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Volkswagen Gol (G6) - 2017 - Facelift do G5 e novo tablier

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    [Antevisão] Volkswagen Gol (G6) - 2017 - Facelift do G5 e novo tablier

    Volkswagen não vai ficar assistindo à queda de vendas do Gol sem se mexer, obviamente. Prova disso é que a marca alemã começa a dar indícios sobre a nova geração do carro que foi o best-seller do mercado brasileiro por 27 anos (o Fiat Palio conseguiu, enfim, o primeiro lugar em 2014), prevista para 2016. Recentemente estivemos na Ala 17 da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o local mais secreto da empresa no Brasil, para conhecermos como nasce um carro. Até aí normal, pois estávamos a convite da marca. Mas eis que entre diversos desenhos e modelos em argila (clay), este inédito hatchback das fotos nos chamou a atenção: trata-se, sem sombra de dúvidas, de um legítimo segmento B VW da próxima geração, com linhas fortes e vincos bem definidos, além da clássica coluna “C” larga.

    Seria o novo Gol? Talvez não exatamente, mas com certeza há indícios do modelo que vem por aí. O fato é que a VW não seria tão ingênua de entregar seu segredo assim facilmente, porém, por outro lado, é bom que a imprensa volte a falar do Gol para criar expectativa sobre o novo modelo – vale lembrar que a Ford mostrou o Ka Concept pelo menos seis meses antes do lançamento oficial.








    Quando desenvolve um novo carro, a marca analisa uma série de scketches (desenhos) e transforma os três escolhidos em modelos de argila, para dar ideia de luz, sombras e proporções. Pelo que já apuramos sobre o próximo Gol, esta maquete em clay das fotos “bate” com as informações obtidas: um mini-Golf. Repare nas linhas do para-choque, tomadas de ar e contorno dos faróis de nevoeiro. Veja também o forte vinco que nasce no para-lama dianteiro e se estende até os farolins, atravessando toda a lateral. O porte é igual o do Gol atual (3,90mt de comprimento).




    A frente traz uma grelha bem fina na altura do logo (que será mais destacado), formando quase um ângulo reto com o capô. Faróis estreitos e esticados para as laterais completam o conjunto, além de haver a terceira janelinha lateral. A traseira tem corte bem abrupto (característica do Gol) e uma espécie de divisão na altura do vinco que vem da lateral, além da matricula no para-choque, como sempre foi. Outro indício que pode se tratar de um estudo do novo Gol é a utilização das jantes do atual modelo, como forma de comparação. Por fim, este hatch das imagens segue as últimas diretrizes de design da marca (especialmente na dianteira), mostradas em carros-conceito nos Salões mundo afora.

    Informações de fontes ligadas à VW dão conta de que já existem ao menos 10 protótipos em testes pela área de desenvolvimento, aprovados inclusive pela matriz em Wolfsburg. A VW da Alemanha, aliás, nunca teve tanta preocupação com um novo Gol como desta vez. Sabendo da importância estratégica do mercado brasileiro e do seu campeão de vendas, veio de lá a diretriz de seguir o design do Golf, além da aprovação para usar a arquitetura MQB – a mesma do próprio Golf e de mais de 40 novos modelos do Grupo VW.

    A filial brasileira trabalha junto a fornecedores na confecção das peças do novo carro. O prazo estipulado pela marca para que o Gol “G6″ fique pronto é fim de 2015, com chegada ao mercado no primeiro semestre de 2016. A “briga” dentro da fábrica é para manter os custos enxutos de forma que o preço não fuja muito dos patamares do modelo atual.

    Já o interior também terá o Golf como referência, passando a trazer um tablier com desenho semelhante ao do irmão maior. O quadrante, por exemplo, terá o velocímetro e o conta-rotações bem grandes, com direito ao aro cromado nos mostradores das versões mais caras. Também espera-se que os comandos dianteiros dos vidros elétricos traseiros sejam transferidos para a porta (hoje ficam no centro do tablier) e o atual esquema de ajuste de altura do banco seja trocado por um de catraca.

    A mecânica será toda composta pela família de motores EA-211: 1.0 12V de três cilindros e 82 cv, 1.6 16V de 120 cv e 1.4 TSI em versão flex (que deve estrear no Golf nos próximos meses) para o retorno do desportivo GTI. Para o 1.4 turbinado, é esperada potência na casa dos 170 cv e torque ao redor dos 26 kgfm com etanol – força suficiente para levar o novo Gol de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e alcançar 240 km/h de máxima. As versões mais baratas manterão a caixa manual de cinco velocidades, com opção da automatizada i-Motion, mas o GTI poderá receber a caixa DSG de sete velocidades do Golf.

