Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Garantia Automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Garantia Automóvel

    Sei que já existem alguns tópicos deste género, mas gostaria de partilhar o meu caso.

    Vendi o meu Carro anterior numa retoma, recebi um e deixei o outro no Stand. O Stand dá um ano de Garantia. Acontece que o meu antigo carro foi vendido (com um ano de Garantia) e tinha um problema, e o novo dono dele também o voltou a vender.

    Portanto no meio disto tudo, a garantia ficou inválida?

    Pessoalmente penso que sim, visto a garantia por parte do Stand estar passada no nome de um pessoa, e esta o ter vendido a outra posteriormente.

    Agora o novo dono queixa-se ao antigo que tem um problema, o antigo queixa-se ao vendedor do Stand e o do Stand queixa-se a mim.

    Então o carro já passou por três mãos e a responsabilidade continua a ser minha?

    #2
    O Stand não tem o direito de exigir nada de ti, tu deixaste um e levaste o outro.
    Avaliaste o carro que recebeste, e o stand só tinha de fazer o mesmo, o que havia para dizer tinha que ser dito na hora. Se o meu carro avariar amanhã eu não me vou queixar há honda onde o comprei ha 14 anos...

    Nem te preocupes com isso porque com as vezes que o carro ja mudou de mãos não tens nada a ver com isso nem muito menos com que te preocupar com o que diz o proprietario actual. Alem disso o problema pode já ter aparecido depois do carro ter saido das tuas mãos, não tens nada a justificar.
    Editado pela última vez por blakke; 12 March 2015, 20:50.

    Comentário


      #3
      Os particulares têm que dar garantia? Pensava que era só os comerciantes.

      Comentário


        #4
        Venda Particular não tem garantia nenhuma, simplesmente é um "tratado" entre cavalheiros onde se espera que quem vende seja minimamente sério (é por isso que quando não se sabe o suficiente de automóveis costuma-se levar mecânico ou alguém entendido a fazer o test Drive) excepto quando quem vende é profissional do ramo (vendedor de automóveis). Seja como for o Stand não te estará a pedir responsabilidade (até ver), mas simplesmente a questionar se o carro tinha algum problema nas tuas mãos, se ocultaste isso ao Stand (caso tivesses conhecimento do problema) ai sim a responsabilidade poderá ser imputada a ti, devemos de ser minimamente sérios nesses tipos de negócios.

        Mas em principio não deve de ser algo que te preocupes. Se o problema apareceu depois então só tens uma coisa a dizer ao Stand "Não me incomodem, por favor".

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por blakke Ver Post
          O Stand não tem o direito de exigir nada de ti, tu deixaste um e levaste o outro.
          Avaliaste o carro que recebeste, e o stand só tinha de fazer o mesmo, o que havia para dizer tinha que ser dito na hora. Se o meu carro avariar amanhã eu não me vou queixar há honda onde o comprei ha 14 anos...

          Nem te preocupes com isso porque com as vezes que o carro ja mudou de mãos não tens nada a ver com isso nem muito menos com que te preocupar com o que diz o proprietario actual. Alem disso o problema pode já ter aparecido depois do carro ter saido das tuas mãos, não tens nada a justificar.
          Pois também tenho a mesma opinião, mas o Vendedor do Stand ainda acha que sou eu que tenho a responsabilidade. O Vendedor teve o carro à venda 5 Meses e não lhe fez uma única revisão, e agora a culpa ainda é minha...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
            Venda Particular não tem garantia nenhuma, simplesmente é um "tratado" entre cavalheiros onde se espera que quem vende seja minimamente sério (é por isso que quando não se sabe o suficiente de automóveis costuma-se levar mecânico ou alguém entendido a fazer o test Drive) excepto quando quem vende é profissional do ramo (vendedor de automóveis). Seja como for o Stand não te estará a pedir responsabilidade (até ver), mas simplesmente a questionar se o carro tinha algum problema nas tuas mãos, se ocultaste isso ao Stand (caso tivesses conhecimento do problema) ai sim a responsabilidade poderá ser imputada a ti, devemos de ser minimamente sérios nesses tipos de negócios.

            Mas em principio não deve de ser algo que te preocupes. Se o problema apareceu depois então só tens uma coisa a dizer ao Stand "Não me incomodem, por favor".
            Eu quando vendi o meu antigo carro em Retoma disse ao Vendedor para o ir experimentar, ele disse que não valia a pena. Teve o carro 5 Meses no Stand não lhe fez nada, vendeu com garantia, o novo dono dele passado 5 ou 6 Meses também voltou a vender o carro, e a culpa ainda é minha?

            Já não tenho o carro à 8 Meses, entretanto já passou por pelo Stand e 2 Donos...

