamas) têm a marcha-atrás como as outras velocidades (inclusivé sincronizadas)"!
                                              É q uma caixa custa milhões a desenvolver, mais q um motor, e cmo tal é usada até À exaustão, e com o minimo de diferenças possivel. N estarão a confundir insonorização, com fazer ou n?

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por PDCouto

                                                Estou a ver que não sou o único a fazer piões em marcha-atrás! :D

                                                Alex, boa explicação.
                                                Já não faço. Os pneus são caros como o raio [xx(]

                                                Comentário

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