    #2

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      #3
      Antes que venham as piadas "Gol é um Golf sem o "f"".. "Será que vendem lá o Pol também?", Gol é o mesmo que "golo" em PT. O ponto marcado no futebol.

      Para perceberem a importância do modelo, ele sempre está na lista dos carros que mais venderam no mundo, com uma média de 300.000 carros/ano. Isso até 2013, pois sem uma nova geração desde 2008, o carro está a perder para concorrentes mais modernos.

      Além da América do Sul, o carro é vendido atualmente nos mercados Mexicano, Russo, Chines, Africa do Sul e médio oriente, sempre com o nome Pointer desde a segunda geração (G2). Na primeira geração se vendeu em Portugal, Alemanha e demais países com o nome Amazon (berlina) e Parati (carrinha) e EUA com o nome Fox e Fox Wagon (berlina e carrinha).


      Gol(G1) GT 1.8 1984



      Um pouco mais divertido, o GTI de 1989 de 125cv foi o primeiro carro fabricado aqui com injeção eletrônica. Os bancos eram Recaro





      No G2 de 1994, o GTI ganhou um motor 2.0 16v de 147cv. Nada mal para um carro de país emergente.




      Em 1999, aparecia o restyling da segunda geração, denominada G3. O GTI (azul) acompanhava a mudança, mas agora só com 5 portas. Também surgia uma versão 1.0 Turbo de 112cv (amarelo). Foi também, em 2003, o primeiro carro com motor bi-combustível (gasolina e etanol) do mercado brasileiro.

      Editado pela última vez por Murillo; 22 February 2016, 19:41.

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        #4
        O meu pai foi um dos infelizes compradores do Amazon, era um carro completamente ultrapassado já na altura (85) pior do que isso, um verdadeiro cancro a nível de fiabilidade. Outra dificuldade com que se deparou, o custo das peças, o importador não tinha stock e só farolins traseiros levou dois da esquerda e um na direita, mandar vir do brasileiro custava a módica quantia de 240 contos.

        Bem sei que nao é mais que o relato de um caso, mas se a questao das peças é inerência da má politica local, o comportamento do carro não deixou saudades, tanto dei na cabeça ao meu pai, dai em diante passou a ter Fiat, sem problemas eléctricos.

        Comentário


          #5
          Murillo, apesar do meu relato, quero creer que os modelos atuais estajem bem melhores, afinal de contas, principalment o Gol, é dos carros mais vendidos no mercado brasileiro

          Comentário


            #6



            Em 2005, mais um facelift, que foi um verdadeiro aborto (G4). O Gol foi empobrecido para dar lugar ao Polo lançado aqui em 2002 com motores mais modernos e melhor qualidade. Os motores do G4 iam do 1.0 (58cv), 1.6 (101cv) e 1.8 (112cv). Não havia mais motor turbo e o GTI deixava de existir para dar lugar ao Polo GTI.




            Quando todos pensavam que o Gol seria substituído totalmente pelo Polo, em 2008 a VW lança a terceira geração (G5). A expectativa por um GTI foi grande e a VW quase o lançou, mas ainda não foi dessa.




            E por fim, o facelift de 2013.



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              #7
              Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
              O meu pai foi um dos infelizes compradores do Amazon, era um carro completamente ultrapassado já na altura (85) pior do que isso, um verdadeiro cancro a nível de fiabilidade. Outra dificuldade com que se deparou, o custo das peças, o importador não tinha stock e só farolins traseiros levou dois da esquerda e um na direita, mandar vir do brasileiro custava a módica quantia de 240 contos.

              Bem sei que nao é mais que o relato de um caso, mas se a questao das peças é inerência da má politica local, o comportamento do carro não deixou saudades, tanto dei na cabeça ao meu pai, dai em diante passou a ter Fiat, sem problemas eléctricos.
              Seu pai não foi o único. Os primeiros Gol/Amazon eram tão ruins que o carro quase deixou de ser fabricado em 86. Muitas alterações foram feitas no modelo 87 a nível de motor, suspensão, acabamento e carroçaria. Não sei que mudanças são essas, VW não é o meu forte, mas fizeram bem, pois as vendas aumentaram depois disso.

              O atual tem a mesma base do Polo e os motores são fiáveis, apesar dos 3 recalls que a primeira safra dos G5 sofreu. Meu pai aliás, foi dono de um desses e depois de um ano, também voltou para a Fiat

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                #8
                Murillo, este modelo em clay parece praticamente igual ao que nós temos aqui na europa:



                Golf Sportsvan. Parece me igual mas talvez com um ligeiro toque na frente.
                Provavelmente vão receber este modelo.

