Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros Antigos VS Recentes: Custo Manutenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carros Antigos VS Recentes: Custo Manutenção

    Gostaria de ouvir as vossas opiniões acerca disto:
    Se a comprar um carro com menos de 3/4 anos fica mais barato em termos de manutenção, do que comparando com um carro com 10/15 anos.
    Normalmente compra-se um carro recente (ou novo claro) porque os antigos começam a dar muitos problemas e custos nas oficinas, ou seja, a manutenção torna-se muito cara. Porem...

    Um carro mais recente custa a manter (valor anua):
    - IUC de +/- 150/200€
    - Seguro todos riscos (convém não é?) de +/- 400€
    - Revisão de +/- 250€

    O caro de 10/15 anos:
    - IUC +/- 35€
    - Seguro +/- 200€
    - Revisão de +/- 250€

    Ok, dei o mesmo valor à revisão e isto porque os recentes levam (geralmente) óleos mais caros, pneus mais caros, têm muito mais peças/sensores, airbags, extras, peças mais caras...
    Mesmo que o antigo gaste 500€ em revisão temos a diferença no IUC e Seguro.

    E claro, a desvalorização comercial. Se juntarmos a estes custos, o valor da desvalorização anual, então ficamos com uma renda muitíssimo superior nos recentes.

    Obviamente que não estou a dizer que os recentes são uma porcaria, mas o que acham do argumento que disse na 3ª frase.

    #2
    se disseres que carros são, será mais fácil tentar abordar este tema.

    o mais velho pode ser a gasolina e o mais novo a diesel ?

    quantos kms teriam cada um deles ?

    quais os valores de cada carro ?

    Comentário


      #3
      Obviamente que uma manutençao que até pode ser profunda sairá mais barato no veiculo mais antigo !

      Pegando num fiesta mk4 pode se comprar motores usados a 200€ , e muitas mais peças ao desbarato

      Num fiesta mais recente é tudo mais caro até num simples para choques pode disparar bastante !

      A juntar aquilo que já foi referido aqui dos IUC , seguros , pneus etc etc etc

      Manutençoes ditas normais acho que deve-se equivaler ... 4 velas , oleo 5w30 filtros da prache e está feito

      Comentário


        #4
        Praxe é com x, só para info.

        O que discutes é interessante, e até concordo com a simplificação que fizeste. Até porque se um novo desvaloriza mais percentualmente há que considerar também o custo de capital.

        Mas há aqui questões de qualidade ou usabilidade importantíssimas. Por mais que aqui no fórum se faça crer que há carros com 15 anos fiabilissimos, a verdade é que os anos deixam o seu rasto. Um carro CPM 10 ou 15 anos dificilmente pode ser usado com a mesma confiança que um com 4 para fazer 20000 kms por ano. Além que, e até podemos precaver a maioria das grandes avarias, quem já teve carros velhos sabe que por vezes o que é chato são as pequenas coisas que vão avariando que não s chateiam, coisas que não param a viatura mas aborrecem, hoje é um vidro eléctrico, amanhã a ventilação, uma fechadura,...

        Comentário


          #5
          Sim é verdade , mas esse dito material num veiculo com mais anos é baratissimo de comprar !

          Obviamente que estes mesmos veiculos com mais anos vai ter se que gastar algum dinheiro na "manutençao" do mesmo , isto é , amortecedores , triangulos de suspensao , escape , sondas , etc ... Mas que por outro lado irá durar bastantes anos sem nenhuma chatice nesse aspecto

          Comentário


            #6
            SEGURANÇA, CONFORTO e EMISSÕES

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
              Sim é verdade , mas esse dito material num veiculo com mais anos é baratissimo de comprar !