            Comentário


              #7
              Calma... mas sabias do problema?

              Comentário


                #8
                Se eu entendi, o carro tinha um problema quando o deixaste no stand, e como tal tinhas conhecimento do mesmo.

                Legalmente não sei como estas situações se podem processar, mas com tanta passagem de nome, duvido que alguém pague a factura, que não o proprietário actual, a não ser que passe a batata quente para outro.

                Legalmente ou não, e se sabias do problema, não o tendo revelado na venda, és responsável pelo mesmo.
                Editado pela última vez por Ecoflex; 12 March 2015, 22:30.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Se eu entendi, o carro tinha um problema quando o deixaste no stand, e como tal tinhas conhecimento do mesmo.

                  Legalmente não sei como estas situações se podem processar, mas com tanta passagem de nome, duvido que alguém pague a factura, que não o proprietário actual, a não ser que passe a batata quente para outro.

                  Legalmente ou não, e se sabias do problema, não o tendo revelado na venda, és responsável pelo mesmo.

                  Deixa-me ir um bocadinho mais longe:

                  1 - Legalmente, se sabias do problema e vendeste o carro ao stand sem o informar então és responsável por isso. No limite pode qualificar crime de burla.

                  2 - Claro que esta é a situação extrema. Até porque não é fácil provar que já sabias de um problema especialmente ao fim deste tempo todo. Afinal primeiro teriam que provar que sabias (p.ex. ter um registo de que te tinhas queixado dessa avaria antes). Mesmo aí podes argumentar, dependendo do problema que achaste que o tema estava resolvido e tanto era assim que nem tu reparaste mais em problemas durante muito tempo nem o stand reparou em qualquer problema durante meses nem o novo dono reparou em qualquer problema durante meses.

                  3 - Se não sabias do problema então a tua responsabilidade termina no momento em que vendes o carro. Como particular não tens de dar nenhuma garantia do carro. O stand sim tem de dar essa garantia durante pelo menos um ano a partir do momento que o vende.

                  4 - Não tenho a certeza que a garantia do stand (1 ano mínimo) se extinga se o carro for vendido entretanto. Numa garantia de fábrica tal não acontece. Mas este caso é diferente pelo que não sei se se aplica o mesmo. Em todo o caso isto é irrelevante para ti. Os novos donos é que tem de pensar neste pormenor

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                    Deixa-me ir um bocadinho mais longe:

                    1 - Legalmente, se sabias do problema e vendeste o carro ao stand sem o informar então és responsável por isso. No limite pode qualificar crime de burla.

                    2 - Claro que esta é a situação extrema. Até porque não é fácil provar que já sabias de um problema especialmente ao fim deste tempo todo. Afinal primeiro teriam que provar que sabias (p.ex. ter um registo de que te tinhas queixado dessa avaria antes). Mesmo aí podes argumentar, dependendo do problema que achaste que o tema estava resolvido e tanto era assim que nem tu reparaste mais em problemas durante muito tempo nem o stand reparou em qualquer problema durante meses nem o novo dono reparou em qualquer problema durante meses.

                    3 - Se não sabias do problema então a tua responsabilidade termina no momento em que vendes o carro. Como particular não tens de dar nenhuma garantia do carro. O stand sim tem de dar essa garantia durante pelo menos um ano a partir do momento que o vende.

                    4 - Não tenho a certeza que a garantia do stand (1 ano mínimo) se extinga se o carro for vendido entretanto. Numa garantia de fábrica tal não acontece. Mas este caso é diferente pelo que não sei se se aplica o mesmo. Em todo o caso isto é irrelevante para ti. Os novos donos é que tem de pensar neste pormenor
                    Teoricamente a garantia de bens móveis novos ou usados dizem respeito ao bem. Não ao proprietário. Portanto tendo carro sido vendido por um stand tem obrigatoriamente no mínimo garantia de 12 meses. Se ainda não passaram 12 meses, quem tiver o carro tem ainda direito a garantia.

                    O papel com o nome nada interessa. Não é necessário papel de garantia nem "garantia escrita". Basta poder provar a transação de compra ao stand (com data) o que significa que pode ser declaração compra e venda OU cheque OU recibo transferência bancária...

                    Se o stand for trafulha vai pôr-se em bicos de pés para fugir com rabo à seringa.

                    Mas atenção, durante os12 meses após a venda, é o stand responsável pelas avarias enquadráveis em garantia (também ainda ninguém disse qual foi) ou neste caso sendo fácil provar que a avaria existia desde a venda pelo stand, conta como não conformidade no momento da venda, o que significa que não interessa se é peça de desgaste ou não. O comprador tem direito à reparação gratuita. mas nada disto invalida que se o dono original sabia da avaria antes de o entregar ao stand e se ocultou esse facto, o stand pode depois pedir-lhe responsabilidades.