                Por cá, teve algum sucesso quando era chamado de Golf Plus. Agora nesta geração VII, não se têm visto muitos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                  O meu pai foi um dos infelizes compradores do Amazon, era um carro completamente ultrapassado já na altura (85) pior do que isso, um verdadeiro cancro a nível de fiabilidade. Outra dificuldade com que se deparou, o custo das peças, o importador não tinha stock e só farolins traseiros levou dois da esquerda e um na direita, mandar vir do brasileiro custava a módica quantia de 240 contos.

                  Bem sei que nao é mais que o relato de um caso, mas se a questao das peças é inerência da má politica local, o comportamento do carro não deixou saudades, tanto dei na cabeça ao meu pai, dai em diante passou a ter Fiat, sem problemas eléctricos.
                  O Gol desde o surgimento foi pensado para ser um meio de condução para países subdesenvolvidos, pois na altura de seu lançamento já havia o Polo há cinco anos na Europa e a VW entendia que o Polo seria muito sofisticado e caro para o que se oferecia entre a concorrência no mercado brasileiro nos anos 1980. Daí a necessidade de fazer um carro muito mais em conta e a princípio, com máximo aproveitamento de componentes do Fusca.

                  A próxima geração do Gol deverá continuar a focar no custo-benefício, sendo um carro de bom porte (tamanho), mas sem compromisso com a qualidade para custar "pouco". Portanto ainda não será um carro apto para a Europa desenvolvida. Contudo a VW tem pretensões de vendê-lo na Europa mais pobre, inserindo a marca na seara da Dacia, a exemplo do que a Ford fará com o novo Ka.
                  Editado pela última vez por iDante; 08 April 2015, 11:54.

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                    #10
                    Esse ultimo Gol, de 3 portas, cinzento, muito bonito

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VolkswagenPedro Ver Post
                      Esse ultimo Gol, de 3 portas, cinzento, muito bonito
                      Eu também gosto



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                        #12
                        Originalmente Colocado por iDante Ver Post
                        O Gol desde o surgimento foi pensado para ser um meio de condução para países subdesenvolvidos, pois na altura de seu lançamento já havia o Polo há cinco anos na Europa e a VW entendia que o Polo seria muito sofisticado e caro para o que se oferecia entre a concorrência no mercado brasileiro nos anos 1980. Daí a necessidade de fazer um carro muito mais em conta e a princípio, com máximo aproveitamento de componentes do Fusca.

                        A próxima geração do Gol deverá continuar a focar no custo-benefício, sendo um carro de bom porte (tamanho), mas sem compromisso com a qualidade para custar "pouco". Portanto ainda não será um carro apto para a Europa desenvolvida. Contudo a VW tem pretensões de vendê-lo na Europa mais pobre, inserindo a marca na seara da Dacia, a exemplo do que a Ford fará com o novo Ka.
                        Peço desculpa, mas já que aqui falam do novo KA, alguém sabe se vai sair um novo ou não ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                          Peço desculpa, mas já que aqui falam do novo KA, alguém sabe se vai sair um novo ou não ?
                          Ainda não se sabe. Em alguns mercados já saiu

                          http://forum.autohoje.com/forum-gera...14-2015-a.html

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                            #14

                            Comentário


                              #15
                              Isso é equivalente ao nosso VW Polo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                Isso é equivalente ao nosso VW Polo?
                                É sim

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                                  #17
                                  Não acredito que o Gol G6 terá uma carroçaria volumosa com a da maquete. Pois haveria uma grande lacuna entre este hipotético Gol G6 e o atual UP.

                                  Assim acredito que esta maquete pode ser de um sucessor do Fox (e do defunto Polo), mais volumosa e com cotas internas mais generosas, a meio caminho do Golf.

                                  O Gol tem hoje imagem algo desportiva e ligeira que deverá ser mantida para seu sucessor assim como as proporções da carroçaria atual.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Murillo Ver Post
                                    Faróis, grelha e pára-choques do Polo que foi substituído o ano passado por cá.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mesmo a nova geração do Gol no Brasil não vai ter uma melhor procura porque a concorrência está muito forte e mais barata , sinceramente o modelo não cativa , o mesmo se passa na Europa com o Polo que está perder vendas para outros modelos de outras marcas . A VW que reveja os preços dos modelos porque o caminho não está fácil.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Faróis, grelha e pára-choques do Polo que foi substituído o ano passado por cá.
                                        Os faróis acho que são os mesmos sim, mas para-choques e grelha eu não tenho certeza. Os espelhos também são iguais.