              Obviamente que estes mesmos veiculos com mais anos vai ter se que gastar algum dinheiro na "manutençao" do mesmo , isto é , amortecedores , triangulos de suspensao , escape , sondas , etc ... Mas que por outro lado irá durar bastantes anos sem nenhuma chatice nesse aspecto
              Mas um carro não é algo que tenha uma ou duas dúzias de componentes, ou seja, podemos trocar esses itens que mencionas (e mais alguns), e ele um belo dia queimar uma junta da cabeça que cedeu pela idade ou porque outro componente (basta um tubo) se rompeu na altura errada.

              Os automóveis têm variações logo à nascença (mesmo mantendo o modelo) que podem afectar a fiabilidade, acrescidos do desgaste pelo uso, desgaste pelo tempo, pelo tipo de condutor/condução/trajectos, e ainda influenciado pela manutenção que tem/teve.

              Não menos importante é a utilização/função que se vai dar ao carro.
              Um carro que se pretende que faça 25 km por dia não é a mesma coisa de outro que se pretende que faça 100 ou mais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                SEGURANÇA, CONFORTO e EMISSÕES
                Essa questão da segurança num carro com 10 anos (2005) não tem de ser forçosamente má, pois na activa já tinhas os ABS e ESP como algo comum, e dependendo dos modelos/segmentos comparados até pode ser melhor do que um novo.

                Na segurança passiva existiram evoluções (como em tudo), mas não vejo um carro de 2005 como um de 1995. A segurança já tinha outra importância.

                Quanto a emissões, a maior diferença estará nas partículas dos diesel e (eventualmente mas não garantido) no menor consumo de alguns motores a gasolina, mas sobre isso vou ser muito claro:

                - A vantagem nas emissões só existe num nível global. Ao utilizador do carro as emissões só interessam em dois aspectos, que é os consumos e a classe de CO2 onde se situa (caso seja matriculado após Julho de 2007).

                Aliás, até temos aí alguns paradoxos, pois a taxa adicional que qualquer diesel passou a pagar há alguns anos é mais elevada num carro posterior a Julho de 2007 do que anterior - apesar dos mais recentes terem frequentemente filtros de partículas e ainda pagarem um valor anual muito maior sobre as suas emissões de CO2.

                Os meus diesel até estão do lado confortável da equação (o substancialmente mais barato), mas considero uma estupidez!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  Praxe é com x, só para info.

                  O que discutes é interessante, e até concordo com a simplificação que fizeste. Até porque se um novo desvaloriza mais percentualmente há que considerar também o custo de capital.

                  Mas há aqui questões de qualidade ou usabilidade importantíssimas. Por mais que aqui no fórum se faça crer que há carros com 15 anos fiabilissimos, a verdade é que os anos deixam o seu rasto. Um carro CPM 10 ou 15 anos dificilmente pode ser usado com a mesma confiança que um com 4 para fazer 20000 kms por ano. Além que, e até podemos precaver a maioria das grandes avarias, quem já teve carros velhos sabe que por vezes o que é chato são as pequenas coisas que vão avariando que não s chateiam, coisas que não param a viatura mas aborrecem, hoje é um vidro eléctrico, amanhã a ventilação, uma fechadura,...
                  Isto é tão mas tão verdade.

                  Já me aconteceu, numa semana avariou o woofer. Desfardo a porta do condutor, tira velho, rebita um "novo", tudo OK.
                  Na semana seguinte, foi a fechadura ao ar.. e só "para meter nojo", foi a fechadura da porta do condutor

                  Comentário


                    #10
                    a terceira frase começa em "normalmente" e acaba em "muito cara". deves querer dizer "penúltima frase".

                    os novos ou recentes, neste caso, também têm peças para mudar, mas raramente. podem ser calços, pneus, algo por aí, mas raramente são peças de desgaste. um usado nem que seja com 8 anos começa a precisar de peças, que por vezes são mais caras do que pneus e calços/discos.

                    no entanto ao pagares um carro novo ou recente estás quase a pagar uma garantia de que o carro não irá avariar nos primeiros tempos. claro que fica muito mais caro e a diferença ainda é grande. mas carro recente é totalmente diferente de comprares um carro com 12 ou 15 anos, por exemplo. só a despreocupação de estar à espera de uma avaria, que por vezes é simples de resolver mas faz imobilizar o veículo, já é meio caminho andado.

                    mas não deixas de ter razão, fica muitíssimo mais barato.