                    Só uma nota final. Para a garantia não é necessário qualquer papel ou " garantia escrita " ( como stands gostam de dizer) mas para a garantia não ser os 2 anos por lei e ser apenas 1 ano pro mútuo acordo, aí sim tem de haver papel assinado por stand e comprador a "aceitar" a redução por mútuo acordo. Pelo que foi dito parece não ser esse o caso, o que, para sorte do dono atual, significa que em princípio a garantia do carro são mesmo os 2 anos e como tal plenamente válida.
                    Editado pela última vez por dtv; 13 March 2015, 08:57.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                      Pois também tenho a mesma opinião, mas o Vendedor do Stand ainda acha que sou eu que tenho a responsabilidade. O Vendedor teve o carro à venda 5 Meses e não lhe fez uma única revisão, e agora a culpa ainda é minha...
                      A responsabilidade será tua se o stand conseguir provar que sabias do problema e que o ocultaste propositadamente para favorecer o negócio (maior valor da retoma). Nesse caso pode acusar-te de burla ou simplesmente pedir-te reembolso do arranjo da avaria, se stand for chamado a suportá-la. Para quem comprou o carro, o responsável é o stand. Pois quem vende é o responsável por dar garantia (sendo um stand). Nas circunstâncias que te disse, é que o stand pode exigir-te reembolso.

                      Que avaria era?

                      Comentário


                        #12
                        Ao fim de não sei quantos meses e tendo o carro passado pelas mãos do stand e de outra pessoa antes do actual dono, tinha de ser uma avaria muito específica para a conseguirem relacioná-la a ti.
                        Também estou curioso para saber que tipo de avaria possa ser...mesmo que seja algo do género "a bomba da água tá nas lonas, é de origem e devia ter sido mudada com a troca de distrbuição atempadamente", vão-te exigir factura da revisão? Oxalá os injectores não dêem barraca, senão tinhas de guardar facturas de cada depósito de combustível? E se fosse low-cost então, ui...

                        É certo que existem certas manhas como um tecto de abrir que deixa entrar água pró carro, e caso vendas o carro no verão dificilmente topam isso, mas não me parece que seja um caso desses.

                        Comentário


                          #13
                          Portanto pelo o que o Vendedor me relatou, o problema é o trabalhar do motor, o Vendedor diz que o carro faz um barulho diferente do normal.

                          Quando lhe vendi o carro ele meteu o mesmo a trabalhar e não disse nada, teve-o lá 5 Meses também nunca me disse nada, depois de o vender o novo proprietário queixou-se do barulho do motor, e só ai é que o Vendedor viu que o barulho não é normal.

                          O carro voltou a ser vendido, e agora o novo dono também se queixa do mesmo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                            Portanto pelo o que o Vendedor me relatou, o problema é o trabalhar do motor, o Vendedor diz que o carro faz um barulho diferente do normal.

                            Quando lhe vendi o carro ele meteu o mesmo a trabalhar e não disse nada, teve-o lá 5 Meses também nunca me disse nada, depois de o vender o novo proprietário queixou-se do barulho do motor, e só ai é que o Vendedor viu que o barulho não é normal.

                            O carro voltou a ser vendido, e agora o novo dono também se queixa do mesmo.

                            Ainda não respondeste a uma pergunta importante: sabias de algum problema com o carro na altura em que o vendeste?

                            Se achares que não deves responder a esta pergunta basta dizeres que não queres responder e fica o tema entendido. Mas entende que esta é a informação que falta e que já comentámos qual o impacto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                              Ainda não respondeste a uma pergunta importante: sabias de algum problema com o carro na altura em que o vendeste?

                              Se achares que não deves responder a esta pergunta basta dizeres que não queres responder e fica o tema entendido. Mas entende que esta é a informação que falta e que já comentámos qual o impacto.
                              Respondendo à pergunta de muitos, não sabia.

                              De facto para mim o barulho sempre foi normal de um carro a gasolina. Mas não é a minha resposta que vai resolver o problema, como é que eles sabem se eu sabia ou não?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                Respondendo à pergunta de muitos, não sabia.

                                De facto para mim o barulho sempre foi normal de um carro a gasolina. Mas não é a minha resposta que vai resolver o problema, como é que eles sabem se eu sabia ou não?

                                A isso já respondemos pois. Vê o #2 do meu post mais acima... mesmo que soubesses é muito difícil que eles alguma vez provassem isso. Não sabendo então, diria que tenho 99% de certeza que é impossível provar que tu sabias (e sim, eles têm de provar se alegarem isso). Digo 99% porque há sempre a hipótese remota de que tinhas algum relatório de uma revisão que identificava o problema e que não reparaste ou assim.