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                                          #21
                                          Apagar sff.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Essa imagem é do já restyling de 2014 Murillo.

                                            Antes do restyling era este:



                                            Sim são mesmo muito parecidos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por 23 segundos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pedrolimma Ver Post
                                                Mesmo a nova geração do Gol no Brasil não vai ter uma melhor procura porque a concorrência está muito forte e mais barata , sinceramente o modelo não cativa , o mesmo se passa na Europa com o Polo que está perder vendas para outros modelos de outras marcas . A VW que reveja os preços dos modelos porque o caminho não está fácil.
                                                Não sei na Europa, mas no Brasil a política da VW para os segmentos A e B é: Carros caros e com poucos equipamentos.

                                                Comentário


                                                  #25




                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    VW lançará Gol com facelift e novo tablier



                                                    O ex-campeão de vendas no país mudou. Com exclusividade, mostramos uma imagem em que é possível ver as mudanças na dianteira. O departamento de design da marca alterou a parte inferior do para-choque, aumentando a entrada de ar central. Nas laterais, mudou o formato do farol de longo alcance: era um retângulo trapézio, agora é circular.Essas não são as únicas novidades do carro. A traseira também traz modificações significativas. Além disso, a própria Volkswagen já divulgou imagem do tablier refeito. A berlina Voyage também acompanha a linha e recebe as mesmas mudanças do hatch renovado. Acompanhe conosco ainda hoje todas as novidades do Gol e Voyage.

                                                    http://quatrorodas.abril.com.br/mate...tch-ainda-hoje





                                                    A nova geração foi atrasada para 2017

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Murillo,

                                                      Talvez ao privilegiar um novo redesenho ao invés de trazer um modelo totalmente novo a VW do Brasil reconsidera se o Gol terá futuro.
                                                      Pois por um lado os concorrentes diretos, em especial Onix e HB20, elevaram o padrão da categoria. Porém é importante lembrar esta mesma categoria de hatchs compactos deixou de ser uma categoria de acesso a gama. Tanto que em uma faixa abaixo o Up está a substituir as versões mais baratas do Gol com algum sucesso.
                                                      Por outro lado o sucesso de versões com apliques plásticos ao estilo "Adventurer" indicam que os SUV/Crossovers tem potencial para ser explorado na faixa de preços praticados pelos hatchs compactos.
                                                      Sabemos que a VW não dispõe no Brasil de SUV/Crossovers com preços mais acessíveis.
                                                      Também não podemos ignorar que existe alguma sobreposição entre o Fox e o Gol, ainda que este tenha uma imagem um pouco mais desportiva e aquele enfatize o bom espaço interno.
                                                      Assim acredito que com este novo redesenho a VW quer testar se o Gol consegue sobreviver ao, digamos, "maior refinamento" da categoria. Se o redesenhos gerar um conjunto capaz de convencer o mercado o Gol, e voltar a ter boas vendas, poderá ter um substituto nos mesmos moldes, porém se fracassar, o modelo poderá ceder espaço para um SUV/Crossover.
                                                      Editado pela última vez por FernandoZero; 22 February 2016, 19:11.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FernandoZero Ver Post
                                                        Murillo,

                                                        Talvez ao privilegiar um novo redesenho ao invés de trazer um modelo totalmente novo a VW do Brasil reconsidera se o Gol terá futuro.
                                                        Pois por um lado os concorrentes diretos, em especial Onix e HB20, elevaram o padrão da categoria. Porém é importante lembrar esta mesma categoria de hatchs compactos deixou de ser uma categoria de acesso a gama. Tanto que em uma faixa abaixo o Up está a substituir as versões mais baratas do Gol com algum sucesso.
                                                        Por outro lado o sucesso de versões com apliques plásticos ao estilo "Adventurer" indicam que os SUV/Crossovers tem potencial para ser explorado na faixa de preços praticados pelos hatchs compactos.
                                                        Sabemos que a VW não dispõe no Brasil de SUV/Crossovers com preços mais acessíveis.
                                                        Também não podemos ignorar que existe alguma sobreposição entre o Fox e o Gol, ainda que este tenha uma imagem um pouco mais desportiva e aquele enfatize o bom espaço interno.
                                                        Assim acredito que com este novo redesenho a VW quer testar se o Gol consegue sobreviver ao, digamos, "maior refinamento" da categoria. Se o redesenhos gerar um conjunto capaz de convencer o mercado o Gol, e voltar a ter boas vendas, poderá ter um substituto nos mesmos moldes, porém se fracassar, o modelo poderá ceder espaço para um SUV/Crossover.
                                                        Pode ser mesmo um teste para ver qual nome usar na próxima geração. Estou um pouco fora dos planos da VW, mas já li que podem unir os 3 hatches (Fox, Gol e Polo) em um só modelo e usar o nome mais forte. O empobrecimento do Gol em favor do Polo fez mal a imagem do modelo e esse facelift pode ser a chance de melhorar.