                    Comentário


                      #11
                      Só um aparte: mais importante do que a manutenção na marca, acho que o mais importante é ter uma boa garagem em casa onde se pode arrumar, vasculhar, arranjar, etc o carro com paz e sossego a qualquer hora do dia. Sinto falta disso. Fazer coisas na rua nao me agrada

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                        Só um aparte: mais importante do que a manutenção na marca, acho que o mais importante é ter uma boa garagem em casa onde se pode arrumar, vasculhar, arranjar, etc o carro com paz e sossego a qualquer hora do dia. Sinto falta disso. Fazer coisas na rua nao me agrada
                        Concordo plenamente, às vezes penso quem me dera ter uma garagem para fazer isto e aquilo que na rua não dá jeito.
                        E depois poupas bem mais o carro estando ele numa garagem, tens menos riscos, não está exposto nem ao frio nem ao calor, não apanha nem chuva nem sol...

                        Uma garagem dá muito jeito.

                        Comentário


                          #13
                          Acho que não está considerado que nos primeiros anos é quase obrigatório ir às marcas, onde se paga forte e feio e ainda por cima não são garante que a competência seja é superior, até porque hoje em dia ligam o computador ao carro e pouco mais.

                          Comentário


                            #14
                            Mais um dado:

                            Os usados têm um ponto crítico, que é muitas vezes quando são vendidos. Se comprares um usado que esteja a precisar de correias + embraiagem + amortecedores + discos... mais vale comprar mais recente porque vai ficar bem caro.

                            Por vezes um carro com 200 mil km pode ser uma melhor compra que um carro com 120 mil.

                            Eu posso garanti-lo porque tenho um com 400 mil e outro com mais de 200. E a verdade é que existem pontos críticos e depois anda-se descansado por muitos mais km. Se surgir alguma coisa costuma ser barato: pastilhas, um elevador...

                            Isto com sorte e manutenção inteligente. Não é uma ciência exacta.

                            Comentário


                              #15
                              Esta questão apenas e só da manutenção do novo vs velho acaba por não fazer muito sentido.
                              Apenas e só poderiam comparar se ambas as viaturas fizessem na integra o plano de manutenção previsto pela marca em oficinas oficiais.
                              O que acontece é que se facilita mais com os carros velhos do que com os novos acabando os velhos por ficar ainda mais velhos.
                              Depois se existem tantas dúvidas por causa disto ou daquilo e se os érios não esticam não há como dar a volta.
                              O usado é a opção certa, agora se os kms a andar e a utilização for intensiva prepara-te para despesas umas atrás das outras.
                              Contudo a manutenção de um usado pode ser mais cara se quiseres ter o carro como deve ser. Amortecedores, pneus, discos, pastilhas, lubrificantes, ar condicionado, óleos, etc, etc. Contudo a grande maioria é para ir andando até lá sabe-se quando.
                              No final resume-se tudo à expectativa que se espera ter da viatura e o usufruto da mesma.

                              Comentário


                                #16
                                Diga-se que o ideal em qualquer carro usado é desde logo gastar mais algum e fazer logo uma boa revisão, mudar óleo, filtros e as correias todas mal se compra, e caso seja de corrente rever o estado dos tensores, de forma a andarmos uns bons km's descansado da vida.

                                E de resto é precisamente o que disseste, há que ser inteligente na manutenção, saber os melhores sítios onde comprar as coisas ao melhor preço (na Internet há muito e bom site que nos permite poupar uns cobres valentes), ter sempre vários orçamentos em mão ou idealmente sermos nós a fazer as coisas, etc..