                                Por isso... não creio que tenhas de te preocupar particularmente. Acima de tudo a única pessoa que te pode chatear é o dono do stand e não os actuais proprietários. Esses devem reclamar com o stand que é quem lhes deu garantia da viatura.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tu não sabes de nada, nunca te apercebeste de nada e quando vendeste o carro ele não tinha nada!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Afinal que é o profissional dos automóveis, tu ou o stand?
                                    Uma coisa é tu entregares o carro e passado 1..2.. ou na primeira semana o stand vier falar contigo a dizer que o carro não estava em condições, mesmo assim é sempre duvidoso por podiam alterar algumas peças.
                                    Quando vais ao mecânico e sais porta fora, se voltares lá passado um mês o que te dizem? ...
                                    Não podes dar garantia de uma coisa que não sabes se foi alterada, e no máximo a tua responsabilidade seria com o stand, não sobre o novos donos.

                                    Esquece lá isso. Eles tiveram mais que tempo para avaliar o carro, e além disso tem que ser profissionais e saber avaliar o que estão a comprar/trocar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BrunoBrito Ver Post
                                      Afinal que é o profissional dos automóveis, tu ou o stand?
                                      Uma coisa é tu entregares o carro e passado 1..2.. ou na primeira semana o stand vier falar contigo a dizer que o carro não estava em condições, mesmo assim é sempre duvidoso por podiam alterar algumas peças.
                                      Quando vais ao mecânico e sais porta fora, se voltares lá passado um mês o que te dizem? ...
                                      Não podes dar garantia de uma coisa que não sabes se foi alterada, e no máximo a tua responsabilidade seria com o stand, não sobre o novos donos.

                                      Esquece lá isso. Eles tiveram mais que tempo para avaliar o carro, e além disso tem que ser profissionais e saber avaliar o que estão a comprar/trocar.

                                      Isso também não é exactamente assim. Lá por eu não ser profissional automóvel não quer dizer que possa enganar alguém quando vendo um carro, mesmo que esse alguém seja profissional da área. Ou seja se eu souber que o carro tem um defeito com impacto que não está imediatamente visível e inclusivé pode estar dissimulado e não o identificar ao comprador isso é responsabilidade minha e pode eventualmente ser crime de burla.

                                      Agora, pelos vistos isso não foi o que aconteceu aqui. O autor do tópico não conhecia nenhum defeito do carro. Não sabemos se ele existia antes de vender ou não, mas isso não é responsabilidade dele. E em qualquer caso tem de ser sempre o dono do stand a conseguir provar que ele sabia algo.

                                      Essa é a diferença:
                                      - O stand é profissional e nas suas vendas tem de oferecer garantia: ou seja não interessa se o defeito estava lá antes ou não nem interessa se o vendedor o conhecia. É uma garantia o que significa que o bem tem de ser reposto na sua condição expectável à data da venda (P.S.: defeitos obviamente visíveis como riscos na pintura não estão abrangidos desde que o comprador os reconheça)
                                      - O user é particular logo apenas vende um bem sem oferecer garantia. Não pode é enganar a outra parte neste negócio. Se não o fez então não tem qualquer responsabildiade

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                        Isso também não é exactamente assim. Lá por eu não ser profissional automóvel não quer dizer que possa enganar alguém quando vendo um carro, mesmo que esse alguém seja profissional da área. Ou seja se eu souber que o carro tem um defeito com impacto que não está imediatamente visível e inclusivé pode estar dissimulado e não o identificar ao comprador isso é responsabilidade minha e pode eventualmente ser crime de burla.

                                        Agora, pelos vistos isso não foi o que aconteceu aqui. O autor do tópico não conhecia nenhum defeito do carro. Não sabemos se ele existia antes de vender ou não, mas isso não é responsabilidade dele. E em qualquer caso tem de ser sempre o dono do stand a conseguir provar que ele sabia algo.

                                        Essa é a diferença:
                                        - O stand é profissional e nas suas vendas tem de oferecer garantia: ou seja não interessa se o defeito estava lá antes ou não nem interessa se o vendedor o conhecia. É uma garantia o que significa que o bem tem de ser reposto na sua condição expectável à data da venda (P.S.: defeitos obviamente visíveis como riscos na pintura não estão abrangidos desde que o comprador os reconheça)
                                        - O user é particular logo apenas vende um bem sem oferecer garantia. Não pode é enganar a outra parte neste negócio. Se não o fez então não tem qualquer responsabildiade
                                        É isto mesmo.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X