Anúncio

Collapse
No announcement yet.

106 ou Saxo 1.0 e 50 cv... Serão Assim Tão Maus!? Ou..

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    106 ou Saxo 1.0 e 50 cv... Serão Assim Tão Maus!? Ou..

    ... são uma proposta para quem quer algo barato e poupadinho para umas voltinhas? Ou...

    #2
    Desse 1.0 não sei, mas do 1.1(poderá ser o mesmo que falas) do que sei não é mau, ou pelo menos para as voltinhas safa-se, a cavalagem não é muita mas a carroçaria também não é "nada".
    O Saxo 1.5d também é fraquinho mas eles lá andam...

    Comentário


      #3
      Tenho ideia que esse 1000, acaba por não ser mais económico que o 1.1 de 60.

      Comentário


        #4
        Se fores paciente em termos de performances, pode haver boas oportunidades nesses carros com esse motor. Mas não são tão económicos quanto se poderia pensar.

        Comentário


          #5
          Tudo vai depender do uso se for mesmo para umas voltinhas acho que serve bem agora para percursos maiores e mais exigentes deve ser curto...

          Comentário


            #6
            Devolvo-te a pergunta, no supercinco valia a pena andar no 956 quando se podia ter o 1108?
            Valia a pena ter o clio 1108, quando se podia ter o 1200?

            E no 106 só vale a pena ter o 1600 eheh.

            Comentário


              #7
              Há ali uns 1300 engraçados...

              Comentário


                #8
                Só posso falar do 1.1 60 póneis, para cidade é um carro bem porreiro, aquele caixa "curta" com uma carroçaria leve até é engraçado de conduzir, na AE ali aos 100/120 já vai com algum esforço

                1300 e 1600 já são outra fruta, penso que foi lancada uma versão 1400, mas pode ser engano por parte de quem vende.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por balao Ver Post
                  Só posso falar do 1.1 60 póneis, para cidade é um carro bem porreiro, aquele caixa "curta" com uma carroçaria leve até é engraçado de conduzir, na AE ali aos 100/120 já vai com algum esforço

                  1300 e 1600 já são outra fruta, penso que foi lancada uma versão 1400, mas pode ser engano por parte de quem vende.


                  Sim, chegou a existir o SAXO com o 1.4i de 75cv.

                  Comentário


                    #10
                    Não posso falar do 106 mas tive um Ax 1.0
                    Andando vazio é motor suficiente apesar de não ser rapido. Agora se for para andar com 2 ou 3 passageiros e bagagem é para esquecer, o carro ressentia-se muito com o peso.
                    Consumos abaixo dos 6 são possiveis mas o mais certo é a maior parte das pessoas andar pelos 6.5

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por balao Ver Post
                      Só posso falar do 1.1 60 póneis, para cidade é um carro bem porreiro, aquele caixa "curta" com uma carroçaria leve até é engraçado de conduzir, na AE ali aos 100/120 já vai com algum esforço

                      1300 e 1600 já são outra fruta, penso que foi lancada uma versão 1400, mas pode ser engano por parte de quem vende.
                      O 1300 e o 1600 são respectivamente o Rallye e o GTI e arranjar um desses em bom estado é uma aventura..

                      E sim, chegou a sair o 106 1.4 de 75 cavalos, e esse motor era o mesmo que equipava os 306 acho eu.

                      Comentário


                        #12
                        Não, não são. (maus carros, entenda-se)
                        Tenho um 106 kid (50cv) e durante a semana de Páscoa andei com ele nas voltinhas. Ao longo da semana fiz uns 300km.
                        O que me chateia não é o motor é mesmo o adornar em curva e não ter fecho central. Quantas e quantas vezes não fica alguma porta ou a mala aberta
                        Editado pela última vez por maxpayne; 08 April 2015, 10:48.

                        Comentário


                          #13
                          No SpritMonitor não há muitos 1.0 para comparar, 11 motores 1.0 com média de 6.3 vs 63 motores 1.1 com média de 6.11...se calhar a diferença nem é assim tanta, não sei, só experimentando para tirar a teima.