                                Comentário


                                  #17
                                  Se o pessoal poder fazer coisas em casa pouca muito em mão de obra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ragdoll Ver Post
                                    Gostaria de ouvir as vossas opiniões acerca disto:
                                    Se a comprar um carro com menos de 3/4 anos fica mais barato em termos de manutenção, do que comparando com um carro com 10/15 anos.
                                    Normalmente compra-se um carro recente (ou novo claro) porque os antigos começam a dar muitos problemas e custos nas oficinas, ou seja, a manutenção torna-se muito cara. Porem...

                                    Um carro mais recente custa a manter (valor anua):
                                    - IUC de +/- 150/200€
                                    - Seguro todos riscos (convém não é?) de +/- 400€
                                    - Revisão de +/- 250€

                                    O caro de 10/15 anos:
                                    - IUC +/- 35€
                                    - Seguro +/- 200€
                                    - Revisão de +/- 250€

                                    Ok, dei o mesmo valor à revisão e isto porque os recentes levam (geralmente) óleos mais caros, pneus mais caros, têm muito mais peças/sensores, airbags, extras, peças mais caras...
                                    Mesmo que o antigo gaste 500€ em revisão temos a diferença no IUC e Seguro.

                                    E claro, a desvalorização comercial. Se juntarmos a estes custos, o valor da desvalorização anual, então ficamos com uma renda muitíssimo superior nos recentes.

                                    Obviamente que não estou a dizer que os recentes são uma porcaria, mas o que acham do argumento que disse na 3ª frase.
                                    Andas a forrar o motor a ouro? O de 15 anos cá de casa não gasta sequer 100€ na revisão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para não variar, as pessoas acham que as revisões é só mudar o óleo.
                                      Infelizmente para a maioria das viaturas a manutenção é óleo, travões qdo precisa e correia.
                                      Mas uma viatura com 10, 15 ou 20 anos deveria ter feito muito mais, amortecedores e molas, liquido dos travões, liquido refrigeração, lubrificante de caixa ou diferenciais se aplicável, muitas vezes nem filtros de habitáculo vêem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                        Para não variar, as pessoas acham que as revisões é só mudar o óleo.
                                        Infelizmente para a maioria das viaturas a manutenção é óleo, travões qdo precisa e correia.
                                        Mas uma viatura com 10, 15 ou 20 anos deveria ter feito muito mais, amortecedores e molas, liquido dos travões, liquido refrigeração, lubrificante de caixa ou diferenciais se aplicável, muitas vezes nem filtros de habitáculo vêem.
                                        E é mentira? Caro amigo, algo de muito errado se passa se precisas de tratar de todos esses pontos a cada revisão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jonny27 Ver Post
                                          E é mentira? Caro amigo, algo de muito errado se passa se precisas de tratar de todos esses pontos a cada revisão.
                                          Não tem de ser a cada revisão. Mas é habitual carros passarem 10 anos sem mudarem refrigeração e liquido dos travões.
                                          Mudar amortecedores é só quando babar.
                                          Lê os planos de manutenção para três ou 4 carros e vais ver o quanto não é feito.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os planos de manutenção visam muitas vezes o lucro, ocultado através da premissa da segurança.....

                                            Há q encontrar um equilíbrio, ou seja, ter alguém q a cada revisão veja tudo com olhos de ver, e sabendo o q está a fazer nos diga o q é preciso trocar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Até posso em parte concordar.
                                              Mas vocês só falam de metade do que digo, carros com 10 anos que nunca mudaram o óleo dos travões e com amortecedores nas lonas é mato.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                Um carro CPM 10 ou 15 anos dificilmente pode ser usado com a mesma confiança que um com 4 para fazer 20000 kms por ano.
                                                Ideia errada. O que acontece é que os anos amplificam diferenças de qualidade entre modelos e diferenças de tratamento entre unidades de um certo modelo. Uma unidade de um modelo fiável que tenha sido bem mantida ao longo dos anos pode continuar a ser usada sem quaisquer problemas. Conheço inúmeros exemplos.