                                                        O SUV era o Taigun, mas parece que foi abortado ou adiado...

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                                                          Fotos oficiais

















                                                          GOL PASSA POR LEVE FACELIFT ANTES DE MUDAR POR COMPLETO

                                                          A Volkswagen precisa reanimar as vendas do modelo que já foi o mais vendido do Brasil – por 27 anos. Após quase três décadas na liderança de vendas, a vida do Gol ficou difícil. Ele foi ultrapassado Onix e não anda conseguindo passar por rivais tradicionais, como Palio e Fiesta. Mas a Volkswagen não pretende deixar o resultado do jeito que está.

                                                          Entre as mudanças na estratégia do jogo está um novo visual na dianteira. O para-choques foi reformulado, sobretudo na parte inferior. Uma nova entrada de ar, maior, confere robustez por se estender até as laterais.




                                                          Os faróis de longo alcance trocaram de formato: eram um retângulo trapézio, agora são circulares. Os refletores dos faróis fizeram o contrário: eram circulares.


                                                          Na traseira, um vinco na porta do bagageiro une as novas lanternas. As peças receberam um efeito tridimensional, com uma espécie de baixo relevo na parte central. Visto de perfil, não há novidades. Além disso, as jantes de todas as versões são inéditas.




                                                          Por dentro, o tablier foi inteiramente revisto. As saídas de ar circulares foram aposentadas de vez, seguindo o padrão utilizado em toda a gama VW. Volante, console central, quadrante, tudo novo. A versão Highline (top de linha) tem mostrador digital configurável: é possível exibir um velocímetro digital, por exemplo, além do relógio analógico. Nos bancos, mudam apenas as texturas e padrões de tecidos. A estrutura dos assentos permanece a mesma.

                                                          A marca também trouxe ao Gol quatro opções de sistemas multimídia, os mesmos já utilizados nos carros mais caros da gama. A versão mais cara (Discover Media), é capaz de espelhar o sistema operacional de smartphones de diversas plataformas (Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink). Oferece também GPS e duas saídas externas, para cartão SD e USB, além de integração com o sensor de estacionamento e volante multifuncional. Mesmo o rádio mais simples terá conexão por Bluetooth para trabalhar em conjunto com o telemóvel dos ocupantes.





                                                          O motor 1.0 de 4 cilindros sai de cena e dá espaço ao 1.0 MSI idêntico ao do Up!. O novo bloco utiliza apenas 3 cilindros, mas é mais potente. Gera 82/75 cavalos (com etanol e gasolina) e 10,4/9,7 mkgf, com os mesmos combustíveis. Assim como o subcompacto, abandonou o tanquinho de gasolina para partida a frio. Utiliza um sistema de aquecimento que elimina a necessidade do reservatório auxiliar. A adoção do 1.0 de três cilindros trouxe vantagens. O Gol está mais econômico. Registramos 13 e 17,2 km/l, em ciclos urbano e rodoviário. E foi melhor na prova de 0 a 100 km/h: foram 16,5 segundos ante 18,8 s com a motorização anterior.

                                                          Já o 1.6 8V permanece sem mudanças, desenvolvendo 104/101 cavalos. Ao contrário do novo 1.0, ainda vem com o anacrônico tanque extra dentro do cofre do motor – tecnologia adotada em 2003, quando o Gol estreou como o primeiro modelo bicombustível do mercado.

                                                          O Voyage segue as mesmas mudanças do hatch, mas não teve alterações na traseira. Perdeu a versão de topo Evidence. A partir do lançamento, a opção mais cara passa a ser o Voyage Highline 1.6 I-Motion.

                                                          Por ora, a Saveiro permanecerá com o visual antigo - a atualização irá chegar à pick-up no segundo semestre. No evento de lançamento, por sinal, o presidente da VW no Brasil David Powels disse que a marca irá lançar quatro modelos novos nos próximos quatro anos, incluindo o lançamento de uma nova plataforma.








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