                          Regra geral, podes contar com o que foi dito:
                          - caixa curta, o carro mexe-se bem até aos 100 km/h, depois disso até desenvolve mas precisas de uns tampões
                          - são carros fiáveis, a nível de interiores não têm muito para onde avariar e de mecânica também têm boa fama. Arranjas qualquer pecinha facilmente caso venhas a precisar, no meu a bomba do mija avariou e comprei uma nova por 14 ou 15€, igual à original. Jante e medida de pneu pequenas, na hora de mudar também ajuda.

                          Comentário


                            #14
                            Tive um 106 1,0 de 50 cv comprado novo em 1994 e vendido em 1995, foi aliás o meu primeiro carro.

                            Era um caro simples e simpático de se conduzir, tive-o apenas 1 ano e um mês, fiz pouco mais de 20 mil km pelo que de fiabilidade não posso falar muito, também não costumava fazer médias de consumos, mas uma vez fiz Lisboa-Marbelha com um depósito.

                            Apesar de ter apenas 50 cv não era nenhuma arrastadeira, o meu desde novo gastava algum óleo, mas levava grandes esfregas.

                            Comentário


                              #15
                              Esses carros ainda são "leves". O que significa que com 50 cv vais sentir o carro mais espevitado (em cidade) que muitos novos com potencia semelhante. Ou seja, reage melhor, recupera, etc.

                              Depois em estrada acabam cedo, se é que me percebes.

                              Conheço de perto um Saxo 1.0 que foi sempre muiiiito puxado (abusado) e queimou a junta aos 220 mil. Depois trocou, facetou a cabeça e rodou as válvulas e ainda andou mais uma porrada de km (até aos 260 mil??), e foi para o abate porque já precisava de muito trabalho estrutural.
                              Editado pela última vez por Vocsa; 07 April 2015, 10:45.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                No SpritMonitor não há muitos 1.0 para comparar, 11 motores 1.0 com média de 6.3 vs 63 motores 1.1 com média de 6.11...se calhar a diferença nem é assim tanta, não sei, só experimentando para tirar a teima.

                                Regra geral, podes contar com o que foi dito:
                                - caixa curta, o carro mexe-se bem até aos 100 km/h, depois disso até desenvolve mas precisas de uns tampões
                                - são carros fiáveis, a nível de interiores não têm muito para onde avariar e de mecânica também têm boa fama. Arranjas qualquer pecinha facilmente caso venhas a precisar, no meu a bomba do mija avariou e comprei uma nova por 14 ou 15€, igual à original. Jante e medida de pneu pequenas, na hora de mudar também ajuda.


                                O que está a bold, concordo contigo, até aos 100 vai bem apartir da ai, ai jesus.

                                E ontem fui até ao meu mecanico, cheiro a gasolina no interior, não tem nada, nem tubos furados nem nada do genero, até está a trabalhar certinho. Só vai ter de mudar o termostato(colou em aberto) tirando isso)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                  Tenho ideia que esse 1000, acaba por não ser mais económico que o 1.1 de 60.
                                  esse 954cc com 45 ou 49cv em relação ao seu sucessor, o 1124cc de 60cv, tem menos quase 30% de potência e binário, além de gastar o mesmo ou mais, fruto da força necessária ser maior para atingir a mesma velocidade. daí aconselhar sempre ao pessoal que anda a ver carros citroen e pug para comprar um 1100cc e não um 954cc, que equipou, entre outros, 106, saxo e ax. no zx só houve 1100 e 1400 (1361cc e 75cv). a carburadores este 1.1 era de 55cv até 92, depois passou a 60cv com injeção e embora a mesma cavalagem continuasse ao ser adotada a injeção multiponto, o binário subiu um pouco. já o 1.4 passou de 75 para 87cv em 2005, penso.

                                  já andei num 1.0 várias vezes, mas num ax e tem alguma força nas primeiras mudanças, mas só isso. andei também, mas como pendura, num saxo com esse 954cc e a dona queixava-se de que tinha que andar devagar, senão os consumos ressentiam-se.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É muito simples : Quando se anda num carro com 50cv, tem que se estar mentalizado que é 50cv e não 100cv.

                                    Posto isto, e tendo em conta que os saxos são muito leves, os 50cv desenrascam perfeitamente mas ja sabemos que é sempre um motor algo limitado.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X