Boas Tardes
Gostaria que alguém me pudesse ajudar num problema que tenho na minha viatura.
Ora a viatura é um Lancia Delta 1.9 JTD 16 V do ano de 2010 com 65.000km.
Tenho vindo a constatar ultimamente que após cerca de 2 minutos de rolar com a viatura ele começa a fazer um barulho esquesito na frente e muito fumo(branco) a sair pelos tubos de escape mas após rolar mais uns kms ele já não o faz.
Ontem parei o carro e abrindo o capôt verifiquei que o barulho vinha do motor??? ou seja pareçe que levava umas pancadas por baixo dele.
Ora após duas ou trés "gazuadas" no pedal ele parou de dar.
A verdade é que eu tenho andado muito pouco com ele e por vezes trajectos curtos na cidade. ( será disso, não dar "gaz" nele )?
Faltam 5.000 km para a revisão sendo que se fôr pelos meses de revisão dada pela marca ( 12 meses ) já passou. (será que tenho de fazer uma revisão)?
Se alguém tiver uma opinião o meu desde já muito obrigado.
Pelos sintomas...
Turbo, injectores, junta ou segmentos são possibilidades...entre outros.
É difícil fazer um diagnóstico sem ver o paciente, portanto, é melhor antecipares a tua revisão.
Vê se não tens água na vareta do óleo.
Verifica se o carro está a "perder" óleo.
Vê se não tens óleo no radiador, ou seja, basta ver a cor do liquido de refrigeração, se estiver diferente do normal.
Obrigado pela resposta
Voçê pensa então que existe um problema!
O nivel do liquido de refrigeração està na linha do minimo mas a cor està normal.
Eu vivo na suiça onde as temperaturas são muito negativas, tinham -me dito que poderia ser de eu não aquecer devidamente o carro antes de me pôr ã estrada.
Será???
Ah! Isso é muito importante, sendo assim, sim.
Esse fumo branco pode ser humidade depositada/aculmulada no escape durante o repouso. O carro está ao ar livre durante a noite?
É normal, enquanto o carro não expulsar toda a humidade que lá estiver, o fumo sair branco.
Não aconselho acelerar parado para ele aquecer antes de iniciar a marcha.
Como alternativa, ir um pouco mais cedo para o carro e deixar o carro a trabalhar um pouco antes de prosseguir.
Última edição por Bravo2011 : 17-03-15 às 20:56:13
Sim ele està ao ar livre e muitas vezes é coberto de neve durante a noite.
O que me preocupa mesmo é o barulho que vem do motor , pareçe que està a levar umas marteladas por baixo.
Pode ser barulho de valvulas, com baixa pressao de oleo.
Vê la porque é que tens a agua no minimo, e abastece o deposito com liquido à proporçao recomenda, que é tao importante ter liquido referigerante em temperaturas altas, como baixas.
Vou entâo comprar o liquido "paraflu da petronas rosa".
Se continuar assim vou ter que ir à oficina.
Mas realmente hoje pus o carro a aquecer uns minutos e não deu o barulho.