                                                Agora é preciso saber o que se faz, claro que não é comprando um charuto velho e gasto que se vai ter uma boa experiência. É comprando novo ou em muito bom estado e ir mantendo ao longo do tempo.
                                                Editado pela última vez por MSchumacher; 03 April 2015, 14:14.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho um de 86 e na ultima revisao gastou 200 euros. mas tambem mandei por umas pecas. fole caixa de direcao, pisca e o suporta da barra de capô. o normal é rondar entre os 100 e os 150 euros. no entanto, paga 11 euros de selo anual e 143 euros de seguro anual.o unico problema é que consome muita gasolina, comparado com modelos mais atuais. mas para mim, o ponto mais notavel é a seguranca (falta dela) a comparar com novos modelos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MSchumacher Ver Post
                                                    Ideia errada. O que acontece é que os anos amplificam diferenças de qualidade entre modelos e diferenças de tratamento entre unidades de um certo modelo. Uma unidade de um modelo fiável que tenha sido bem mantida ao longo dos anos pode continuar a ser usada sem quaisquer problemas. Conheço inúmeros exemplos.

                                                    Agora é preciso saber o que se faz, claro que não é comprando um charuto velho e gasto que se vai ter uma boa experiência. É comprando novo ou em muito bom estado e ir mantendo ao longo do tempo.
                                                    Não entendo de todo o que o teu primeiro parágrafo tem a ver com o quote.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tu disseste que um carro com 10 ou 15 anos não pode ser utilizado com confiança como se fosse novo e eu disse que pode perfeitamente (experiência própria e família próxima), e expliquei o "truque" para o fazer (comprar unidade nova/em muito bom estado de modelo fiável e fazer manutenção a tempo e horas ao longo dos anos).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A minha ideia é um pouco assim...
                                                        Tens conhecimentos de mecanica e tens ferramentas e local para tu próprio manteres o carro, um usado em bom estado pode ser boa opçao, mas mesmo assim terá que ser um que dê poucas chatices e peças baratas para que economicamente compense as lacunas como conforto e segurança em relaçao a um novo ou quase novo.
                                                        Se ambos é para serem assistidos em oficina e a pagar o belo, o usado pode dar uma boa fonte de rendimento para o mecânico para quem nao percebe da poda.
                                                        As coisas tambem nem sempre sao assim tao lineares pois há usados (cancros) que requerem muita despesa e usados que pouca manutençao requerem sim alguns componentes sao mesmo duradoiros e nao há necessidade de trocar só por trocar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu referi carros até ao ano 2000 por duas razões:
                                                          - cada vez mais serão limitados a circular em algumas zonas mais poluídas/turísticas;
                                                          - em relação a carros dos anos 80/90, têm grandes diferenças ao nível dos extras (airbags, consumos, potencia, sensores de park, AC, direção assistida, ABS, ESP, fecho central com comando, vidros eléctricos, etc). São extras de certa forma fundamentais nos dias que correm, pelo menos para quem está habituado, e que antes de 2000 encontra-se pouco.

                                                          Bem sei que há carros de 80/90 que andam e andam e zero problemas. Certo, mas prefiro nesta discussão abordar apenas de 2000 para cima. A partir de 2000 até ao presente os extras que falei são praticamente os mesmos.
                                                          Neste momento, a ter que comprar não compraria anterior a 2000 (numero simbólico também).

                                                          Como já disseram, às vezes um carro com 250k já mudou um conjunto de peças que um de 150k irá mudar em breve. Isto partindo do principio que todos os carros disponíveis no mercado têm Km reais... o que não acontece.

                                                          PENSO, que até há uns anos atrás trocava-se de carro "porque sim". Nos últimos anos passou a trocar-se em 90% dos casos porque o actual já está a dar muita despesa. Os outros 10% existem porque também se muda de carro por necessidade e gosto pessoal.

                                                          Onde estão estes 10%? Online? Stands?

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X